Séries e TV

Entrevista

Game of Thrones | "Vou acabar decepcionando as pessoas", diz atriz de Melisandre sobre Jon Snow

Carice van Houten não entende a pressão para que a sua personagem traga o querido bastardo Stark de volta à vida

28.04.2016, às 23H09.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H38

Depois do primeiro episódio, fãs de Game of Thrones ficaram chocados com a surpreendente revelação de Melisandre ao final do capítulo. Mas Carice van Houten já tinha nos avisado quando conversamos com ela em Londres durante um evento para a imprensa que aconteceu em fevereiro: "Eu não posso dizer nada por agora, mas depois do primeiro episódio as pessoas já vão ficar bem confusas". E ficamos.

None

Na conversa, falamos também com Liam Cunningham, mais conhecido por fãs da série como o Sor Davos, sobre sua vinda ao Brasil em 2013, o empenho dos roteiristas Dan Weiss e David Benioff em criar boas novas histórias sem o apoio dos livros de George R.R. Martin, as mortes da série, a pressão dos fãs e muito mais.

Logo de início, questionamos a dupla sobre a morte de Stannis Baratheon, Cunningham foi direto: "deixe-me confirmar uma coisa pra você: Stannis morreu. [...] Estamos sentindo muita falta de Stephen [Dillane]. Nosso motivo de estar na série era Stannis e é horrível que ele se foi." "Nós tínhamos uma dinâmica incrível, os três; nos divertíamos tanto. Esses dois eram tipo o Gordo e o Magro, era incrível", completou van Houten.

Seguindo de morte para morte, van Houten comentou também sobre o elefante na sala: o assassinato de Jon Snow e as questões que precisa enfrentar continuamente sobre o assunto: "Porque tanta pressão assim no meu personagem?! Não entendo de onde isso veio...", disse a atriz. Quando mencionado que as questões só aparecem porque sua personagem é uma das únicas capazes de fazer isso, van Houten explica que ela "fez umas poções e algumas outras coisinhas mágicas no passado", mas que nunca trouxe alguém de volta dos mortos. "Eu bem queria poder fazer isso, sei que as pessoas realmente querem que ele volte e eu entendo isso. Nós também realmente queríamos que ele voltasse, mas eu não entendo porque tem que ser eu. Vou acabar decepcionando tanta gente [risos]", finalizou.

Aproveitando, van Houten foi questionada sobre as dimensões de seu papel, que se expandem cada vez mais com o passar das temporadas. "Gosto muito disso. Eu gosto do fato de que estamos construindo bem lentamente a personagem porque ainda não vimos muito sobre sua história, não entendemos ao certo quais são suas intenções reais, de onde ela vem, qual é a vantagem para ela... Acho que é por isso que essa temporada é a minha favorita até agora, porque podemos ver algumas coisas diferentes sobre ela, além de seu autocontrole, seu fanatismo, a certeza que ela tem em si mesma, sua fé... Tudo está se acabando. E agora? Isso tudo é uma chance também para que eu possa mostrar um lado diferente dela e vamos descobrir mais sobre de onde ela veio. [...] Eu não posso dizer nada por agora, mas depois do primeiro episódio as pessoas já vão ficar bem confusas", revelou van Houten, se referindo à fatídica cena que já vimos em "The Red Woman".

Mudando de assunto, Cunningham explicou que sempre foi previsto que a série de TV passaria os livros, mas quando a hora de fato chegou, "David [Benioff] e Dan [Weiss] foram para Santa Fé, onde George [R.R. Martin] mora, e passaram uma semana juntos - ele escreveu todo o esqueleto da história, tudo o que vai acontecer. Eles têm todos os pontos principais da história, eles sabem quem - se alguém - vai estar no trono", explicou o ator. "Mas acredito que, por um ponto de vista artístico, pelo tamanho da pressão e pelas dimensões do projeto, que eles ficarão mais felizes porque agora eles tem uma liberdade maior. Eles dois são roteiristas e autores incríveis, não são só bons 'adaptadores de histórias'. Game of Thrones é meio que nem a vida... A gente não sabe o que vai acontecer!" O ator disse também que ele acha que os fãs da série estão em uma ótima posição agora que os livro acabaram, já que "eles podem especular". "Agora eles vão ter que especular e vão ficar tão surpresos quanto todos os outros", completou.

Cunningham aproveitou também para contar uma incrível história sobre sua mais impressionante interação com fãs que, curiosamente, aconteceu no Brasil, durante sua vinda para abrir a exposição da série que veio ao país em 2013: "Eu e Alfie [Allen] estávamos hospedados num hotel e a produção fez uma loteria no Facebook para os fãs de Game of Thrones, que puderam ver a exibição antes dela abrir. Depois da visita, eles pegaram essas 25 pessoas, não contaram pra elas onde elas estavam indo, e as trouxeram ao nosso hotel. Quando nós chegamos lá para conhecê-los nenhum deles falava nada, parecia que eles tinham acabado de ver dois fantasmas - até começou a ficar um pouco esquisito! [risos] Aí estávamos assinando algumas coisas para eles e uma garota veio para perto de mim e ela estava meio que chorando, o que já era estranho por si só, mas tinha um fotógrafo por perto que estava tirando umas fotos... Eu comecei a olhar para ela e vi os olhos dela virando par dentro da cabeça - ainda bem que a câmera do fotógrafo tinha uma alça, porque eu e ele tivemos que nos lançar para não deixar essa menina cair no chão! Ela ia bater com força a cabeça. Essa foi a única vez que eu me senti como sendo um membro do One Direction. [risos]"

Episódios inéditos de Game of Thrones vão ao ar aos domingos, 22h, pela HBO.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.