Séries e TV

Artigo

Deuses Americanos | Novos deuses roubam a cena no quinto episódio

Aparecimento de Gillian Anderson como David Bowie e Marilyn Monroe se destaca na trama

29.05.2017, às 16H00.
Atualizada em 06.06.2017, ÀS 18H07

O quinto episódio de Deuses Americanos finalmente colocou Shadow (Ricky Whittle) e Laura Moon (Emily Browning) frente a frente. Depois de encerrar dois episódios com o encontro do casal, “Lemon Scented You” mostrou o que acontece depois que Shadow abre a porta do motel de beira de estrada e encontra a esposa morta o esperando em cima da cama, viva. Porém, mais importante que isso, o capítulo mostra o encontro do então desconhecido Mr. World (Crispin Glover), um dos novos deuses que já em sua primeira aparição mostra potencial para ser o principal vilão da trama, com Shadow e Wednesday (Ian McShane) - tudo isso pontuado pelas ótimas inserções de Media (Gillian Anderson).

“Lemon Scented You” abre com a história de Nunyunnini, um dos deuses dos primeiros seres humanos, esquecido. A história serve para ilustrar algo já bastante claro ao longo dos episódios anteriores: deuses nascem e morrem, mas, ao contrário dos humanos, esse ciclo está ligado à força da fé de um povo - sem fiéis, um deus não tem razão de existir e, portanto, morre. Ainda que não tenha sido dito com todas as letras na trama, Wednesday claramente está arrebanhando vários deuses antigos, presos em existências decadentes e fadados ao completo abandono, para enfrentar deuses novos e poderosos.

Falando em deuses novos, quem mais uma vez se destaca na série é Gillian Anderson. Depois de conduzir uma das melhores cenas da atração até agora ao surgir em dezenas de televisores como Lucy Ball de I Love Lucy, sua personagem volta caracterizada como David Bowie para resolver os recentes descontroles do Technical Boy (Bruce Langley). Em seguida, vemos uma nova aparição da deusa, dessa vez sob a pele e a voz rouca de Marilyn Monroe. Todas as falas dela são tão hipnotizantes quanto as figuras icônicas que representa. A atitude de Media destoa do comportamento histérico e enérgico dos demais novos deuses, mas Anderson consegue passar a mesma sensação de loucura estridente de uma forma muito menos óbvia - o que é genial.

No fim das contas, o episódio inteiro gira em torno do encontro entre Wednesday e o trio de deuses novos formados pelo maníaco Mr. World, Media e Technical Boy. Ainda que todo o diálogo ali mantenha o ar nonsense da série, ele planta algumas questões e responde outras. Os novos deuses, por algum motivo, oferecem ajuda ao velho deus para voltar a ter seu nome ovacionado por uma população inteira - sugestão ilustrada por unicórnios, música divertidinha e bombas na Coreia -, mas há um clima passivo-agressivo na conversa que mostra que a aparente benevolência não é um gesto altruísta. O questionamento do Technical Boy, que entre sussurros pergunta o motivo de não liquidarem Wednesday ali mesmo, é algo que precisará ter resposta mais adiante.

Além disso, “Lemon Scented You” causa algum estranhamento pela abertura animada, mas Bernice Howes, que assina os efeitos visuais da série, continua mantendo o padrão infinitamente acima da média - destaques para a caracterização de Laura, para o Mr. World e para a fuga da delegacia.

Sobre Shadow e Laura, mote do início do episódio, os dois enfim conversam sobre o adultério cometido pela esposa morta. Laura, com a frieza característica da vida após a morte, conta tudo o que seu viúvo a questiona acerca da traição e, mesmo com a conversa sendo interrompida bruscamente por uma nova prisão de Shadow, ela mostra que o ex-presidiário não está disposto a ceder facilmente aos apelos de Laura - o que é interessante do ponto de vista do amadurecimento do personagem. Deuses Americanos é exibido no Brasil pelo serviço de streaming Amazon Prime e o próximo episódio estará disponível em 5 de junho.

Assista no Prime Video

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.