Séries e TV

Notícia

Punho de Ferro | Protagonista desativa conta no Twitter após discussão sobre etnia do personagem [ATUALIZADO]

Finn Jones pediu um pouco de paciência para quem esperava ver um ator asiático no papel

06.03.2017, às 22H05.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H44

O ator Finn Jones, que interpreta o protagonista na série Punho de Ferro exibida pela Netflix, deletou o próprio perfil do Twitter após uma discussão sobre a etnia do herói que dá nome à série. Apesar de Danny Rand ser branco nos quadrinhos, existia uma pressão para que o ator escalado fosse asiático. O motivo é que o enredo da trama acaba esbarrando em alguns estereótipos de Hollywood, como o de homem branco que treina lutas orientais e se torna melhor do que seus professores asiáticos. As informações são do site Polygon. [Atualização] Falando ao Deadline, Jones comentou o caso e disse que precisa se concentrar: "Estou no meio das filmagens [de Defensores] e preciso continuar focado em dar vida ao personagem sem julgamentos, então decidi sair do Twitter por enquanto" [Fim da atualização].

A discussão no Twitter começou quando Jones citou o ator Riz Ahmed, que compartilhou um link de uma palestra sobre a importância da representatividade étnica no cinema. O ator de Punho de Ferro compartilhou dizendo que "representatividade é importante". Não demorou até que alguém confrontasse Jones a respeito da sua própria escalação para o papel na série. Os tweets foram apagados junto com a conta, mas alguns usuários tiraram prints dos comentários do ator.

"Por favor, não faça suposições sobre o nosso show antes de assistir. A caracterização de Danny Rand pode ter permanecido fiel ao seu material de origem, mas o nosso show incorpora e comemora atores de todas as origens étnicas."

A discussão não é novidade. Desde que Jones foi anunciado como o personagem, muitos fãs expressaram o descontentamento com a escolha, visto que a solidão e sensação de não pertencimento de Rand são sentimentos comuns à asiáticos-americanos. A argumentação era também a de que a etnia do personagem não era algo tão fundamental para a manifestação dos seus poderes e que a história podia soar mais poderosa a partir de uma perspectiva que não a do homem branco. 

Na Comic Con de Nova York de 2016, Jones falou brevemente sobre o assunto. "Estamos trabalhando com Netflix e Marvel, duas das empresas de entretenimento mais importantes do mundo no momento. Eles sabem exatamente o que estão fazendo. Nós temos um elenco incrivelmente diverso e incrivelmente talentoso. O que eu diria sobre isso é: espere até que você tenha visto a série. As pessoas vão ser muito, muito, muito agradavelmente surpreendidas com o que estamos fazendo".

Punho de Ferro acompanha Danny Rand (Finn Jones), um monge que, após anos desaparecido, retorna a Nova York para se reconectar com o próprio passado e assumir legado de sua bilionária família. A série estreia em 17 de março deste ano, com 13 episódios iniciais.

Demolidor foi o primeiro programa a ser lançado pela Netflix (em 10 de abril de 2015), seguido por Jessica Jones (em 20 de novembro de 2015), Luke Cage (30 de setembro de 2016) e agora Punho de Ferro, em 17 de março, antes de desembocar em Os Defensores.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.