![]() |
![]() |
Viaje no tempo muito bem acompanhado
Quando se fala em seriados live-action de heróis japoneses, logo nos lembramos de Jaspion, Changeman, Jiraiya e afins. Alguns, um pouco mais velhos, podem se lembrar de Ultraman, Spectreman e Ultra Seven. Via de regra, o que vem à mente é o estereótipo do mocinho que luta contra monstros. A despeito desse tipo de seriado ser muito legal e divertido, o mundo dos heróis japoneses é bem mais amplo.
Um bom exemplo de seriado mais adulto e elaborado é Jikuu Keisatsu Wecker - Polícia Dimensional Wecker. Unindo ação, humor e drama, a saga mostra as aventuras de um trio de gracinhas boas de briga. Yury (Megumi Amano), Mille (Mieko Tsuchiya) e Lily (Miku Kuryu), são integrantes da divisão MUDIX (Meridian Unite Dimension Investigation eXperts), criada para controlar e prevenir o mau uso da tecnologia de viagens no tempo. A ação começa no ano 2130 e volta para o presente, conforme o trio caça criminosos temporais.
Criada por Kazuya Hatasawa e pelo ator Hiroshi Watari, Wecker estreou no Japão em junho de 2001 na forma de uma míni-série de três capítulos lançada em DVD. O criador e diretor Hiroshi Watari também interpreta o policial Varn, irmão de uma das agentes. O astro ficou famoso nos anos 80 como o Boomerman da série Jaspion (1985) e como o protagonista de Sharivan (1983) e Spielvan (1986). Formado pela JAE (Japan Action Enterpriese), a academia de dublês do lendário Sonny Chiba, Watari também dirigiu as cenas de ação desta badalada produção das empresas KOBI e LayUp.
Wecker fez algum sucesso e, em janeiro deste ano, a TV Asahi do Japão exibiu uma nova série de doze capítulos intitulada Wecker D-02, com uma equipe de seis beldades, as agentes Eree, Kana, Mei, Saki, Hal e Amu.
A série original já foi exibida na França, onde estreou antes mesmo do Japão, tamanho o sucesso desse tipo de produção naquele país.
Sites oficiais (em japonês)
Wecker:
http://www.d-v-v.com/wecker/index.html
Wecker D-02