Séries e TV

Lista

De Arquivo X a Starsky & Hutch, relembre as 10 melhores duplas da TV

Os opostos se atraem e geram grandes amizades

23.02.2016, às 22H05.

A fórmula é conhecida, antiga e está longe de sair do cardápio das produções de TV e cinema. Unidos pelo trabalho, uma dupla de agentes da lei, que pode ir de policiais de rua a funcionários das mais diversas unidades de combate ao crime, é obrigada a engolir suas diferenças e trabalhar unida.

Conhecida como dupla água e óleo, ela exige ser formada por pessoas com diferenças irreconciliáveis, como a origem social ou geográfica, acima de tudo de personalidade, mas que funcionam em conjunto e transformam a má vontade inicial em uma amizade duradoura. Faz parte também do formato transformar os opostos em um casal quando a dupla é formada por um homem e uma mulher. Alguns até resistem, como Arquivo X, que de forma inteligente manteve seus protagonistas na condição de parceiros e amigos por longo tempo. Mas no final, até mesmo Mulder e Scully se renderam ao amor.

Apesar de batida, a receita da dupla unida pelas diferenças tem seus momentos de grandeza - veja na galeria abaixo dez parcerias clássicas da TV.

Sherlock Holmes e Dr. Watson

None

A dupla criada por Sir Arthur Conan Doyle em 1887 fez tanto sucesso que o autor teve de trazer Holmes de volta a pedido do público após matar o personagem em 1893. Mas o excêntrico Holmes e seus métodos dedutivos e seu amigo Watson atingiram um novo patamar na versão criada por Mark Gatiss e Steven Moffat para a BBC em 2010, com Benedict Cumberbatch como Holmes e Martin Freeman como Watson. Ambientada no presente, a nova série atualiza os métodos de Holmes e transforma a narrativa de Watson em um blog, mas não perde a capacidade de espantar com a amizade entre dois seres tão diferentes.

Vila Sésamo (Ênio & Beto)

None

Criados para mostrar às crianças que pessoas diferentes podiam ser amigas, a dupla da Vila Sésamo nasceu com Jim Henson e Frank Oz em 1969. Seguindo o formato clássico das comédias, Ênio é o maluco da dupla, sempre disposto a planos mirabolantes, enquanto Beto é o sensato e também estressado que tenta colocar juízo na cabeça do amigo. Segundo a Sesame Workshop, empresa que controla o programa, Ênio e Beto são crianças que dividem o mesmo quarto, o que não evitou comentários de que eles seriam, na verdade, um casal gay.

O Gordo e o Magro (Laurel & Hardy)

None

Stan Laurel e Oliver Hardy passaram a trabalhar juntos no final da década de 20, ainda na era do cinema mudo. A dupla enfatizava o contraste físico entre o britânico Laurel e o americano Hardy e também entre os personagens interpretados por cada um. Laurel era sempre o inocente choroso, enquanto Hardy olhava para a câmera e quebrava a barreira dirigindo-se ao público.  

Bud Abbott & Lou Costello

None

William "Bud" Aboot e Lou Costello trabalharam juntos pela primeira vez em 1935, quando o parceiro de Costello ficou doente. A parceria funcionou tão bem que colegas sugeriram que os dois passassem a trabalhar juntos. Nascia ali a dupla que foi do palco para o rádio, para o cinema e para a TV. Sempre baseada no trabalho de Abbott como o cara certinho, enquanto Costello finalizava com a parte engraçada como em sua rotina mais famosa, Basebol. Nela, Abbott conta como organizou um novo time com jogadores chamados Quem, O Que e Eu Não Sei, com Costello fazendo uma tremenda confusão com os nomes.

Arquivo X (Mulder & Scully)

None

Criados por Chris Carter, Mulder (David Duchovny) e Scully (Gillian Anderson) formavam a usual dupla racional x crédulo, e com uma jogada de mestre cabia à mulher o lado menos emocional da dupla. Investindo na mistura de drama e ficção científica e no relacionamento entre os dois, a série transformou-se num marco da TV, influenciando tudo o que veio depois. Iniciada em 1993, a produção teve nove temporadas, dois longas para o cinema, duas séries derivadas, Pistoleiros Solitários e Millennium, e estará de volta para uma minissérie de seis episódios em 2016.

Rumo ao Sul (Fraser & Vecchio)

None

Entre as várias configurações possíveis de duplas água e óleo, a união de um oficial da Polícia Montada Canadense (Paul Gross) e um policial de Chicago (David Marciano) foi uma das mais criativas. Produção canadense criada por Paul Haggis, Rumo ao Sul durou quatro temporadas entre 1994 e 1999. Para justificar a presença do canadense nos Estados Unidos, o Polícia Montada Benton Fraser é transferido para investigar a morte do pai. Em Chicago, Fraser começa a trabalhar ao lado do detetive Ray Vecchio, um policial descendente de italianos acostumados à violência das ruas.

Cagney & Lacey

None

Criada por Barbara Avedon e Barbara Corday, a série quebrou o molde e deu o lugar de protagonistas para duas mulheres. Exibida entre 1982 e 1986, a série tinha Tyne Daly como Beth Lacey, casada e mãe; e Sharon Gless como Christine Cagney, policial solteira e dedicada à carreira. Hoje a ideia de duas policiais investigando crimes em Nova York pode não parecer muito revolucionária, mas a ideia original foi rejeitada. Foi preciso propor um longa para TV e ainda passar pela troca de uma das protagonistas, Meg Foster por Gless, e uma mudança de horário para Cagney & Lacey marcar época na TV.

Starsky & Hutch - Justiça em Dobro (Starsky & Hutch)

None

O arrumadinho Hutch (David Soul) e o esculachado Starsky (Paul Michael Glaser) correram pelas ruas a bordo de um Ford Gran Torino vermelho com uma listra branca por quatro temporadas. A dupla tinha personalidades diversas: Starsky era o explosivo da dupla, enquanto Hutch era mais calmo e intelectual. A série leva o crédito de ser uma das primeiras a ter desenvolvido uma verdadeira amizade entre os personagens principais, que não economizavam no apoio um ao outro e nas demonstrações abertas de amizade.

Carga Dupla (Simon & Simon)

None

Outra série que apostava nas diferenças entre os detetives. Rick Simon (Gerald McRaney) era um veterano do Vietnã com experiência de vida, enquanto seu irmão A.J (Jameson Parker) tinha formação universitária e gostos refinados. Estilos de vida, carros e até armas diferentes anunciavam o jeito de cada um resolver um caso da agência de detetives da qual eram sócios, com A.J. tentando fazer as coisas dentro da lei enquanto Rick preferia os métodos mais tradicionais. Criada por Philip DeGuere, durou oito temporadas entre 1981 e 1989.

The Persuaders! (Wilde & Sinclair)

None

Mistura de ação e aventura com toques de comédia, The Persuaders! une um lorde inglês e um americano de origem pobre como uma dupla de agentes secretos atuando pelo mundo. Em sua primeira série para a TV, Tony Curtis interpretava Danny Wilde, um garoto pobre que se tornou milionário por esforço próprio; enquanto o então futuro James Bond, Roger Moore, era o lorde Brett Sinclair, um rico membro da nobreza britânica. Lançada em 1971, The Persuaders! mostra dois caras que, após se meterem numa briga, são obrigados a escolher entre a cadeia e o trabalho como agentes.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.