Séries e TV

Notícia

Hacker que atacou a HBO pode ter sido identificado pela Procuradoria dos EUA

Culpado seria black hat iraniano com ligações ao exército

21.11.2017, às 16H32.
Atualizada em 22.11.2017, ÀS 02H10

O culpado pelo ciberataque que levou 1,5TB de dados da HBO em julho pode ter sido encontrado. Segundo a Procuradoria de Nova York, o responsável é um hacker iraniano com ligações ao exército de seu país. A informação é da NBC News.

A investigação apontou que o crime foi cometido por Behzad Mesri, que integra uma equipe turca de hackers categorizados como "Black Hat", cujo a intenção é causar prejuízo e obter lucro em cima disso. Mesri também atuou como militar ao lado do exército iraniano, onde tinha como função invadir redes de computadores, softwares e instalações de Israel.

É bom ressaltar que os documentos liberados pela Procuradoria não acusam o hacker de atuar em nome do governo do Irã.

O ataque foi divulgado em 31 de julho. Na época, a emissora declarou que teve seus computadores invadidos e 1,5 terabytes de informação roubados, entre eles episódios de séries como Ballers, Room 104 e roteiros da sétima temporada de Game of Thrones.

A NBC News relata que o hacker atendia pelo nome de usuário Skote Vahshat, e provocava os executivos em diversos emails. Já em agosto, Mesri pediu o equivalente à US$5,5 milhões em Bitcoin para não vazar os dados, que incluiam também contatos do elenco de GoT. A emissora recusou cooperar com o atacante, mas depois revelou que tentou paga-lo para consertar a falha de sistema - saiba mais.

Após a identificação do hacker, a HBO comentou: "Confirmamos no passado que estávamos trabalhando com os oficiais da lei desde os primeiros momentos do ciber incidente. Até onde a equipe criminal sabe, nós preferimos deixar quaisquer comentários ao Escritório de Advocacia dos Estados Unidos."

Mais detalhes devem ser divulgados ao ritmo que a investigação avança.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.