Séries e TV

Game of Thrones | Quem vai terminar no Trono de Ferro: principais teorias sobre o fim da série

Rumo à reta final, algumas hipóteses ganham mais força que outras entre os fãs
-

A penúltima temporada de Game of Thrones estreia em 16 de julho e deixa o público a apenas 13 episódios do fim da saga que começou a ser exibida em 2011. Ao longo de seis anos, os espectadores precisaram praticar o desapego e muita gente viu o personagem favorito se despedir da série através de espadas afiadas, doses de veneno ou lanças pontiagudas. Junto com eles, muitas teorias sobre quem terminaria no Trono de Ferro também acabaram sendo descartadas. Com base nos que restaram em pé na série, contudo, algumas especulações sobre o final de Game of Thrones foram se fortalecendo ao longo do tempo e três, pelo menos, delas são as apostas de grande parte dos fãs.

Praticamente todas as grandes teorias sobre o fim de Game of Thrones partem do encadeamento de profecias criadas nos livros, ainda que algumas não necessariamente tenham sido citadas na série até agora. Por exemplo, ainda que a adaptação televisiva não siga com tanta fidelidade o conteúdo do livro, é complicado acreditar que Cersei Lannister (Lena Headey) vá terminar no Trono de Ferro quando há uma profecia nos livros dizendo que ela vai ser morta por um valonqar, traduzindo, um irmão mais novo. A predição de sua morte é parte de três previsões de uma maegi, duas das quais foram levadas para a série e já aconteceram - Cersei deu check em casar com um rei e em ver todos os filhos morrerem.

Como a série da HBO ultrapassou o conteúdo dos livros, os fãs do épico de George R.R. Martin ficaram desamparados ao ver a narrativa da série tomando vida própria na tela. Martin já revelou em entrevistas que passou a David Benioff e D. B. Weiss, os produtores da série, o que deve acontecer com os personagens nos livros finais, para que eles pudessem finalizar a saga de forma coerente. Existem muitas mudanças entre os livros e o programa - Catelyn Stark (Michelle Fairley) nunca voltou como Lady Stoneheart, todas as histórias dos bastardos Baratheon foram concentradas em Gendry (Joe Dempsie) e o próprio Martin já disse que um personagem morto na série vai ser importante no sexto livro - mas é difícil acreditar que existam mudanças tão significativas nos arcos principais a ponto de, por exemplo, Cersei, condenada desde muito cedo, terminar viva.

As principais teorias sobre quem vai terminar no Trono de Ferro, obviamente giram em torno de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), Jon Snow (Kit Harington) e Tyrion Lannister (Peter Dinklage), os três personagens que, de alguma forma, influenciaram muito do que aconteceu - do lado bom da coisa, digamos assim. Ainda que a maioria dos personagens da série tenham profundidade suficiente para serem amados e odiados - Catelyn Stark por exemplo, era uma personagem querida até a parte em que desprezava Jon Snow por achar que o rapaz era bastardo do seu marido -, Jon, Daenerys e Tyrion são os únicos que traçaram uma trajetória incorruptível, movidos por ideais nobres desde o começo.

A grande profecia que norteia o fim da série é a do Azor Ahai e da Nissa Nissa, que fala sobre um grande guerreiro do passado que renasceria e com sua espada, a Luminífera, estaria destinado a salvar Westeros dos Outros, os White Walkers - você pode ler tudo sobre essa teoria, com todos os detalhes dela, em outro artigo clicando aqui. Essa pessoa seria o Príncipe Prometido e existem alguns requisitos para isso, como ter o "sangue de dragão" e ser "nascido do sal e da fumaça". Muitos fãs defendem que Jon Snow, filho de Lyanna Stark e Rhaegar Targaryen, seria  o personagem adequado à lenda do renascimento do Azor Ahai. Alguns creem que Daenerys seja a Nissa Nissa e que, durante as duas temporadas finais, os dois vão se apaixonar. Porém, para dar seguimento à profecia, Jon terá que sacrificá-la para acordar a espada Luminífera e, com ela, derrotar o Rei da Noite e seu exército de White Walkers. Essa é a primeira grande teoria, a de que Jon Snow termina no Trono de Ferro.

Porém, ela abre margem para a segunda teoria: o oposto também pode acontecer, com Daenerys sendo o Azor Ahai. A partir daí, dois caminhos se destacam. Um diz que Jon Snow seria a Nissa Nissa e a história ocorre de forma semelhante à teoria de que Jon Snow terminaria no Trono de Ferro, mas invertendo os papéis. A outra diz que a Nissa Nissa seria Drogon, uma referência à Khal Drogo (Jason Momoa), seu amor já morto. Já foi dito por Meistre Aemon (Peter Vaughan) que um erro de tradução fez com que as pessoas achassem que seria um princípe, mas que, na verdade, o Azor Ahai seria uma princesa - no caso, Daenerys, filha de Rhaella e Aerys Targaryen.

Daenerys ser o Azor Ahai abre precedentes menos tradicionais sobre a teoria ligada a ela de quem termina no Trono de Ferro. A herdeira Targaryen já deu vários indícios de que quer ser o agente de uma grande mudança. Mais que isso, ela tem falado e promovido alterações severas em sistemas políticos convencionais. Em Essos, ela acabou com a escravidão, mas descobriu ser complicado administrar todo seu domínio recém-conquistado. Sobre a disputa entre casas, ela disse: “Eu não vou parar a roda, eu vou quebrar a roda”. A frase foi interpretada por muitos como o fim do Trono de Ferro e a implantação de um sistema político onde as diversas áreas de Westeros teriam autonomia. A segunda grande teoria, portanto diz respeito ao surgimento da democracia em Westeros.

Por fim, a terceira das teorias sobre o fim de Game of Thrones que mais conquistou adeptos entre os fãs diz respeito à profecia das três cabeças do dragão. Na série, Daenerys foi avisada, quando esteve na Casa dos Imortais, que o “dragão tem três cabeças”. Caso a série confirme que Tyrion é filho de Aerys e Joana Lannister, e não de Tywin (Charles Dancecomo todos acreditam, ele seria o terceiro Targaryen restante, além de Jon Snow e Daenerys. Teríamos aí as três cabeças do dragão - uma alusão à chegada de Aegon, o Conquistador, com suas irmãs Visenya e Rhaenys. Essa é uma reinterpretação da teoria do Azor Ahai, que diz que só os três juntos preenchem os requisitos da predição sobre o herói renascido e que, portanto, eles comandariam Westeros lado a lado - essa é a terceira grande teoria sobre o encerramento da série.

É claro que em 13 episódios de Game of Thrones muita coisa pode acontecer e derrubar essas três teorias - assim como já aconteceu com várias outras. Nenhuma delas abarca com exatidão o papel de outros personagens importantes na trama, como Jaime Lannister (Nikolaj Coster Waldau), Petyr Baelish (Aidan Gillen), Sam Tarly (John Bradley-Westou Arya (Maisie Williams), Sansa (Sophie Turner) e Bran Stark (Isaac Hempstead-Wright).

Para conferir o que irá acontecer para além das teorias, os episódios inéditos do penúltimo ano de Game of Thrones vão ao ar em 16 de julho. Em tempo, a emissora também começou a disponibilizar assinaturas independentes do HBO GO, serviço de streaming, na América Latina - saiba mais.

Leia mais sobre Game of Thrones

Game of Thrones
Estreia em 17/04/11 Produção: 2011 41 episódios
sobre a série
Galeria de imagens (1004)

Acredito que a valonqa seja a Aria Stark

vale sim, muito! (ainda mais em maratona)

Jon. Daenarys reinará em Essos.

sor Jorah é o Azor Ahai e o Jaime vai terminar no trono de ferro.

quem mata é Arya

o cara quer pq quer o Jon no Trono kkk

Mindinho é o Azor Ahai

Vim do futuro pra avisar que Jon vai matar ele no próximo episodio.

O George R.R Martin quer um final agridoce. Capaz de ele reverter a infertilidade da Daenerys no livro e aí na série façam isso também

Ela é a Nissa Nissa reencarnada, mas o sacrificio da amada já rolou: Foi na cremação do Drogo em que a Daenerys decidiu ir em direção ao fogo pra se matar e pronto. Ou seja o sacrificio da amada na verdade foi um sacrificio simbólico https://www.youtube.com/watch?v=7ubcEV1V0R4 Além disso o Jon Snow pode recusar o Trono de Ferro assim como recusou reger todo o Norte no Castelo Negro com a morte do Stannis. Além disso a Daenerys tem muito mais interesse noTrono de Ferro do que o Jon Snow tanto que ela mesma disse "Eu nasci para comandar os 7 reinos"

E nhisa nhisa quem tem que ser sacrificada

Acontece que Jon snow é azor ahai,e o sacrificio de Drogo foi em vão porque ele não é a nhisa nhisa

mas o sacrificio da amada já aconteceu foi justamente na morte do Khal Drogo em que a Daenerys ficou conhecida como a Não quiemada e com isso acordou os Dragões de pedra. Ela se sacrificou ao ir pra fogueira e resistiu. E tem isso também Assim está escrito na profecia também: Quando a estrela vermelha sangrar e a escuridão aproximar-se, Azor Ahai irá renascer no meio do fumo e sal e acordar os dragões feitos de pedra. Então nesse caso Jon Snow é o Azor Ahai

Ygritte não foi morta por jon e nem sacrificada,mas morreu em batalha por Ollie.voce é fã da Dany,por isso voce não quer enxergar o obvio que ela não vai sobreviver a serie

mas tem uma passagem do livro (e da série) que o Davos não concorda com essa idéia de sacrificar uma mulher inocente. E sacrificio também pode ser o que a Ygritte fez Além disso não sentido matar a Daenerys sendo que ela é a jovem e bela rainha que a profecia da Maggy se refere

Nada ver,se colocasse como ygrite como Nhisa Nhisa que seria forçado.e o proprio azor ahai tera que matar nhisa nhisa com as proprias mãos,e quem matou ygritte foi Ollie

seria meio forçado Prefiro acreditar que o sacrificio aconteceu com a Ygritte se colocando na frente das flechas pra salvar o Jon Snow

Voce esqueceu da outra parte da profecia Azor Ahai(jon snow) vai ter que sacrificar Daenerys(nhisa Nhisa)

você esqueceu desse detalhe da profecia da Cersei "E tudo o que ela tiver ira ser tirado por uma mais jovem e bela rainha". É claro que essa parte da profecia se refere a Daenerys que é a mais jovem e bela rainha que irá tirar tudo que a Cersei tem. Além disso o Aegon/Grady pode ser o Dragão de pano que a visão da Daenerys previu então o Trono de Ferro vai ser pra Daenerys mesmo. Além disso quem leu os livros e viu a série sabe que o Jon Snow não tem interesse no Trono de Ferro. Provavelmente ele vai substituir o Aemon na Patrulha da Noite

A linha sucessoria dos reis coloca os filhos do principe herdeiro na frente dos seus irmãos,é que nem na dinastia britânica em que os filhos do principe william estão a frente do seu irmão principe Harry na linha sucessoria.

mas a Daenerys é filha do Rei Louco e irmã do Rhaegar então ela também tem direito ao trono. Além disso o Jon Snow não tem muito interesse no Trono de Ferro

por isso mesmo,Rhaegar é era principe herdeiro do trono de ferro.portanto o trono pertence por direito ao filho dele e não a dany

O pai dele não é o Robert Baratheon que era chamado de O Rei Usurpador. É o Rhaegar com certeza o George R.R Martin vai revelar isso de maneira diferente no livro

Kkkkkk nunca,ela inapta para o trono de ferro por ser esteril e incapaz de gerar os futuros herdeiros targaryen.e Jon Snow é o legitimo herdeiro do trono de ferro.o trono de ferro foi usurpado do pai dele,e não da Dany

acho que ele vai deixar o Trono de Ferro com a Daenerys sendo que ela é a legitima herdeira do Trono de Ferro que tinha sido usurpado pelos Baratheon. Além disso o Jon Snow nunca tinha intenção de ser rei tanto que recusou ser Rei do Norte optando pela Patrulha da Noite

Ele vai deixar o norte com sansa,e vai governar os sete reinos do trono de ferro

nesse caso ele pode assumir todo o Norte e deixar Winterfell com a Sansa

Quando tudo terminar,ele não tera que se preocupar mais com a muralha,mas so de ser um governante justo

acho dificil ele está mais preocupado é com a Muralha

Jon Snow no trono de ferro,qualquer pessoa com inteligencia ja desvendou isso

Assim espero.

