Dirk Gently's Holistic Detective Agency
Séries e TV - Thriller, Comedy
Dirk Gently's Holistic Detective Agency (2016)
(Dirk Gently's Holistic Detective Agency)
  • País: Estados Unidos
  • Classificação: Não definido
  • Estreia: None
  • Duração: indisponível

Dirk Gently's Holistic Detective Agency - 1ª Temporada | Crítica

A volta da ironia colorida de Douglas Adams

Das sombras e fumaça que costumam adornar as histórias de detetive, Dirk Gently surge como a resposta colorida e irônica de Douglas Adams (o criador de O Guia do Mochileiro das Galáxias). Preparado para resolver casos que desafiam a lógica pelo tempo e espaço, o investigador usa as circunstâncias como um superpoder, desvendando mistérios e salvando dia quase que acidentalmente.

Em Dirk Gently's Holistic Detective Agency, segunda incursão do personagem na TV, a criação de Adams ganha uma adaptação rápida e bem-humorada, com intensidade de desenho animado, pelas mãos de Max Landis. Na parceria da BBC America com a Netflix, o britânico Samuel Barnett encarna com simpatia Dirk, que entra na vida do americano Todd Brotzman (interpretado pelo sempre familiar Elijah Wood) para desvelar um universo surreal.

Brotzman, o assistente relutante, é o primeiro guia pela estranheza da série, apontando sem querer os elementos que darão consistência à história. Em uma trama de causas e efeitos, os 8 episódios da série se encaixam perfeitamente no formato da Netflix, sendo favorecidos por uma maratona na sua conexão de ganchos, núcleos e teorias da conspiração.

Por mais estridente que seja, a série é perfeitamente organizada e essa "loucura lógica" facilita a conexão do espectador com os personagens. Ainda que carregue o nome de Dirk Gently, a trama não se resume a ele, com coadjuvantes cheios de personalidade e essenciais para a narrativa. Bart Curlish (Fiona Dourif) e Ken (Mpho Koaho) são o melhor exemplo. Do outro lado da balança do universo de Dirk está a assassina holística e seu assistente. Suja e com a voz rouca, Bart é o oposto do otimista e atrapalhado Gently, mas a conexão entre os dois revela uma mitologia complexa e divertida, uma reação em cadeia espiritual.

A ação, os efeitos visuais e as cores, com algumas pitadas de punk rock, reforçam o clima cartunesco da série e abraçam o arco da primeira temporada. É uma estrutura que, se aceita, diverte ao longo dos seus episódios e termina com um pedido por mais, como uma volta em uma boa montanha-russa. Na já encomendada segunda temporada esse mundo só tem a crescer, dando a Dirk Gently e sua trupe holística um merecido lugar entre os grandes da cultura pop.

Nota do crítico (Ótimo) críticas de Séries e TV
 

O Samuel Barnett também esteve em Penny Dreadful ?

Melhor série dos últimos tempos!! No começo eu estava gostando, mas não colocava mta fé. A reta final é sensacional! Ansiosa pela próxima temporada!!

Obvio, o mochileiro em pessoa não comete erros...

Uma coisa é certa. Na segunda temporada aparecerão as crianças sendo treinadas para serem o que são (Dirk sendo treinado, os arruaceiros, a assassina, etc..), muito boa série! E rápida de assistir e curtir.

Caraca, essa serie é surreal. A unica coisa ruim é ficar apreensivo com que vai acontecer daqui pra frente.

Conseguiu me prender do começo ao fim! Deixou a vontade de querer mais e a satisfação de uma ótima temporada de estréia!

2 e meio. É sério. São dois livros completos e meio livro, inacabado, que saiu no Salmão da Dúvida.

O 'redondo' não me referi a história e sim ao ritmo, proporção das piadas, personagens caricatos e etc... Enquanto em alguns pontos achei exagerado, em outros parece que houve descompromisso.

Só não consegue enxergar a série como redonda quem não foi até o fim dela! A cabeça explode nos episódios finais!

Pedro, sabe me dizer quantos livros da série já foram lançados?

Vi em 8 horas diretas, completamente exausto mas muito animado e ansioso pela segunda temporada. Essa série é MUITO boa ! Dose de humor, ação, reviravoltas, mistério e ficção muito bem equilibradas. A relação entre os personagens é otima ! Literalmente TODOS eles funcionam muito bem quando estão em cena, o que é bem raro, pois a maioria das séries reserva um destaque maior para alguns, com os coadjuvantes servindo apenas de suporte para os principais. Aqui todos os personagens são bem trabalhados e tem tempo para terem seu destaque. Assisti a série despretensiosamente, sem saber sequer enredo, sinopse ou qualquer outra informação prévia. Talvez seja por isso que eu gostei tanto, porque não tinha expectativas e fui completamente surpreendido. Adorei !

Fiquei um pouco decepcionado com a atuação do Dirk. Ele me pareceu ser muito mais bobão do que irônico e engraçado, como passa a imagem do personagem no livro. Mas de fato, quanto a montagem, a lógica da história e a sequência narrativa, fiquei bastante satisfeito.

Muito maneira

Serie estupenda!!!

Ótima surpresa!

O Omelete e 95% dos comentaristas, então, certo?

vai ter segunda? que beleza

Vish. Li errado kkkkkkk

Show de bola! Assisti por causa dos comentários daqui da omelete e deu no que deu! Gostei pacas! Recomendo!

Com todo respeito, .discordo totalmente a série esta ótima, conseguiu trazer uma trama original e ainda manteve o humor do Douglas Adams. A série ficou f#da, roteiro redondinho, não a toa foi renovada antecipadamente pra uma segunda temporada.

Ótima série!

"Parece um genérico do Dr. Who." Bom, você chegou num ponto muito interessante :) Douglas Adams escreveu 3 episódios para a série clássica de Doctor Who, sendo um deles o Shada, no qual temos o Professor Chronotis, e no livro do Dirk Gently ele é um personagem muito importante. Na própria série do Doctor Who existe algumas referências bem legais do H2G2 (Guia do Mochileiro). Adams era muito fã de DW, Monty Python, dos Beatles e do Pink Floyd, de onde se inspirou bastante para escrever suas histórias. Ah, essa não é a primeira adaptação de Dirk para uma série, teve uma em 2010, que foi até 2012, tem bem mais a "cara" do livro, mas essa de 2016 não é de se descartar, achei bem divertida. Everything is connected ;)

Assisti tudo em 3 dias. Gostei bastante da série. Concordo com os 4 ovos!

kkkkkkk

Nos dias atuais, chamar de fã de Transformers é ofensa das fortes... Mas se estiver falando de quando Bumblebee era um fusquinha da hora, entenderei o elogio haha

Nada a ver

Esses fãns de transformers...

Nossa, surpresa do ano essa serie, assisti ontem, quase tudo de uma vez, me prendeu desde o primeiro ep

A série é completamente maluca assim como os livros (inclusive tem uma pequena referência a eles quando o Dirk fala de casos passados). O maior mérito pra mim é que como eles conseguiram fazer uma história nova do personagem e manter o tom de humor do Douglas Adams. Muito boa.

Só não intendi 4 ovos se a Natalia Bridi não colocou nenhuma ponto negativo na série, Não tem o porque de ter ganhado 4 ovos sendo assim deveria ter ganho 5 ovos.

Essa série com seu humor peculiar típico de Douglas Adams foi um presente. Recomendadíssima.

poutz... concordo... Achei a idéia muito boa mas tem diversos momentos irritantes demais. Para mim, faltou lapidar mais para deixar a coisa mais redonda...

Se tem Douglas Adam no meio não pode ser ruim :) Vou assistir..

Questão de gosto. Assisti e amei essa série, uma das melhores do ano.

bom saber

terceira = baixo nivel hehehehehehe

Tem terceiro livros? Pensei que só tinham dois.

Caramba! Que surpresa foda.

Mas é bem isso, o cara é insuportável pra valer, chega a ser escroto e mesquinho no livro, um vigarista de terceira no livro, é o conjunto da obra que da graça ao livro. Na série até achei ele simpático.

Foi uma grata surpresa! Curti muito!!

Ou a pessoa que analisou têm um gosto diferente do seu. Vai saber, tantas opções...

"Dr. Who"... Parece que não assistiu nenhuma das duas... Hahahahahaha

Mr. Robot tá no catálogo do amazon, nem será lançado no Netflix.

Série chata pra cassete ! Omelete deve ter ganhado uma grana boa pra falar bem dessa bosta .

No caso achei insuportável mesmo, não insuportável divertido, provavelmente mais adiante vou voltar a ver, como disse antes pode ser que eu não estivesse num bom dia.

Essa serie é boa D+

Ei Todd, acho que ele foi criado para ser insuportável.

Não sei se eu que estava em um mau dia quando assisti ao episódio piloto, achei esse protagonista insuportável.

A serie é tão fascinante quanto Stranger Things. Superou as expectativas!

Serie ESPETACULAR!! Muito diferente de tudo que está por aí , maluca, divertida e intrigante como há muito não se via! Faz pensar e torcer. Vale muito a pena descobrir! Já estou ansioso pela 2@ temporada!!

Vi faz um tempinho e me apaixonei também, o plot é previsível mas a série é muito cativante mesmo. Espero que mantenham o nível nas temporadas que estão por vir.

Também comprei os dois livros!

Mas não é

Meu trabalho será enaltecer Dirk Gently's daqui para frente rs

Vi na netflix. Queria que mr robot tb na plataforma mas vai pelo torrent mesmo.

Série maravilhosa ! O mundo precisa conhecê-la kkkkk E excelente crítica também!

Gostei demais, digno de Douglas Adams. Os personagens caricatos mas com seus motivos e críticas. Gostei demais dá segurança muito linda.

Parece um genérico do Dr. Who.

Maravilhosamente maluca... mas tudo faz sentido no fim. Eu quero mais!

Uma das melhores do ano!

Baita surpresa no fim de ano, por parte da Netflix. Merece ser vista por todos que curtem Douglas Adams, e para aqueles que gostam de uma série meio doida. Curtinha na medida, sem episódios desnecessários. Ao contrário, quando acaba o que se espera é ver mais desse universo.

Essa série é muito boa e "confusa" no bom sentido. Durante os primeiros eps muitas coisas foram "jogadas" para o telespectador, o que me fez questionar se a série iria conseguir responder essas questões em apenas 8 eps.. E a série conseguiu esse feito com bastante maestria, claro que alguns arcos ficaram abertos para dar um gancho para a segunda temporada, mas no geral todas as perguntas foram muito bem colocadas e respondidas. Mal posso esperar pra segunda temporada, aquele final deixou um gostinho de quero mais, inclusive até comprei os livros do Dirk Gently's para aguentar até a próxima temporada...

Obrigado Omelete, estava sentindo falta dessa crítica!! Dirk Gently's, pra mim, foi uma das grandes surpresas do ano. Nem sabia da existência dessa série até aparecer no Netflix. Me apaixonei pela história e pelos personagens logo no primeiro episódio. Já é uma das minhas favoritas e tô muito ansioso pela segunda temporada. A série tem uma história surreal, mas divertida e os personagens são ótimos! Gostei tanto que até comprei os livros do Douglas Adams!

Grande série!! Gostei demais e concordo com a crítica! Quero mais!

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus