Arrow
Séries e TV - Drama, Science Fiction, Crime, Mystery, Action, Adventure
Arrow (2012)
(Arrow)
  • País: EUA
  • Classificação: livre
  • Estreia: 10 de Outubro de 2012
  • Duração: 42 min.

Arrow - 5ª Temporada | Crítica

Arrow aposta em retorno às origens para reconquistar fãs e encerrar um ciclo de narrativas

Se existe algo que Arrow consegue fazer, para o bem e para o mal, é surpreender. Durante cinco anos, Oliver Queen e sua turma passaram por muitos altos e baixos. Enquanto as duas primeiras temporadas foram marcadas por boas surpresas e reviravoltas, as temporadas três e quatro representaram uma tentativa falha de expansão da mitologia da série. Se por um lado esta expansão serviu para dar vida a The Flash e Legends Of Tomorrow, por outro deixou Arrow sem identidade própria.

O início da narrativa de Oliver Queen e seu Arqueiro foi marcado por uma abordagem realista e bem próxima do Batman de Christopher Nolan. Slade Wilson, um dos vilões mais importantes da série, foi apresentado de forma crível e bem construída. Uma fórmula de sucesso que não conseguiu ser replicada nas temporadas seguintes. Arrow se desgastou, apostou em elementos sobrenaturais e transformou a morte, antes um elemento de choque muito importante para sua própria narrativa, em banalidade.

O quinto ano começou em um cenário de desgaste de tramas, principalmente depois da morte de Laurel Lance ao final do ano anterior. Apesar do avanço narrativo de todos os personagens, a série finalizou sua quarta temporada com a necessidade de novos ares. Foi no retorno às origens que Arrow encontrou sua redenção.

Ao apostar na nostalgia e retomada de elementos clássicos, a série conseguiu ressuscitar o frescor de seus primeiros anos. Felicity Smoak experimentou a felicidade de ter uma trama para chamar de sua e os vilões, parte valiosa da trama, voltaram a ter a complexidade deliciosa de assistir na tela. Exemplo disso é Prometheus, uma reconstrução bem-sucedida de Slade Wilson e Malcolm Merlyn.

As novas tramas foram envolventes dentro do possível para uma série de 23 episódios. Uma das boas surpresas deste ano é o novo time Arrow com Rene Ramirez, Curtis e a nova Canário Negro que, apesar do pouco tempo de tela, foram apresentados de forma satisfatória. A narrativa de Oliver Queen prefeito também foi bem introduzida e equilibrada com a trama principal. Olicity, que dividiu opinião de fãs na temporada passada, perdeu tempo de tela para empoderar Felicity Smoak e retomar o casal de forma mais sutil. Definitivamente uma temporada de reparos.

Apesar dos acertos, os flashbacks continuraram e pouco acrescentaram à narrativa, servindo apenas para reforçar conceitos ou frases prontas do protagonista. O lado bom é que, quando a próxima temporada começar, não teremos mais o Oliver jovenzinho e suas tramas cheias de furos para preencher roteiro. Outro ponto negativo é a continuação do plot “não sou mais o Arqueiro assassino”, já explorado ao longo de várias temporadas.

O passado, muito importante até aqui, foi utilizado para reforçar a atmosfera de retorno às origens e, apesar do risco, funcionou. O episódio 100, um momento importante para qualquer série, foi marcado pelo retorno ao clima da primeira temporada com Moira, Robert e Laurel Lance. Um momento de glória para os fãs e para a trama, principalmente por fazer parte do crossover com The Flash, Supergirl e Legends Of Tomorrow.

Arrow acertou ao apostar num vilão que busca vingança pelos atos justiceiros do próprio Arqueiro e que, finalmente, não inclui um ato terrorista em Star City como cartada final. O retorno às origens e o olhar para o futuro da série foi bem representado pela explosão de Lian Yu, onde todo este samba começou. É uma belíssima metáfora para o fechamento de ciclo que este quinto ano representa.

A quinta temporada de Arrow foi uma ótima surpresa para os fãs, retomando personagens, situações e lugares importantes para a mitologia da série, além de ter conseguido reparar a avalanche de erros das temporadas anteriores. Se este caminho de redenção continuará no sexto ano, somente o futuro nos dirá. Por agora, basta celebrar que as coisas estão de volta aos trilhos. Essa pode não ser a melhor série da minha e da sua vida, mas voltou a ser um bom entretenimento.

Nota do crítico (Bom) críticas de Séries e TV
 

O que foi mais ruim para mim foi a morte da Lauren, achei ruim e desnecessária, fiquei bastante magoado e decepcionado!!!!!!!!!!!

Achei bem interessante a série nas duas primeiras temporadas. Mas após isso o fato de todos virarem super-herói quebrou o clima. Acredito que a série perdeu a identidade como arqueiro, e virou os justiceiros.

Pra mim a primeira continua sendo a melhor..

Gosto da série. Mas tem muitas falhas de continuação,por exemplo Has enfia a espada no peito do oliver, depois ele é resgatado com uma faixa no abdomen,.?a filha do gingol chama sara em homenagem a canário. ,depois vira menino? ??????

Ansioso para caramba pra ver essa 5ª temporada, muitos elogios foram feitos e estou na quarta por enquanto

Melhor série de heróis. A 5 temporada foi fantástica!!!

PQ O FINAL DA 5 TEMPORADA FICOU MEIO QUE EM ABERTO, COM A EXPLOSÃO DA ILHA.

SERA QUE VAI TER 6 TEMPORADA

realmente essa temporada se superou. a melhor, desde a segunda temporada.

Vocês estão falando do vilão da viseira colorida? o Prometheus matou ele não, pelo menos foi o que deu a entender, em um dos episódios.

Só ouvi falar SUPER BEM dessa temporada em todo lugar que eu fui. Mas aqui é 'apenas boa' se fosse um Luke Cage peidando na farofa ganharia 5 ovos pela ousadia e complexidade da cena

A crítica parece até de outra série, mas o que é inegável é que Arrow voltou a ser algo digerível para se acompanhar. Primeiro pelo vilão brilhantemente interpretado por Josh Segarra (com um cinismo quase lokiano) e por ser menos dramalhão da CW. Mas o que ainda me incomoda é que destoando de séries como Flash (com viagens temporais, remanescentes temporais, meta humanos, futuro passado), Legends (com viagens temporais, participações da SJA e brincando com nomes famosos da literatura, cinema e história), Supergirl (com Aliens, organizações xenofóbicas, ciborgues e referencias a membros da LJA), Arrow parece ter vergonha de beber de sua fonte e se mostrar como é: uma série de herói. Não que precise despirocar, mas acredito que precisa assumir o manto e começar a usar o que faz parte desse mundo na DC: o fantástico. Após o encontro com Constantine, Poço de Lázaro, Savage, Damien e seus badulaques místicos e até aliens, acredito que Oliver está mais do que capaz de lidar com algo maior do que apenas plotzinhos de vingança e capangas para cenas de luta coreografadas. Um vilão meta humano com poderes razoáveis ou enfrentar mais meta humanos, seria uma boa adição, sem necessariamente sair do que considera essencial.

Idem, os flashbacks foram excelentes .

Foi razoável, começou boazinha com uma equipe carismática, ficou legal no meio, depois ficou uma bostta com o retorno de Olicity, que parece que voltou de vez mesmo, e o final até que foi legal com o retorno de Slade, mas foi besta a última cena (não leia se não viu ainda a seguir) em que o Prometheus se mata, o Oliver burro pra cacette além de não se ligar que o filho dele devia estar dentro da cabine do barco (algo que eu imaginei logo de cara), ainda não teve tutano pra imobilizar o cara logo após recuperar o filho pra impedir que ele cometesse suicídio, já que ele poderia não só puxar uma arma de fogo escondida, como também poderia pegar aquela flecha que o Oliver atirou no pé dele e fincá-la no coração pra assim morrer e provocar a explosão das bombas na ilha. Os erros que ele cometeu antes até que foram bem justificados, mas essas falhas no final foram infantis, irrisórias, ainda mais depois de tudo que ele passou na temporada, chega no fim e ele ainda não é capaz de prever coisas básicas que um psicopata do nível de Prometheus poderia fazer.

Pois é!!!!!!!!! É tão retardado que dá uma avaliação igual pra 3ª e 4ª temporadas, que são dois lixos completos!!!!!

Ah eu darei pelo menos 4 ovos... foi ótima a temporada!!! Fechou um ciclo de 5 anos mto bem fechado com um ótimo vilão e trazendo o Slade de volta. Oliver destruído e se sentindo impotente, sem saber oq fazer foi ótimo... a temporada trouxe de voltar ótimas coisas das primeiras e incluiu coisas interessantes como o grande final onde deixa em aberto para os roterista um leque infinito de possibilidades, só espero q escolham a certa para continuar sem cometer erros como as temporadas 3 e 4... Olicity não funciona isso já provou e foi claro, mas Oliver se importar como todos e com a Felicity tbm sim... tem a parar essas coisas nas séries e filmes de herói onde existe sempre a necessidade do interesse amoroso ser o start para as ações dos heróis...prefiro ver isso em filmes de comédia romântica apenas... o Herói tem seus atos heróicos por sua ideologia q se construiu em sua vida ou pelo acaso, mas nunca apenas pelo interesse amoroso, pode existir essas relação, mas que seja algo bem secundários em alguns momentos, não sendo a base de suas ações.

Eu adorei o Team Arrow! Além de ajudar a explicar a locomoção pela cidade (nas temps anteriores o Arrow tava em um prédio e logo na próxima cena já estava em outro) a história de cada um deles podia ter dado um episódio inteiro!

Na minha opinião, a única temporada que merece 5 ovos é a segunda porque foi realmente impecável. Mas a 5º merecia 4 ovos fácil.

eu daria 5 porque curti pakas essa temp

o final do prometheus foi paia

a 5 temp foi otima

Dou 5 ovos !! Por que Slade Wilson (Deathstroke) voltou.

As pessoas que assistem dão a nota no site. DE MANEIRA ALGUMA MINHA INTENÇÃO FOI COMPARAR Arrow COM ESSAS OUTRAS SÉRIES. Só citei um fato.

No inicio tava bem chato, melhorou depois de tantas reclamações. Ao contrário Flash foi a pior do ano.

Os produtores falaram que queriam abordar O Vigilante da forma correta, então vão deixar ele para a sexta temporada

Discordo da crítica. Dou 4 ovos para essa temporada. Teve o melhor vilão desde O Exterminador, o melhor final de temporada da série, e, embora os personagens secundários ( especialmente o Rene ) terem sido bem fracos, no final das contas, o saldo foi consideravelmente positivo

Lendo o que você postou (Acho até q na sexta temporada os produtores poderiam assumir um arqueiro serial killer como um efeito colateral do melhor vilão da série.), me lembrei de algo: O que aconteceu com aquele outro vigilante la que tava matando um pacote de bandidinhos?

Não lerei a crítica. Só sei que adorei essa temporada, muito instigante. Se recuperou após as últimas 2 tenebrosas temporadas. Espero que cresça ainda mais a série daqui pra frente. 4 OVOS.

Esse quinta temporada foi legalzinha, ao contrário da quarta que foi um horror. Prometheus foi um bom vilão, apesar de eu achar a história dele meio confusa em alguns momentos. O novo time foi satisfatório. Agora é esperar o que essa nova fase de Arrow trará. As cinco primeiras temporadas se focaram no que Oliver Queen era, o mais lógico é que a s próximas temporadas se foquem no que Oliver Queen se tornará.

Vc tá certo, mas acha que tinha que ser 5 ovos a primeira temporada conseguiu 5

Único episódio que pode destacar como positivo dele foi no episódio em que ele foi torturado pelo Adrian. No entanto, quando ele precisa mostrar emoções que não sejam raiva, falha, e muito. Parece que só tem uma cara para estampar todas as emoções.

Parece que a partir dessa surpresa arrow começou dar a volta por cima

Concordo

"Uma das boas surpresas deste ano é o novo time Arrow com Rene Ramirez, Curtis e a nova Canário Negro que, apesar do pouco tempo de tela, foram apresentados de forma satisfatória" PARA! isto q foi o ponto fraco da temporada! bando de povo chato. O alivio comico do Curtis é ridiculo,sempre fora de hora e SEM GRAÇA. "Outro ponto negativo é a continuação do plot “não sou mais o Arqueiro assassino”, já explorado ao longo de várias temporadas." CONCORDO! Acho até q na sexta temporada os produtores poderiam assumir um arqueiro serial killer como um efeito colateral do melhor vilão da série. Infelizmente eles vão dar um jeitinho pro Team Arrow n morrer, mas pra mim n deveria acontecer hahaha. Já q vão resgatar todos eles, acho q ao menos poderia fazer com q desistam desta missão. O Rene vá viver com a filha dele, o Curtis perceba o quanto é perigoso e retorno pro boy, John, Felicity e Canário q sejam personagens com 50% de tela apenas

Muito boa temporada. Mesmo que aqui tenham metido pau, gostei da temporada do Flash também. Pra mim, a mais fraca ainda é Legends.

A série Arrow se salvou! Os capítulos finais foram muito bons! Eles conseguiram mesclar ação com um drama-não-meloso que finalmente funcionou na série. Tinha assistido só os primeiros episódios da série e parado, mas quando retomei não consegui mais para de assistir. Prometeus roubou a cena

Ótima temporada, realmente melhorou em relação às duas anteriores. Só flash que cagou dessa vez

Interessante é que Adrian Chase nas hqs é o Vigilante, e acabou que o Vigilante sumiu depois do confronto com o Prometheus (que na série de tv acabou sendo o Adrian Chase).

Se eles não deram 5 ovos nem para a temporada perfeita de AoS, imagina se iriam dar para Arrow...

Legal, pelo feed-back da grande maioria, Arrow voltou a ser uma série bastante interessante!!!! Sempre foi a minha favorita. Animei-me e já baixei a 5a temporada inteira. Espero que seja tão boa quanto as 2 temporadas iniciais...☺☺

IMO Eu não sei qual farinha vocês andam cheirando mas com certeza é da boa, porque pra achar essa temporada ótima, só drogado mesmo. Temporada sofrível (estou começando a concordar com o Érico quando ele fala em reduzir a quantidade de episódios por temporada), cheia de furos e enrolações. (o que foi aquele episódio do elevador? Agora temos fillers até em séries também?). Felicity: Depois que acabou com o romance com o Arqueiro, voltou a ser a Felicity dos velhos tempos (mais focada em fazer o que sabe) e até se destacou criando uma boa trama quando se aliou a Helix. Diggle: Nessa temporada corrigiram o capacete cosplay de magneto (ficou mais honesto), a trama da prisão foi boa. Não curti a trama sobre as decisões que a Lyla toma a frente da A.R.G.U.S, achei o desfecho bem pobre. Rene Ramirez: Achei a trama dele bem fraca, muito acelerada e a recusa em não querer ver mais a filha bem padrão CW de enrolação. Dinah Drake: Embora bem introduzida ainda não mostrou a que veio. Com tanta enrolação merecia um pouco mais de destaque. Curtis Holt: Não tem nada mais constrangedor na série em ver ele como Sr. Terrific, pelo amor de Deus, e nessa temporada deram 2 bolas pra ver se melhorava alguma coisa. (Nem assim foi). Adrian Chase: Desde o começo eu suspeitei que ele fosse o Prometheus mas o ator (Josh Segarra) convencia e eu sempre terminava achando que não era ele. A coisa só desandou quando ele revelou ser realmente o ... Prometheus: Daí em diante ficou muito forçado e canastrão, cheio de caras e bocas. Treinado na famosa escola de vilões do Arqueiro ( também conhecida por Liga dos Assassinos) foi o vilão mais fraco que o Arqueiro enfrentou, e como gosta de apanhar hein? Apanhou mais do que mulher de malandro. (E toda vez que apanhava pedia mais...... argh!) De positivo mesmo só fica a volta de Slade Wilson. (sou fã do Manu Bennett desde Spartacus) mas com o fim dos flashbacks (da forma que a gente conhece pelo menos) a próxima temporada tem tudo pra ser a pior de todas. /IMO

PQ não fazem uma série com o Exterminador??de longe a 2 temporada foi a melhor,uma série do Slade seria top,garanto quem não ia ter tanto mimimi como Arrow

Três ovos como assim omelete?

Merecia 4 ovos foi de longe uma das melhores temporadas de Arrow

se pá o autor pegou os outros dois ovos para ele, fazer um mexido. pqp que temporada foi essa, Slade ajudando o Oliver, ficou foda. E o crescimento do Oliver querendo ser um ser humano melhor, fez jus do B.A sempre defender ele. Que venha a Sexta

Concordo,visto q se a 1a temporada teve 5 ovos e foi feita pelo msm autor,essa deveria ter 5 ovos facilmente tbm.

Crítica da 1° temporada - Autor ISAQUE CRISCUOLO Crítica da 2° temporada - Autor ISAQUE CRISCUOLO Concordo está incoerente msm.

Discordo de seu 2o paragrafo,essa pra mim foi a melhor temporada para o Stephen Amell,principalmente nos eps 17 e 18

Concordo 100%

O pior é q o msm escritor das outras temporadas aqui no omelete

Discordo TOTALMENTE dessa crítica visto q o msm o crítico ,deu 3 ovos para a 3a temporada,então não da nem pra considerar infelizmente...

Verdade. 2 é insuperável, mas essa foi a melhor depois da 2.

Essa temporada merecia 4 ovos fácil. Vocês são muito comprados.. Até a bosta da 2 temporada se supergirl com cara de malhação teve 4..hahaha, que piada!

A 5 temporada de arrow foi muito boa melhor que flash e legends of tomorrow teve muito impacto um ótimo vilão só fiquei triste pq o Adrian Chase se matou queria ele em outras temporadas ou em outras séries como legends of tomorrow

Agora sim, nem me cuidei de verificar, pois muita gente menciona "Omelete" e nem sempre é o mesmo que faz as críticas que são dispares.

ta loko, essa temporada merecia 4 ovos pow ! seriado reencontrou os trilhos e foi infinitamente superior que a 3 e 4 e flash por exemplo, 3 ovos na cadeia !

Junto com Legends,arrow foi a melhor série da DC este ano,apenas Flash me decepcionou e supergirl continua bem razoável

ENFIA 3 OVOS NO SEU BRIOCO, É BOM

kkkk

esse prometheus é baseado no prometheus chamado chad grahan,um vilão do arqueiro verde nas hqs

O lance da coreografia das lutas,foi pq o coreógrafo de arrow era o msm nas 3 primeiras temporadas,na quarta só participou do episódio 14,e agora voltou para essa temporada e pra próxima tbm está confirmado

Arrow - Review da quinta temporada> http://bit.ly/2rZFrad

rouba um ou dois ovinhos da 4a temporada, e joga nessa...

caraca serio mesmo, a série foi no minimo otima vale mais um ovinho ae...

Vc tá certissimo, se a primeira consegue 5 ovos porque n a 5 temporada.( mas cá entre nós prometheus superou exterminador como vilão, mas slade é foda)

Os 9 primeiros ep foram bons, depois do hiato deu uma enrolada p render, mas esse finale foi bem legal gostei muito desse retorno às origens. Amarraram um monte de pontas soltas. Por um.instante pensei que iam adaptar Ano Um nos flashbacks da sexta temporada, mas foi legal encerrar os 5 anos da ilha em 5 temporadas.

Verdade, e acredito que esse foi um fator determinante p contratação do Amell.

Crítica da 3° temporada - Autor ISAQUE CRISCUOLO Crítica da 4° temporada - Autor ISAQUE CRISCUOLO Crítica da 5° temporada - Autor ISAQUE CRISCUOLO Ou seja, foi incoerente ;)

Sério que esse *##%&&@ desse "escritor" de *##%&*@ deu só 3 ovos pra 5 temporada???? Pqp!!!! Então ele quer dizer que a 5 temporada e igual a 4!!!! Eu sinto falta de quando o omelete tinha escritores de qualidade.

nao fui eu que comparei '-'

Essa temporada só perde pra segunda, ao menos na minha opinião.

