Séries e TV

Sharknado | "Reconhecer a estupidez da premissa é fundamental", diz ator sobre sucesso da franquia

Conversamos com Ian Ziering sobre o fenômeno trash
-

Em 2013, o canal Syfy mostrou que tinha ultrapassado todos os limites: Sharknado, filme da emissora em parceria com a produtora trash The Asylum, mostraria um desastre causado por um tornado cheio de tubarões. É um conceito tão ridículo que ninguém conseguiria prever o sucesso que a franquia trouxe, nem que chegaria ao quinto título, lançado recentemente.

Chamado de Sharknado 5: Global Swarming, o longa acompanha a jornada de Fin Shepard e sua esposa April para resgatar Gil, seu filho mais novo que ficou preso no tornado mortal que está atravessando o mundo. Aumentar a ameaça para escala global também simboliza bem a recepção da saga, que conquistou uma fiel legião de fãs forte o bastante para garantir que sempre exista uma sequência, mesmo com o orçamento subindo a cada título.

O que está por trás desse fenômeno? O Omelete conversou com Ian Ziering, que vive Fin Shepard, para entender a ascensão e o futuro de Sharknado.

O ator começa dizendo que reconhecer a estupidez da premissa é parte fundamental do sucesso. "Entregamos algo que é divertido, que as pessoas aproveitam. Tem a mistura perfeita de ingredientes proveitosos, não só para crianças de 8 anos, mas também para gente de 30 anos. É um evento para a família. As crianças não têm medo de Sharknado porque é ridículo. Quando eu era pequeno e vi Tubarão, meu deus, isso me afastou do mar por anos - e ainda acontece."

Essa forma otimista de olhar para a franquia é algo recente para Ziering. Quando questionado se esperava que a série fosse ser um sucesso, ele responde com um sonoro "Claro que não! Achei que ia fracassar", explicando os motivos pelo qual topou fazer parte do projeto:"Só aceitei fazer o filme porque precisava do plano de saúde pelo sindicato. O roteiro tinha tantos furos quando li na época que só conseguia imaginar que precisava de um orçamento monumental para escondê-los com computação gráfica de qualidade. Eu literalmente esperava que ninguém assistisse. Cara, como eu fui surpreendido."


O público do primeiro longa pode ter sido uma surpresa para Ziering, mas a recepção de Global Swarming já não chama tanta atenção: segundo a Nielsen, empresa de estudo de audiência, 1,83 milhões de espectadores norte-americanos acompanharam a estreia, o que representa uma queda de 2,8 milhões em relação aos anteriores de acordo com o USA Today. Ainda assim, o ator acredita que a saga já deixou sua marca.

"É um daqueles filmes que ecoam para sempre, é muito maior que Sharknado. Já vi referências sendo feitas em jornais, em notícias que iam além de tornados ou tubarões. Já vi a palavra 'Sharknado' sendo usada em sistemas legais e no governo. Momentos apocalípticos são comparados ao filme, então penso que essa geração lembrará de Sharknado como parte da cultura em que cresceram."

De qualquer forma, Ziering não se vê fazendo Sharknado para sempre - e também é bem honesto quando fala a respeito da sua relação com o trabalho. "Sou ator pela jornada, estou trabalhando há 41 anos. Sharknado é mais um momento passageiro na minha carreira, um pelo qual sou muito grato e tenho muito carinho. Acima disso, aprecio os fãs que ficam ansiosos pelos filmes, e caminho para o meu eventual fim. A franquia pode continuar para sempre, mas garanto que um dia Fin Shepard não conseguirá escapar da boca de um tubarão."

O ator pode até estar certo sobre Sherpard, mas o fim não está próximo para a série: o encerramento de Global Swarming deixa claro que a história continua, possivelmente envolvendo viagens no tempo, referências a De Volta para o Futuro e até mesmo Dolph Lundgren, de alguma forma. É difícil dizer onde Sharknado vai parar ou o caminho pela frente, mas é certo que será algo ridículo - e essa é intenção.


Sharknado é transmitido no Brasil pelo canal pago Syfy. Além disso, quatro filmes da franquia estão disponíveis no catálogo da Netflix.

Leia mais sobre Sharknado

foram todos muito bem feito, mas realmente os roteiros tem zilhões de furos

Toda série tosca acaba com viagem no tempo, hahahahaha

Esse cara deveria ser contratado pela MARVEL, ia ser top!

Sharknado rola no máximo até o terceiro, depois descamba para um nivel de loucura que, para mim, não funciona. Deixa de ser divertido para ficar ridículo e ruim demais.

so...many....references!

Wet Hot American Summer é trash..mas divertido. Essa "franquia" é tosca. Mesmo que despretensiosa,obviamente, é ruim de ruim mesmo.

Nossa como a franquia é boa......Quem chega primeiro numa ideia é um Visionário...nesse caso o boca a boca deu certo ....(boca a boca de tubarão claro).

A franquia é tosca, mas é divertida, mas também ela tem criatividade, porque traz algo original mesmo sendo tosco, hoje em dia ideias criativas em Hollywood na maioria dos casos fracassa, são poucos que se salvam e essa franquia se junta ao grupo do que se salvou, precisamos de mais coisas criativas em qualquer meio e lugar, porque fica só na mesmice não dá, e eu pretendo assisti esse filme quando colocar TV a Cabo novamente ou quando ele estive disponível na Netflix, porque essa parceria do Syfy com a Netflix está dando muito certo, tanto com essa franquia quanto com outras séries do canal.

Mas eu n comparei só mencionei, tem outro que é foda tb acho que é Slumb Massacre Party coisa assim, tinha um serial killer que tinha uma guitarra com uma furadeira no lugar da afinação, aí ele ia tocando e matando kkkkk muito foda !!!

Ué, mas a Marvel reconhece a própria estupidez. Veja Guardiões da Galáxia e Homem-Formiga, por exemplo, eles se tornaram sucesso de crítica justamente por abraçarem a galhofa. O contrário acontece nos filmes do Snyder, que prefere pagar uma de "intelectualzão e profundo", para (tentar) esconder os erros gritantes de seus filmes.

Ajarthis • 13 minutos atrás Sharknado é da hora por que é tosco, se fosse tipo Tubarão do Spielberg seria chato pra caramba. comparar Spielberg melhor você assistir cartoon network que é sua praia kkk

Quer comparar esses pseudo trash em CGI com a obra-prima de Peter Jackson? Tá precisando de um intensivo em terror e trash!

Bvs não fera, mais vc foi bem ai, todo mundo faz questão de esquecer, vc esqueceu de Homem de aço que foi foda

Sharknado é da hora por que é tosco, se fosse tipo Tubarão do Spielberg seria chato pra caramba.

O final desse quinto é épico kkkkkkkkk

Fin Shepard é o cara kkkkkk sou fã

""Reconhecer a estupidez da premissa é fundamental"" Pensei que estavam falando da marvel, droga... Kkkkkkkkkk

Michael bay sem $$ faria esses filmes

Esse é um dos raros filmes que me deu ânsia de vômito, aquela parte que a velha come a própria orelha. Filme sinistro.

Esqueça aquela franquia que Velozes e Furiosos foi nos 4 primeiros filmes, depois do quinto filme a franquia cresceu muito e os dois últimos fizeram 2 bilhões e 755 milhões.

Ou você precisar se esforçar um pouco mais ;)

Fico feliz pelo sucesso deles,muito mais feliz por eles do que pelo velozes e furiosos aquilo sim é muito ridículo,Vin Diesel no filmes de comédia querendo fazer papel de drama ninguém merece,filmezinho que já é feito pra tirar sorrisinho da plateia colocando bebe em meio de tiroteio isso não é engraçado,muito menos esse filme ao todo,carrinho de controle remoto controlado pela Charlize,isso é coisa que uma criança pensaria,esse filme era pra ser sobre rachas

Só falta colocar uma anaconda ai

Tenho absoluta certeza que Sharknado tb é bem lucrativo.

Então vou mais além... Sharknado feat. Starship Troopers naquele tornado gigantesco em Júpiter

Eu adoro filmes trash, e o melhor de todos os tempos é Fome Animal.

Não é estupidez, é negocio e bem lucrativo.

Dinheiro vindo de estupidez ainda é dinheiro, mas não deixa de ser estupidez ;)

Esse seria o filme do século, sem mais. Poderiam colocar Crepúsculo também nesse crossover, daí meu ingresso é garantido.

Destaca "filmes do Snyder", porque eles são os que mais precisam aprender a lição.

Kkkk

Já foram no final do terceiro filme rs

O quinto filme não é o "melhor" da série, mas "diverte" rs Não sei como tem gente que leva a sério a franquia. Aliás, quando adotaram a zoeira no terceiro filme que as coisas ficaram divertidas, pq antes são apenas filmes ruins. Agora são filmes ruins divertidos e zoeiros. Ainda preferia que continuassem com os elementos do quarto filme e fossem além, o que infelizmente não aconteceu. Mas o sexto promete ser o "melhor".

Se dependesse de mim não teria nem saído do porto rsrsrs

"Vai que alguém pega?" Só se for doença desta coisa kkkkkk

Velozes e Furiosos e Transformers não são estupidez, mais sim franquias de sucesso que rendem dinheiro aos Studios. Eu queria ter essas franquias estupidas para ganhar dinheiro com elas também.

Pior que já fizeram isso. Se tu procurar no YouTube tem vídeo dos caras lutando com Tubarões numa estação espacial.

Essa série de filmes é que nem "A Praça é Nossa": é uma piada, que pode até ter tido graça um dia, mas no fim se estendeu demais e virou uma piada sem graça que se repete infinitamente.

To com vcs! Trash é trash

Viagem no tempo foi osso, veremos até onde esse barco navega rs.

Exatamente

Isso não e bom não cara :v

watchmen , Madrugada dos mortos ,300 e BvS mandam lembranças

"Reconhecer a estupidez da premissa é fundamental", aprendam -Transformers -Velozes e Furiosos -Filmes do Snyder

É tão ruim que chega a ser bom!!! Kkkk

Velozes e Furiosos eu não sei, mas Sharknado com certeza vai pro espaço...

Cara,registra essa ideia aí que ela é boa demais pra ficar dando sopa.Vai que alguém pega?

Eu não consigo não assistir Sharknado, justamente por ser ridículo e você se pergunta o quão mais ridículo pode ficar. Adoro essa franquia. A genialidade do trash está de volta.

É muito tosco isso!!! Affff

Relaxa, abraço.

"Você considera". Ok.

Esse cara é sincero,hein?

Eu considero apesar do gênero ser diferente, há um considerável teor em ambos.

Sério mesmo que você não LEU o artigo, ou se leu, não entendeu o que o cara disse???? E ainda se esperto soltando esse comentário aí de cima??? Falar de algo sem ler o que está sendo dito a respeito do negócio está deixando vc com problemas..... Hora de rever seus conceitos!!

Nem Gremlins e nem Os Fantasmas se divertem são trash.

Parabéns gafanhoto, você representa os fãs de década de 70 e 80 e 90 dos filmes lixeira. GIZMO ASH O MOSCA BEETLEJUICE CHARLEY BREWSTER O MONSTRO DO ARMÁRIO e muitos outros curtiram isso!

Quanta amargura e falta de conhecimento. Filme trash sempre foi um nicho muito querido pelos fãs, o nicho meio que esfriou pós 2000, é legal ver de volta. Você não vê um filme trash esperando ver um filme blockbuster, você vê sabendo que é trasheira mesmo, e é isso que é divertido. Eu vi apenas o primeiro e me diverti pacas vendo os efeitos fudidos, os exageros absurdos (tipo a casa enchendo de água com tubarões foi o ápice), os atores forçados e momentos piegas. É hora de rever os seus conceitos, Transformers, Marvel e DC criaram um público massificado e com arreio, que não consegue ver fora da caixinha.

Kkkkkkkkkkkkkkkk O trailer desse longa é de explodir qualquer cérebro. Um daqueles momentos onde a realidade não faz o menor sentido.

Sharknado terminará em um imenso crossover com Transformers e Velozes e Furiosos em um evento de marketing cinematográfico global na semana de estréia, que renderá uma live de duas horas do OmeleTV provando que esse filme SEPULTOU a história da DC nos cinemas.

Sério mesmo que vocês estão dando ibope pra essa bosta???? e ainda acham um fenômeno??? Ficar falando só de Marvel e DC estão deixando vcs com problemas..... Hora de rever os conceitos!!

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus