Séries e TV

Artigo

The Flash | Ponto de Ignição decepciona na TV

Série desperdiça oportunidade criativa e resolve tudo em apenas um episódio

06.10.2016, às 14H54.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

Como esperado, o grande evento que seria Ponto de Ignição, durou apenas um episódio em The Flash. Um Wally West gravemente ferido e a perda das memórias da sua vida original foram suficientes para Barry Allen se arrepender de ter salvo a própria mãe no final da segunda temporada. Ele então pede ajuda do Flash Reverso (Matt Letscher) para recriar a tragédia e restabelecer a linha do tempo oficial.

None

Quando “Flashpoint” começa, Barry já passou três meses nessa nova realidade. Tudo estava muito bem, com Flash deixando o combate ao crime para o Kid Flash (Keiynan Lonsdale) e trabalhando aos poucos na conquista de Iris (Candice Patton). Seus pais estavam vivos e apaixonados e tudo seguia da melhor maneira possível até que Barry começa a perder as memórias da sua antiga vida, com a possibilidade de perder seus poderes, e decide ajudar no combate a Rival, o velocista vilão dessa realidade. É quando Wally é ferido e Barry toma a decisão de consertar seus erros.

A passagem da paz para o caos no episódio é abrupta, tirando o peso de todos os traumas de Barry. Mesmo que a série não tivesse como adaptar propriamente o arco dos quadrinhos (entenda),  essa foi uma escolha covarde da produção e resulta na perda da confiança do público, que passa a assumir que qualquer gancho deixado pela série não terá grandes consequências. De Ponto de Ignição, The Flash usou apenas o nome, perdendo a oportunidade de explorar novas realidades também nos outros programas da CW (Supergirl, que mudou de emissora, é a série que talvez mencione os eventos).

A atitude de Barry, é claro, não passou sem consequências e o arco dessa temporada deve ter como tema “o perigo das viagens no tempo”. Quando Flash Reverso o deixa na porta de casa, no mesmo lugar em que começou a corrida para salvar sua mãe, Barry encontra uma realidade distorcida. Iris e Joe (Jesse L. Martin) têm uma misteriosa rixa, colocando o romance novamente na casa da friendzone, e um novo vilão é apresentado: Alquimia é o nome a ser temido desse novo ano. O trailer dos próximos episódios (veja aqui) mostra mais consequências dessa nova realidade, com os retornos de Harrison Wells (Tom Cavanagh) e Jesse Wells (Violett Beane), mas não fica claro qual será a interação da série com outras Terras agora.

O Ponto de Ignição de The Flash decepcionou por desperdiçar uma oportunidade de surpreender os fãs da série e pela forma superficial com que tratou todo o drama da vida de Barry.  Ainda assim, Alquimia representa um sopro inovador para o novo ano, já que seu objetivo não deve ser mais rápido que ninguém (ainda que o vilão velocista Savitar o acompanhe em seus planos malignos). É esperar para ver.

A nova temporada de The Flash estreou em 4 de outubro pela CW e estreia em 20 de outubro no Brasil pelo canal Warner.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.