Séries e TV

Artigo

Doctor Who | Regeneração marca o fim de uma era e cria recomeço promissor para a série

O que esperar da entrada de Jodie Whittaker

27.12.2017, às 19H16.
Atualizada em 27.12.2017, ÀS 21H02

Meses após sua sucessora ter sido anunciada, Peter Capaldi concluiu sua jornada por Doctor Who com “Twice Upon a Time” (confira nossa opinião sobre o episódio). Como é tradição na troca de Doutores, os momentos finais do especial de Natal foram dedicados ao ator se despedir da produção e passar o posto para Jodie Whittaker.

Fim de uma era...

A era de Capaldi no programa é uma das mais interessantes de se acompanhar. O ator escocês foi originalmente anunciado como o protagonista em agosto de 2013. Logo de cara já tinha a árdua tarefa de substituir Matt Smith, uma das encarnações mais populares do Time Lord. Tratando-se também de um intérprete mais velho após três versões “jovens” do personagem, a troca parecia divisiva desde o inicio.

O ator não deixa a desejar quando se trata de habilidade: antes de Doctor Who, já tinha se consagrado com a performance do político ranzinza e boca-suja Malcom Tucker no filme Conversa Truncada e na série de TV The Thick of It, obras do criador de Veep Armando Iannucci. Capaldi tinha o tom cômico e a presença autoritária característica das versões clássicas do Doutor, o que poderia trazer uma mudança de rumo significativa ao programa.

O desenvolvimento não foi tão liso quanto o esperado. Apesar de ter um excelente ator no comando, o 12º Doutor demorou para encontrar sua voz, passando por aventuras medianas e pouco inspiradas até cair nas graças do público. Com a sua última temporada servindo como uma espécie de reboot para conquistar novos espectadores, a sensação que fica é que o escocês infelizmente não conquistou muita coisa durante sua jornada.

Isso é diretamente refletido na regeneração: sem nenhum companion ao seu lado, o Doutor passa por seus momentos finais dependendo apenas das memórias que fez ao longo do caminho - como Bill (Pearl Mackie), Nardole (Matt Lucas) e Clara Oswald (Jenna Coleman). No seu discurso de encerramento, o protagonista repassa tudo o que aprendeu para a sua sucessora.

Se as despedidas de Christopher Eccleston e Matt Smith não tinham deixado claro até o momento, Capaldi relembra que as palavras finais geralmente servem como reflexão das aventuras de cada versão do Doctor. No seu caso, o personagem passou por maus bocados e decisões duvidosas, mas ainda conquistou o coração dos espectadores e deixou sua marca nos mais de 50 anos de história de Doctor Who.

… e o começo de outra

Regenerações são momentos de emoções conflitantes: a tristeza da saída de um ator e a felicidade e fascínio da entrada de um novo. Os primeiros minutos de Jodie Whittaker são exatamente isso, com um silêncio contemplativo antes de vermos uma fagulha de sua personalidade - veja a cena aqui.

A atriz tem pouquíssimo tempo de tela - menos de dois minutos - mas, com um sorriso ao reconhecer a mudança, Whittaker passa a sensação de inocência e espírito aventureiro que consagrou a versão de David Tennant.

Conhecendo o seu currículo e nas mãos de um novo showrunner, a Doutora pode brilhar ao combinar tanto a personalidade jovem que é característica da série moderna com sua excelente habilidade para drama e emoções intensas, como a atriz demonstrou em sua passagem por Black Mirror e Broadchurch. Resta agora esperar para ver como isso se desenrolará nas telas.

O foco do especial de Natal não é apresentar o sucessor, e sim despedir-se do atual. Nesse quesito, “Twice Upon a Time” recapitula bem a era Capaldi: problemática, mas com muitos ensinamentos e, no fim das contas, muitas memórias boas. Não é possível ver o caminho que Doctor Who trilhará agora, mas é certo que a TARDIS ainda tem muitas aventuras pela frente - agora sob nova direção.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.