Séries e TV

Notícia

Game of Thrones | HBO se desculpa pela cabeça decapitada de George W. Bush [ATUALIZADO]

Emissora diz que ocorrido foi "desreipetoso e de tremendo mau gosto"

25.06.2012, às 19H12.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H38

Durante os comentários feitos por David Benioff e D.B. Weiss, criadores de Game of Thrones, nos extras do Blu-ray e DVD da primeira temporada da série, foi apontado algo que os fãs deixaram passar.

Durante algumas cenas, mais nitidamente no décimo episódio, na cena em Joffrey leva Sansa para observar as cabeças decapitadas sobre os muros de Porto Real, aparece espetada a cabeça do ex-presidente dos EUA, George W. Bush. "Não foi uma escolha, assim como isso também não aponta nossa posição política! Nós apenas usamos as cabeças [prostéticas] que estavam disponíveis no momento", explicaram os roteiristas durante os comentários.

George W. Bush

None
A cabeça decapitada de George W. Bush...

alteracao

None
...e a cabeça alterada.

Apesar de o Blu-ray e o DVD terem sido lançados há mais de dois meses nos EUA, tudo só veio à tona ontem, quando o site io9 publicou um texto sobre o achado - causando rebuliço nas redes sociais. A HBO acabou divulgando um comunicado: "Ficamos profundamente chateados [com o ocorrido] e julgamos ser um acontecimento inaceitável, desrespeitoso e de tremendo mau gosto. Nós nos fizemos extremamente claros aos produtores-executivos da série, que se desculparam imediatamente pelo descuido. Nós nos desculpamos pelo acontecido e vamos remover [a cabeça e o comentário] de todas os futuros lançamentos em DVD e Blu-ray".

[Atualizado 15/06] A HBO adicionou uma linha ao seu comunicado de desculpas: "Condenamos de maneira efetiva todas as exibições de tal episódio e interrompemos todas as futuras entregas do DVD, assim como o retiramos de plataformas digitais e reeditaremos a cena para transmissões futuras em quaisquer distribuições - doméstica ou internacional." [Fim da atualização]

[Atualizado 25/06] O episódio em questão foi devolvido às plataformas digitais com uma leve alteração na face da cabeça decapitada - veja ao lado. [Fim da atualização]

Assim como a emissora, Benioff e Weiss também divulgaram um comunicado próprio, explicando sua posição: "Nós usamos diversas partes prostéticas no programa: cabeças, braços, pernas, etc. Ficaria muito caro produzir tudo do zero, especialmente em cenas nas quais precisamos de muitas delas, então as alugamos em grandes quantidades. Depois que aquela cena já havia sido rodada, alguém apontou que uma das cabeças trazia uma grande semelhança com George W. Bush. Nos comentários do DVD, mencionamos o ocorrido, coisa que deveríamos ter deixado passar em branco. Nossa intenção não era a de desrespeitar o ex-presidente e nos desculpamos se dissemos ou fizemos alguma coisa que sugira o contrário".

O último episódio da segunda temporada de Game of Thrones, "Valar Morghulis", foi exibido simultaneamente pela HBO do Brasil e dos EUA em 3 de junho. Veja nossas impressões sobre a Batalha de Água Negra.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.