Séries e TV

Lista

Star Trek: 50 anos | Os 6 capitães que fizeram história na série

Conheça a mistura de líder e figura paterna que define a franquia

08.09.2016, às 11H38.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H45

Desde sua criação, Star Trek, ou Jornada nas Estrelas antes da decisão da Paramount de unificar a marca pelo mundo, foi definida por seus capitães. Na descrição original de Gene Roddenberry, o capitão é um misto de explorador e diplomata, responsável pela vida e bem estar da tripulação e capaz de atuar de forma independente enquanto sua nave segue por setores onde a comunicação com o comando é difícil ou impossível. O modelo para um profissional dono de tantas qualidades é Horatio Hornblower, militar da Marinha Britânica do período napoleônico protagonista da série de livros escrita por C. S. Forester e adaptada para o cinema em Falcão dos Mares (1951) e para a TV em Hornblower (1998). Comprometido com o dever e dedicado, Hornblower seria novamente lembrado na composição de Jean-Luc Picard quando o produtor Robert Justman deu ao capitão da Nova Geração a frase “make it so”, usada pelo personagem de Forester.

Acompanhando a longevidade da série, os capitães refletem a mudança e as demandas do público, passando do aventureiro audacioso Kirk de 1966 ao negociador Picard de Star Trek: The Next Generation (1987) e ao guerreiro angustiado Benjamin Sisko de Star Trek: Deep Space Nine (1993) e daí à primeira mulher a capitanear uma série, Kathryn Janeway em Star Trek: Voyager (1995), embora outras mulheres capitãs de naves já tivessem aparecido na série, e então a Jonathan Archer em Enterprise (2001), que a partir da Terceira temporada incorporou o Star Trek ao nome, um homem que tem de vencer seus preconceitos para que a série e a humanidade chegassem aos tempos de Kirk. Em cada um, qualidades de liderança e administração de conflitos únicas:  

 

Capitão de papel

None

Criado exclusivamente para a série de livros New Frontier, escrita por Peter David, Mackenzie Calhoun é o único personagem que não aparece nas séries de TV ou no cinema a ter uma action figure. Nascido M´k´n´zy da cidade de Calhoun, o único não humano a capitanear uma série do universo Star Trek lutou contra os invasores de seu planeta, libertando seu povo aos vinte anos, trajetória que Picard comparou a de Alexandre, o Grande. Inspirado no personagem de Mel Gibson em Coração Valente, Calhoun é audacioso, conhecido pelo talento tático e por um sexto-sentido em relação ao perigo. 

Jonathan Archer

None

Enquanto Kirk foi modelado a partir de Horatio Hornblower, Archer é descrito pelo produtor Rick Berman como uma mistura de Han Solo e Chuck Yeager, o primeiro piloto a voar acima da velocidade do som. Retrato de uma época em que os humanos ainda experimentavam os primeiros contatos com alienígenas, Archer inicia a série com um forte preconceito contra os Vulcanos. Sua motivação inicial é também limitada a levar ao espaço a nave pela qual seu pai trabalhou arduamente. Mas com o tempo, Archer assume o peso da responsabilidade de proteger sua tripulação característica dos outros capitães.

Kathryn Janeway

None

Enquanto Picard é um diplomata e Kirk um explorador, a primeira mulher a capitanear uma série do universo Star Trek é uma cientista. Filha de um Vice-Almirante, Janeway tem grande respeito pelos regulamentos da Frota, embora como outros capitães, desafie a regra de deixar as missões fora da nave para o primeiro oficial. Dona de respostas ácidas em momentos de crise e viciada em café, Janeway conseguiu manter unida sua tripulação formada em parte por terroristas e ao contrário de Kirk e Picard, assumiu o posto de Almirante ao final de sua missão.

Benjamin Sisko

None

Comandante de uma base estelar localizada numa zona de litígio, Sisko é mais um governador e diplomata do que um explorador. Fã de beisebol e história, além de bom cozinheiro, como compete ao filho de um chef de cozinha, Sisko é também um homem de temperamento forte e capaz de demonstrações de raiva. Entre os capitães da série, é quem mais demonstrou a capacidade de ignorar as regras e valores morais da Frota, agindo nos bastidores durante a Guerra Contra o Dominion para garantir uma vantagem tática para a Federação, deixando claro que tendo escolha, faria tudo de novo.

Jean-Luc Picard

None

Ambientada 70 anos após a Série Original, a Nova Geração tem um capitão mais velho e mais analítico do que Kirk e o único entre os capitães da série não nascido nos Estados Unidos. Ciente do perigo ao qual as suas naves estão expostas, a Frota Estelar agora divide as funções, com as missões fora da nave a cargo do Primeiro Oficial, enquanto o Capitão permanece a bordo, regra com a qual Picard discorda. Apaixonado por arqueologia e literatura, Picard é um hábil diplomata e acadêmico, mas também capaz de atuar com eficiência em batalha e agir com independência em momentos críticos.

James Tiberius Kirk

None

O homem mais jovem a assumir o posto de Capitão de uma nave estelar, Kirk é impulsivo, passional e aventureiro. É um líder carismático que detém a total lealdade de sua tripulação, a quem é igualmente devotado. Aos 13 anos testemunhou o massacre de milhares de pessoas ordenado pelo governador da colônia onde vivia, experiência marcante em seu forte senso de justiça e moral. Famoso pela inventividade tática em batalha e por quebrar as regras com frequência. Foi promovido a Almirante, mas jamais acostumou-se ao trabalho de gabinete, voltando a comandar a Enterprise até o final da carreira.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.