Filmes

Vídeo

Valente | Omelete Entrevista John Lasseter

John Lasseter fala sobre as dificuldades técnicas do filme

17.07.2012, às 18H15.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 17H17

John Lasseter, produtor executivo de Valente (Brave), fala sobre seus filmes preferidos do Estudio Ghibli, das dificuldades técnicas do filme e a possibilidade de fazer uma animação da Marvel.

John Laseteer: Eu amei essa camiseta.

Eu usei, na verdade, para você.

JL: Isso é ótimo. Você comprou lá?

Não, alguém comprou para mim.

JL: Isso é bom. Você já esteve lá?

Eu não estive. É um dos meu sonhos ver o museu e...

JL: É uma parada obrigatória. Você precisa ir a Tóquio e visitar o museu.

Eu te garanto que está na minha lista de coisas...

JL: Bem-vindo à Escócia!

Bom te ver na Escócia.

JL: Você já esteve aqui antes?

Sim, há uns oito anos atrás eu andei na rua deste hotel, e é bem estranho estar de volta aqui. Eu, na verdade, usei esta camiseta para você, porque eu estava conversando com você, e eu sou grande fã do Studio Ghibli, como você. Eu queria começar perguntando qual é o seu filme favorito do Studio Ghibli?

JL: Bom, é difícil. Mas eu diria, provavelmente, "Meu Vizinho Totoro". Eu amo "Totoro". É... Quando os meus filhos estavam crescendo, eu trouxe para casa um LaserDisc japonês dele. E eles cresceram assistindo em japonês. Certo? Não importava. Eles simplesmente amavam o filme. E eu amo "Laputa: Castelo no Céu". Em "A Viagem de Chihiro" e "O Castelo Animado", eu trabalhei neles fazendo a versão em inglês deles. Então, eu amo esses filmes também. Mas eu acho que "Totoro" é o que me impressionou. Especialmente a cena em que o Ônibus-Gato chega no ponto de ônibus. É tão mágico quanto qualquer cena em qualquer filme que eu já vi.

Eu queria perguntar sobre as dificuldades técnicas em "Valente". Qual foi a maior dificuldade a ser superada? E, qual é o próximo desafio que a animação precisa superar?

JL: Primeiramente, todos os desenvolvimentos técnicos são guiados pelas necessidades da história. Então, no futuro, realmente depende das histórias que queremos contar. E terão dificuldades técnicas para aquela história. Eu não sei exatamente quais são ainda. Então, com "Valente", eram muitos problemas técnicos. Quando pensamos na ideia da história, passada na Escócia medieval… Era o nosso primeiro filme de época de verdade, certo? Isto, em si, é um desafio. Eu já estive na Escócia, e eu sei que para parecer autêntico, nós deveríamos colocar o máximo de detalhe na tela. Nós não conseguimos as coisas só de ir às locações para filmá-las. Nós temos que criar nós mesmos. Então, eles têm que fazer os castelos, as florestas e tudo, e dar um senso de história, como é na Escócia. E nada era geometricamente perfeito na Idade Média, então, tinha que ter essa riqueza. Este foi um grande desafio. As roupas... Era frio na Escócia medieval! Eles usavam várias camadas de roupas. Então as camadas de roupas e os diferentes tecidos foram um grande desafio. E, provavelmente um dos maiores desafios, foi o cabelo de Merida. Aquele espetacular emaranhado de cabelo ruivo encaracolado é uma parte importante da sua personalidade. É o seu espírito representado neste cabelo. Quando você compara isso com o cabelo da sua mãe, que é bem "contido", bem amarrado e arrumado. Ele representa o espírito dela. Então, a mãe está tentando forçar este espírito livre para dentro deste modelo, como ela. Porque ela fará o papel dela no futuro. Faz sentido! Mas é esta grande história visual que acontece. E o cabelo foi uma dificuldade técnica enorme.

Quando eu disse para as pessoas no Twitter que eu ia entrevistá-lo hoje, a pergunta que todos estavam perguntando era: há alguma chance, com o seu "casamento" entre Pixar, Disney e Marvel, de você fazer uma animação da Marvel? E eu queria saber... Esta é a pergunta que as pessoas queriam saber.

JL: Bom... Eu não posso falar nada sobre isso porque a Marvel acabou de, você sabe... Ela faz parte da Disney há poucos anos. Nós fazemos parte da Disney há seis anos. Na Pixar, nós nos focamos em fazer filmes originais. Os filmes... Até as nossas sequências são criadas internamente, e nós pensamos em ideias. Eu também lidero o Walt Disney Animation Studio. Estes estúdios são guiados por produtores de filmes. Então se um produtor de filme me diz: "Ei, eu quero fazer isso..." Então, eu ficaria muito interessado.

Minha última pergunta, porque eu tenho que terminar. Recentemente, edições limitadas de gravuras de arte de filmes têm se tornado muito populares. A Mondo tem feito, tem a Gallery1988, em Los Angeles... Muitos artistas independentes têm feito ótimas gravuras. Vocês...? Eu sei que você coleciona coisas. Você já pensou em fazer gravuras limitadas da Pixar?

JL: Nós fazemos. Nós estamos fazendo isso. A Disney tem essa fantástica divisão que faz gravuras limitadas. Então, nós estamos trabalhando com eles, com... E, nós estaremos... Às vezes é um artista da Pixar, às vezes é algum outro artista,  mas nós fazemos estas gravuras limitadas bem legais.

Você pode dizer para as pessoas onde comprá-las?

JL: Eu acho que olhando online na Disney... Provavelmente disney.com, e procurar por lá, eu acho que poderão encontrá-las.

Muito obrigado por hoje. É um prazer revê-lo. Obrigado novamente.

Valente estreia nesta sexta no Brasil.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.