Séries e TV

Entrevista

Game of Thrones | "Não sabemos de nada que vai acontecer na série", diz atriz que vive Arya

Conversamos com Maisie Williams e Tom Wlaschiha sobre a sexta temporada e muito mais

14.06.2016, às 11H02.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H38

Arya Stark é uma das personagens com jornada mais longa em Game of Thrones. Além de ser uma das últimas integrantes vivas da família, a garota já passou por inúmeros núcleos da série, interagindo com diversos personagens diferentes e viajando por várias cidades de Westeros e Essos.

None

Depois de ter conhecido Jaqen H'ghar, no entanto, a jovem Stark focou no objetivo de deixar tudo para trás para se tornar uma Ninguém, treinamento que exigiu um grande comprometimento de sua parte, mas acabou por simplesmente revelar o que a menina realmente queria para seu futuro.

A convite da HBO, o Omelete conversou com Maisie Williams e Tom Wlaschiha sobre todos os desafios desde o início da temporada, além de como é trabalhar com David Benioff e Dan Waiss sem a base dos livros, a jornada pessoal de cada um e muito mais.

"A única coisa que Jaqen tentava tirar dela é o que a deixou viva até agora, [sua teimosia]", explica Williams logo de início, resumindo bem a relação com seu mestre. "Ao longo da série, ela aprendeu muito de muita gente, quer ela seja parecida com eles ou não - ela aprendeu muito com Yoren, com Gendry, com a irmandade, com o Cão... Todas essas relações terminaram mal - não só literalmente mal, tipo alguns deles morreram, mas sempre de forma negativa talvez porque Arya nunca esteve disposta a ouvir outras pessoas e ser diminuída."

None

A atriz diz ainda que seu treinamento com Jaqen seja, possivelmente, a primeira vez que ela ouve alguém e aceita o que essa pessoa tem a dizer. "Isso é muito maior do que qualquer outra coisa que ela conheça e que ela é capaz de fazer. Ela precisa da ajuda dele. Mesmo que isso signifique tirar todas as coisas que amamos na Arya, é isso que vai levá-la ao outro nível e transformá-la numa parte importante desse jogo", comenta a atriz, que diz achar horrível para os fãs terem que vê-la dessa forma. "Arya, que sempre teve a vantagem, que sempre teve algo para fazê-la continuar sua caminhada, agora está completamente perdida nessa jornada para se tornar Ninguém. Ela não sabe o que esperar e há momentos em que ela tem medo - medo de verdade. Essa temporada é muito mais do que Arya apenas perdendo seu espírito e eu realmente espero que as pessoas vejam isso", revela.

Questionado sobre a dificuldade de ter de interpretar diversos personagens dentro de um só, Wlaschiha conta que não acha isso um desafio. "Se o roteiro é bom e as cenas são bem escritas, você só precisa interpretar as cenas", diz. "Tudo na personalidade de Jaqen está nos olhos do público, eles veem lados diferentes dele porque não fica muito claro quais são seus objetivos ou para onde eles levam e é isso que cria o mistério", conclui.

Williams, que tem apenas 19 anos de idade, já teve de enfrentar grandes desafios como atriz na sexta temporada de Game of Thrones. Ela conta sua experiência de ficar cega usando lentes de contato em vez de ter o efeito adicionado aos seus olhos na pós-produção. Apesar de doloridas, ela explica que usar as lentes era bem melhor: "Fingir que está cego quando você realmente não consegue enxergar nada é bem mais fácil", relata. "Tinha um outro par que eu conseguia ver através de um buraquinho por causa de segurança; como eu fiz muitas cenas de ação nessa temporada, eu precisava enxergar em alguns momentos para não me machucar ou machucar outras pessoas".

Por ter diferentes climas e aparências em cada uma das cidades na qual é gravada, Game of Thrones usa várias locações ao redor do mundo - e Williams já esteve na maioria delas. "Acho que gravei em quase todas as locações de Game of Thrones - só falta o Marrocos. É incrível", conta a atriz, que confessa não conseguir prever a história de sua personagem. "Não existe um momento em que ela se sente presa a uma trama por meia temporada, todas as vezes ela aprende alguma coisa com os erros dos outros... Acho que eu nunca tinha percebido isso até esse exato momento, amo falar com a imprensa porque você volta e pensa sobre as temporadas anteriores, sobre a série em geral e todo o arco que seu personagem passou", conclui a atriz.

Para encerrar, perguntamos aos atores sobre o que vem por aí na série. Wlaschiha diz que "especula muito o que vai acontecer" e que pensa algumas vezes no que considera serem boas soluções, "aí contamos aos produtores [para ver no que dá]", ao que Williams completa: "E se Arya e Jaqen sobreviverem a tudo - ganharem imortalidade? [risos]" Brincadeiras a parte, ela conta que é muito divertido especular porque obviamente já sabiam o que aconteceria na sexta temporada, "mas não sabemos nada além disso". "É muito legal conversar com pessoas que tenham perspectivas completamente diferentes das suas, ver o que pensam... Acho incrível a gente poder ter conversas tão profundas sobre essa série - mesmo sendo parte dela, vocês acham que nós sabemos todos os segredos, mas também podemos discutir a história até o raiar do dia", finaliza.

None

Game of Thrones é exibida aos domingos, às 22h, simultaneamente no Brasil e EUA pela HBO.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.