Séries e TV

Notícia

Game of Thrones | Desenvolvedor da língua Dothraki dará aulas sobre o idioma em universidade dos EUA

David Peterson já criou linguagens para diversos programas de televisão

25.04.2017, às 16H23.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H38

David J. Peterson, responsável por ter desenvolvido as línguas Dothraki e Valiriano em Game of Thrones, irá ministrar aulas de verão na Universidade da Califórnia em Berkeley. De acordo com o próprio site da UC Berkeley, Peterson irá falar sobre a criação de idiomas fictícios e apontará o caminho para entusiastas da prática. 

Game of Thrones não é o único trabalho de Peterson. As línguas Castithan e Irathient na série Defiance, do canal Syfy, também são obras suas, assim como a língua usada por Kurse, o Elfo Negro, no filme Thor: O Mundo Sombrio. Além dessas, já colaborou com The Shannara Chronicles, da MTV; The 100, da CW; e Penny Dreadful, do Showtime. O curso "A Linguística de Game of Thrones e a Arte da Invenção da Língua" será dividido em três módulos. Em entrevista ao site da universidade, Peterson falou um pouco sobre o ofício de criar idiomas.

"Há o mesmo valor em criar uma língua quanto há em criar uma história ficcional. Se você não vê nenhum valor em algo como Enquanto Agonizo [de William Faulkner] ou Ao Farol [de Virginia Woolf], então provavelmente não vou conseguir te convencer de que há valor na criação de uma nova língua. A linguagem criada não só pode ser apreciada pelo que é, mas também pode ser usada para gerar arte nova, usando palavras que são exclusivas de algum contexto fictício. É um pouco como escrever uma música em um instrumento que o escritor criou."

Há três anos, Peterson lançou o Living Language Dothraki, um CD de uma hora e um guia oficial de 128 páginas para entender a língua, que ele descreve como algo parecido com uma mistura de árabe e espanhol. 

Na série, o povo Dothraki foi visto pela última vez navegando junto de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) rumo a sua tentativa de recuperar o Trono de Ferro para sua casa. A penúltima temporada de Game of Thrones estreia em 16 de julho pela HBO. O seriado ainda tem 13 episódios inéditos pela frente: sete nesse ano e apenas seis no final - saiba mais.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.