A figurinista Audrey Fisher falou sobre como foi escolher o figurino para Girlboss, nova comédia da Netflix sobre uma jovem chamada Sophia Marlowe, versão fictícia de Sophia Amoruso, a fundadora da marca Nasty Gal. Na série, a jovem interpretada por Britt Robertson inicia um negócio bem sucedido vendendo roupas vintage online. Em entrevista à Entertainment Weekly, Fisher contou como foi construir uma série que gira em torno de uma personagem real com um olho afiado para a moda.
"Essa série é incomum porque temos uma pessoa viva que estamos tentando recriar. Quando você está trabalhando em uma série e há uma cena de um personagem vestindo pijama, você pensa 'ok, apenas preciso arrumar qualquer pijama para a cena.' Mas nesta série, você tem que ter algum camisa vintage incrível e algo como uma bermuda de cetim que pareça ter vindo de uma patinadora do anos 1970. Tudo tem que transmitir uma história muito clara e forte sobre sua obsessão com roupas, além de sua relação embrionária com seu negócio."
Fisher conta que, felizmente, a verdadeira Sophia forneceu à equipe criativa da Girlboss várias fotografias suas tiradas na época em que a série é ambientada, entre 2007 e 2008.
"As fotos foram uma referência enorme para mim, porque mostrou o que Sophia e seus amigos estavam vestindo com detalhes. É sempre algo chique sem parecer ter sido feito esforço, onde mesmo que ela só tenha colocado a mesma camiseta do dia anterior com os jeans vermelhos que ela estava usando por semanas, parece que está pronta para ir ao Studio 54 [antiga boate descolada de Nova York]. Há uma espécia de pó mágico sobre ela."
Usando como referência as fotos, as notas no roteiro de Kay Cannon, criadora da série, e uma pesquisa em livros de fotografia do começo dos anos 2000, Fisher começou a fazer compras e até mesmo a produzir certos looks. A peça mais icônica do programa, por exemplo, é a jaqueta de couro East West que a Sophia encontra por US$ 9 e depois vende no eBay por algumas centenas. Na vida real, o encontro de Fisher com a peça foi um pouco diferente
"A jaqueta é como um talismã. É um símbolo de sua descoberta e, posteriormente, dela ter crescido o suficiente para ser capaz de abrir mão dele novamente. A importância do casaco foi literalmente escrita no roteiro. Eu comecei a procurar jogando 'casacos minúsculos' no eBay [em função da atriz Britt Robertson ter apenas 1,60 de altura e ser bem magra]. De lá, busquei vendedores de roupas vintage em Los Angeles e o que ouvíamos de volta era 'sim, temos um tamanho 10, mas é preto...' ou 'temos um tamanho 6, mas...', tudo tinha algum problema. Até que fui em uma loja em Coronada e vi a jaqueta o primeiro no estante. Era linda. Quer dizer, custava US$ 3,5 mil. Não era uma peça de US$ 9."
Fisher conta que precisou tirar fotos da jaqueta e enviar aos produtores da série para conseguir permissão para gastar tanto em um item - a peça mais cara comprada para o programa - e a equipe adorou. Na série, Robertson precisou praticar algumas vezes colocar e tirar o casaco de forma natural, porque o material da peça, couro de bezerro, é muito grosso. "Ela fez parecer muito mais confortável de usar do que é na realidade", contou Fisher.
Inspirada na obra homônima de Sophia Amoruso, Girlboss acompanha uma garota que cria um império multi-milionário de moda a partir da venda de roupas no eBay. O elenco também conta com Ellie Reed, Alphoso McAuley (The Middle), Johnny Simmons (As Vantagens de Ser Invisível) e Dean Norris (Breaking Bad). A produção executiva é de Charliza Theron (Mad Max: Estrada da Fúria), Laverne McKinnon, Chistian Ditter, Beth Kono e da própria Amoruso. Girlboss terá 13 episódios com estreia prevista para abril de 2017 no serviço de streaming.