Séries e TV

Notícia

The Walking Dead | Camiseta oficial da série é retirada de lojas após denúncia de racismo

Estampa da peça trazia frase de Negan que possui histórico ofensivo para comunidade negra

Omelete
3 min de leitura
22.02.2017, às 17H32.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H48

[Cuidado com possíveis spoilers!]

A rede varejista britânica Primark retirou de circulação uma camisa da série The Walking Dead após um cliente apontar que peça traria uma mensagem racista. A estampa da roupa  apresentava a frase "eeny meeny miny moe", com o bastão ensanguentado de Negan (Jeffrey Dean Morgan) destacado. A peça faz referência ao momento em que o vilão escolhe quem matar no primeiro episódio da sétima temporada de The Walking Dead. "Eeny meeny miny moe", em português, seria algo equivalente à "uni-duni-tê". 

O problema é que, apesar de na série Negan ter entoado a continuação da canção usando o verso "catch a tigger by the toe" (ou "pegue um tigre pelo dedão"), a versão original tem como segunda parte a frase "catch a nigger by the toe" ("pegue um crioulo pelo dedão"). E nos EUA, a comunidade negra considera a palavra nigger uma expressão extremamente racista. Veja a camisa:

De acordo com a BBC, foi um cliente chamado Ian Lucraft quem percebeu a mensagem na camisa. Em entrevista, Lucraft disse ter visto a peça enquanto fazia compras com sua esposa em Sheffield, na Inglaterra, e ficou assustado com a estampa. "Essa imagem remete diretamente à prática de agredir pessoas negras nos Estados Unidos. É uma ameaça direta de ataque por racismo. Se eu fosse negro e me deparasse com alguém usando essa camiseta, saberia exatamente do que se trata", disse.

Lucraft então entrou em contato com o chefe-executivo da PrimarkPaul Marchant, orientado a empresa a evitar ofender consumidores mantendo o produto em estoque. Em resposta, a camisa  foi removida das prateleiras da Primark e a empresa emitiu um pedido formal de desculpas por meio de um porta-voz. 

Camisa The Walking Dead

"A camiseta em questão é um produto licenciado da série de TV americana The Walking Dead e frase e imagem foram retiradas diretamente da série. Qualquer ofensa causada pelo design foi completamente não intencional e a Primark pede as mais sinceras desculpas."

No Twitter, algumas pessoas usaram a rede social para criticar a postura da empresa e exigir o produto de volta nas prateleiras.

"Se você diz que a camisa de The Walking Dead da Primark 'conversa diretamente com a prática de agredir pessoas negras' então o racista é você."

"Vergonha da @Primark por tirar a camisa de circulação a camisa de  @WalkingDead_AMC que não é de modo algum ofensiva. Eu não compro mais lá depois disto."

"A proibição da camisa de The Walking Dead na Primark é apenas absurda. Porque esse contexto da frase não está nela então não significa que ela seja ofensiva em qualquer outro."

Não é a primeira vez que The Walking Dead fica no meio de uma discussão sobre racismo. Os comentários de que a série tratava os personagens negros como descartáveis, matando um sempre que aparecia um novo, se tornaram tão recorrentes que a produtora-executiva Gale Anne Hurd se pronunciou sobre o assunto em entrevista ao E! Online, negando qualquer tipo de racismo na série. Os comentários haviam se multiplicado com a morte do personagem Tyreese (Chad Coleman) logo após a inserção de Noah (Tyler James Williams) na saga.

"Nós matamos muito mais personagens brancos do que negros. E não é só isso, acho importante notar que contratamos dois atores negros para fazer personagens que originalmente não eram negros. Nos quadrinhos, Bob era branco. E o personagem Noah não era negro. Simplesmente escolhemos o melhor ator. Noah ainda está vivo, assim como Seth Gilliam, interpretando o Padre Gabriel. E obviamente temos Sasha e Michonne. E não vamos nos esquecer do Glenn, que está na série desde o início", disse na ocasião da entrevista, antes dos personagens Glenn e Noah deixarem a série.

 Leia mais sobre The Walking Dead

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.