Frontier
Séries e TV - Drama
Frontier
  • País:
  • Classificação: Não definido
  • Estreia: None
  • Duração: indisponível

Frontier - 1ª Temporada | Crítica

Presença de Jason Momoa não segura o roteiro irregular da nova produção da Netflix em parceria com o Discovery Channel Canada

Por volta de 1700, o comércio de peles na América do Norte era um dos grandes pontos de conflito do início do "novo mundo". A Hudson's Bay Company (que existe até hoje, impressionantemente) detinha o monopólio desse comércio e aos poucos foi perdendo espaço para franceses e holandeses, deflagrando um período longo de enfrentamentos sangrentos que também atingiam os nativos e formavam uma rede de pressões que se marcou na história. As primeiras noções de capitalismo, envoltas em doses cavalares de intimidação, no que se poderia entender como os primeiros sinais da cultura de violência dessa parte do continente.

O que a série Frontier fez foi usar como base esse período histórico para contar a história de Declan Harp (Jason Momoa), um ex-soldado que, após perder a mulher e o filho nas mãos de Lorde Benton (Alun Armstrong) - o rosto por trás da Hudson's Bay -, transforma essa disputa de mercado na sua cruzada de vingança contra seu algoz. Basicamente, Declan vira uma máquina de morte que se torna notória entre aqueles territórios, o que faz com que sua captura logo se torne uma questão vital para a empresa. Com ele morto, as chances de evitar o comércio indireto de peles se torna bem mais significativa.

Assim, a série tem nas mãos dois caminhos possíveis: manter a narrativa dentro de um âmbito distanciado, partindo da premissa histórica para manter a dramaturgia segura, sem julgamentos ou maniqueísmos, simplesmente ilustrando um período que também tinha seus enganos e pesares. Ou trazer a narrativa do maior para o menor, concentrando as expectativas na figura de um personagem "comum". Quase sempre as séries dessa natureza escolhem a segunda opção por conta de ordens práticas e orçamentárias. A jornada de um cidadão acontecendo enquanto o mundo acontece em volta. Teoricamente falando é uma decisão acertada, mas que no caso de Frontier, condena-se por conta das próprias limitações.

As Fronteiras

Um dos grandes perigos de uma série que se propõe a usar história como pano de fundo é esquecer-se de que está usando-a. Frontier começa informando ao espectador que essa será uma trama sobre as acirradas disputas de monopólio na América do Norte daquele século. Mas não demora muito para que o espectador perceba que ele pode incluir a trama de Declan em qualquer outro contexto e a mesma história poderia ser contada sem nenhuma perda. A promessa fica pelo caminho e toda a dramaturgia se concentra em guiar o espectador para um caminho de vingança, em que as motivações pessoais do protagonista são mais importantes que tudo.

Então, dá-lhe maniqueísmo. Lorde Benton parece um vilão da Disney de outrora e só falta ordenar maldades acariciando um gato preto. Já Declan, que no começo é vendido para o espectador como um homem com um implacável e aleatório senso de violência, vai sendo "defendido" pelo roteiro e logo se torna um mártir. Frontier quer fingir que não, mas sabe direitinho com quais cores quer pintar seus personagens. Não se pode esperar nenhuma complexidade criativa, porque outra coisa que a série afirma desde o seu começo é que ela só tem o propósito simples e franco de entreter com aquelas velhas sagas de vingança bem ao estilo Temperatura Máxima, em que tipos de Bruce Willys, Steven Seagal e Chuck Norris estavam sempre combatendo grandes vilões para vingarem famílias mortas.

Tecnicamente falando, também não há nada de surpreendente. Nenhuma atuação é realmente marcante (nem a de Momoa), mas Grace Emberly (Zoe Boyle) surge como uma personagem catalisadora que lá pela metade da curta temporada já roubou todas as atenções. Tudo se converge nela, que compra informações com cerveja e dissimulação.

Entretanto, o trabalho dos criadores Peter e Rob Blackie é confuso, espalha núcleos demais que não têm tempo de desenvolvimento e atrapalha os poucos que têm potencial para verdadeiro interesse (como a boa história envolvendo o personagem de Landon Liboiron, que chega até a América de modo completamente acidental). As cenas se atropelam e em boa parte da temporada as lindas locações e a paisagem fria são desperdiçadas para darem lugar a inúmeras sequências de planos sendo feitos e refeitos.

