Séries e TV

Notícia

Westworld | Criador compara o conceito da nova série da HBO com videogames

"As pessoas não pensam nas consequências quando jogam GTA", diz Jonathan Nolan

Omelete
2 min de leitura
30.09.2016, às 18H08.

Com Westworld prestes à estrear na HBO, o co-criador Jonathan Nolan recentemente comentou ao Entertainment Weekly sua abordagem ao seriado de ficção científica, comparando com a forma como lidamos com inteligências artificiais nos videogames.

None

"Quando as pessoas jogam Grand Theft Auto, elas não pensam na repercussão do que estão fazendo. Essa é uma das perguntas que fazemos no programa: quando você deve começar a se sentir mal pela forma que trata essas criaturas sem consciência? Você não é afetado por desligar seu celular e os Pokémons sumirem, ou desligar seu Xbox e fazer os personagens sumirem."

"Nos RPGs mais sofisticados e imersivos, você consegue entrar de cabeça na narrativa. Há um grande esforço para criar os personagens não-jogáveis. Em qual ponto eles deixam de ser isso? Amamos abordar inteligência artificial partindo dessa perspectiva", explicou o criador.

Por fim, Nolan diz que muito do conceito por trás da série pode ser observado em tecnologias atuais: "Testamos realidade virtual e saímos dessa experiência realmente abalados. No caminho para casa, eu e [a co-criadora] Lisa Joy conversamos sobre como muito da vida de nossa filha se passará dentro desses mundos virtuais. Isso é uma mudança enorme para a raça humana, e as regras desses espaços são variáveis."

O seriado tem base em um filme de 1973 que acompanhava dois homens em um parque de diversões para adultos chamado Westworld, até que são atormentados por um robô pistoleiro responsável por bagunçar a programação dos demais androides. Na série, Anthony Hopkins vive o Dr. Robert Ford, o brilhante e reservado diretor criativo, programador chefe e presidente do parque. 

Sidse Babett KnudsenEd HarrisJeffrey WrightShannon WoodwardIngrid Bolsø BerdalAngela Sarafyan e Simon Quarterman também estão no elenco - conheça os personagens em detalhes.

Westworld estreia na HBO em 2 de outubro.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.