Séries e TV

Entrevista

The Librarians | Noah Wyle fala sobre série, carreira e inspirações para o episódio que escreveu

"[Esse ano] os riscos estão mais altos e deixamos aberta a possibilidade para a morte de um dos nossos personagens", contou o ator

14.01.2017, às 15H54.

A terceira temproada de The Librarians, série de ficção científica e fantasia da TNT, estreia no dia 14 de janeiro no Brasil e será exibida pelo canal Universal em território nacional. Ela trará algumas mudanças importantes para o programa, incluindo uma pegada mais sombria e uma mudança de showrunner. Para saber mais sobre isso, o Omelete conversou com Noah Wyle (Falling Skies, Plantão Médico), que além de continuar atuando no papel de Flynn Carsen, dirigiu dois episódios e escreveu um dos capítulos do novo ano do seriado.

None

"Há algumas mudanças grandes nessa temporada, tanto na frente quanto atrás da câmera", contou Wyle. "Nós mudamos de showrunner. John Rogers deixou a série e Dean Devlin, que era nosso produtor executivo, assumiu o posto. Então há uma mudança no estilo que fizemos a série. Em diversas maneiras, ficamos mais próximos dos três filmes que fizemos nas temporadas passadas, porque Dean foi instrumental nos longas. Ele trouxe de volta aquela pegada e mudou a forma com a qual estávamos escrevendo os roteiros para dependermos menos de diálogos expositivos e abrir a série para mais suspense, romance, aventura, diversão - as coisas nas quais o entretenimento de escpasimo se baseia."

"Tendo dito isso, o tom da série é um pouco mais sombrio este ano. Os riscos estão mais altos e deixamos a possibilidade aberta para a morte de um dos nossos personagens, já que esse novo mal está solto no mundo", continuou o ator. "Flynn Carsen está, pela primeira vez, ciente do perigo. Ele começa a temporada muito confiante e vai percebendo que está enfrentando algo que ele não tem condições de segurar sozinho, o que resultou numa jornada muito interessante."

Além de Flynn, o prórpio Wyle encarou alguns desafios para a terceira temporada. "Pude fazer todo tipo de coisa esse ano. Eu atuo em sete dos dez episódios - o que é mais do que eu fiz nas temporadas passadas -, dirigi dois capítulos e escrevi um deles. Então me diverti muito este ano."

Para seu trabalho como diretor, Wyle procurou criar um sentimento semelhante ao de grandes filmes noir na hora de aplicar seu olhar de cineasta. "Diretores estão sempre tentando descobrir qual o estilo apropriado para aplicar e eu quis ter certeza que cada episódio que eu dirigisse tivesse uma textura que estabelecesse o tema do episódio, para que eu não ficasse simplesmente andando por aí, filmando coisas para montar a série, e sim me aproximando com um ponto de vista particular que melhorasse aquele episódio em particular, porque cada episódio é diferente", explicou o ator. "Alguns são mais engraçados, outros são mais dramáticos, outros têm mais suspense e outros têm qualidades diferetes."

Na hora de buscar inspiração, ele foi para um dos grandes cineastas da história. "Em termos do que trouxe para melhorar o tema mais sombrio dessa temporada, eu diria que assistir a mais filmes noir. Assisti a muito [Alfred] Hitchcock. Tentei entender as técnicas cinematográficas que criam um sentimento de suspense ou surpresa, para que minha linguagem de filme com a equipe pudesse ser tão articulada quanto é com os atores."

None

The Librarians não é a primeira produção que Noah Wyle se envolve com história nas suas séries. Em Falling Skies ele interpretou Tom Mason, um professor de história que vira líder da resistência contra uma invasão alienígena. A atração por personagens que se envolvem muito com história não é coincidência e afetou o trabalho de Wyle como roteirista na terceira temporada de sua série atual.

"Isso é muito uma extensão da minha paixão. Sou viciado em história. Amo analisar o passado e tentar encontrar respostas para o futuro, ou simplesmente fazer uma análise para entender melhor o que aconteceu", disse. "Acho isso fascinante. E o que mais me fascina hoje é ver como podemos usar nossa própria história para tantas narrativas dramáticas."

"The Librarians é uma ótima oportunidade de fazer isso", continuou, "puxando não só das mitologias gregas e romana, como também integrando coisas diferentes, como fiz no episódio que escrevi. O Triângulo das Bermudas, Lewis CarrolAlice no País das Maravilhas, de alguma forma isso tudo faz sentido durante uma missão na qual o time está trabalhando. Foi um desafio e eu me diverti."

Começando com o episódio "And the Rise of Chaos", a terceira temporada de The Librarians estreia no dia 14 de janeiro, às 16h30 no horário de Brasília, no canal Universal.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.