Séries e TV

Artigo

The Walking Dead | Episódio 12 tem excesso de obviedades, mas história volta a caminhar

"Say yes" mostra Rick e Michonne tomando de volta o rumo dos acontecimentos na série

Omelete
3 min de leitura
06.03.2017, às 06H54.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H48

"Say Yes", 12º episódio da sétima temporada de The Walking Dead, começa com Rick e Michonne tentando colocar em prática o acordo feito com Jadis - e falhando miseravelmente. Depois de dois dias procurando armas e comida, a dupla acumula um revólver e um punhado de feijão em lata. A sorte deles muda quando, perseguindo um cervo, os dois encontram um parque de diversões cheio de soldados zumbificados. Além de achar um lugar repleto de armas, os dois despencam (literalmente) em cima de uma pilha de comida. O desafio de matar zumbis no parque para recolher o novo arsenal mostra que, após sete temporadas, os walkers já são vistos de fato como um problema do dia a dia para os sobreviventes. Rick, Michonne e os demais já aprenderam qual é o elemento certeiro para encarar os mortos-vivos: estratégia.

Em outro ponto da narrativa está Rosita vivendo seu mau humor habitual desde a morte de Abraham. A personagem cresceu desde o assassinato do soldado, mas está virando alguém prestes a perder o controle (e sabemos que, em The Walking Dead, quem não mantém metaforicamente a cabeça no lugar acaba não mantendo também do ponto de vista literal). Em uma das cenas, a garota consegue levar um sermão até do padre Gabriel, um dos personagens com menos credibilidade da série, que a aconselha a parar de ficar esbravejando pelos cantos e guardar sua raiva para quem importa.

O resto dos eventos que se desenrolam no episódio são carregados de obviedade ou de soluções baseadas na sorte. O carro em que Rick e Michonne ficam presos, por exemplo, convenientemente tinha um teto solar. A suposta morte de Rick não deixa ninguém minimamente em dúvida quanto à real segurança do ex-policial. Além disso, Rick jogando a espada em slow motion para uma Michonne atordoada entrou no ranking de cenas mais piegas de toda a série. No mais, o episódio apresenta cenas divertidas de confrontos com zumbis, começando com a walker de cabeça inchada que cruza o caminho de Rosita e passando por Rick destroçando com as mãos um morto vivo preso em um carro.

Jadis volta a aparecer já perto do último momento só para sinalizar ao espectador que apenas metade da missão dada por ela ao grupo de Rick foi cumprida. Após as 63 armas serem entregues ao grupo do ferro-velho, a história volta a se conectar com elementos do passado. Tara passa o episódio inteiro em um conflito ético a respeito de revelar ou não a existência de Oceanside e, nos minutos finais, fica claro que a metade final da tarefa exigida por Jadis será resolvida lá - pacificamente ou não.

"Say yes" poderia ter terminado com Rick no controle absoluto da situação se não fosse pelo seu mais recente problema: Rosita. A pressa da jovem cega pelo ódio, passando por cima de todo o planejamento que vem sendo feito, poderá ser a principal adversidade para o ex-policial na tentativa de trilhar um caminho organizado contra Negan e os Salvadores. Rick e Michonne mostraram durante o episódio que definir uma estratégia é fundamental para alcançar objetivos - a diferença é que, em sete anos de série, é muito mais fácil lidar com zumbis sedentos de sangue do que com pessoas, cheias de complexidade, também sedentas de sangue.

O plano de Rosita e Sasha para dar fim à vida de Negan segue basicamente a mesma lógica de dedução de tudo o que aconteceu no 12º episódio da série: não precisa ser exatamente um gênio para adivinhar como as coisas vão se desenrolar. The Walking Dead retorna às 23h30 do dia 12 de março - veja o teaser de  "Bury Me Here".

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.