Enfim, nenhum problema se compara ao tamanho do embuste que é o episódio final. Espera-se que numa trama que se conduz em torno de uma grande rivalidade, o embate final seja o projeto derradeiro. Porém, Frontier termina com um anti-clímax acachapante, não resolve nenhum de seus arcos e nos deixa com uma sensação de que algum capítulo foi perdido.

Graças a sua segunda temporada já anunciada, aqueles que se interessarem poderão prosseguir na jornada. Infelizmente, a série é daquele tipo que se torna translúcida em poucos dias e muito provavelmente não nos lembraremos dela uma semana depois de a termos visto. Frontier não é um erro completo, não é uma série indigna, mas tampouco chega perto de alcançar as fronteiras da relevância.

Nota do crítico (Ruim) críticas de Séries e TV
 

Entao você viu a temporada inteira, já que só tem 6 episódios. o.O

Perae, eu nem conheço essa série, mas se a frase "melhor série SCI FI de todos os tempos" não está ligada com "Star Trek", "Doctor Who" ou no máximo "Arquivo" X você já está errado.

Comecei a assistir os 2 primeiros episódios parecem ser bons... depois fica muito ruim... péssima serie... parei de ver no 6º episodio 1 OVO é muito

Série mais decepcionante que eu já vi da netflix. Começa bem, fica confusa no meio e tem um final bem ruim. Vamos ver se melhora na proxima temporada

Ele conversando n é lá um bom ator, mas a representação física do que ele quer passar é boa, por isso fez sucesso como Khal e esse meio indio do Frontier, n se precisa conversar muito.

Concordo, só n acho ruim humanizar o Declan, o primeiro epi a gente vê ele como um assassino frio e cruel, mas é pq não o conhecemos, nos outros episódios vamos descobrindo todas as motivações dele. Geralmente é assim, até com os "vilões" reais, criam uma máscara de mizeráveis na frente mas por dentro eles tem seus motivos.( a não ser que seja um psicopata, aí mata por matar msm). N sei se vc já jogou o Assassins Creed 3, Declan parece muito com Connor, sempre atrás de vingança e eles tem histórias muito parecidas kkkk.

Antes de mais nada, gostei da crítica, mas não daria 1 ovo, ficaria entre 2/3 ovos. Ela não é de todo ruim, consegui assistir tranquilamente, mas ao final dos poucos episódios, sempre ficava com a impressão de que estava faltando alguma coisa (ou muitas coisas). Infelizmente ainda estou encantando com algumas outras produções da Netflix que eu sou fã (House of Cards, Marco Polo, Beasts of no Nation),e minha mente ainda cai no conto da carochinha de que tudo que a Netflix faz é bom. Jason Momoa realmente não é uma grande referência de bom ator, não a toa que seu principal e único personagem bom foi o eloquente Khal Drogo (entendedores entenderão). Mas mesmo assim, se o único problema fosse a atuação do Momoa, isso poderia ser relevado. Mas não é. Apesar do contexto histórico apresentado ser definitivamente muito interessante, com todas as possibilidades para uma história sociologicamente complexa, com os personagens mostrando suas diversas facetas em um mundo marcado pelo choque de culturas, os produtores resolvem caminhar para o maniqueísmo e o velho clichê da vingança pessoal. E olha que nem acho que o clichê é a pior coisa que existe, o pior pra mim são produções que vendem o que não são. Os personagens não possuem muitas "novidades" em relação à outras séries e filmes,e isso dificulta a imersão do telespectador ou do internauta.

Acho válido uma visão mais técnica da série pq também achei que ela parece meio acelerada, não resolve a maioria das coisas e algumas cenas q deveriam demorar um pouquinho mais são muito rápidas e já se tesolvem de uma vz. Como quando ele larga a menina de vez no último episódio, tanto amava ele e ah não vai comigo blz, toma aqui deu broche kkkk. Mas no geral a série é bacana e leve, não tem toda aquela disputa política e se trata mais de uma motivação fácil das pessoas entenderem e aceitarem. Acho uma ótima série pra se ver no intervalo das principais. Entre 1 a 5 daria nota 3 pois tem muitas falhas mas ela te deixa interessado em saber oq vai acontecer.

Isso vindo dos caras que falam que Assassins Creed é um filme bom..... HAHAHAAHAHAHA só rindo. Omelete já foi bom no passado quando até o site tinha um layout decente!

Meu santo pai... É umas das minhas series preferidas. Discordo com a critica.

Schwarzenegger fez uma carreira assim.

Comentou o que penso também.

A história é bem construída pelo que se propõe. Além disso, o que diria de The Revenant e o seu roteiro de vingança?

vdd mano

cara,achei boa, so fui motivado a ver essa serie pelo fato de ter o momoa,mas não achei um um desperdicio total de tempo,foi ate boa,a mto desenrolar pra vir ainda.Vale a pena assistir quem ainda não assistiu.

agora pq o ""crítico"" nao gostou ele quer que ninguem goste tb

Nem sei porque leio essas críticas e os comentários kkk, se fosse levar a sério não iria assistir nenhuma série.

Foda essa mania de querer que toda série seja uma candidata ao Emmy. Claro que Frontier tem uma deficiência na forma de trabalhar o protagonista Declan: No primeiro capítulo é um sujeito de dar medo, sujo de sangue uma faca de caça nas mãos. Depois se humaniza demais pra quem é visto como um "homem terrível" pelos demais personagens e resume sua atuação à vingança pura e simples. Mas isso não me impediu de curtir o contexto geral da série, acompanhando o desenrolar do demais personagens: a dona da cervejaria cheia de estratégias pra montar alianças, o garoto ladrão que chega clandestino ao novo mundo, a viúva empresária nada besta, o empresário cheio de artimanhas... enfim, tem o que ver. Tá meio num nível de "Tela Quente", tá sim, mas poxa velho, como eu me diverti na adolescência assistindo filmes "inéditos" nessa telinha. O lance é se divertir. Deixa os prêmios da indústria cinematográfica pros críticos da Academia decidirem.

Omelete e suas críticas sem pé nem.cabeca, a série é boa, nada de espetacular agora péssima? Péssima estão seus programas e críticas Omelete.

concordo com tudo!! é uma serie péssima!!

Fiquei orfão de Marco polo e Frontier foi a serie que a substitui. Bom que é curta e gosto do ambiente selvagem e das facadas e machadadas no bucho da galera, se fosse pra ver essa serie procurando boa atuação, trama, roteiro veria House of cards... ops peraí, já vejo essa serie tb na netflix.

Veja a distância do C ao D no teclado amigão. Foi erro de digitação

Eu assisti e achei bacana, mais com algumas ressalvas...esperando próximos episódios.

Viro a record.. ai vivendo da desgraça alheia.

Marlon Branco seria tipo o Gandalf o Cinza depois de upar de level para Gandalf o Branco? ahsuahsuahsuahsua

Opa, essa eu não conheço. Vou conferir.

Até que fim alguém que comentou algo de bom.

Caralho a Serie é foda, vcs que são malucos.

Concordo...ainda bem que a internet é ( ainda) ilimitada.Seria um desperdício do pacote de dados. O que salva é,na minha opinião, uma das melhores aberturas, atrás de GOT, é claro.

Stargate Atlantis

Só vi um episódio e desanimei, agora já sei que nem devo tentar ver os outros kkkkk

Percebi sim, mas desde quando a distância entre as teclas impede uma zueira? :)

engraçado

Stargate Atlantis, a melhor série SCI FI de todos os tempos :)

A letra D está muito próxima da C no teclado, se você não percebeu.

É Momoa, a coisa ta feia para o seu lado... Tipicamente não tem carisma, até o Montanha consegue ser mais ator do que o mamão, ops, Momoa!!!

Eu gostei. Não é a melhor do ano, mas gostei e assistirei a 2 temporada!

tenho que concordar

Como assim "Nem Momoa salva a série"...como se ele já tivesse provado alguma coisa e termos de atuação....

ele tinha que ser o Lobo e ponto. único papel que acredito ver algum tipo de encaixe...

Não confundir com o Marlon Cinza, que é outro ator.

"NEM Momoa salva a série..." Ué...? E desde quando o Conan Momoa salvou alguma série/filme?

Realmente é fraca... assisti o primeiro episódio e já me arrependi de ter perdido o meu tempo. E o Momoa nem aparece tanto

Marlon banco EUAHE

Mas ele tem presença, tipo o The Rock, que não é nenhum Marlon Branco mas é carismático.

Ele não salvaria de qualquer jeito, o cara tem presença, mais não é um bom ator!!!

Isso que não entendi rsrs a crítica dá a entender que o momoa é um P#ta ator que poder representar a esperança final caso o roteiro seja ruim rsrs

Ele só é gente boa PONTO

E pq um ator como o Momoa salvaria a série, sendo que ele no máximo é um ator mediano pra ruim?

Tentei assistir mas é muito ruim mesmo.

Fiquei impressionado com o cinismo da manchete.

Vixe, rumor diz que Aquaman é uma m...... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

E pq salvaria???!!!!! O cara é péssimo ator. Só pq fez uma carinha de mau de um personagem mudo em uma série de sucesso, não significa que seja um bom profissional. Tudo que ele fez além disso é horrível!!!

Não é ruim e nem ótimo, assisti sem nenhuma expectativa e quando vi estava no último episódio. Uma série OK, que tem suas qualidades e defeitos.

"Nenhuma atuação é realmente marcante (nem a de Momoa)" Desde quando Momoa destoa um filme pela sua impecável atuação?

Hum... Não assisti ainda então... Mas gostei da crítica, parabéns. Só não entendi a chamada: O que Momoa teria de especial? Não seria o seu "olhar sombrio" certamente.

Concordo. Momoa nunca foi referência em atuação e tampouco em escolha de roteiro - Game of Thrones é ponto fora da curva.

momoa meu velho, calcinhas molhadas... por isso...

pois é... ia falar umas verdades mas deixa quieto, o cara só faz filme ridiculo como aquele do conan e ficam idolatrando ele por causa do khal drogo...

Isso acontece por que as pessoas são preguiçosas, hoje em dia interessa mais ter alguma opinião como "bagagem" do que ter visto realmente a série, a diversão nem existe mais, todo mundo virou crítico.

O omelete apedreja a torto e direita mesmo, volta e meia vejo umas criticas difíceis de engolir. Começo a crer que falar mal gera clique. Frontier tem uma excelente produção, não vejo como negativo eles desenvolverem um enredo em cima de um background histórico (e não focar nos pontos históricos). Eu gostei, concordo que não é um divisor de águas, mas é uma série boa, gostosa de assistir, tem personagens cativantes, nem toda série vai ganhar um Emmy, mas essa é minha humilde opinião, não sou um blog com milhares de views.

"Nenhuma atuação é realmente marcante (nem a de Momoa)" - Desde quando o Momoa é um bom ator para salvar algo?? ahuahua

Eu vi dois episódios, com muito custo, dividindo-os em 4 partes e vendo pingado. Foi dificil. Realmente, não entendi direito qual era a intenção da série, e resolvi abandonar. Tem coisa melhor saindo lá fora, afinal.

Qualquer série que peque no contexto da trama, adaptação, elenco e técnicas de cinegrafia é sim um erro completo. Não entendi como conseguiram isso, lamentável.

Entre The Revenant e Frontier são 123 anos de diferença. Acho que daí da pra entender como frontier é ruim, não conseguiu ao menos se caracterizar. Lamentável.

Não consegui terminar o piloto . Sim a netflix também erra devido a grande quantidade de series ela é a que mais produz conteúdo original no mundo claro que não acertará sempre , esse ator Jason Momoa é super estimado só pq apareceu na modinha pop da HBO

Essa série usa o mesmo contexto de O Regresso e pela crítica ai ,tá parecendo mais uma cópia.contexto histórico e vingança.adoro as séries do Netflix mas algumas produções parecem ser chupadas de outras obras.mas não pretendo ir pela crítica e vou assistir a pelo menos o primeiro episódio.

