Séries e TV

Rede Manchete | 12 desenhos e séries clássicas da emissora

A infância e adolescência de muitas gerações foram influenciadas por estes programas
-

Hoje, a Rede Manchete completa 18 anos fora da TV brasileira. A emissora marcou época com programas que influenciaram a vida de muitas pessoas, crianças e adolescentes das décadas de 1980 e 1990 principalmente. Na lista abaixo, confira alguns desses desenhos e séries e nos comentários compartilhe as suas memórias dessa época:

MAIS LISTAS

Isso mesmo. E ainda fazia dobradinha com Piratas do Espaço.

Sou da geração do teu tio e posso dizer: era isso tudo mesmo!!

A FLOR DE COSMOS foi o episódio que achei mais "marcante" da séria SUPER AVENTURAS. Simplesmente, INESQUECÍVEL!

Bem lembrado, Saga do Yamato foi que começou tudo nos primórdios da Rede Manchete.

E põem saudades nisso, Francisco. Eternas saudades! E não é a toa que CDZ e Yu Yu Hakusho tinham tudo isso de audiência: era a hora que a garotada voltava para casa depois das atividades do dia (fosse escola ou as brincadeiras de rua). E, obviamente, Malhação e novela das seis eram voltadas para o público adolescente e adulto. E, de fato, é triste ver o que houve com a RedeTV. Ela até era boa no início, com o "Pânico na TV" e alguns desenhos, entre eles, animes como "Hunter X Hunter" (animes são desenhos japoneses! Só disse porque só usam o termo para se referir somente aos "cartoons" - desenhos estadunidenses). Depois de um tempo, foi só ladeira abaixo, o que culminou até com a saída do Pânico. Boa tarde, Francisco. Até mais.

Amigo, pra você ter uma ideia, Yu Yu Hakusho e CDZ batiam na casa de 8 entre 13 pontos de audiências. Pode parecer pouco, mas naquela época era suficiente pra superar Malhação e a Novela das seis da Globo JUNTAS ! , até então lideres naquele horário durante anos. Rede Tv ! é uma VERGONHA em todos os meios e sentidos, sob comparação com o que a Manchete representou para vários fãs pelo país. Infelizmente, é um tempo que não tem volta. #SaudadesManchete!

Isso mesmo. Aliás, sinto falta dos clássicos na TV, tanto programas quanto animações. Além do Chaves, o Pica-Pau ainda segurava as pontas também, mas creio que a Record não o exibe mais (pelo menos, eu nunca mais vi). Um abraço e até mais.

Cara, eu não tenho que dar um desconto para o Chaves não. O Chaves é exatamente o que vc falou um MITO, ou mais do que isso. A minha única mágoa é que é só ele hoje em dia. Não há boas animações ou programas infantis na TV aberta. Temos sorte do Chaves persistir.

Realmente, faltou um monte de programas nessa lista. Porém, valeu a intenção! Aliás, é uma pena a Manchete ter falido. Sem ela, talvez a programação brasileira fosse completamente diferente do que é hoje. Talvez o "boom" dos animes no fim dos anos 90 e início dos anos 2000 nunca tivesse ocorrido. Fora que, em seu auge, ela concorria até mesmo com a Globo, SBT, Record e Band em outros tipos de programação, como telejornais e novelas. Gostaria que ela tivesse tido um tempo de vida bem maior. Oh, nostalgia!

De fato, Chefe Apache, concordo com você. Mas, dá um desconto para o Chaves: Chaves é MITO! Um dos poucos programas saudáveis que temos na TV aberta (e que melhorou agora com o "Clube do Chaves"). Tenha uma boa noite. Um abraço aí e até mais.

Eu não era nem nascido na decada de 90, Eu sou nascido em 2001 mas o meu tio vive falando desse animes antigos que ele assistiu e tem 34 anos até hoje ele é muito fã de Anime desde CDZ.

Quem fez esta seleção!? Como puderam deixar de fora "A patrulha estelar", que deu origem á coisa toda, chegando a ser reprisado em horário nobre para bater de frente com as novelas da Globo...vexatório.

faltou Flashman aí... mas Cavaleiros chegou em 94?ta errado isto aí não? jurava que tinha chegado muito antes que isto.

https://www.youtube.com/watch?v=K-0BkQ6dOgQ

A Rede Manchete não deixava a Globo nem respirar, era esses desenhos, animes, Tokusatsu e ainda tinha suas novelas. As novelas batiam de frente direto, mas chegou uma época que o Jaspion passava a audiência das novelas "Globais".

Bons tempos onde a rapaziada ficava sentada em frente ao portão conversando sobre os desenhos. Pura inocência. Tenho 22 anos e não vivi essa fase como muitos na página, porém, há momentos que me lembro muito bem, como por exemplo, assistir Digimon, Dragon Ball, Bayblade e Medabots. Lembro-me, perfeitamente, da primeria digevolução do Patamon para Angelmon, de quando o Ash foi petrificado pelo Meotwo. Esse artigo me passou uma nostalgia enorme e muito boa: todos os tipos de pique, acordar de manhã cedinho para passar cerol na linha, chegar a casa depois da escola e soltar pipa até anoitecer. Depois pegar aquela bola horrorosa para jogar golzinho com as pedras fazendo papel de trave, bole de gude, pião, brincadeiras tão boas.

Anime não é desenho seu doente.

Teu ku.

Poser.

Anime não é desenho e tokusatsu não é série seus filhos da put4.

hahahaha

Compartilho da mesma opinião, amigo.

mais é um fresco mesmo!

18 hrs era simplesmente impossível ver uma criança na rua, hora sagrada, hora de cavaleiros do zodiaco

Melhor canal que já existiu no Brasil. Hoje em dia nada se salva na TV aberta.

Sem relevância pra ti, só se for!

Carayo é sério isso omelete? ta sem assunto? ta precisando de pessoas pra fazer pauta me contrata,falar de anime e tokusatsu velho sem relevância pra nada?

Uma época memorável! Ainda tenho bonecos do Jiraya, Jiban e Spielvan. As coleções eram épicas!

Faltou Samurai Warriors ( Yoroiden Samurai Troopers ) ai na lista, deveriam ser 13 desenhos.... Mas mesmo assim lista ótima e nostálgica, assisti a todos nessa época dourada... Saudades....Melhor época... Me lembro como se fosse hoje, quando CDZ chegou ao Brasil, eu voltava correndo da escola, só para não perder os episódios, hahahaha.

12? Acho que faltou os Flashman e os Cybercop rs...

Verdade, melhor ter passado anos e mais anos imaginando como seria o fim da série e ouvindo os mentirosos dizendo que já haviam visto.

A Rede Manchete sem dúvida foi a maior representante do Japão no Brasil. Hoje infelizmente temos que aturar sua substituta, a Rede TV que nunca teve nenhum programa memorável.

E ''Marte, o Menino Biônico'' ?? quem se lembra?? esse era fantástico, a abertura me mata de saudades da infância...https://www.youtube.com/watch?v=wPHN574JsCU

cara, quando a montanha abria e o pirata do espaço decolava Rita: ''acionar os controles, pirata do espaço levantar vôo!''..Jesus Cristo, chega me arrepio...tv preto e branco, essa lembrança não troco por nada...e a abertura tocada com sax?? escuto e os olhos marejam...https://www.youtube.com/watch?v=ZVX9b8ysNXM

Jaspion é o meu clássico eterno da querida Manchete e o herói absoluto de minha pré-adolescência...

Pois é. Aí os anos se passaram, veio a Internet e pudemos assistir aquele final bem meia-boca e anticlmático, que em nada espelhou a grandeza da série...

A Rede Manchete teve tantos desenhos mais interessantes que esses, que foram apresentados: Patrulha Estelar (Star Blazers em Inglês e Yamato em japonês) Piratas do Espaço Dartagnan e os Tres Mosqueteiros (desenho estrelados por cachorros com história sendo contada em sequência) Cavaleiros do Zodíaco A Família Trololó A Família Drácula ( famosa pela frase: Mal sapão, mal sapão0. Don Drácula (tinha traços e algumas cenas com sugestões eróticas)

E na vdd nem todos são desenhos desses dez

neh

A abertura original japa nunca foi exibida na Manchete. A abertura era uma versão espanhol,com a música Guardiões do Universo. A segunda e terceira abertura eram apena montagens da própria Manchete.

O título fala em 12 desenhos... mas a lista só tem 10 desenhos. Contei errado ou é a vingança do estagiário que não sabe o que foram esses desenhos?

O pior coisa que aconteceu foi a Manchete falir, ser vendida e virar Rede Tv.

O cara tusssiiiuuuuu, O cara tusssiiiiuuuuu...

Acho que quem escreveu essa reportagem, deve ser mais novo. patrulha só pegou quem tem +40 anos hoje.

Minha infância 👌

saudades da antiga Manchete bons tempos aqueles...

Não é q as TVs abertas não se interessam. Acontece q hj há uma lei q proíbe propaganda de produto em programa infantil, e querendo ou não, o q sustenta tv aberta é propaganda. Infelizmente a lei foi feita e aprovada de qualquer jeito, o ideal era uma lei q limitasse o tipo de propaganda. Devido a isso programas infantis foram sendo substituídos por programas de culinária e variedades. Tirando a TV Cultura q funciona de outra forma e com outro tipo de patrocínio (e tem uma baita duma bela programação infantil) fica insustentável pras emissoras.

Realmente isso deixava todo mundo doido.Era frequente as séries chegarem ao penúltimo episódio e aí o canal reiniciar a série de novo deixando a molecada no vácuo.Eu mesmo só fui assistir o último capítulo de Kamen Rider,há algum tempo atrás no Youtube.Ainda assim uma época como essa não iremos ter nunca mais.Hoje as TVs abertas não se interessam pelo público infantil e as pagas tem canais exclusivos para esse público,mas a programação é chata pacas.

Um erro de tradução que virou um clássico...

Lembro de Zillion passando na Gazeta!

Não acho que animes atuais não tenham exemplos bons, podendo ser tão bons quanto os de antigamente Full Metal Alchemist é uma grata surpresa,levando em consideração que passou na TV aberta. Tem muitos bons animes mais atuais incriveis, mas que dificilmente passarão na tv aberta e se passarem serão censurados. Claymore. Akame ga Kill e Ataque dos Titãs são bons exemplos.

Lembro até hoje das trocentas vezes que Kamen Rider chegou ao penúltimo capítulo e reiniciou novamente do nada deixando todo mundo doido.

Com uma roda na barriga. Melhor série. Não perdia um episódio. Meu sonho era ter aquele carro de brinquedo que se transformava. kkk

Os nomes não animam nem um pouco.

Pirata do Espaço foi o melhor desenho de tds os tempos!!!!!!!!!!!!!!!!

Concorrente carioca da Grobo!!!!!!!!!!!!

Poderiam fazer um filme do Sr. Black!!!!! A melhor historia de todos os seriados!!!!!!

Muita gente comenta no Youtube procure sobre crise dos animes e dos Cartons (em especial no USA). E quase unanime que a melhor época pros animes foi de 80 a 2001. É dos Cartoons de 90 a 2003. O que bate com a época de muitas emissoras investindo em custos Vs qualidade... De 2007 pra cá; podemos dizer que ambos (animes e Cartoons) sobrevivem por aparelhos com algumas boas obras no meio de um mar de porcarias...

Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Z, hoje ainda passam em horário nobre na Rede Brasil!!! É Vem aí!! Dragon Ball Super na Rede Brasil!!😍😍

Foi uma época legal e de investimentos ousados do Sato e da Manchete. Que provavelmente nunca veremos com a legislação atual que PROÍBE qualquer coisa fora das faixas de horário na tv aberta... Como sempre mais uma vez Omelete falha em coisas japonesas...tem 10 num anuncio de 12 (mas deve ser Flashman e Cybercops completando a lista). E alguns infelizmente nunca veremos novamente como: Kamen Raider Black e Kamen Raider RX ambos pertencem a Saban até o distante 2030... Todos os Tokusatsus estão no ocidente ligados a power Rangers e depende do dono autorizar ou não (aliás por curiosidade eles já fizeram umas "cruzadas" de lançamento lançando no Japão os PR clássicos, RPM, Time Force, in Space, Lost in Space e no US e Europa Flashman, Goranger, Zyuranger, Timeranger, Shinkenger; o mesmo num episódio pós os rangers samurai vendo um episódio da série original). E muitos animes (pois os custos de produção são caros, é melhor pras emissoras comprar Teen Titans Go que é baratinho do que algo longo, o que nos leva a uma tendência de idiotização e desenhos de 10 minutos que não sustentam um plot; salvo raras joias como Star Vs as Forças do mal...).

Mania feia desse povo, só lembram da Manchete exatamente no início do fim! Existiu uma ótima Tv Manchete na década de 80!

Sem ser injusto os animes antigos dão uma surra nos novos,assim com os os desenhos dos anos 80/90/2000 x contra os atuais, absurdamente bobos até pras crianças.

pra mim os melhores jaspion, jiraya e changeman.

Globo.

Bem observado, Mas esses são só pra turma Old School. ;-)

Na Manchete em sua primeira exibição, a abertura não era Pegasus Fantasy, esta veio apenas depois.

não eram 12?

caramba, Winspector era muito legal. E a série de brinquedos deles? de metal e tudo, bem caros. Lembro que sempre quis ter um haha

CDZ, bons tempos, eu era viciado kkkkkk

Bem melhor a sua lista.

Quem não curtia o robô amarelo do winspector???? E de Cybercops que tinha maleta de armas em todos os lugares escondidos kkkkk tinha um que só usava a básuca, os demais até variavam um pouco kkkk

Ah! Sim, não tenho como discordar disso. O Chavez realmente é atemporal e continua cativando a nova garotada, ao contrário das demais animações e similares atuais.

Cara, Dom Drácula, como eu não lembrei desse? Eu morria de rir com o Van Helsing tendo o ataque de hérnia (que na verdade era um piririri).

QuÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ???? Cadê Patrulha Estelar?!?!? Dom Drácula? Bicudo, o Lobisomem? Dartagnan?!? Família Drácula? Pirata do Espaço?!?!?

Tudo bem, você está perdoado. Olha quanta coisa boa você ainda pode ver!

Na boa, eu lembro de todos os programas postados na matéria. Desses que vc falou aí, só lembro de Jaspion, Super Campeões, Changeman e CdZ, que estavam na matéria.

Eu tive a honra de assistir a inauguração da Manchete (com aquela abertura show em que o "M" voava pelo Brasil todo até pousar no topo do prédio da emissora) e o primeiro filme, a primeira coisa a passar nela foi o mega clássico "Contatos Imediatos do Terceiro Grau" pois foi de lá que tiraram o tema sonoro do canal, em que cada bolinha do M brilhava e emitia um nota, como no final do filme em que os ETs se comunicam através de música.

Zilion ....passo antes de cavaleiros do zodíaco quase tenho quase certeza era moleque...

CDZ, melhor abertura (pegasus fantasy claro kkk)

A lista só foi até onde a memória do redator alcançou. Uma pesquisa rápida teria revelado que a história da Manchete com desenhos e séries infanto-juvenis é maior, como os comments já citaram. Capitain Tsubasa (Super Campeões), por exemplo, passou praticamente despercebido na época, com um número bem pequeno de fãs.

Verdade! Vou atualizar. "Todos corajosos, sim, os famosos mosqueteiros, os perigos a enfrentar, e a ajudar terceiros..."

Não passa de uma lista "pop". Embora seja uma lista onde figuram apenas alguns desenhos, parece que esqueceram de delimitar uma época para ela. Pérolas como Dom Drácula, D'Artagnan e os Três Mosqueteiros, Família Drácula, Bicudo - o Lobisomem, dentre outros, ficaram de lado, pois foram exibidos anteriormente aos citados na matéria.

Exato, lista zuada. E ainda tinha Dartgnan e os três mosqueteiros!!!

Cybercops e Winspector eram maravilhosos!

Simplesmente essa foi a melhor época da TV...que saudade!

Cara, Cybercops era MUITO MASSA!!!

Que bost@ de lista... Sem: Rei Arthur, Patrulha Estelar e Pirata do Espaço Sem credibilidade.

Super aventuras... Ô série animada que me fez chorar horrores! Especialmente aquele ep em que o São Bernardo salva a garotinha na neve e depois morre... Pense numa criança que chorou! Já estou até com lágrimas nos olhos só de pensar!

fico feliz em dizer que assisti todas essas séries... Que época boa que foi!

Faltou Cybercops , Flashman, Lion Man e Winspector que tb era muito bom,e lembrar da Tv bandeirantes que passava Goggle 5.

Tinha tambem o wmac masters que era foda, parecia mortal kombat

Pois é...uma pena mesmo!

tenho pena dessa geração atual, geração selfie, geração 7x1 kkkkkkkkkkkkk

Fomos felizes.

ahhaha Boa, verdade!! so de falar em Rei Arthur ja vem na minha cabeça a musica de abertura ehehhe

Shhhhhhh... mas era tão bom que merecia estar na Manchete. rsr

Rei Athur era no SBT não era?

Listinha fuleira. Se quisessem mesmo suscitar a saudade no povo velho (de quando a tv era de tubo e sem controle remoto, eu incluso) eles colocariam: 1. Pirata do Espaço 2. Patrulha Estelar 3. Família Drácula 4. Don Drácula 5. Super Aventuras 6. Rei Arthur 7. Jaspion 8. Changeman (e aqui entram todos os "man" flahsman, maskman, lion man, etc) 9. Super Campeões 10 Cavaleiros do Zodíaco 11. Pandemônio 12. D'Artagnan e os Três Mosqueteiros 13. Bicudo, o lobisomem 14. Zillion Que passavam todos no Clube da Criança, com seus cenários com lápis gigantes e mal iluminado... rsrs Só por alto...

Só falta alguem reclamar que tem ai na lista PATRINE kkkkkkkkkk

tbm curtia muito, mas pelo que li na net os brinquedos encalharam...e a audiência foi bem fraca

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus