Séries e TV

Lista

House of Cards | Relembre as vezes que a série interagiu com a política brasileira

Quinta temporada estreia em 30 de maio

26.05.2017, às 19H50.
Atualizada em 26.05.2017, ÀS 20H06

As analogias entre House of Cards, série política da Netflix prestes a ganhar sua quinta temporada, e o cenário político brasileiro não são exatamente uma novidade - e a própria gigante do streaming sabe disso. Recentemente, a conta de Twitter oficial da série publicou um comentário sobre movimentações a respeito de um possível impeachment de Michel Temer. Porém, não foi a primeira vez que a série se impressionou com o desenrolar da realidade - confira todas elas:

Verba volant, scripta manent

Em dezembro de 2015, o vice-presidente Michel Temer viu uma carta sua ser "vazada". O conteúdo era endereçado a Dilma Rousseff e deixava explícito problemas no relacionamento entre os dois políticos. Quando a série estava prestes a lançar a quarta temporada, se inspirou nesta carta para divulgar os novos episódios - em um texto publicado em todas as redes sociais, a Netflix reciclou expressões como "verba volant, scripta manent".

Áudios de Michel Temer

A conta oficial de House of Cards, que normalmente escreve em inglês, publicou a seguinte frase em português: "Tá difícil competir". O tweet não foi gratuito: a postagem foi feita poucas horas após a divulgação por parte do jornal O Globo da existência de áudios nos quais o presidente Michel Temer pedia a compra do silêncio do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha. 

TV Câmara

Enquanto milhares de brasileiros acompanham os desdobramentos da luta política de House of Cards, aparentemente a série está sintonizada nos acontecimentos da TV Câmara - ou pelo menos era isso que dizia uma publicação de setembro de 2016. Em uma postagem na página oficial do Facebook de House of Cards, a série criou a atividade mostrando estar atenta à TV de Brasília.

Lula ministro da Casa Civil

Logo depois da nomeação do ex-presidente Lula ao cargo de ministro-chefe da Casa Civil e do vazamento da ligação entre Lula e Dilma, a conta oficial no Twitter de House of Cards resolveu que era hora de se pronunciar. Na publicação, o personagem Frank Underwood observava enquanto o texto dizia: "Assistindo hoje à cobertura de notícias do Brasil".

Estudando

Não só no Twitter que House of Cards se manifesta a respeito da política brasileira. Durante os protestos contra os esquemas de corrupção que vieram à tona durante o governo Dilma Rousseff, a série resolveu usar o Facebook para mostrar estar atenta aos acontecimentos por aqui e atualizou o status para "estudando" enquanto as coisas pegavam fogo em Brasília.

Bela, recatada e do lar

Quando a revista Veja publicou um polêmico perfil da primeira-dama Marcela Temer intitulado "Bela, recatada e do lar", a página de House of Cards no Facebook não pensou duas vezes antes de fazer uma comparação com entre ela e a personagem Claire Underwood. O perfil publicou um gif da parceira de Frank acompanhado do título da matéria na legenda com aspas nos termos "recatada" e "do lar".

Meme e impeachment

O perfil do Twitter de House of Cards provou que estuda atentamente o Brasil e misturou o meme "In brazilian portuguese", que viralizou na rede social em 2015, e a cena do impeachment de Dilma Rousseff. Na época, a série estava promovendo sua terceira temporada e publicou a frase "In brazilian portuguese, they don't say 'impeachment', they say 'se inspirar no Francis Underwood' and i think that's beautiful.", algo como "Em português do Brasil não se diz 'impeachment', se diz 'se inspirar no Francis Underwood' e eu acho isso lindo".

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.