Espero que o inverno acabe com tudo mesmo.

Vale a pena começar a ver GoT agora? Já vi umas temporadas de forma não sequencial e estava pensando em ver todas de uma vez agora. Vale a pena?

Cara, eu não duvido de nenhum final. Sendo GOT, no final pode até mesmo todo mundo morrer e os White Walkers ganharem hahahah

Sinto que teremos uma decepção maior que o Lost. Essa diminuição de episódios e demora pra lançar evidencia isto. Ninguém vai sentar no trono, vai ser implodido e a população vai pedir diretas já e volta da escravidão.

Se não houvesse os elementos extraordinários acredito que sim ele seria o Rei da bagaça toda, mas com o Rei da Noite o próprio jogo se torna uma futilidade.

Jon Snow governando Westeros porque foi o que mais lutou pra salvar a todos do continente sem distinção, e Danerys imperadora de Essos, ela meio que já é, só não notou isso ainda, vai restaurar o império dos Senhores de Dragões no continente natural deles. Mas pra mim os dragões morrem. Talvez menos o Drogon.

O anão. Com um banquinho para apoiar o pés e escada lateral no trono.

sdds House Baratheon

Não deve ter ninguém, o final deveria ser todos os povos destruídos pelo inverno. Alguns anos, centenas talvez, o inverno acaba e novos povos iriam ocupar as terras e começar um novo reino.

Ele não jogou o jogo, ele o começou! Lembrem-se que quem causou a morte do Eddard foi ele ao comprar a guarda da cidade contra o Senhor de Winterfell. O cara planejou cada detalhe do jogo do começo ao fim.

Quem vai terminar no trono vai ser o rei da noite e o Jon Snow vai virar lacaio dele.

Daenerys em Porto Real louca igual o pai e Sansa no Norte manipuladora igual o Mindinho. Ou pode ser o Rei da Noite no Norte e Drogon em Porto Real.

Sansa fica com o Trono em Porto Real e Jon com o Norte.

Eu aposto que a Dany fica com o trono e Tyrion de mão da rainha, e o Jon vai morrer no final da série. O resto dos Stark ficam com o norte.

Mindinho não passa dessa temporada! Se passar, a Sansa é oficialmente a pessoa mais burra dessa série. Ganhou do Oberyn Martell

Anotem aí: Mindinho e Sansa em Porto Real. Arya e Gendry no norte

Sobre a Dany e Jon eu concordo, mas não acredito que o Tyrion vá fiar com o trono

Eu aposto no Tyrion. Acredito que a Daenerys morra em algum momento da série e o Jon no final.

Odeio o Mindinho , mas esse final seria coerente? Seria. Ele jogou esse jogo melhor que qualquer um , grande parte dos personagens foram peões no jogo dele , coisas que desencadearam grandes acontecimentos partiram dele. Nem sempre quem está no poder jogou limpo , apenas jogou melhor.

Em se tratando APENAS da série,não levando em conta os livros(até pq não li) meu favoritismo era para o Tyrion(antes de ele ficar chato), pro Mindinho ou pra Cersei, é isso aí Tudo as avessas

Dá o troféu joinha pro mindinho

Pow vim ate aqui soh prq comentar justamente isso. Ele eh o q melhor jogou a serie toda, ele merece.

Quem tem q terminar no Trono é o Mindinho, abraços.

Veja como a primeira temporada de game of thrones deveria ter terminado e assina o canal https://www.youtube.com/watch?v=74yvxbQTYcc

Já que é para inventar teorias escalafobéticas, digo que o Drogon vai derreter o Trono de Ferro, revelar que ele e os dois irmãos são sensientes e falam, e tomar o poder. "O dragão tem três cabeças." =)

ata

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus