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The Night Of é a arma secreta da HBO para 2016

Com um excelente primeiro episódio, a série mostra ótimas qualidades

10.07.2016, às 13H01.

Muito tem sido dito sobre o "problema de drama" que a HBO está vivendo no momento, especialmente depois da segunda temporada morna de True Detective e do cancelamento da renovação de Vinyl. Quando The Leftovers e Game of Thrones terminarem, o canal que um dia exibiu Família Soprano e The Wire não vai ter um drama regular. A HBO sempre foi conhecida por ser o canal dos grandes seriados dramáticos, mas com a ascenção de AMC, FX e outros, isso tem mudado. 

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Então chega The Night Of, minissérie produzida pelo falecido James Gandolfini que é claramente filha das séries de crime que dominaram a programação do canal nos anos 2000. Assim como True Detective em sua primeira temporada, The Night Of impressiona por sua qualidade narrativa, de direção, fotografia e atuação. Em outras palavras, é um pacote completo. A história, por sua natureza, instiga conversa, discussões e teorias, e o episódio de estreia, com sua 1h20 de duração, é um dos grandes suspenses da televisão este ano.

A noite em questão começa quando Nasir "Naz" Khan (Riz Ahmed), um americano descendente de paquistaneses, decide pegar emprestado sem avisar o taxi do pai para ir em uma festa depois que um colega acaba furando com ele. Naz não está nem um pouco familiarizado com a vida de taxista e nem sabe lidar com as coisas mais triviais do trabalho. Como resultado, pessoas acabam entrando no veículo e ele é forçado a chutá-las pra fora do carro - exceto quando a atraente jovem Andrea (Sofia Black-D'Elia) pede carona. Naz não consegue negar e acaba fazendo o que ela pede. Ele compra cerveja, para junto de um rio para olhar a cidade e eventualmente vai para a casa dela. Depois de algumas brincadeiras estranhas e, claro, drogas, as coisas dão absurdamente errado. 

No momento em que a garota entra no carro, fica claro que as coisas estão caminhando para um problema. A câmera mostra como Naz está basicamente cavando sua própria cova com algumas atitudes que ele toma durante a noite. Mas The Night Of não deixa passar a imagem de que Naz é um idiota, o que faria a audiência criar uma barreira com ele. Grande parte disso vem das atuações. D'Ella atua perfeitamente como aquela garota problemática que puxa você de forma inexplicável e Ahmed exala um grande carisma em suas cenas.

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A série nunca retrata o protagonista como alguém totalmente desligado, mas como alguém que estava no lugar errado, na noite errada, com a pessoa errada. Inclusive, a construção da história é feita de uma forma brilhante. Quando Naz acorda e vê o corpo morto da garota brutalmente esfaqueado, a cena não deve causar surpresa, mas essa não é a ideia dos co-criadores Richard Price (The Wire) e Steve Zaillian (Gangues de Nova York). A tensão vem justamente por Naz ser um ótimo personagem que conquista com seu charme e jeito meio atrapalhado, mas que repentinamente está caminhando em gelo fino.

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Não há porque entrar em cada detalhe da história do piloto, que se passa inteiramente na noite da morte, mas a polícia eventualmente aponta Naz como suspeito depois de um acontecimento que mostra o espetacular senso de humor pertubado e quase canalha da série. Nesse processo, são apresentadas outras figuras importantes, como o detetive Dennis Box (interpretado de forma sutil e perfeita por Bill Camp) e, finalmente, Jack Stone (John Turturro). Stone é um advogado daqueles que ganha a vida com presos da madrugada que cometeram crimes idiotas e foram parar na delegacia.

O papel era originalmente de Gandolfini mas Turturro, em seus poucos momentos no primeiro episódio, faz um excelente trabalho. Junto do roteiro ele desenvolve um peso tremendo para o advogado, que poderia ser o protagonista de The Night Of - algo que pode muito bem se tornar realidade nos próximos episódios, quando o foco se torna o processo de julgamento de Naz e Stone passa a ser uma figura importante no meio de toda a tempestade nos tribunais e na cadeia.

Finalmente, a brilhante fotografia de Robert Elswit precisa ser abordada. Responsável por filmar O Abutre e Sangue Negro, filme pelo qual venceu um Oscar, Elswit captura a noite nova-iorquina de maneira visceral, explorando a textura e o cheiro da cidade, sua opressão, seu brilho e sua sujeira em cada cena. 

The Night Of estreia em 10 de julho na HBO.

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