Séries e TV

Notícia

Game of Thrones será tema de novo curso em Harvard

Franquia criada por George R.R. Martin servirá como uma ponte para estudos medievais

01.06.2017, às 14H45.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H38

A Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas instituições de ensino do mundo, criou um curso baseado em Game of Thrones. O curso, intitulado, The Real Game of Thrones: From Modern Myths to Medieval Models (O verdadeiro Game of Thrones: dos mitos modernos aos modelos medievais), deverá começar a ser lecionado ainda em 2017. (via TIME)

As aulas irão usar como base a saga de George R.R. Martin para abordar a história medieval da região conhecida como Eurasia entre os anos 400 e 1500. A novidade é uma tentativa de atrair interessados tanto em história quanto em ciências humanas no geral, áreas que vem sofrendo queda no número de adeptos. As aulas serão ministradas por Sean Gilsdorf, professor de Estudos Medievais e Racha Kirakosian, também do comitê de Estudos Medievais.

Kirakosian conta que sempre que era frequente falar em classe sobre algum aspecto ligado à vida medieval e ouvir dos alunos que "era igual a Game of Thrones" - quando na verdade, a comparação deveria ser inversa. A professora então, resolveu aproveitar o interesse dos alunos na franquia para aplicar esse conhecimento em sala de aula. 

Dando uma visão geral sobre o que o curso irá cobrir, Gilsdorf contou que as biografias medievais de rainhas serão fontes primárias. "Game of Thrones encena excepcionalmente algumas coisas fundamentais que aconteciam nos tribunais medievais. As tensões entre uma rainha e as mulheres mais novas que se casam com seus filhos são algo do tipo 'Real Housewives' do século X", diz Gilsdorf.

Como exemplo, Kirakosian, ressaltou que o personagem da "rainha vingativa" é algo compartilhado tanto por Cersei Lannister como por Kriemhild, a principal personagem do poema épico alemão medieval Nibelungenlied, que dá aos estudantes uma idéia de rivalidades familiares na Idade Média. Alguns outros temas são compartilhados pela franquia de sucesso e pelo poema, como o fato de envolverem governantes cujos maridos foram mortos em uma caçada e estrangeiras competindo para ocuparem o cargo de rainhas, por exemplo.

O curso está sendo classificado como nível introdutório e uma ferramenta de recrutamento para os estudos medievais.

Game of Thrones está perto de estrear suas sétima temporada e, recentemente, foi divulgado o trailer da nova remessa de episódios da série - veja aqui

A penúltima temporada de Game of Thrones estreia em 16 de julho pela HBO.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.