Seria incoerente se fossem a mesma pessoa fazendo as criticas das temporadas, as pessoas leem uma crítica e esquece que ela tem um autor da equipe, que provavelmente dá a nota, não é como se a nota fosse da PJ Omelete.

Você sabe que são os fãs que votam nessa bagaça, né?

Sim. A crítica do Omeletes são incoerentes em diversos momentos. 4° temporada de Arrow, por exemplo, recebeu 3 ovos. Se a própria crítica disse que essa temporada foi melhor que as 2 últimas, ela obrigatoriamente teria que receber uma nota maior rs

Realmente o Josh Segarra rouba a cena, não conhecia ele e conheço o Prometheus do Batman, então esperava muito pouco e me surpreendeu muito. Achei essa temporada melhor que a 1 mas a 2 ainda é a melhor, e sem duvidas merecia um 4- 4.5 de nota.

4 seria mais justo, pois a Felicity está simplesmente insuportável.

Vale destacar a atuação de Josh Segarra como vilão Prometheus. Cara fez uma ótimo personagem, talvez tenha sido até melhor que o Slade. Por outro lado, Stephen Amell devia ter umas aulas de atuações com ele, pois PQP, deu pra ver claramente que o Stephen é muito limitado nesse último episódio. Basicamente ele demonstra a mesma expressão para todas as emoções. Outro ponto que a série melhorou foi a coreografia das lutas. Obviamente não é nenhum Demolidor da vida, mas as lutas melhorarem significativamente em relações as ultimas 2 temporadas. O uso de slow motion também FINALMENTE foi usado, nunca entendi pq nunca faziam isso antes, isso é ótimo para destaque para a cena quando o personagem usa flechas rs

Não vamos exagerar tbm, né kkkk Foi boa, mas continua tendo mtos erros.

rsrsrs pior q é... a nota 9.9 tá lá... não sei o critério, nem como q fizeram... só não faria o demérito como o carinha aí embaixo... mas o episódio foi foda mesmo...

Calma cara, isso pq o episódio lançou a pouco tempo. O episódio foi sim muito bom, mas tbm não é pra tanto.

Tendo em vista os critérios adotados para dar nota para as séries da CW, Arrow merecia 4 ovos.

tb acho... assim como as 2 primeiras...

kkkkkkkk calma ae kkkk kkkkkk sério isso?

Essa temporada foi ótima, e merecia 5 ovos fácil fácil.

Disseram isso do Brasil também.

1° imdb segundo pesquisas 75% dos votos são dos estados undidos (onde game of thrones e breaking bad tem mais destaque) 2° você quer mesmo comparar drama com ação. 3° Mesmo game of thrones e breaking bad sendo magníficos,n quer dizer que são as series mais assistidas em cada país.ex brasil (the walking dead),noruega(vikings) e etc

Depois de 2 anos a série finalmente voltou, só acho que deveria ter mais parkour que era muito louco no começa da 1 temporada !

Breaking tem nota 9.9 com 87k de votos

pior do que tava não ficava...

Arrow voltou muito bem,essa 5 temporada foi ótima.

O episódio final dessa temporada tem nota 9.9 no IMDB, igual Batalha dos Bastardos e o final de Breaking Bad. Isso acho que fala por si só.

Gostei bastante da temporada. Sempre assisto logo quando sai em streaming. Apesar de muitos que gostariam que as séries da CW nem existissem, estas séries são um ótimo entretenimento nerd. Se não gosta não assista, simples. Deixe quem goste se divertir.

Quem fez essa critica viu a 5 temporada.? Flashback ruins. serio?? A 5 temporada chegou empatada com a primeira e a segunda. De tão Foda que foi.( destaque pra prometheus)

Não foi uma Brastemp, mas pelo menos foi muito superior as 2 anteriores.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus