Séries e TV

Artigo

Halcyon | Conheça a nova série que mescla a narrativa de TV com realidade virtual

Projeto introduz uma interessante possibilidade de formato, mas precisa de mais interação

27.09.2016, às 12H49.
Atualizada em 08.11.2016, ÀS 02H12

Em um mundo onde as tecnologias evoluem cada vez mais rápido, com novidades surgindo diariamente que mais parecem saídas de filmes de ficção científica, é curioso ver como algumas coisas são facilmente descartadas enquanto outras seguem para se tornar utensílios do dia a dia. Óculos de realidade virtual ainda estão relativamente longe de serem algo popularizado, mas já começam a adentrar o mercado em versões mais acessíveis - e a produção de conteúdo especial cresce exponencialmente.

None

O canal Syfy, que sempre adere às novas mídias com conteúdos inovadores que tentam integrar diferentes mídias em uma só, mesclando o formato de seriado televisivo com qualquer que seja a novidade do momento, lança agora a inovadora Halcyon. Intercalando episódios curta-metragens com atores reais e experiências em realidade virtual, a série é a primeira que mostra que é possível tornar a narrativa linear em algo interativo e imersivo.

A premissa é simples, mas assustadoramente próxima do mundo em que vivemos hoje: as pessoas, cada vez mais vivendo dentro da realidade virtual, dividem a sociedade. Quando um assassinato elimina o CEO de Halcyon, principal empresa que desenvolve e produz a tecnologia que possibilita a vivência no mundo virtual, tudo muda. A principal questão é que o assassinato não aconteceu no mundo real, mas sim na realidade virtual.

Assistimos aos quatro primeiros episódios da série, acompanhado pela experiência em RV, que possibilita o espectador de acompanhar a detetive Jules Dover (Lisa Marcos) em sua investigação - feita toda dentro do mundo virtual. Por ser um dos primeiros projetos que usa a tecnologia 360º como parte de sua narrativa, Halcyon está longe de ser perfeita. As interações no ambiente virtual são mínimas e as possibilidades se resumem a "andar" - selecionando o local para onde se quer ir, o aparelho te teletransporta para lá - e selecionar evidências que a própria detetive te indica. Você está livre para explorar o local, a sala da mansão do CEO, até o momento em que deseja continuar com a história. Em nenhum momento o espectador é colocado na posição de detetive, sendo sempre um auxiliar na investigação.

None

Halcyon é um interessante primeiro passo no universo que mistura séries de TV com a interatividade da realidade virtual, mas ainda falta muito para chegarmos no formato ideal. Por enquanto, fiquemos com os videogames de terror que promovem uma melhor interação do espectador com o ambiente que o cerca.

Para assistir aos episódios e ter mais informações sobre os capítulos em realidade virtual, acesse halcyonvr.com

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.