Devilman Crybaby
Séries e TV - Animation
Devilman Crybaby (2018)
(Devilman Crybaby)
  • País: Japão
  • Classificação: Não definido
  • Estreia: 5 de Janeiro de 2018
  • Duração: indisponível
    Criação:
  • Elenco:

Devilman Crybaby | Crítica

Com muito estilo e alma, nova adaptação do mangá clássico pela Netflix é o primeiro ótimo anime de 2018

Com diversos anúncios durante 2017, a Netflix revelou que tem um compromisso com os animes. Para começar bem o ano, o serviço de streaming fechou uma parceria com a produtora Science SARU para distribuir Devilman Crybaby, reinterpretação moderna do clássico mangá bizarro de Go Nagai publicado no Japão na década de 1970.

A trama acompanha Akira Fudo, um garoto sensível sem grandes feitos ou amigos na escola que se reencontra com Ryo, seu amigo de infância, após muitos anos separados. Ryo tenta recrutá-lo para uma missão: provar ao mundo que demônios são reais e andam entre as pessoas. Durante uma festa tomada pelos monstros, Akira é possuído por um e torna-se um demônio com coração humano, tendo como objetivo proteger a raça humana dos seres diabólicos.

O primeiro capítulo causa um estranhamento inicial pelo seu uso de violência e sexo gráfico, que parecem gratuitos antes da série apresentar seu propósito. Os demais capítulos recompensam ao discutir a condição humana em meio a dificuldades, demonstrando como a fraqueza da mente humana pode superar até a força física através de vícios e outros mecanismos de escape para lidar com perda, pobreza e abandono.

Ainda assim, o programa levanta a questão de se tal "fraqueza" emocional é realmente um defeito. Ao mesmo tempo em que a insegurança e desconfiança entre as pessoas criam conflitos desnecessários como racismo, guerra xenofobia, a capacidade de ser ferido - e reconhecer que outros também sofrem - é o que permite empatia e união entre os seres humanos (algo que é representado com maestria nos capítulos finais onde o mundo é tomado pelo caos e desordem). É necessário confiança para debater tais temas em meio à um anime onde onde demônios estraçalham pessoas, e Devilman Crybaby acerta em cheio ao demonstrar humanidade.

O ponto que pode ser divisivo é a qualidade da animação. De início os traços parecem amadores e com personagens desproporcionais. Ao ritmo que o seriado avança, fica claro que o visual é parte do estilo rápido, fluído e viajado que marca as obras de Masaaki Yuasa, conhecido também por Ping Pong The Animation.

Cores vibrantes e lutas frenéticas dão vida à ação, e a qualidade se mantém consistente até os momentos finais. O destaque fica por conta da excelente trilha sonora de Kensuke Ushio, conhecido do diretor. Com sintetizadores e baterias eletrônicas, a música com pegada de synthwave agrega ao estilo noventista da animação e dá suspense aos momentos mais intensos.

Devilman Crybaby pode causar um certo estranhamento, mas a animação recompensa a paciência com muito estilo e, principalmente, coração. A adaptação obra de Go Nagai mantém charme brutal e erótico do mangá original, garantindo a Netlix o título de casa do primeiro ótimo anime de 2018.

Nota do crítico (Ótimo) críticas de Séries e TV
 

Um dos melhores animes que já vi. Me impactou bastante. Alguém pode me ajudar a encontrar os mangás para leitura? Vi que existem vários arcos não consigo estabelecer a cronologia

pois é...tem gente q gostou, e gente q n curtiu.

Como animador, eu tenho que discordar de você. É um primor a atenção a detalhes de movimento onde realmente importa. As cenas de corrida são fantásticas. Como já dito anteriormente por outra pessoa, você talvez não goste do character design, mas a animação é irretocável e extremamente autoral.

foi intenção do estúdio...mas a animação achei ruim demais, muito pobre.

Particularmente, (e acredito que essa tenha sido a intenção do estúdio), a animação "traço" combina com a história e complementa muito a narrativa, não consigo imaginar esse enredo acompanhado de desenhos mais proporcionais como os das animações que você citou.

crunchyroll também dubla, apesar da dublagem ser mais porca.

na boa, você realmente viu apenas o lado superficial da obra e isso é algo muito difícil de se fazer, sendo que ela praticamente toda é intertexto. então parabéns!

Quem está criticando a animação realmente não entendeu motivo pelo qual era é daquele jeito.

Eu tenho uma bagagem grande de animes e posso dizer que esse facilmente está entre os melhores que já vi. A qualidade artística, técnica e imersiva é de um absurdo incrível. Poucas vezes vi algo não corajoso e surpreendente. Sou muito grato pela existência desse anime.

Ótimo??? nem perto disso Animação e horrível mas não falo do estilo mas a falta de Inspiração no designer dos Demônios. a exceção do próprio Devilman e um pequeno que aparece no final os outros são muito ruins. O roteiro e rasteiro na construção de personagens uma hora Akira parece o Atormentado outra o chorão para logo depois virar o adolescente Badass, investe tempo em personagem que parecem que vão ser importantes para descarta-los em segundos no final e tem uma metáfora visual que e repetida 6 vezes que me deu raiva (OK eu entendi que ele não pega o bastão), Não ruim mas esta longe de ser ótimo não conheço a versão antiga mas suspeito pelas imagens no Google que ela é melhor.

Mas é exclusivo dela. Muito mais ela que crunchyroll. Pois ai tem dublado.

eu conversei com amigos q entendem de anime (um deles até fala um pouco de japonês) até mais do q eu e mts concordaram comigo...

eu n vi capricho algum...basta comparar esse desenhos com obras como dragon ball, yu yu hakusho, berserk,,,até one punch men q é mais recente é superior

A animação literalmente fica alternado na qualidade, mas isso ta em sintonia com o traço, por isso acho ela no geral boa, mas o estúdio devia ter caprichado mais nas senas de "desfoco", é comum em muitas animações um queda na qualidade nesse momentos, mas achei exagerado nesse anime.

ele tem consciência da vida anterior?

Fora a questão de ser uma série com um prazo mais apertado, a proposta da direção de arte das obras são bastante distintas para uma comparação sem pé e cabeça como essa que o Tiago Azêdo fez...

A animação de devilman tá super flúida, tem nem como reclamar disso e nem como comparar a animação um filme de anime que tem muito mais tempo de produção com a de um anime normal, além do fato que ser de 90 não interfere em nada, as técnicas podem ter evoluído mas no fim o que importa é a qualidade dos animadores, o tempo de produção e o orçamento disponível. E embora o design seja inconsistente e simples na maioria do anime, algumas cenas são muito caprichadas. https://prnt.sc/i0h8iw

Geração Naruto mesmo. Só consegui sentir vergonha alheia do pessoal que achou o traço zuado. Devilman - junto com ping pong e redline - foi de longe o anime atual que fez as escolhas mais legais em direção de arte (paleta de cor, traço, animação, etc).

Não cheguei a ler o Violence Jack, só sei que ele é a reencarnação do Akira, os outros personagens do Devilman também aparecem em Violence Jack?

O traço realmente é horrivel, mas já vi piores.

não gostei dos traços e tb a animação...pra quem ja viu os desenhos de Akira, Ghost in the shell (isso la no finzinho dos anos 80 e inicio dos 90) entre outros desenhos...esse anime deixa a desejar

eu sei...

Cara, foi feito no Japão...

Animação é excelente. Vc pode achar ruim a consistência e os traços, são coisas diferentes.

animação horrível...não chega nem perto do q o Japão ja fez em termos de desenho

Só para esclarecer Violet, não é uma produção da Netflix, ela é apenas distribuída pela Netflix, para vc conseguir diferenciar o que é uma produção da Netflix e o que não é, é só ver pelo modo de lançamento, se todos os episódios siaram juntos de uma vez só então é a foi a Netflix que produziu, se os episódios são lançados uma vez por semana então a Netflix só tem os direitos de exibição.

Geração naruto

realmente cara, me impressionei tambem...pra mim fica em segundo depois de animatrix, nas top animações sobre guerra e caos

A animação é ruim? Acho q ñ entendeu o estilo cara. Ela além de super fluida tem vários estilos de animação super criativos, q é em 2d mas distorcido por pintura digital. Tem um momento do ep 1 onde quase tudo no cenário é em aquarela. Artisticamente o anime é brilhante, uma obra de arte!

Simplesmente uma das melhores coisas que assisti nos ultimos anos... Devilman mostra que a humanidade só precisa de um gatilho (no caso do anime representado pela figura das descobertas dos demonios) para mostrar o seu pior lado.. simplesmente sai ao final do ultimo episodio chocado e reflexivo. e caramba. como esse obra surge num momento como o nosso mundo esta hoje.. GENIAL define essa obra. PS: Recomendo que assistam essa analise perfeita do Kitsune do VideoQuest https://www.youtube.com/watch?v=ylDhdG71FbQ&t=2s

Animação horrível, pra não dizer pior. Pode ser que o anime não seja ruim, mas eu dropei só por essa animação, não consegui levar a sério.

Mas essas críticas do Ometete estão cada vez piores. Cruzes, vocês baixam demais o nível da sensatez.

Netflix tá dando surra de piloca nos outros. Devil e Violet.

O manga eu nao sei mas o anime Devilmam original ta dividido em 3 ovas

O que mais gostei é que anime não se propõe a discutir todos os temas apresentados, é mais como uma reflexão. Trilha simplesmente espetacular! Animação tem um estilo próprio, me causou estranheza durante todos os episódios, mas não posso dizer que é ruim. Com certeza verei a obra original!

obrigado pela informação

eu gostei dos 2, e o mais legal da tua parte é comparar dois animes de generos completamente diferentes. agora vc vai compara massacre da serra elétrica com pocahontas tambem?

Rapaz que anime do c****!! Fazia tempo que não curtia tanto assistir um.

O anime é feio, as cenas de ação são confusas, o protagonista é burro feito uma porta, a história é fraca, parece ser só uma desculpa pra violência e sacanagem, e o pouco subtexto que tem dura 2 episódios.

Quantos ep tem o manga ?

Animação e bem ruim. É a historia não tem o impacto do antigo.

sinceramente não achei que o estilo de animação do Masaaki Yuasa funcionou bem em Devilman , as cenas de luxúria e brutalidade foram ofuscadas e minimizadas muito pelo estilo da animação , um traço mais realista possivelmente seria melhor e causaria mais impacto . a historia tá ok ,mas a animação torna o anime totalmente esquecível.

Um amigo me mostrou aqui por curiosidade, bizarro demais mesmo.

No mangá, logo no início, mostra a cena de Guts sendo estup*** quando ainda era uma criança, nada off screen não, mostra mesmo.

e isso não é um novo começo??? kkkkk se o mundo foi recriado, to falando pelo violence jack msm

tem uma continuação espiritual chamada devilman lady que se passa no novo mundo apos o final de devilman com possiveis reencarnações dos personagens

Não é bem assim, kkkkk. Se você ler Violence Jack, vai descobrir que Akira reencarnou em outra pessoa, e o mundo foi recriado por Deus. Lembrando que isso é canônico.

indetico ao anime

Anime da Netflix nesse caso se refere ao fato de que os direitos de distribuição são exclusivos da Netflix.

Vixe, kkkk.

O mangá de Berserk é muito mais bizarro.

F@d4 demais, triste mais muito f@d4.

Alguém que já leu o mangá poderia me dizer como é que acaba ? desde já agradeço.

eu sinceramente gostei bastante do traço, não sei porque as pessoas tem necessidade de sempre mostrar que são ignorantes

Mas foi exatamente isso que fizeram '-', atualizaram o enredo e mudaram completamente a historia do mangá

Masaaki Yuasa é um D'us, até hoje pra mim o melhor anime que já assisti foi feito por ele. Tatami Galaxy, recomendo muito.

nem f#dendo Devilman chegou a os EUA em 2 meses, e ainda deu tempo do Kirby criar o personagem, a mitologia em volta dele, mostrar pros editores, ser aprovado, botar numa história e lembrando que o processo de criação e lançamento de hqs nos anos 70 era muuuuito lento kkk então sim, coincidência!!!kkk

na verdade é um novo começo, como ouve com os demônios primeiro!!!

Uma premissa mais bem desenvolvida, tudo muito rápido e jogado.

É condizente com o pessimismo do filme

Eu assisti o primeiro episódio e já amei logo de cara é um anime que vale muito a pena e é o primeiro grande anime de 2018.

Complexidade em que sentido? E não ser complexo não deixa de ter boas historias. O anime apresentou seu tema de forma satisfatória, pelo menos para mim, mas claro, você pode ter um ponto de vista diferente, se poder expressa-lo, agradeceria..

Não gostei do final, porra todo mundo morre

bom, poderiam te dado uma atualizada na historia mas preferiram ser fiel ao manga..o que geralmente fazem

Não falo do mangá. A história do anime poderia ser mais complexa.

Muito show, curtindo demais também a série!

Não tenho acompanhado, falo mais pelas animações, é bem bizarro.

mais o carinha ali nem falou nada sobre cliché, ele falou que a historia é fraca (e eu concordo)

Pena que a dublagem é de Campinas. Aí não é tão ao gosto do freguês assim. E a dublagem japonesa é ruim também como é o de costume em animes feitos depois dos anos 2000, mas não sabendo o idioma você pode não perceber isto. Também não há muitas personagens femininas em Devilman, logo...

Berserk o autor está mais perdido que cego em tiroteio, atualmente esta muito ruim o mangá.

sim muito bom um dos melhores do gênero

anime sensacional estranhei os gráficos no começo mais depois acabei acostumando, recomendo o anime historia espetacular com um final de arrepiar.

Então foi daí que surgiu o Etrigan... Kirby o criou em agosto de 1972 e Devilman é de junho 1972. Coincidência ou influência?

Obrigado pelas dicas, gente!

Ok. Mas é que na Amazon, realmente sai sem legendas.

SAO = Sword Art Online

Anime bizarro, e eu achava que Berserk era o limite. Gostei de assistir, muito melhor que o afrescalhado "Your Name".

Beleza é relativo.

como o amigo ja disse..se levar em conta que a historia foi feita em 1971 entao veio antes dos cliches, ai e perdoavel...de todo modo e um bom anime

Traduzindo:É feio pa PÔRRA!!!!!!!!!!

engraçado, tem várias empresas que licenciam animes e nunca vi nem comentarem dela, nunca vi anime da square enix, netflix não fez nada, só fez o que todos fazem, pagam estudo, anime da netflix hahahaha q piada

foi exatamente oq eu quis dizer, q não tem dublado, para de querer fingir q não entendeu pra bancar o esperto.

O traço não é nem perto de ser fiel a obra original que segue aquele estilão dos anos 70/80 como Speed Racer ou Gundam. Melhor reconstruir melhor sua frase, diga que pessoalmente não gostou especificamente dos traços, mas não questione a qualidade da animação no meio porque ae é outros 500, a qualidade é bem acima da média, ainda mais se avaliarmos a concepção de arte do Masaaki Yuasa, mas compreendo o infeliz preconceito das pessoas com o estilo dele. (E não afirme a beleza ou feiura de um traço, apenas constate isso da melhor forma possível deixando claro que é algo pessoal, você expõe como se fosse um fato a todos seguir quando enalta que "é assim e pronto").

Concordo Mike. Meio sem noção MAS, eh uma ficção... Tem o anime Parasyte, rola esse lance, mas os humanos não são burros assim. Mesmo assim, eu curti pra karaleo, eu assisti os antigos e eh tão bruto quanto. Será que eh o fim mesmo???

Voce não gosta do character design, a animação em si é muito boa.

Homem-Demônio: Bebe chorão.

O traço, não tem nada a ver com o original, que é bem estilo anos 70, esse tipo de animação e traço é estilo do diretor.. A qualidade em si é muito boa, tem fluidez, mas o traço em si, não é qualquer que vai gostar..

Homem Demônio Chora Bebê

Tem sim, legenda, não tem dublado. Aqui não é Amazon.

Fate zero e UBW. O Fate ruim Apocrypha. Kuromakuro que é bom. One Punch Man. Naluto, acho. Mushishi, O incrível Full MetalA : Brotherhood, e o Outro. Anjin 1 e 2. Os muito legais, muito mesmo, Mag 1 e 2 temporada, e o spin off que é muito bom Simbad. Acho que é melhor começar pelo Simbad. O filme do Gantz, O filme Blame!, o incrível filme Your Name Dublado. E outros caras. Também tem desenhos como liga da justiça joven, castlevania, guadioes e tal.

baseado nos cliches definidos atualmente, mas se você pensar que o manga original é de 1971, então percebe que ele é o mais original dentre os cliches atuais.

Alguém recomenda e por que?nao vi ainda.

Anime sensacional.

História fraquinha que dói, mas o visual e a trilha sonora são bons.

os dois fullmetal(mas não tem em PT-br)

É que nem kill la kill tem estilo proprio eu adorei

Eu não gostei da qualidade da animação. Não importa que o traço é fiel a obra original, é feio e pronto. Mas vou tentar assistir os outros episódios pq o enredo parece ser interessante. Mas q o traço é feio é e incomoda.

Fate Apocrypha

ok..

Se ele tiver os videos dos monstros virando e matando geral sim, sem falar que já tinha varias mortes não solucionadas, que estavam sendo investigadas, relacionada aos demônios, que o Ryo filmou.. E outra a parte do apedrejamento, é bem depois que muita gente ja havia visto pessoas se transformando..

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus