Séries e TV

Entrevista

Mr. Robot e a cultura hacker: atrizes da série contam sobre suas experiências de invasão de privacidade

Portia Doubleday e Grace Gummer falaram ao Omelete sobre como foram hackeadas

11.07.2016, às 19H49.

Apesar de ter facilitado a vida contemporânea em inúmeros aspectos, a internet também abriu o mundo para ainda mais ameaças. As informações pessoais de praticamente toda a sociedade moderna agora estão disponíveis para todo o mundo através de apenas alguns cliques, sejam eles mais fáceis ou difíceis de acessar. A cultura do hacker está cada vez mais em pauta, principalmente com grupos como Anonymous ainda mais em voga, e Mr. Robot contribui muito para a atenção que damos à segurança digital e privacidade online.

None

A criptografia de ponta-a-ponta que tem sido introduzida cada vez mais nos diversos apps que usamos para nos comunicar diariamente diz muito sobre a decisão de alguns juízes brasileiros de bloquear o WhatsApp para o público devido à falta de cooperação do Facebook, empresa-mãe do serviço de bate-papo, em liberar conversas privadas ao governo para auxiliar em uma investigação criminal. A questão é privacidade: até que ponto as empresas responsáveis por cuidar de tantos dados de tantas pessoas podem liberá-los ao mero pedido de um juíz? Até que ponto o governo pode acessar nossas conversas particulares, independente do motivo?

Mr. Robot trata muito desse assunto de individualidade e todos do elenco principal foram devidamente lecionados sobre as facilidades de se acessar portas previamente tidas como completamente trancadas. Portia Doubleday, atriz que vive Angela Moss na série, contou em entrevista exclusiva ao Omelete que, durante o seminário, o especialista "mostrou com uns três cliques como entrar nos arquivos confidenciais da NASA". "Nós só ficamos pensando que nunca mais colocaríamos informações privadas online", revelou, concluindo que parece que "estamos regredindo, que vamos voltar a usa carruagens levadas por cavalos, a escrever cartas uns para os outros..."

A questão surgiu quando a atriz contou que foi hackeada um dia antes do anúncio que a série seria produzida. "Eles ligaram para a minha avó e pediram resgate para ela, foi um grande acontecimento", explicou Doubleday. "[Eles entraram] em tudo, meu Instagram, Facebook, email... Eu pensava que isso poderia ser só uma coincidência muito bizarra. Mas eles escolheram a loirinha e foram em frente. [...] Eu fui hackeada umas cinco vezes enquanto estávamos filmando", contou.

Problema constante em Hollywood, o hackeamento de celebridades assola diversos atores e atrizes do meio - alguns de forma mais invasiva, outros com menos consequências. Grace Gummer, a novata Dom Dipierro na série, também já havia passado por uma experiência de hackeamento antes mesmo de se juntar ao projeto: "Me roubaram um monte de dinheiro. Eles fingiram que eram eu e escreveram para o meu agente. [Eles foram pegos] e eu recuperei meu dinheiro, mas foi muito invasivo e assustador, me senti violada. Depois disso eu meio que recuei das redes sociais. Eu entendo o apelo, a necessidade e todas as coisas boas que pode-se obter através das mídias sociais, mas eu não participo mais. Não condiz com a pessoa que eu sou", disse Gummer.

Pensando assim, Doubleday também contou como começou a tomar um maior cuidado com as autorizações que dava a diversos aplicativos: "Tem vários apps que você abre e eles logo pedem para usar sua localização. Eu sempre dei ok porque quero saber qual a distância desse restaurante, mas aí comecei a pensar que alguém sempre sabe a minha localização, todos esses apps que eu não fecho com frequência...", falou. "[Hackear alguém] é muito mais fácil do que as pessoas pensam."

Mr. Robot estreia nos EUA em 13 de julho, chegando ao Brasil no dia seguinte, pelo canal Space, às 23h40.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.