Bates Motel
Séries e TV - Drama, Mystery, Suspense
Bates Motel (2014)
(Bates Motel)
  • País: EUA
  • Classificação: livre
  • Estreia: None
  • Duração: indisponível

Bates Motel - 5ª Temporada | Crítica

Atualização do clássico Psicose traz novas reviravoltas, mas mantém a história macabra

Bates Motel teve uma jornada curiosa até seu último ano. Ao ser anunciada, a série não foi muito bem recebida devido ao assunto que abordaria: os clássicos personagens imortalizados no filme Psicose, de 1960, dirigido por Alfred Hitchcock. Não seria uma tarefa fácil contar o passado de Norma (Vera Farmiga) e Norman Bates (Freddie Highmore), explicar tudo até o ponto momento que vemos no longa. Ainda assim, o desafio estava aceito e começava o prelúdio.

[Cuidado, possíveis spoilers abaixo!]

Foram quatro anos de altos e baixos, mas a constância da atuação dos protagonistas sustentava todo o restante. A quinta temporada, por sua vez, trazia a mais difícil tarefa de todas: adaptar os acontecimentos do filme, trazer Marion Crane (Rihanna) de volta e refazer a clássica cena do assassinato no banheiro do motel. A série já tinha se provado quando escolheu matar Norma com o suposto vazamento de gás, sendo ainda mais corajosa quando coloca a polícia para determinar sua morte um suicídio; mas refazer a clássica cena do chuveiro ainda era um grande desafio para a produção.

Desde o primeiro episódio do quinto ano, Bates Motel deixava claro que estava em sua reta final. Norman nunca estivera mais descontrolado enquanto estava sozinho - em companhia apenas de sua doença - na grande casa aos fundos do motel. Aliás, todas as cenas que envolvem Norma nessa temporada são espetacularmente bem feitas, sempre fazendo referência à outra personalidade na mente do jovem. Nos últimos episódios, os jogos com espelhos e vidros dão um ar ainda mais especial à doença, principalmente quando a mãe toma conta.

Por mais instável que a série tenha sido ao longo de seus cinco anos, os episódios finais trazem tensão e um estranho conforto simultaneamente. É curioso como mesmo que tenha se baseado no filme original, o programa toma alguns rumos completamente diferentes, mas quase tudo funciona dentro do proposto. A nova morte no chuveiro, por exemplo, cabe perfeitamente nos moldes introduzidos, honrando a original sem copiá-la.

Parte do problema da série é, no entanto, seus novos personagens. Dylan Massett (Max Thieriot), Alex Romero (Nestor Carbonell), Emma Decody (Olivia Cooke), entre outros, claramente servem para esticar a trama. Principalmente na última temporada, com tudo o que Norman enfrenta com sua doença e solidão, suas tramas parecem ainda mais desnecessárias.

A única nova história que se salva é a de Madeleine Loomis (Isabelle McNally). Sua semelhança com Norma e a obsessão de Norman come ela deixam ainda mais evidente o elemento imaginativo da doença, causando confusão no jovem e introduzindo Sam Loomis (Austin Nichols) de uma forma diferente, dando ainda mais embasamento para as decisões tomadas pelos roteiristas.

Bates Motel é uma boa atualização de um clássico, com novas reviravoltas surpreendentes apesar de manter o tom sóbrio da obra original. As excelentes performances de Freddie Highmore e Vera Farmiga entregam ainda mais credibilidade ao prelúdio, que homenageia o clássico de maneira sutil e velada. Norman e Norma Bates explicados com muito bom gosto.

Nota do crítico (Ótimo) críticas de Séries e TV
 

Final da 4 já tava puto. Já tava torcendo pra Norma morrer de tão lesa que tava pelo filho.

estava ate bom assisti ate a 4 temporada , a quinta temporada ficou muito chato ,como ja tinha assistido a 4 temporada todinha pulei a quinta degradamente adiantando ate acabar muita paia....

Necessária, forçada, que seja. Interpretaste corretamente a mudança de qualquer forma. Foi isso o que eu quis dizer, apesar da sua confusão da semântica.

A maconha foi legalizada e acabou toda aquela violência e drama, no final eles dão uma breve e suficiente explicação.

Também não mostrou o que houve realmente com o Psiquiatra dele, nem mostrou o Dylan descobrindo o que aconteceu com o Caleb... E as gravações que o Stick fez? O que ocorreu? Aquela cena forçada do chuveiro!! Super foco de câmera numa placa de banheiro... Ai ai! Realmente, de toda a série, a única parte que não foi boa e mal feita, foi da metade pro fim!!

Ótima série, personagens envolventes e excelente trama.

Não, não é. Baseado não é sinônimo de copiado. Mas você não é obrigado a assistir, que fique claro.

se você faz uma série baseada no clássico, ja é uma copia né? aliás isso ta tão comum hoje em dia com esses remakes que realmente deveriam ter recriado a cena pra fazer sentido a existência dessa serie

como? me diz também quero vê....

Mais uma séria que deveria ter acabado na 4 temporada!! Recontar Psicose com o final "leite com pêra" desses e trocar a cena antológica do chuveiro só pra Rihanna não levar facada foi uma péssima decisão!! Muito Triste isso!! Vou voltar aos filmes clássicos.

Concordo lindo de viver

ROMERO HOMÃO DA PORRA ESSE ATÉ VALIA A PENA NA SERIE

Exato, essa historia da plantação de maconha ficou pra trás e se perdeu,não entendi

Serie mt show!! Só achei que o final saiu barato pro Norman... destaque pras atuações fod@ da Vera e do Freddie, em contraste com as do Dylan e Madeleine q n curti mt. Essa última em especial. Em fim, vou sentir saudade...

AMO MINHA EMMA E MEU ROMERO E VOU PROTEGE-LOS!!!!

A serie é maravilhosa!! Vera Farmiga e Freddie Highmore são almas gêmeas da tv contracenando juntos. Acompanhar toda a evolução da doença do Norman até o auge de sua loucura foi fenomenal. Eu também critiquei bastante a serie antes de seu lançamento pois Psicose na minha visão é um clássico que não precisa de uma outra visão, porém a sutileza com que a serie tratou as referencias ao titulo original foi muito inteligente. E eu concordo que as tramas secundárias só serviram pra encher linguiça, a plantação de maconha então zzzzzz.

O personagem deve ter. Pq aquilo definitivamente é língua presa KKKKM

Freddie não tem língua presa não!

Não foi forçada, foi necessária justamente para não ser cópia descarada do Hitchcock.

Não acho que as tramas secundárias sejam desnecessárias. Emma, Dylan e Romero dão um gás na história como um todo.

A série é boazinha até, só que previsível demais, tirando a cena do chuveiro que tiveram que mudar de forma forçada. Nem chega sequer aos pés do masterpiece do mestre Hitchcok, Psicose.

Série excelente, uma das melhores dos últimos tempos...terminei a 5º temporada ontem....nota 10

amei a série do começo ao fim, não assisti psicose mas agora com o fim da série vou assistir.. vou sentir muita falta da série <3

Caramba gente, esqueceram da 2ª temporada, onde basicamente a trama principal girava em torno da plantação de maconha e disputa de território? Achei bom ao mesmo tempo que achei ruim a medida que isso se distanciava da trama original. A série é muito boa mas Freddie merece MUITO pelo menos indicação ao emmy.

5 ovos fácil, série espectacular e as atuações na série são foda!

5 ovos fácil pra mim, série espetacular e os protagonistas levam toda a trama nas costa com as atuação dignas de oscar!

Fui um dos primeiros a criticar e condenar a serie antes mesmo dela estreiar, pensava "Como pode alguém mexer em uma das maiores obras do cinema", quando assisti a serie percebi que estava enganado. Apesar de não ter gostado muito do final, a serie como um todo foi muito boa, com as atuações incriveis da Vera Farmiga (Injustamente não indicada ao Emmy) Freddie Highmore cativando a atenção de critica e publico. Em suma a serie provavelmente não deve receber atenção nas premiações, mas isto não tira merito algum da serie.

Obrigado

Olha, se você assistiu toda a série e chega na última, digo que nem é tão surpreendente assim, mas é satisfatório.

Obrigada vou ver se eu consigo.

Me decepcionei um pouco com o fim que teve, estava ótimo ate o 4 ep. Mais a serie tomou um rumo estranho se tornando um serie de tribunal ao invés de concluir a trama, a paixão do Normam pela Ms. Loomis foi esquecida da metade para o fim, a Ema não teve importância nenhum só apareceu para encher línguica é o Dylan é muito apatico para gerar uma epicidade naquele fim. Acho que teria sido melhor se fosse mais fiel ao filme, mais enfim entre altos e baixos valeu a pena assistir esse anos.

Eu assisti no Netcine

Essa série merecia 5 ovos fácil!!!

E pra quem nunca viu o filme,surpreende?

To me segurando pra assistir essa ultima temporada pq estou na semana de provas da faculdade,assim que terminar vou correndo assistirrr

Quinta temporada é a ultima

Me tirem uma dúvida: terminei de assistir a terceira temporada. A série vai até a quarta ou quinta como está no texto acima?

Essa série é incrível. Pena que nunca vai ter o devido reconhecimento pelo público.

Eu quero assistir a 5 temporada...alguém me diz onde eu acho,por favor

Ótima serie,não foi arrastada terminou no tempo certo!!!

Eu discordo. A 3ª é legal. A quarta só engrena do meio pro fim.

Sim. Deve ser pq comecei vendo no Universal Channel KKKKK aí acabei acostumando. O ator tem língua presa,isso me incomoda KKKKKKKKK

A única temporada desnecessária e de menor qualidade foi a 3ª, as demais foram um primor. Que série!

sério?? como eu não vejo nada dublado não consigo imaginar outra voz que não a do ator..

Essa temporada foi ótima, assim como toda a série. A Vera nunca esteve tão boa em cena como agora. E ele, melhorou muito no decorrer da trama. É um dos melhores atores jovens da atualidade. Em época de Game of Thrones (amo a série também, mas tenho que admitir que grande parte dos atores jovens deixam a desejar), ele se provou como Norman Bates. Pena que acabou. Sim, a temporada foi boa, mas acho que em comparação com as outras, essa foi a mais linear. Não houve aquela ascensão como houve nas outras que nos deixavam sem fôlego pelo o que viria no fim da temporada. Acho que se deu por ser justamente a parte da trama que se conhecia por causa do filme. Mesmo assim, foi incrível.

Encerramento de Bates Motel tem grandes emoções: http://bit.ly/2q7nGVz

Essa foi a melhor temporada da série. Ainda acho que poderia ter sido mais enxuta, uma 3 temporadas tava bom, ao invés de cinco.

Só eu que gosto de ver dublado? E eu não vejo nada dublado KKKKKKK a voz original do Norman me incomoda.

Um ótimo exemplo de universo expandido com qualidade. Muito bom!

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus