Séries e TV

Artigo

Vikings | 5ª temporada prepara exércitos para grande batalha

Conflito pode trazer nova mudança de rumo para o seriado

04.01.2018, às 13H22.
Atualizada em 07.01.2018, ÀS 19H02

Alianças inusitadas parecem ser um tema recorrente na quinta temporada de Vikings. Com "The Prisoner", "The Message" e "Full Moon", capítulos cinco, seis e sete, o seriado criou "equipes" para disputar uma guerra cada vez mais próxima.

[Cuidado! Spoilers da quinta temporada de Vikings abaixo]

O quinto episódio começa logo após a retomada de York pelos ingleses. O exército saxão comemora e já planeja cerimônias quando são surpreendidos pelos vikings, escondidos no esgoto da cidade. O momento serve para bater na tecla de que Ivar (Alex Hogh Andersen) é um grande estrategista, algo que já foi dito. Isso cria uma sensação de repetição, como se o programa não estivesse confiante de que sua mensagem foi captada pelo público. Felizmente, a cena de batalha em si compensa com ótimos momentos de um sangrento conflito claustrofóbico.

No meio de toda a batalha, é interessante ver como a disputa entre Ivar e Heahmund é respeitosa, apesar de brutal: há certa honra entre guerreiros. Ter isso bem definido é o que faz o embate funcionar e deixa emocionante os momentos onde ambos se enfrentam. O nórdico derrota e captura o bispo, tendo-o como prisioneiro. Ao invés de humilhação ou tortura, Ivar oferece parceria na vindoura guerra contra Lagertha (Katheryn Winnick), dando a oportunidade de completar sua missão de "aniquilar os guerreiros pagãos" ao mesmo tempo que serve os interesses do Desossado, Hvitserk (Marco Ilso) e do rei Harald (Peter Franzén) .

Em certos momentos, a estranha relação que compartilham remete a de Ragnar (Travis Fimmel) e Athelstan (George Blagden): ambos são apresentados como opostos, e tê-los interagindo traz uma troca de informações, perspectivas e experiências muita rica para entender o vasto contexto histórico da série.

Explorar as diferenças e colocar o contexto histórico em primeiro plano também é o ponto central do arco de Bjorn (Alexander Ludwig). Na sua jornada pelo oriente médio, o guerreiro viking serve como os olhos dos espectadores para apresentar a política, tradições e costumes daquele povo. Além de expandir mais o universo da série, ter essas comparações mostram que Vikings contextualizou tão bem a cultura de seus protagonistas que seus hábitos e crenças já se parecem cotidianos aos espectador, causando contraste com outras formas de sociedade.

Mas isso não vai durar muito.

Calmaria antes da tempestade

O que "The Message" e "Full Moon" deixam claro é que os dias da narrativa fragmentada estão para acabar. A trama, que começou espalhada ao redor do mundo, agora parece estar diminuindo sua quantidade de núcleos: Ivar se junta a Hvitserk, Harald e Heahmund para combater Lagertha e sair da sombra de seu pai; Bjorn reúne guerreiros para lutar pela sua mãe e defender seu lar ao lado de Ubbe (Jordan Patrick Smith).

Tal como nos anos anteriores, a temporada agora indica que retornará a girar em torno da pequena cidade nórdica - mas isso não acontecerá sem muito derramamento de sangue. O conflito pode trazer grandes mudanças para Vikings, como a possível saída de Lagertha da série, com a atriz Katheryn Winnick passando para o posto de diretora nos episódios futuros.

A batalha é inevitável e iminente. Anteriormente, o criador Michael Hirst já havia afirmado que será um melhores episódios do programa: "A batalha por Kattegat sempre será intensa para os filhos, porque é onde o pai deles reinou. Ragnar não gostava de ser rei, mas ele era e agora seus filhos terão que ser. É uma coisa de pai e filho. Espere só para ver o episódio dez da quinta temporada. A batalha por Kattegat é a coisa mais extraordinária que já gravamos."

Seja como for, Vikings pode novamente mudar de rumo ao eliminar uma de suas personagens mais antigas e dar motivos concretos para uma guerra civil dentro do clã Lothbrok.

Vikings é transmitida simultaneamente pelo canal pago Fox Premium 2 todas as quintas, às 1h da manhã - com reprises às 22h do mesmo dia. Além disso, os capítulos entram para o catálogo do serviço de streaming Fox Play na manhã seguinte à exibição original. As temporadas anteriores estão também no catálogo da Netflix.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.