Séries e TV

Notícia

Audiência da Netflix passará a ser medida por estudo independente de público, revela Nielsen

Maior empresa de coleta de dados afirma ter descoberto um método de pesquisa; Netflix refuta

18.10.2017, às 15H32.
Atualizada em 18.10.2017, ÀS 16H01

A Nielsen, uma das mais tradicionais empresa de coleta de dados dos Estados Unidos, anunciou recentemente que descobriu um método de analisar o público da Netflix. A informação é da Variety.

Os dados de audiência da gigante de streaming são um tópico de discussão na indústria. A empresa de recusa a divulga-los aos criadores de conteúdo ou público, batendo na tela de ser informação desnecessária considerando que não são dependentes da venda de espaço publicitário, como acontece na televisão tradicional.

Já houve pesquisas e estudos independentes no passado, mas a Netflix é rápida em aponta-las como imprecisas.

Agora, a Nielsen garante que descobriu uma forma de obter tais informações, tendo conduzido um teste de sucesso nos últimos dois meses. "A parte importante disso é que nos fornece transparência em um ambiente que era praticamente um ponto-cego para emissoras e estúdios", disse a executiva Megan Clarken.

Os métodos de pesquisa da empresa envolvem o reconhecimento de áudio através de um software próprio, instalado em mais de 44 mil casas norte-americanas. Vale ressaltar que, além de observar só o público dos Estados Unidos, a empresa apenas contabilizará os espectadores da televisão, sendo que a Netflix também está disponível para computadores, tablets e smartphones.

Falando à Variety, um representante da Netflix apontou que os resultados não condizem com a realidade. "Os dados que a Nielsen está divulgando não são precisos, não chegam nem perto, e não refletem a forma como a Netflix vê seus programas."

Ainda assim, a notícia foi bem recebida no mercado: oito corporações, como Disney, Lionsgate e Warner Bros., já assinaram o serviço da Nielsen para receber os estudos, podendo divulgar publicamente os dados coletados. "Poder entender conteúdo pelas formas de consumo do consumidor, ver estudos detalhados por um observador independente é incrivelmente importante aos estúdios, licenciadores ou donos do conteúdo", finalizou Clarken.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.