Séries e TV

Artigo

Vikings | Guerra entre Ivar e Lagertha cria novas possibilidades para a 5ª temporada

Com conflito pouco impactante, seriado dá indícios de direção dos dois capítulos restantes

12.01.2018, às 17H56.
Atualizada em 12.01.2018, ÀS 20H01

O conflito entre Ivar (Alex Hogh Andersen) e Lagertha (Katheryn Winnick) é um dos mais antigos do programa, que sempre mostrou o guerreiro contra a escudeira por suas diferenças pessoais e relações igualmente conflitantes com Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel).

Vikings/History Channel/Divulgação

Agora, Vikings busca resolução a essa intriga ao colocar ambos em guerra mortal em "The Joke", oitavo episódio da 5ª temporada. O resultado acaba fugindo um pouco do esperado.

[Cuidado! Spoilers de Vikings abaixo]

Desconfiança e disputa são temas presentes desde o início do capítulo: a aldeia religiosa idealizada por Floki (Gustaf Skarsgard) passa por um choque de realidade. A insatisfação é mostrada desde o primeiro momento que os habitantes pisaram na suposta terra dos deuses, mas só agora a revolta ganha forma quando o "líder" é questionado por suas mentiras.

Enquanto a subtrama não tem muito espaço, ela dá o tom do que esperar do grande conflito. O episódio não perde tempo e vai direto para o campo de batalha. Pouco antes dos exércitos resolverem suas diferenças, Bjorn (Alexander Ludwig) tenta uma reconciliação pacífica com seu meio irmão para evitar o derramamento de sangue. Durante um momento, Ivar parece ter aceitado a ideia - até revelar que tomou sua decisão e manterá sua promessa de aniquilar a assassina de sua mãe. A discussão demonstra a necessidade da guerra: os descendentes de Ragnar já estão fragmentados demais para se reunirem. Portanto, é preciso resolver as diferenças de uma forma ou outra.

A guerra começa, e a produção acerta a mão ao não fugir da violência com brutais cenas de morte. Falta só um pouco de foco na hora do que acompanhar: o programa dá mais tempo de tela aos secundários, como Hvitserk (Marco Ilso) e Heahmund (Jonathan Rhys Meyers), do que mostrando situações onde Lagertha ou qualquer um dos demais protagonistas estejam em risco. Visualmente, a batalha não decepciona, mas a falta de uma ameaça real - mostrada em tela - coloca a relevância do evento em risco.

Felizmente, a trama passa por um ponto de virada ao utilizar o conflito como uma forma de avançar a história, ao invés de tê-la como uma resolução final para todos os problemas. Lagertha ter resgatado Heahmund da morte pode trazer dinâmicas interessantes, afinal o aliado mais incomum de Ivar agora está com o inimigo. Falando em Ivar, o guerreiro surpreende ao utilizar seu potencial estrategista como desculpa para evitar a batalha. Mesmo no momento em que Harald (Peter Franzén) pede ajuda, o Desossado fica na defensiva e observa a guerra da lateral, cercado por suas tropas. Esse simples ato pode destruir a sua reputação de cão enfurecido e raivoso que tem entre os nórdicos, mostrando que é bom de latir, mas não de morder.

Vikings/History Channel/Divulgação

A batalha de Vikings pode acabar sendo divisiva entre os fãs, principalmente para os que torciam por uma grande morte. Ainda assim, o seriado indicou que tem um objetivo pela frente, e é certo dizer que os eventos de "The Joke" terão consequências nos dois episódios restantes da primeira metade da 5ª temporada.

Vikings é transmitida simultaneamente pelo canal pago Fox Premium 2 todas as quintas, às 1h da manhã - com reprises às 22h do mesmo dia. Além disso, os capítulos entram para o catálogo do serviço de streaming Fox Play na manhã seguinte à exibição original. As temporadas anteriores estão também no catálogo da Netflix.

Vikings/History Channel/Divulgação

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.