Dark
Séries e TV - Suspense, Horror
Dark (2017)
(Dark)
  • País: Alemanha
  • Classificação: Não definido
  • Estreia: 1 de Dezembro de 2017
  • Duração: indisponível
    Criação:
  • Elenco:

Dark - 1ª Temporada | Crítica

Com temáticas maduras e cheia de reviravoltas, série acerta em trama que desafia noção de tempo

Dark, primeira produção original alemã da Netflix, estreou envolta em mistério, mas com a premissa de ser uma das séries mais sombrias do serviço de streaming - e conseguiu o feito nos dez episódios da primeira temporada. Criada por Baran bo Odar, que dirige a maior parte dos episódios, e por Jantje Friese, responsável por assinar o roteiro da série, Dark é uma ótima pedida para quem gosta de ver histórias de ficção científica sendo usadas como pano de fundo para questões filosóficas. A primeira temporada vai fundo nisso ao debater noções de passado, presente e futuro através de uma ótica pouco ortodoxa enquanto reflete sobre algumas das principais questões que permanecem sem resposta fora da ficção: de onde viemos e, principalmente, para onde vamos?

A história se passa na cidadezinha pacata de Winden, um município industrial alemão cujo maior destaque é sediar uma usina de energia nuclear que, na história, está sendo desativada. O espectador é apresentado a personagens com grande potencial de desenvolvimento só pelo que carregam de bagagem, como o jovem Jonas Kahnwald (Louis Hofmann), que carrega a angústia de não entender o suicídio do pai ou sua mãe Hannah, (Maja Schöne) que vive um caso proibido com Ulrich Nielsen (Oliver Masucci), homem que entra em uma jornada atrás do filho desaparecido. Conforme a história vai avançando, a trama evolui e o espectador é introduzido a uma dinâmica onde passado, presente e futuro coexistem de forma não necessariamente linear.

A série de fato é sombria e as comparações que veículos como Vulture e The Guardian fizeram ostensivamente com Stranger Things fazem muito mais sentido no ponto de partida da série que no decorrer dela - há de fato a premissa de uma criança desaparecida de forma que beira o sobrenatural servindo como base da série, mas a história não se sustenta só nisso. Há outros elementos que se convergem com esse sumiço e que são fundamentais para a trama, como o surgimento de um corpo na floresta e os rastros misteriosos deixados por um homem que cometeu suicídio. Enquanto a série dos irmãos Duffer cativa pela amizade e pelo afeto entre os personagens, Dark se torna interessante pela forma como seus protagonistas externalizam os efeitos de seus traumas - e, dito isso, sim, Dark é infinitamente mais sombria que Stranger Things.

Um aspecto da série que pode gerar problemas de compreensão, além, é claro, da própria trama principal complexa, é a quantidade de personagens. Ainda que a série não deixe a impressão de ter ninguém exatamente sobrando, em 10 episódios muita gente das quatro famílias principais é apresentada - só dos Nielsen, por exemplo, são oito personagens. Além deles, há os Kahwald, Tiedemann e os Doppler. O roteiro da série faz um bom trabalho criando personalidades sólidas para cada um deles, mas, em alguns momentos, um guia com as árvores genealógicas de cada família seria bastante útil para lembrar de onde veio cada personagem - o curioso é que até mesmo essa confusão soa coerente com a proposta da série.

Em relação à parte técnica, o saldo é positivo, mas há aspectos que se sobressaem em relação a outros. Existe um cuidado detalhista, por exemplo, na fotografia da série: o clima sombrio é alimentado por uma iluminação fraca e azulada sendo contrastada por cores fortes, garantindo um ambiente melancólico quase o tempo todo; as locações externas do interior da Alemanha também caem como uma luva para a proposta visual do programa. Por outro lado, ainda que tenha uma trilha sonora excepcional, a série peca um pouco ao pesar a mão nos recursos sonoros para assustar de forma muito óbvia o espectador em vários momentos - fica a impressão de que a trama por si só não sustentaria o terror sem fazer tanto barulho.

O grande mérito de Dark está em conseguir acertar a balança da complexidade: a série não é fácil de entender, mas entrega perguntas e respostas na medida certa para não ser impossível de ser compreendida. O ritmo, nem tão rápido e nem tão lento, é ideal para não sobrecarregar o espectador de informações e o desfecho consegue ser simples sem ser óbvio - pelo contrário, é surpreendente. Jantje Friese e Baran bo Odar - leia aqui uma entrevista com a dupla - conseguiram concluir bem o primeiro ano e deixar boas expectativas plantadas para uma segunda temporada. Ainda que a série tenha sido comparada exaustivamente com Stranger Things, há elementos suficientes para quem é apaixonado por produções como Arquivo X e De Volta Para o Futuro, por exemplo. Dark é uma série com temáticas maduras e é cheia de reviravoltas - é difícil não se sentir motivado a devorar a série de uma vez só e ficar horas depois pensando em tudo que foi apresentado por ela.

Nota do crítico (Ótimo) críticas de Séries e TV
 

http://www.thisisinsider.com/dark-season-finale-analysis-2017-12 Achei bacana esse link....

Concordo plenamente com o Vitor Dias: "Interpretações e atores excelentes". Du Martins: "se perde no meio do caminho"? >> vc bebeu foi filho?

DARK > ST :)

Agreed!

Os atores se parecem MUITO mesmo, o Aleksander por ex. é idêntico à versão mais velha, (será que são pai e filhos na vida real, não cheguei a pesquisar)

afz... mais um mimizento que não entende de série, ainda mais DARK (que é complexa sim) onde é muito bem feita, criativa, aproveitado magnificamente o orçamento, etc, é só ligar os pontos que uma hora consegue sacar a jogada e entender. ELA PROMETE, CUMPRE E ENTREGA SIM!, tem um potencial GIGANTESCO para uma segunda temporada.

É....somente na Segunda temporada em diante....mas acho que valerá a pena a espera. E ainda tem outras pontas soltas....2052, por exemplo, eu acho que é ali que teremos algumas respostas cruciais.

Acho que as crianças mortas são resultados dos experimentos de Noah e sua máquina do tempo, quanto a Michael/ Mikkel, creio que ele não suportou mais o paradoxo de sua jornada. Pelo menos é o que acredito.

Eu gostei demais do seriado, espero que se tenha uma segunda temporada. Existe um potencial enorme em Dark, e torço para que explorem da melhor forma possível.

a única que da pra responder é a segunda: o Mikkel não fugiu da caverna. As outras só nas próximas temporadas

Interpretações e atores excelentes, suas versões nas linhas dos tempos são coerentes em tudo. Respeito sua opinião mas como eu disse acima, se vc acha que promete mais do que entrega, com certeza vc não entendeu tudo e não ligou os pontos como deveria. A série fecha todas as lacunas pra compreensão da primeira temporada, deixando outras abertas pras próximas. Sem dúvidas, a melhor série do ano (pra quem conseguiu compreender)

Se você teve que sair para não pirar, então com certeza a série funcionou com você (até mais do que deveria). A idéia é deixar o espectador totalmente imerso e agoniado a ponto de ter que sair pra tomar uma água. Concordo com a trilha sonora ser exagerada em alguns momentos, mas dizer que promete mais que entrega me leva a crer que vc não a compreendeu direito.

Boa

Achei que ficou com pontas demais, mas só uma opinião.

Como seria quando o Mikkel adulto via o Mikkel pequeno? Isso é de bugar...

Eu tbm achei bacana, mas achei que ficou aberto DEMAIS

Isso do padre eu entendi, mas de qual tempo ele era? Como surgiu essa máquina? Etc

O Ulrich não tinha nascido em 53, por isso não mostra ele, o Pai dele é o menino dos braços queimados, como ele teria nascido em 1953? HAHAHA

Eles tem a cor dos olhos diferentes, os atores foram muito bem escolhidos para cometer esse tipo de erro. Talvez possa ser filho do Bartosz; mas acredito que ele seja na verdade o avô do Ulrich, porque a avó dele diz que o pai dele era um pastor mas não era um Homem de fé.

Só que Noah veio do futuro apocalíptico e não quer que Jonas mude o futuro pois ele então deixaria de existir. O pai da Claudia também veio do futuro apocalíptico.

Noah veio do futuro e quer ser imortal. Jonas é um paradoxo criado pelos loops, mas não tem coragem de interromper o loop já que ele mesmo deixaria de existir. Ele sequestra o Mikkel e leva ele para o passado pra perpetuar o loop. Noah sabe que o projeto da máquina veio do futuro e o Jonas conseguiu o projeto de alguma forma e fica levando para o relojoeiro para aperfeiçoa-la, pois ele quer ir para um outro futuro alternativo já que o futuro é um acidente nuclear igual Chernobyl.

O padre matava as crianças como experimento da maquina do tempo, ele ate fala "duas facções querem dominar a viagem no tempo" e parece que aquela cadeira mandava as crianças para épocas diferentes, como se ele tivesse fazendo testes para controlar para onde elas são mandadas. Queria saber se o bartosz vira o noah em 2052. E que eles explicassem como só a claudia consegue ir para o futuro onde o jonas vai no final.

tronte ? que aparece na epoca de 1953 , é o pai do ulrich

Quem é o noah ???? esse padre maldito , oque da a entender q ele é o avo do Ulrich . ele parece ter alguma coisa sobrenatural

Quem é aquele garoto com umas queimaduras no braço esquerdo?

Achei o final dessa série extremamente mal construído. Mas, no todo, a série é boa, daria 3 ovos.

Entendi estas pontas como propositais. Seria estranho se tudo fosse resolvido. Pelo menos espero respostas se houver temporada seguinte

Essa série é realmente uma bosta, promete mais do que entrega e a trilha sonora? Por favor sempre aquela "musiquinha" para tudo no fundo, como se fosse acontecer algo, ai você fica esperando e do nada muda o cenário, a "musiquinha" é tão infernal que tem hora que você tem que tomar uma água e sair para não pirar, que tosco. Mais totalmente respeito quem gostou!

caramba! mas eles tiveram um filho juntos e criaram ele por 16 anos! e a convivência deles se iniciou na adolescência e seguiu até a vida adulta, pois o mikkel foi estudar na mesma escola q ela. tanto q tem foto dele com a turma.

se não me engano, a avó do Ulrich menciona o avô dele e fala o nome Noah, não?

eu acho que ele foi transportado pelo tempo no momento da explosão lá em 1986 mesmo e desapareceu de onde estava... se não me engano, ele acorda no mesmo lugar em que estava qdo sumiu

A Hannah nunca se importou muito com o Mikkel/Michael. Porque o amor da vida dela sempre foi o Ulrich, então ela tava era cagando pro marido quando eram crianças. Se gostou dele, gostou muito pouco, não o suficiente mas mesmo assim se casou com ele(na minha opinião, né). Então ela não ia lembrar do marido morto porque ela nem dava a mínima pra ele e nem era tão próxima do Mikkel assim pra associar a aparência dos dois os dois.

Minha dúvida é como ele volta pra época dele... achei estranho ele ficar aparecendo mais jovem na linha temporal de 2019

por isso ele foi convencido a não levar o mikkel de volta

rsrs desenvolva, por favor, a sua resposta? Não entendo nada disso....

Como estudante de alemão eu estou realmente animada com uma série alemã no Netflix que tem som e legendas em alemão e parece ser muito boa. Vai ser uma ótima oportunidade pra praticar e aprimorar o meu alemão enquanto assistindo algo interessante.

A série traz muitos elementos interessantes e que te fazem querer assistir um episódio após o outro. Sempre deixam um bom gancho para o próximo episódio. Atores muito bons e que se assemelham muito às suas versões jovens do passado. Não acho que vale a pena ficar fazendo comparações com outras séries. Ela é original e tem um objetivo muito bem definido desde o início - questionar todos os conceitos sobre o "tempo". Vale a pena assistir

Já eu acho que ela se encontra no meio do caminho. Interpretações estão longe de serem sofríveis. Achei os atores escolhidos a dedo.

Muito melhor que Stranger Things!

Ele tentou entrar na caverna mas não achou o caminho, provavelmente foi sequestrado e levado até lá por alguém pra manter o loop.

Apareceu adolescentes ou crianças num suspense é Stranger Things agora. A série é uma delícia de assistir, quem gosta de sci-fi vai se sentir representado e pra quem acha que parece Stranger Things, vai esquecer no primeiro episódio. Stranger Things poderia ter feito algo parecido nessa temporada, não fez, poderia ter ido pro lado mais lovecraftiano, não foi, ficou na punh3t4 das referências, foi legal, mas Dark superou.

Gostei muito!

Confuuuuuusa..... e promete mais do que entrega. Interpretações, as vezes, sofriveis e coincidencias que desafiam até o telespectador mais burro. Tinha tudo pra entregar algo bom mas se perde no meio do caminho com um assunto que já é por si só confuso. Dar ótimo pra essa série é forçar e beeeem a barra. Legal, seria a nota melhor. Mas nada mais do que isso.

Acho que o Noah é o amigo do Jonas do presente. Aquele que o Jonas caiu na porrada no final, pela garota. Pensei nisso porque são parecidos e porque ele entrou no carro com o Noah várias vezes. Sabe-se lá o que eles conversaram.

A série de certa forma faz lembrar Stranger Things porém, no quesito suspense é infinitamente melhor. Me chamou a atenção a fotografia da série, trilha sonora e seriedade da trama. Em Stranger Things muitas vezes fiquei confusa em saber se a trama era realmente pra ser séria ou não. E a segunda temporada foi tão ruim que desisti de assistir. Já a série Dark traz mais seriedade o único problema que também achei é questão da quantidade de personagens que são tantos que acaba deixando o telespectador confuso e perdido.

Mano não sei pq, mas achei ele semelhante com o Ulrich. Sem contar que não amostra o Ulrich de 1953 em 1986, talvez ele usa alguma energia da Usina Nuclear para se manter com aquela aparência, slá pode ser nada a ver mas... kk Série boa é assim, que faz nós criar várias teorias.

Melhor série do ano, bem mais desenvolvida que ST.

mas todas as pessoas que encontram os viajantes do tempo sao envolvidas em situações memoraveis. por exemplo a esposa do mikkel. ela o conheceu quando tinha 14 anos e ele diz q viajou no tempo. 33 anos depois, desaparece um menino, cuja a foto foi espalhada pela cidade inteira, idêntico ao marido dela q acabou de suicidar. e ela nem se toca desse fato. e isso acontece com todos. o único q esboça um leve reconhecimento é o policial tidemen.

Eu até achei estranho eles não lembrarem das pessoas do passado. Mas, eu, por exemplo, não lembro nem o que eu comi no almoço antes de ontem. Quem dirá alguém que vi a 33 anos atrás.... Eu não lembraria, na moral mesmo. Por que foram só pessoas passageiras, que eles viram 1 vez só e pronto, não iam dar tanta importância assim

Azar o seu... perdeu uma excelente série.

IMDb: 8,8 http://www.imdb.com/title/tt5753856/?ref_=nv_sr_1 Rotten Tomatoes: 88% (média de nota 7,0) https://www.rottentomatoes.com/tv/dark/s01

"Nem de longe" Você é que tá precisando melhorar seu gosto kkkkkkkkkkkkk

Entao me explique como o Alfredo ja esta adulto ao mesmo tempo que a serie recomeça exatamente com o velorio do Sigurd. Houve uma passagem de tempo no nucleo saxão, e nao ficou claro no nordico! Quanto a american gods, os 2 episodios que vi nao me cativaram, mas agora com as ferias, talvez eu dê uma nova chance.

Me lembrou doonie darko, o jonas do futuro se sacrifica pela maioria igual o donnie.

Bem difícil disso acontecer mas seria foda um crossover, o mundo invertido é o futuro e os monstros são aliens tentando nos dominar.

terminei de ver agora, muito boa mesmo, assisti ela em dois dias. me lembrou um pouco a serie 12 monkeys, e a parte da caverna ser uma fenda no tempo e bastante parecido com o livro o orfanato da srta. peregrine.. Realmente tive um pouco de trabalho pra entender quem era parente de quem, acredito que vou assistir ela de novo em alguns dias;

Amei a crítica do Rafael, comecei o primeiro ep hoje, e a escrita dela me deixou com vontade de maratonar, pra ontem.

Ah tá, saquei kkkk Quem ele é, ou se ele é algum outro personagem da serie, é difícil dizer. Ele pode ser algumas pessoas. Nessa 1 temporada não deu nenhuma indicação forte se ele é também outro personagem, que não ele mesmo. O que se sabe é que ele quase que enxerga o tempo de fora. Diferente do Jonas do futuro, que sem saber estava completando os planos do Noah, ou do próprio tempo, Noah enxerga a própria vida de Jonas, e de todos nessa cidade, como que lendo um livro. Tudo é previsível para ele. E ai, meu amigo, podemos entrar numa questão amplamente filosófica sobre determinismo e livre arbítrio, e esse padre está no centro dela. O que eu sei é que estou ansioso para a segunda temporada.

Aprenda a escrever, seu analfabeto.

Não achei nada confusa essa passagem no tempo rs, e onde você viu essas criticas? a série pegou 94 no rotten, 80 no metric, 8,2 no imdb, que são notas ótimas se comparada a dark que não passou dos 65 (Claro que a série não deixa de ser boa por isso).

eu acho que é o amigo do Jonas...é só um chute,pq quando os dois se encontram o Noah dá um livro sobre viagem no tempo pro Bartosz

eu pensei nisso também,mas vi gente reclamando que a série só chove,mas isso é por casa das viagens no tempo e tals

o avo de Ulrich, é so um chute

Isso foi explicado, são cargas elétricas magneticas que são liberadas quando alguém abria o portal, por isso as luzes se apagando e os animais mortos

Quais as chances dessa série ser passada no mesmo universo de stranger things? Eu achei tudo muito parecido, ela tem uma pegada totalmente diferente, mas depois do ocorrido do ultimo episodio aparece aquelas particulas no ar, igual as do mundo invertido, sem contar o foco do padre em fazer testes em crianças.. Em stranger things sempre é mencionado um medo dos russos/alemães e, a serie se passa na alemanha...

Prego, quer dizer que tenho tétano? Interessante😉. Pra você né cara mas na real a série é foda. E sim vc falou que tá pagando pela série kkkkk

Os 2 primeiros episódios são sonolentos. A partir do 3 (onde as viagens começam) a série muda de patamar. Pelo menos pra mim é a melhor série do ano.

Os 2 primeiros episódios são sonolentos. A partir do 3 é que a série muda de patamar completamente.

Nota bem que ele fala 3 series na frente. Pelo menos para mim até agora Dark é a melhor série que eu vi no ano mas Vikings (que eu gosto muito) pode passar. As outras duas sequer vi.

não, seu prego! só não vi nada demais até onde eu vi. um suspense muito meia boca até o momento.

Só mostraram que ele viajou no tempo e que ele é meio biruta. QUEM ele é, de onde veio, pra onde vai, eles não chegaram a explicar kkkk. Na segunda temporada devem explicar, né....

Ah, eu acho que essa parada da chuva é por causa do clima de lá mesmo... Por ser uma cidade rodeada por floresta, tem muita evapotranspiração, como consequência chove muito... Mas a morte dos animais é CERTEZA que é por causa das viagens no tempo.

Sim eu sei que é esse padre, digo quem é esse padre na série mano, de onde veio e tals, ele é um dos maiores mistério.

Ótima serie! Pra assistir tem que prestar muita atenção, em tudo, por que senão fica boiando mesmo.

Não é so girando a fechadura das portinhas que se da a passagem de tempo, quando o Helge e o Noaw executavam as crianças tambem se criava uma passagem por onde elas eram descartadas e automaticamente se abriam outros portais em outros locais da cidade. Principalmente proximo da usina onde tem um nivel muito alto de cesio. Logo, tanto o Mikeias e a cachorrinha foram absolvidos por esses portais. Assistir os dez episodios em um dia e anciosa para saber o que vai acontecer na 2 temporada.

Só eu me epguei desinteressado inumeras vezes achando q a serie andava muito devagar.

*pq o Mikkel (agora Michael) se suicidou? ele teve q c matar pra da o ciclo temporal mano loop temporal

pra mim melhor serie nova de 2017, gostei mais q American gods e The Punisher

Vc tá pagando a série? Porque Netflix tem muitas outras coisas pra ver. E não importa é sim uma das melhores séries do ano, talvez vc não acostumou por ser Alemã. Ou vc só deve gostar de filmes infantis cara

https://www.google.com.br/search?client=ms-android-motorola&biw=360&bih=263&tbm=isch&sa=1&ei=OdcpWpjhL4iXwgSAipmYDw&sjs=3&q=dark+series+netflix+dark&oq=dark+series+netflix+dark&gs_l=mobile-gws-img.12...88553.91144.0.91895.5.4.0.0.0.0.481.1319.0j1j1j0j2.4.0....0...1.1j4.64.mobile-gws-img..1.1.230...0i8i30k1.0.AzXRKH-DyVQ#imgrc=CUoRtYJ8zAtXiM:

Amo vikings mas chegou cagando tudo, com a passagem do tempo confusa, entre outras coisas. Mr robot teve 8 episodios otimos! Fortissima candidata a serie do ano mesmo! American gods larguei no 2° episodio, e vi mais criticas negativas que positivas. Talvez eu volte a ver

Vai ver "alguem" deixou aberta.....(de proposito ?) hahaha isso eh o que me fascinou nessa serie

o q eu achei mais estranho é as pessoas não reconhecer no futuro quem eles encontraram no passado e tbm pq ninguém pergunta o q diabos é a oscilação na rede elétrica

pelo o q noah fala no final, entendi q eles são uma tentativa de criar um ser humano melhorado, q não sofra as agonias causadas pela passagem do tempo.

É talvez vc esteja tentando ser um pseudo-diferentão.... RS.... Mas de boas, eu argumentei com uma pessoa outro dia sobre isso, não é questão de ser inteligente ou burro, é normal as gerações mais novas, por conta da idade serem um pouco mais, digamos, afoitas e imediatistas, isso é do ser humano, e por conta desta característica é da cadência da série, entendo que talvez não chame a atenção da galera da sua idade, entretanto, como TD na vida, existem exceções e vc parece ser uma delas, parabéns!

E esse típico comentário de desmerecer premiações irrita.. Pois geralmente quem faz faz porque sua queridinha não ganhou.. Mas se ganha vira importante.. E premiações apenas indicam o melhor dos melhores.. Tem erros mas ainda assim são importantes.. Sem Oscar provavelmente eu nunca veria Platoon ou O Tambor(Alemanha) e muito do cinema internacional jamais chegaria aqui..

Nem sempre ate concordo.. Mas muitas vezes sim. TWD e Supernatural aliás nunca foram de premiações.. Tem audiência mas não prêmios.. Mas GOT, STRANGER e dezenas de outras tem ambos.. Da pra ser muito boa e ser de nicho.. Dá.. Mas não é exatamente o caso de Leftovers que veio de um livro de sucesso.. E sobre audiência TWD é so queda.. https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/series-e-tv/2017/11/the-walking-dead-perde-mais-500-mil-espectadores-e-atinge-outra-baixa-de-audiencia

Tá, mas quem é esse Padre vey kkk

"O futuro também influência o passado." como diz na série. Acho que Jonas existia pq no futuro o Mikkel desaparecia e logo voltava para o passado assim tornando-se o pai do Jonas, acho que o desaparecimento do Mikkel não altera nada, e sim cria a existência do Jonas. Jonas pararia de existir se o Mikkel não desaparecesse.

Otimo ponto, ja reparou que do nada fica chovendo....do nada para.....etc....? Td bem que por exemplo onde vivo eh assim tb,mas talvez esteja conectado com o que vc falou hehe

Verdade...Stranger Things eh otima,mas Stranger things, convenhamos que o ponto forte eh o elenco, principalmente as criancas, aqueles garotos sao de outro mundo atuando.... Dark totalmente escola europeia, fotografia,trama improvavel, complexidade nos personagens (humanizacao total) enfim...10 pontos hehe

Exato!!!

O quarto construído pelo Noah ficava logo abaixo da passagem. Bem provável que haja outro caminho, pelo menos pra um animal passar, ali perto. Por outro lado, essa explicação das portas terem sido construídas depois faz sentido. Não precisa ser pela Claudia daquela época, mas pela versão velha ou algum dos outros dois ( Jonas e Noah)

Sei que algumas aves se orientam pelo campo magnético da Terra. Talvez por serem mais sensíveis bastava uma leve distorção da fenda pra elas morrerem. Até o veterinário vê que algo estava errado na cabeça de um animal quando abriu o crânio.

O que mais bugou foi Jonas existir antes do desaparecimento do Mikkel.

São pontas soltas propositalmente para serem exploradas na segunda temporada. Já sobre Hegel, vai ver ele simplesmente não estava morto.

Acho que no caso do Mikkel foi o próprio Jonas do futuro que levou ele até lá ja que quando o Jonas do presente queria levar o Mikkel de volta ele não quis deixar pra não alterar a linha do tempo e apagar sua própria existência. Agora o resto não faço a mínima ideia

UHUMM, sei AKOSAOAP

Não vejo... povo fica todo todo, só pq eu dormi. Chato aqui é mato.

Esse paga pra ver Velozes e Furiosos no cinema usausnaisklasa

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus