Séries e TV

Artigo

Vikings | 5ª temporada continua com alianças, traições e novos conflitos

"Homeland" e "The Plan" apresenta dificuldades e uniões inéditas para os guerreiros nórdicos

15.12.2017, às 12H26.
Atualizada em 15.12.2017, ÀS 14H00

Após estrear com episódio duplo, a terceira temporada de Vikings deu continuidade à sua trama de conquistas nórdicas com "Homeland" e "The Plan", onde novos conflitos são apresentados e alianças são destruídas.

[Cuidado! Spoilers dos dois capítulos abaixo]

O terceiro capítulo tem início acompanhando Aethelwulf (Moe Dunford) e Heahmund (Jonathan Rhys Meyers) planejando como combater os vikings que tomaram a cidade de Iorque, tramando explorar um ponto de fraco dos muros para surpreender os invasores. É aí que o bispo-guerreiro comete seu primeiro erro ao subestimar Ivar (Alex Hogh Andersen), cujo o conhecimento estratégico é vasto ao ponto de antecipar o ataque e preparar armadilhas para dizimar as tropas inglesas. Considerando que a disputa entre os dois parece ser o ponto-chave desse ano, Heahmund precisará reconhecer seu inimigo como igual se quiser ter alguma chance de derrotá-lo.

Ivar, por sua vez, novamente toma os holofotes: o nórdico tem seu lado humano brevemente mostrado durante os momentos iniciais antes de tornar-se mais diabólico do que nunca, provando não só ser sádico como também muito habilidoso na hora praticar violência. A cena onde, mesmo ferido, aterroriza os soldados saxões mostra o quão intimidador e poderoso é o "aleijado". Porém nem todos concordam com os seus métodos.

O episódio dá um grande passo no que se trata do conflito interno entre os Lothbroks. Ubbe (Jordan Patrick Smith) e Hvitserk (Marco Ilso) tentam contornar a liderança de Ivar para fazer um pacto com o inimigo. O plano dá errado, e o Desossado descobre a traição - colocando-os em pé de guerra. Para agravar ainda mais a situação, Hvitserk abandona seu irmão desertor para aliar-se com Ivar.

Em "The Plan", esse conflito é levado a outro nível com Lagertha (Katheryn Winnick) propondo união com Ubbe para lutar contra seus inimigos em comum: Ivar e o rei Harald (Peter Franzén). É certo dizer que a família que Ragnar Lothbrok deixou nunca mais será a mesma.

Falando em Ragnar, paralelamente Bjorn Ironside (Alexander Ludwig) continua seguindo os passos do pai com mais proximidade ao ter como objetivo explorar o mundo ao invés de travar guerras. Sua expedição para conhecer o Mediterrâneo mal desembarca na ilha da Sicília, um icônico posto comercial histórico, e o viajante já cogita levar sua jornada para a África. Enquanto a aventura tem precisão histórica ao mostrar como os vikings estiveram ao redor do mundo, no contexto de uma série de ficção o arco parece ainda não ter seu propósito revelado ou conflitos estabelecidos, constantemente correndo o risco de cair no tédio e afundar o ritmo da temporada.

De qualquer forma, Vikings segura bem as pontas ao mostrar tanto o lado combatente quanto explorador do povo nórdico. A temporada atual parece muito mais orientada pela ação e trilha um caminho que, pelo menos, é bem agradável de acompanhar.

Vikings é transmitida simultaneamente pelo canal pago Fox Premium 2 todas as quintas, às 1h da manhã - com reprises às 22h do mesmo dia. Além disso, os capítulos entram para o catálogo do serviço de streaming Fox Play na manhã seguinte à exibição original. As temporadas anteriores estão também no catálogo da Netflix.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.