Séries e TV

Artigo

Os Defensores | Visitamos os bastidores da série que vai reunir os heróis da Netflix

Dá pra morar tranquilamente nos apartamentos de Colleen Wing e Matt Murdock

14.08.2017, às 18H49.
Atualizada em 16.08.2017, ÀS 18H06

Visitar sets de gravação pode, por vezes, ser uma tarefa bem tediosa. Isso porque a produção em si não é muito dinâmica e as coisas tomam muito mais tempo na vida real do que realmente aparentam em tela. Apesar do processo para a TV ser um pouco diferente do de cinema, criando uma atmosfera mais acelerada e diárias de gravação mais produtivas, todo o sistema demanda tempo por envolver muitas etapas e equipes diferentes, resultando em horas de espera que às vezes passam vazias. Ainda assim, ir ao set de Os Defensores foi uma visita recompensadora, e com inúmeros momentos inusitados.

Mas vamos voltar um pouco. Em fevereiro, a Netflix convidou o Omelete para ir a Nova York acompanhar as gravações da série que reunirá, pela primeira vez, Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro. Durante uma manhã fria de inverno e neve, seguimos para um soundstage no Brooklyn. Chegando lá, antes de começar o dia de entrevistas, descobrimos qual seria a nossa base do dia: Chikara Dojo, a academia de artes marciais de Colleen Wing. O que se sucedeu foi um dia todinho em cadeiras dobráveis, em formato de semicírculo:

O mais legal de visitar um set de estúdio é poder ver como são feitos os efeitos pra que realmente pareça que um lugar que está dentro de um galpão enorme, literalmente uma caixa, aparente estar inserido em um contexto urbano. De iluminação a sons ambientes, tudo transforma o set em um cenário vivo, trazendo veracidade às paredes de madeira que cercam cômodos do estúdio. Olhando de longe pela janela da academia, realmente parece que estamos nas ruas de Nova York - mas ao se aproximar um pouco mais, fica aparente a lona impressa com folhagem das árvores da rua. Se o truque funciona para as câmeras, é isso o que importa.

O cenário que serviu de base para os jornalistas durante a visita ao set de Os Defensores. 

Ao entrar na academia, uma porta à direita dá no apartamento de Colleen, exatamente como vimos em Punho de Ferro. A dedicação aos detalhes é impressionante e os bilhetes pregados no quadro de cortiça dão um ar de que alguém realmente mora ali. Aliás, há coisas nas geladeiras e até dentro dos armários - eu abri. Não fosse a iluminação fria e o fato de que uma das paredes da cozinha havia sido removida para que a câmera tivesse um acesso mais fácil a todos os ângulos do apartamento, daria tranquilamente para viver naquele flat.

Ao longo do dia, fizemos várias entrevistas, falando com Charlie Cox, Finn Jones e Mike Colter; e tivemos a oportunidade de visitar mais alguns cenários da série, então seguimos, entre conversas com os atores, ao apartamento de Matt Murdock. Assim como o flat de Colleen, uma vez dentro do cenário, realmente parece que estamos em uma casa real - mas é incrível como tudo é muito maior na tela. Na casa de Murdock também foi possível ver a atenção da produção aos detalhes, como os rótulos em cada um dos potes da cozinha que especificavam, em braile, o que continha ali dentro. Tudo parecia funcional (apesar de não ser necessariamente, como escada que dá no terraço não dava em lugar nenhum). Era exatamente como vemos na TV - com a exceção, é claro, da iluminação, que estava desligada.

O outro set que visitamos era completamente novo e ganhou contexto: foi lá que assistimos a uma cena sendo gravada. Era um galpão, mas não ficou claro exatamente como os heróis chegavam ali e qual era o objetivo e motivação da equipe. A cena em questão vai aparecer só no sexto episódio e conta com Stick, Luke e Danny. A cena desenrola uma, duas, três, quatro vezes. Pausa. Retoque de maquiagem em Colter e Rand, Scott Glenn é substituído por seu dublê. Próxima cena é rodada uma, duas, três, quatro vezes, sempre com pausas para descanso dos atores e para que a produção arrume o cenário novamente. E é isso. Voltamos ao dojo de Colleen para recolher nossas coisas e voltar ao hotel - que curiosamente era em Hell’s Kitchen.

Voltando ao início. Visitas a sets podem ser tediosas ou cansativas, mas a Marvel e a Netflix não deixaram tempo para nada disso. Aliás, logo depois de falarmos com Woll, entra um bolo com velas e cantamos parabéns para a aniversariante do dia - a própria Woll, que foi surpreendida pelo namorado e compartilhou bolo com jornalistas de todo o mundo. Conhecer os estúdios de Defensores foi, no mínimo, interessante. Mas ganhar a primeira fatia da querida atriz foi uma experiência única.

Acompanhe o Omelete para mais artigos e entrevistas direto do set de Defensores, que estreia sua primeira temporada na Netflix em 18 de agosto - leia as nossas primeiras impressões sobre a série

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.