Séries e TV

Entrevista

Brasileiro prefere exibições dubladas a legendadas, diz diretor de conteúdo da Fox

"É estatística, não tem como brigar contra isso", explica Zico Goes

15.06.2016, às 16H48.

O mercado de entretenimento brasileiro já foi limitado e fechado, quase que impossibilitando produtores independentes de levarem suas ideias aos principais canais televisivos. Isso chega ao fim com a plataforma da Fox que facilita a abordagem de produtores de conteúdo original, tornando todo o processo mais simples desde sua concepção.

None

Em entrevista ao Omelete, Zico Goes, o diretor de conteúdo da Fox, falou não só sobre o projeto, mas também um pouco sobre o que acontece atualmente no cenário televisivo brasileiro, além de ter explicado o porquê da preferência das emissoras pela exibição de conteúdo dublado sobre legendado.

Segundo Goes, a busca por conteúdo original parte inicialmente por um desejo do público, "mas não no sentido que você possa imaginar". O diretor explica que a audiência não sabe o que quer, contando que ele já trabalha no meio há algum tempo "e nunca vi nenhuma pesquisa que dissesse exatamente o que o público quer ver - até porque as pesquisas são sempre uma visão do passado, não do futuro". "Uma coisa é certa: a nossa indústria é baseada no risco. Ninguém sabe 100% das vezes se algum projeto vai cair no gosto da audiência", revela.

Quando questionado sobre a preferência do público por exibições dubladas, Goes conta que "a audiência do Brasil está acostumada com a dublagem, ela se identifica melhor com a dublagem - pode ser que tenha preguiça de ler legendas, não sei". Apesar de sempre disponibilizar a versão com audio original e legendas, nem todas as operadores de TV têm banda o suficiente para oferecê-las aos clientes, limitando o número de canais que de fato contarão com o serviço

No entanto, por mais que a opção seja disponibilizada, a preferência do canal sempre será por exibir sua programação dublada. "Acho que trata-se de ser generoso e conhecer a sua audiência. Então a dublagem de séries ou filmes nos parece ser um instrumento de generosidade em relação à nossa audiência - até porque queremos confortá-los, não incomodá-los. Isso faz, naturalmente, com que a audiência cresça. As pessoas preferem - é estatística, não tem como brigar contra isso -, assistir a coisas dubladas", conclui Goes.

Sobre a plataforma, Goes conta que ele "serve de ferramenta para pesquisar o mercado". A ideia é democratizar o processo, facilitando simplificando o processo de oferta de novas produções ao canal, "quebrando todas as barreiras que antes existiam para que um produto chegasse até nós". "Existem algumas especificações, não basta apenas ter uma ideia escrita em um papel", revela, "mas o site diz também ao produtor que tipo de produto estamos procurando". Para finalizar, Goes diz que "o Brasil é um país muito grande, mas as produtoras que emplacam projetos são sempre as mesmas do eixo Rio-São Paulo", então o site descomplica a escolha de um projeto, baseado somente na sua qualidade.

A plataforma está disponível desde o início do ano e em breve entrará no processo de pré-seleção entre os conteúdos recebidos. Para saber mais, acesse o site do Fox Produções Originais.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.