Séries e TV

Notícia

"Dragon Ball deveria ter terminado na luta contra Freeza", diz ex-editor do mangá

Kazuhiko Torishima editou o trabalho de Akira Toriyama nos anos 1980

06.06.2015, às 13H37.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H36


Você conseguiria imaginar um mundo em que Dragon Ball Z acabasse na luta contra Freeza? Pois é o ponto no qual Kazuhiko Torishima, que editou o mangá de Akira Toriyama nos anos 1980, acredita que a história deveria ter acabado. Isso significa que, na visão de Torishima, a série deveria ter acabado em um arco que foi publicado no Japão pela primeira vez em 1991.

None

Torishima trabalhou com Toriyama em suas duas séries de maior sucesso: Dr. Slump Dragon Ball, mangá do qual foi o primeiro editor. Hoje, ele é o CEO da editora Shueisha. Em entrevista a um programa especial sobre Dragon Ball na TV Fuji (via Kotaku), Torishima fez sua polêmica declaração. "Tudo deveria ter terminado na saga de Freeza", afirmou, ainda disparando contra o arco que veio depois: "Se você vai colocar um velho pra lutar contra garotas, é melhor encerrar por aqui", disse, referindo-se aos Androides 17 (que é homem) e 18 e ao seu criador, o Dr. Gero.

Torishima ponderou que, à época, o anime já era um grande sucesso e encerrá-lo seria muito difícil, com tanto dinheiro e produtores em jogo. Na época, ele já não trabalhava mais com Toriyama - estava à frente da revista V-Jump. "Foi a época mais difícil para ele (Toriyama), e eu não podia ajudá-lo", relembrou.

O executivo acredita que, se a história tivesse acabado no ponto que ele indicou, Toriyama teria emplacado um novo trabalho de sucesso. "Isso é apenas faz de conta, mas acho que se ele tivesse encerrado Dragon Ball na saga de Freeza, ele ainda teria escrito um terceiro mangá, que hoje seria tão famoso quanto Dr. Slump ou Dragon Ball."

O vilão Freeza está de volta aos holofotes no longa Dragon Ball Z - O Renascimento de Freeza, que chega aos cinemas brasileiros em 18 de junho. Em julho, é a vez de estrear no Japão Dragon Ball Super, a nova série animada da franquia em 18 anos.

Leia mais sobre Dragon Ball

 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.