Verdade, não entendo qual é o critério de escolha desses caras...absurdo

Netflix é maravilhosa e produz coisas maravilhosas, mas atiram pra todos os lados e fazem merdas como essa. Qta grana jogada fora! Deveriam ter mais critérios.

Sério que não fizeram a critica de Caçadores de Trolls mas fizeram dessa série?

A série é bem legal. Não vá assistir achando que é uma Game of Thrones, mas a série funciona no que ela se propõe. Omelete sendo totalmente injusta.

Não fez nada até momento. Aquaman será o sepultamento. Tbm não entendo este hype.

A série é funcional. A trama é minimamente cativante, querendo ou não, prende. Está longe de ser uma série fantástica, mas está longe de ser ruim. Daria dois ou três ovos.

Ruim.

Ele tava no Bullet to the Head com o Stallone que é bem mais ou menos.

Brasil esta perdido com essa geração. Vida que segue.

Não entendo o hype desse cara. Tirando GoT, o que mais ele fez de bom? Baywatch?

Charles, infelizmente hoje em dia a crítica funciona mais ou menos como aquelas pesquisas eleitorais, que não definem, mas ajudam a direcionar o voto do eleitor. Muita gente lê a crítica como se aquela fosse a verdade verdadeira a respeito daquela arte, quando na verdade o julgamento tem que ser da pessoa. Tem gosto pra todo tipo de coisa; com certeza uma série ou filme que você gosta eu posso detestar, ou vice versa, mas nossos gostos não definem a série ou filme por si sós.

Carismático ele é, mas é um baita canastrão hehe

Amigos, o Henrique não quis dizer que o Momoa é um ótimo ator, quis dizer que esse é um grande nome na série. Acalmem-se.

Algumas pessoas nem viram ... e já falam que é ruim (por causa de críticos) por isso que o Brasil não vai pra frente. Como é fácil induzir brasileiro. A série é ruim. "Pô, não vou nem ver." Restaurante é uma merd@ ... nem vo lá. Aquela cidade é sem graça. Vou passar as férias em outro lugar. kkkkk .... ainda bem q sou de outra geração. Oh cambada de gente besta cara.

Jason Momoa é um péssimo ator e até agora não provou o contrário. "Nem Momoa salva" significa o que? Que ele ser legalzão descolado na vida real não adianta em nada? Eu, hein

Nem sempre se ganha né Netflix...

"Nem Momoa salva"...é piada isso né? O cara sempre foi péssimo ator!

Aí quando a gente diz que esse cara é fraco tem gente q n gosta

Eu iria dizer exatamente isso. Tem muito hype mas nunca protagonizou um filme que preste. E tem gente que acha uma ótima ideia a escalação dele como Aquaman.

É SIM

foi isso que eu tb disse

veja e tire suas próprias conclusões...que é fraca e mediana

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ator? Ele? Você é muito generoso sabia?!

"Nem Jason Momoa salva"...Como se ele fosse um grande ator, afundou o remake de Conan porque nem pra lutar serviu, era todo duro e desengonçado.

não é uma obra de arte, mas 1 ovo é sacanagem

"Nem Jason Momoa salva"...vai ter que ralar muuuito no filme do Aquaman!

Pelo trailer já parecia ruim rs

Eu assisti e achei muito boa...não assisto pensando em fazer crítica e sim no entretenimento...momoa foi muito bem na 1 temporada...principalmente nos últimos capítulos...no aguardo da 2 temporada!!!

Justíssimo. Denzel antigamente atuava. Mas de umas décadas pra cá pode ver. É sempre ele ali. Sempre. Pode até ver as entrevistas q ele dá nos programas. É sempre ele.

Mamoa é bom pra ficar parado lá fazendo cara de fodão. Fora isso ele é só mais um ator entre muitos. Provavelmente só recebe elogios no omelete pq deixou a Carol sentar no colo dele.

quando o ator precisa ser escolhido para fazer um filme ele tem a responsabilidade de se adequar ao personagem, mais ai ele fica famoso e passa a escolher os filmes em que atuará então entra na zona de conforto. Poucos atores famosos conseguem sair dela.

Fato, o casting do Momoa foi um dos melhores de GoT. O Drogo dos livros também quase não fala, então ficou perfeito.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus