Séries e TV

Vikings | Guerra entre Ivar e Lagertha cria novas possibilidades para a 5ª temporada

Com conflito pouco impactante, seriado dá indícios de direção dos dois capítulos restantes
-
Vikings/History Channel/Divulgação
 - Vikings/History Channel/Divulgação

O conflito entre Ivar (Alex Hogh Andersen) e Lagertha (Katheryn Winnick) é um dos mais antigos do programa, que sempre mostrou o guerreiro contra a escudeira por suas diferenças pessoais e relações igualmente conflitantes com Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel).

Agora, Vikings busca resolução a essa intriga ao colocar ambos em guerra mortal em "The Joke", oitavo episódio da 5ª temporada. O resultado acaba fugindo um pouco do esperado.

[Cuidado! Spoilers de Vikings abaixo]

Desconfiança e disputa são temas presentes desde o início do capítulo: a aldeia religiosa idealizada por Floki (Gustaf Skarsgard) passa por um choque de realidade. A insatisfação é mostrada desde o primeiro momento que os habitantes pisaram na suposta terra dos deuses, mas só agora a revolta ganha forma quando o "líder" é questionado por suas mentiras.

Enquanto a subtrama não tem muito espaço, ela dá o tom do que esperar do grande conflito. O episódio não perde tempo e vai direto para o campo de batalha. Pouco antes dos exércitos resolverem suas diferenças, Bjorn (Alexander Ludwig) tenta uma reconciliação pacífica com seu meio irmão para evitar o derramamento de sangue. Durante um momento, Ivar parece ter aceitado a ideia - até revelar que tomou sua decisão e manterá sua promessa de aniquilar a assassina de sua mãe. A discussão demonstra a necessidade da guerra: os descendentes de Ragnar já estão fragmentados demais para se reunirem. Portanto, é preciso resolver as diferenças de uma forma ou outra.

Vikings/History Channel/Divulgação
 - Vikings/History Channel/Divulgação

A guerra começa, e a produção acerta a mão ao não fugir da violência com brutais cenas de morte. Falta só um pouco de foco na hora do que acompanhar: o programa dá mais tempo de tela aos secundários, como Hvitserk (Marco Ilso) e Heahmund (Jonathan Rhys Meyers), do que mostrando situações onde Lagertha ou qualquer um dos demais protagonistas estejam em risco. Visualmente, a batalha não decepciona, mas a falta de uma ameaça real - mostrada em tela - coloca a relevância do evento em risco.

Felizmente, a trama passa por um ponto de virada ao utilizar o conflito como uma forma de avançar a história, ao invés de tê-la como uma resolução final para todos os problemas. Lagertha ter resgatado Heahmund da morte pode trazer dinâmicas interessantes, afinal o aliado mais incomum de Ivar agora está com o inimigo. Falando em Ivar, o guerreiro surpreende ao utilizar seu potencial estrategista como desculpa para evitar a batalha. Mesmo no momento em que Harald (Peter Franzén) pede ajuda, o Desossado fica na defensiva e observa a guerra da lateral, cercado por suas tropas. Esse simples ato pode destruir a sua reputação de cão enfurecido e raivoso que tem entre os nórdicos, mostrando que é bom de latir, mas não de morder.

Vikings/History Channel/Divulgação
 - Vikings/History Channel/Divulgação

A batalha de Vikings pode acabar sendo divisiva entre os fãs, principalmente para os que torciam por uma grande morte. Ainda assim, o seriado indicou que tem um objetivo pela frente, e é certo dizer que os eventos de "The Joke" terão consequências nos dois episódios restantes da primeira metade da 5ª temporada.

Vikings é transmitida simultaneamente pelo canal pago Fox Premium 2 todas as quintas, às 1h da manhã - com reprises às 22h do mesmo dia. Além disso, os capítulos entram para o catálogo do serviço de streaming Fox Play na manhã seguinte à exibição original. As temporadas anteriores estão também no catálogo da Netflix.

Leia mais sobre Vikings

Galeria de imagens (51)

Ela como uma heroína da DC ficaria simplesmente demais !!

tipisso, ivar chegou na temporada passada..

Alguem mais percebeu umas cenas aleatorias estilo jogos mortais que apareciam no meio da luta? uns olhos sendo furados e uma mulher quebrado no meio com um escudo.. com certeza não foi gravado junto com a batalha, dava pra ver que tinham outra cor inclusive. parece que incluiram só pra parecer mais sanguinária.. gostei de tudo, menos disso =D

AInda bem que Ivar voltou a rastejar e não praticamente andar como fazia antes, ninguem percebeu que Laguertha não estava lá? Ivar fugindo da luta? ficou forçado.

Faz sentido.

A linha do tempo dessa série é estranha comparado com a história. Bjorn, Harald e Halfdan que na realidade não são irmaos etc

A série está OK. Estou sentindo um certo desgaste, espero que seja apenas nessa temporada. Ivar é muito forçado, o ator, aquela vozinha chata, não me convenceu. Lagertha também é uma personagem que caiu muito de rendimento, Floki a mesma coisa. Espero que melhore apenas isto.

O conflito entre Ivar e Lagertha é um dos mais recentes do programa... isso sim! kkkk

Não tinha como estender por mais tempo a permanência dele na série, as histórias tinham q continuar. Ou poderiam terminar a série com a morte de Ragnar, o q seria tragédia maior.

Acho q o motivo maior é ser canadense. As premiações de séries são muito comerciais e valorizam produtos americanos. Acho q o mesmo se aplica a Dark (Alemã) e Black Mirror (britânica). Note q a maior parte das séries premiadas estão sempre na 1° e 2° temporadas. É dificil uma série ser indicada e vencer com muitas temporadas avançadas (GOT é excessão, ok).

A série tem inúmeras possibilidades se respeitar a história (ou pelo menos não deturpar tanto). Harald é o primeiro rei e quem unificou a Noruega; Bjorn se torna rei do q é hj maior parte da Suécia; Ivar se torna rei de Dublin, após espalhar o horror Inglaterra adentro, e seria muito interessante abordar o confronto dele com o Rei Edmundo, q após ser torturado e executado por Ivar, se tornou santo mártir da Igreja. Há ainda o segmento de Floki e a colonização da Islândia, a menos interessante das possibilidades.

Concordo, eu gostaria muito q a série contasse a história da invasão de Ivar a Anglia Oriental e sob como o Rei Edmundo padeceu sob as mãos dele. (o rei Edmundo se tornou santo pra a Igreja, por martirio, pois ele teria sido torturado por dias e depois executado pelo próprio Ivar)).

Que mate ela. Adoro a atriz, mas a personagem está ficando muito endeusada e isso tá me irritando demais, ela já está numa idade que não ter essa pique todo e ainda sim tá batalhando como senão fosse nada. Está na hora da Largetha cair e o Bjorn desaparecer, pois ele também já está tendo um foco que não deveria. O Ivar tem que crescer muito ainda pra se tornar a maior lenda dos Vikings.

Largetha tá muito nova pra estar velha. Deveria estar com cabelos mais brancos, e também tá na hora dela e o Bjorn que ganhou o destaque que não merecia(Ele é o filho mais novo da Aslaug na verdade e não o Ivar como a série fez.) Tá na hora do Ivar se tornar a lenda que ele é de fato.

tem muita quarentona que da um banho em novinha Kate Beckinsale 44 anos, Jennifer Aniston 48 anos, Charlize Theron 42 e etc

Essas batalhas da série sempre deixam a desejar e as vezes até pulam toda a cena da batalha, como na vingança do Ragnar, uma pena.

Não esqueçam do garoto que tava bisbilhotando a Astrid tava a mando do Ivar, provavelmente. Então acho que toda essa batalha já tava planejada pelo Ivar. Ele deve tá com a cabeça lá na frente.

IVAR SAIU CORRENDO DA BATALHA FEITO UMA MENININHA! SE FOSSE NO MEU TEMPO DE CULÉGIO ISSO JAMAIS ACONTECERIA! A LARGETHA É MUITO GATA, NÃO PODE MORRER JAMAIS!

Cara, o Ragnar nao podia viver pra sempre kkk... Concordo que ele era o melhor personagem, mas a série agora tem o Ivar e Bjorn, que não são tão bons quanto mas (principalmente o Ivar) tambem sao personagens fodas!

As ações do Ivar nesse episódio podem ter várias interpretações...

"O conflito entre Ivar (Alex Hogh Andersen) e Lagertha (Katheryn Winnick) é um dos mais antigos do programa"... Mais antigos do programa kkk? Como, se o próprio Ivar só foi introduzido pra valer na temporada passada?

Canario Negro seria pfta tbm

Concordo, ele hora ou outra ia ter que lidar com o Harald e sua "estratégia" culminou numa queda significativa do exército dele, facilitando a futura subjugação.

Estou na torcida para que ela integre o elenco de algum Spin off de Game of Thrones, daria uma Visenya Targaryen perfeita.

Para ser sincero, acho que isso AINDA faz plano do Ivar... Ele saiu da Batalha, tirou o Hvitserk da batalha, e fez o Harald lutar sózinho a batalha dele.. o foco é ele matar a Lagherta.. e acho que vai dar certo, pois Heahmund esta lá para fazer a vontade de Deus e a do Ivar, como o proprio Ivar enfatizou.. tanto que durante a batalha o Heahmund só foi atingido pq ele estava olhando para a Lagherta.. ele sabe o que tem que fazer, e acredito que vai fazer...

Eu entendi um pouco diferente. Entendi que o IVAR errou mesmo na estratégia e não que ele estivesse se esquivando da batalha. Depois sim, quando ele é chamado a ajudar, ele se esquiva, mas entendo que não por não querer enfrentar os irmãos, e sim pelo simples fato de achar que seria em vão.

Gostaria de ver a Katheryn Winnick em um filme da DC ou Marvel ! Concordo com o Terry Lawson, queria ter visto ela como Capitâ Marvel !

Rapaz pra uma mulher quarentona essa Katheryn é g0stosa de mais PQP..

a melhor serie d açao ja algum tempo,nao entendo pq nao concorre a alguns premios.

Assino embaixo mando reconhecer firma no cartório e plastifico. Ah! E ponho uma foto dela.

40 é o novo 30 amiguinho.

Difícil acreditar que ela já tem 40 anos.

Essa batalha foi bem decepcionante, prometeram muito e entregaram uma batalha previsível e fraca. O bispo Heahmund foi outro personagem mal aproveitado nesse episódio, pelo jeito vão mudar os rumos dele novamente.

20 episódios divididos em duas partes, igual na season 4.

Deusa demais essa Katheryn Winnick Seria uma incrível Capitã Marvel.

Bela batalha que não morre ninguém do elenco principal...

Vai voltar a te 10 episódio ou vai se aquela patifaria de 20 episódio?

Sem Ragnar não estou mais acompanhando, queria muito que ele tivesse dado um jeito naquele irmão traira dele!

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus