Séries e TV

Lista

The Gifted | Semelhanças e diferenças entre a série e os quadrinhos dos X-Men

Programa estreia em 3 de outubro

02.10.2017, às 20H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H48

Em 2018, o cinema deverá ter uma enxurrada de X-Men com a estreia de Deadpool 2, Novos Mutantes e X-Men: Fênix Negra. A televisão, em contrapartida, também não ficará para trás: além da elogiada Legion, no dia 3 de outubro estreia The Gifted, série sobre o universo dos pupilos de Charles Xavier. A série se propôs a levar para a televisão alguns personagens muito queridos pelos fãs dos quadrinhos de X-Men e pouco populares entre o público menos familiarizado com os heróis no papel - isso, é claro, deixa os leitores mais antigos da saga dos mutantes apreensivos quanto ao resultado da transposição.

Lorna Dane, a Polaris, é vivida na série pela jovem Emma Dumont. Nos quadrinhos, a heroína é filha de Magneto e seus pais adotivos morreram em uma queda de avião causada involuntariamente pela jovem - ainda que ela passe muito tempo sem saber da verdade por trás do acidente graças à intervenção de Magneto e de Mestre Mental. Os poderes de Lorna são todos ligados à manipulação eletromagnética e a série mantém isso, assim como a personalidade forte da personagem. Mas algumas coisas mudam na adaptação: nos quadrinhos, Lorna fica com o cabelo verde após o acidente de avião, mas na série ela começa com ele castanho - ainda que algumas imagens de divulgação indiquem que a mudança de cor deverá acontecer na televisão em algum momento.

Blink

A personagem apareceu pela primeira vez em outubro de 1994 na revista Uncanny X-Men #317. Na série, Clarice Ferguson, nome real da heroína, é introduzida sendo resgatada pelo grupo liderado por Polaris e Eclipse enquanto foge de homens ligados ao Sentinel Services, a agência federal que persegue mutantes.

Não há nenhuma menção sobre a árvore genealógica da personagem na estreia, mas o produtor Matt Nix já deixou a entender que a paternidade de Magneto deverá ser apresentada em algum momento na trama - saiba mais. Além disso, Lorna está em um arco romântico inédito - e bastante sério, tendo em vista alguns eventos decisivos do episódio de estreia -, com o personagem Eclipse, interpretado por Sean Teale e criado especialmente para a série. Nos quadrinhos, Polaris é uma das pontas de um triângulo amoroso que se estende por muito tempo formado com Alex Summers, o Destrutor, e Bob Drake, o Homem de Gelo. Mas, falando de Eclipse, sabe-se apenas que é capaz de manipular fótons, gerando luz e calor, mas ainda há muito mistério em torno do personagem.

Polaris

Uma personagem bem antiga dos X-Men, ela apareceu pela primeira vez em outubro de 1968 na revista The X-Men #49. Na série, a personagem lidera um grupo de resistência às leis anti-mutantes ao lado de Eclipse e é capturada pelo Sentinel Services. 

Pássaro Trovejante

O personagem apareceu pela primeira vez em maio de 1975, na revista Giant-Size X-Men #1. Na série, John Proudstar, nome real do Pássaro Trovejante, faz parte do grupo clandestino de mutantes liderado por Polaris e Eclipse.

Entre os demais há Blink, vivida por Jamie Chung, possivelmente a mutante mais conhecida pelo público médio por já ter aparecido em X-Men: Dia de Um Futuro Esquecido. No longa, ela foi interpretada por Fan Bingbing e a caracterização era um pouco diferente da vista na série - em nenhum dos dois casos é seguido com fidelidade o modelo dos quadrinhos, vale ressaltar. Enquanto na versão original a personagem tem a pele púrpura, tanto a série quanto o filme mantiveram a pele dela branca. A série abdicou também do losango na testa da jovem, mantendo do visual original apenas o cabelo roxo, os olhos verdes e uma das marcas ao redor do olho.

O poder de Blink é o teletransporte - mas, diferente do popular Noturno, Blink abre portais de entrada e saída em locais distintos. Nos quadrinhos, o passado dela é meio incerto, sabe-se apenas de um trauma quando seus poderes se manifestam pela primeira vez que causou acidentalmente a morte de alguém ao travar a pessoa em seu portal. O primeiro episódio da série não cita o evento, mas aproveita essa fragilidade da personagem mostrando certa insegurança da jovem em usar o poder em determinadas situações.

Shatter

Além dos protagonistas, há outros mutantes que já apareceram nos trailers da série - é o caso de Shatter, um mutante que foi introduzido no universo dos X-Men em junho de 2002, na revista Morlocks #1. O personagem será vivido por Jermaine Rivers, de MacGyver, e seu corpo inteiro de é composto de uma substância cristalina, azul muito escura, e tão resistente que o torna invulnerável aos ataques mais comuns. Ele pode ainda cristalizar qualquer substância líquida.

O último membro do quarteto de mutantes apresentados no primeiro episódio como parte da resistência é John Proudstar, o Pássaro Trovejante. Nos quadrinhos, ele é o irmão mais velho de outro personagem muito importante, o Apache - que foi vivido no cinema por BooBoo Stewart em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. O jovem possui habilidade atlética e sentidos sobre-humanos. É meio complicado que o personagem tenha sido levado para a série, já que nos quadrinhos ele morre muito cedo em uma missão junto aos X-Men - é através de sua morte que se desenrola todo o arco do Apache com os heróis, que busca vingança pela morte do irmão antes de se unir ao grupo. 

Dreamer

A personagem apareceu pela primeira vez em julho de 1985, na revista Power Pack vol. 1 #12. Na série, será interpretada por Elena Satine, de Revenge, e tem o poder de alterar psionicamente as memórias das pessoas através de espécie de "fumaça de sonho".

Além deles, há os dois irmãos protagonistas Lauren e Andy Strucker, vividos respectivamente por Natalie Alyn Lind e Percy Hynes White. Enquanto a menina mais velha tem o poder de controlar o vento e a água, criando campos de força, o menino ainda está descobrindo exatamente a extensão de suas habilidades, aparentemente ligadas à telecinese. Os dois, assim como Eclipse, foram criados exclusivamente para a atração televisiva. O sobrenome deles, contudo, chama atenção  por fazer uma conexão com o vilão Barão Wolfgang von Strucker, ex-oficial nazista e um dos líderes da HIDRA - não fica claro que se haverá de fato alguma ligação entre eles. Há ainda um elemento final adaptado para a televisão: os Sentinelas. Na trama, não há indícios dos tradicionais robôs gigantes, mas o grande antagonista é um órgão federal chamado Sentinel Services, que cuida da caça de mutantes.

The Gifted será transmitida pelo canal pago Fox no Brasil e tem estreia marcada para 3 de outubro, às 22h30 - confira mais sobre os mutantes da série na galeria abaixo:

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.