Princesa Leia: o adeus e o futuro de Star Wars | OmeleTV

Carrie Fisher, a eterna Princesa Leia, nos deixou no final de 2016. Ela filmou toda a participação da personagem em Star Wars VIII, mas muita coisa pode mudar daqui pra frente. Discutimos o legado da atriz à cultura pop e também como a série pode seguir após essa perda irreparável. Confira e comente conosco!

Todo dia tem um programa novo! Para assistir aos OmeleTVs desta semana sem pausas, clique aqui tenha acesso à nossa playlist!

então é melhor matar a Leia no letreiro clássico do Episódio IX. basta só dizer que ela morreu tranquilamente rodeada pelo Luke e dos amigos. Acho que a Disney e a família da Carrie Fisher não vão querer outra atriz substituindo a Carrie Fisher no Episódio IX

seria legal adaptarem as HQs solo da Leia como parte do A Star Wars Story com a Billie Lourd fazendo a Leia jovem. É só fazer uma maquiagem pra deixar ela idêntica a própria mae. A Millie Boby Brown faria a Leia menina num flashback que mostram a infância dela erm Aldeeran

A Disney ja confirmou que nao usara CG... No caso da Leia...

Houve três cenas do Retorno de Jedi bacanas que foram cortada na edição final, uma do Vader sufocando o Moff porque ele não deixa o mesmo entrar na sala do imperador e ao Guardas Vernelhos ameaçam o Vader. Ele só solta o Moff quando ele diz que são ordens do Imperador. A cena do Luke sendo tentado mentalmente pelo Vader e construindo seu sabre de Luz Verde, e ainda a cena na Batalha Final que tu criticou, na qual o Imperador manda o Moff destruir ENDOR caso o escudo defletor fosse desativado. Estas cenas deixariam o filme um pouco melhor, e a da ordem de destruir Endor deixado a batalha espacial mais tensa, Porque foram cortadas nunca saberemos.

Então acho que vc deveria reve-los pois apesar de não serem obras primas cinematográficas , a história é muito bem amarrada !!

Discordo em parte. Uma Nova Esperança marcou a história do cinema com os efeitos especiais de câmeras aceleradas, noções de proporcionalidade críveis, realmente um filme único, até hoje a batalha espacial das trincheiras é épica e bem feita. A trilha sonora é a melhor dos 3 filmes clássicos, na minha opinião. Quando vejo o mesmo curto muito e só acho problema de ritmo na parte dos droides no deserto, de resto o filme é perfeito, uma aventura redonda, funcionaria muito bem como um filme individual. Em relação ao 6 existe uma cena CORTADA do Retorno de Jedi, que pode ser encontrada no Youtube inclusive, que O Imperador manda o Moff destruir Endor caso o escudo defletor fosse desligado. Ou seja a batalha, que eu considero muito boa ainda que apressada, era para ser mais emocionante ainda. Outra cena cortada foi do Vader enforcando o Moff por este não deixar ele subir até a Torre de Observação do Imperador e os Guardas Vermelhos ameaçam o Vader e ele recua quando ele diz que é ordem do Imperador. Também cortaram o Luke fazendo seu sabre de Luz verde. Enfim, a edição final preferiu deixar uma batalha infantil na floresta do que colocar estas ótimas cenas no filme! Culpa do George Lucas que picotou na edição.

Vamos pensar friamente por uns minutos, infelizmente quem morreu foi Carrie Fisher, a personagem dela na saga não é assim fundamental para a drama, Claro que todos os fãs estavam esperando a reencontro dela com o irmão Luke, e o com o filho dela. Não é simples colocar uma outra atriz eu particularmente não gostaria de ver o Personagem aparecendo nas "sombras" ou algo artificial só para preservar a imagem Léia/Fisher.... opinião minha...

Vejo muita gente hoje achando o IV "devagar" para os padrões atuais (basta comparar com o VII) e meio clichê; vendo hoje de forma isenta isso é verdade, pois o que diferiu SW de outras franquias em 1977 é essa questão da "Força". O V é atemporal pois é um autêntico filme de guerra, com aprendizado de um herói imperfeito (uma abordagem madura até para os dias de hoje), traições e ousado ao dar uma derrota aos Rebeldes, algo como Rogue One fez ao mostrar o lado "cinza" da Aliança. O VI, como você citou, vai bem mas acaba de forma até mesmo tosca com roteiro infantiloide (já comentei o porquê disso), com bichinhos de pelúcia derrotando com paus e pedras soldados de armadura com armas laser e máquinas de combate gigantes. Mesmo na batalha de naves, bastou derrubarem o escudo para "do nada" a frota da Aliança se reorganizar e ganhar de todo mundo, com a frota imperial de destroieres assistindo de camarote. Todo mundo fugiu depois que a Estrela da Morte foi destruída? "Se o Imperador tivesse comunicado à Thrawn, isso nunca teria acontecido." Mas para não dizer que o final foi de todo ruim, o desfecho heroico de Vader foi o que salvou.

Há pistas de que isso seria possível, pois é um material muito bom para ser desprezado. O aproveitamento do Thrawn em SW Rebels e alguns comentários de Timothy Zahn sobre a trilogia levantaram suspeitas. Talvez no longo prazo ele façam algo, pois suspeito que o Ep. VII tenha ficado muito em aberto para deixar a Disney com essa opção. Do jeito como o Ep. VII se desenvolveu, seria possível aproveitar muita coisa pois a Primeira Ordem se parece muito com o que sobrou do Império ao final da duologia "A Mão de Thrawn".

Os 3 filmes inteiros são um "poço"...

Pô mas a atriz ao menos deveria se parecer com a Carrie né? Meryl Streep não tem nada a ver e nem me parece ser o estilo de filme dela.

Infelizmente não sou dessa época, nasci em 1991, mesmo assim me tornei fã da trilogia clássica. Os filmes de 1999-2005 vi no cinema e mesmo com 8 anos de idade sabia que aquilo ali não era Star Wars era uma distorção na verdade de tudo que tinha feito antes, nem a estética era a mesma. As atuais gerações pelo que vi, curtem Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e até o Retorno de Jedi, mas este último é mais controverso devido a infantilização com os ewooks mas sempre terão gurias que acharão eles fofinhos e crianças que vão curtir por serem engraçados. Quando você diz que só curtem o 5, acho que está muito enganado.

Realmente fã é um bicho sem noção...

conseguiram refazer o peter cushing perfeitamente, refizeram a leia novinha... obvio que eles vão usar CGI não tem nem motivo de trocarem de atriz eles no máximo vão cortar um pouco da participação dela, reescrever certas partes do roteiro e pegar uma pessoa semelhante com ela e joga a cara dela por cima pelo CGI, e deu.

lá naquele tal de jogos vorazes, no ultimo filme refizeram tambem o seymour hoffman

ue, ressuscitaram o peter cushing, refizeram a leia (novinha) e tao com dificuldade pra achar um fim pra leia (senhorinha)?

rip

eu acho que a Disney ou a Marvel ainda vai adaptar essa trilogia

Sou mais radical e digo que SW já estava morrendo em "O Retorno de Jedi". Explicando-me, o gênero "ficção científica espacial" já estava mais pra lá do que pra cá no começo dos anos 1980 e dando vez aos "one-man army" e franquias mais adultas. Você era dessa época e deve lembrar que SW em meados dos anos 80 era "coisa de criança" e os adolescentes piravam em "Terminator", "Rambo", "Top Gun", "Braddock", "Indiana Jones", filmes de luta/ninjas etc. Lucas não era bobo e percebeu isso, inserindo os ridículos Ewoks no agora Ep. 6 para continuar ganhando dinheiro de um público infantil que foi o que sobrou para sua franquia, por isso mesmo os spin-offs "Caravana da Coragem", "A Batalha de Endor" e o cartoon dos precursores de Jar Jar Binks. Para atender os fãs residuais, que cresceram e continuaram a apreciar a franquia, surgiu a "Trilogia Thrawn", com adulto e mais elaborada exatamente para atender o público adulto que ainda havia sobrado, o que acabou dando um gás no Universo Expandido com a Trilogia "Dark Empire" e uma continuação da "Trilogia Thrawn", a Duologia "A Mão de Thrawn". Terminada essa contextualização, a trilogia prequel e o Ep. 7 deram todo esse barulho porque foram focadas em gerações diferentes: a prequel para Y e o Ep. 7 em diante para a Z, enquanto a trilogia clássica para a X, que fora o Ep. V não agrada, por assim dizer, as atuais gerações.

eles fazem isso desde o Gladiador e recentemente recriaram um ator que faleceu a 22 anos no Rogue One. Não vão vejo nenhum problema e acho que colocar outra atriz no lugar da Carrie Fisher pra continuar a saga é praticamente impossível, pois a Leia é daqueles casos que é impossivel outra pessoa substituir o interprete original. A melhor solução mesmo é fazer o mesmo que fizeram com o Tarkin no Rogue One. É só pegarem a face da Carrie Fisher do Despertar da Força ou das gravações recentes do Episódio VIII e pronto

Tb não sei pq não escalam outra atriz para o Ep IV. Quem morreu foi a atriz, não a personagem. Chama a Maryl Streep. Deve ter a msm idade e é super competente.

Se quisessem algo com "sustância" e voltado a um público adulto, bastaria usar a Trilogia Thrawn que já estava pronta e fazer em CGI em forma de seriado como SW Rebels obviamente por conta da idade dos atores originais. Mas foi o que você disse: destruíram SW por questões comerciais e para ter retorno rápido, investindo em uma continuação "medrosa" com cara de remake/reboot/releitura e em materiais que podem ter Darth Vader como garantia de sucesso (Rebels e Rogue One).

Além de encarar com a cara limpa um homem que nunca viu (essa foi uma reverência ao feminazismo: como guerreira e independente) e sair pilotando uma "sucata" parada a tempos em um deserto e funcionando perfeitamente...

Esse é o problema: a sequência do Ep. 6 era a Trilogia "Thrawn", complementada pela Trilogia "Dark Empire" + a Duologia "A Mão de Thrawn". As obras elencadas eram o cerne do Universo Expandido que se passa após a Trilogia Clássica mas foi abandonado pela Disney por ter um enredo muito adulto e "anos 90", que certamente seria impróprio para a Geração Z e os filmes cada vez mais "corridos" e cheios de ação como vimos no Ep. VII. Comercialmente falando, a Disney quer amortizar logo seu investimento e está investindo no que é mais garantido: o tempo entre as trilogias (Star Wars Rebels e Rogue One, por ex.), onde poderá contar com Darth Vader para ter certeza de sucesso.

Vc acha mais respeitoso criar uma "copia" virtual da atriz do que substituir ela? Acho justamente o contrario, criar uma copia virtual da atriz que acabou de morrer é pra mim de um mal gosto que beira a imoralidade. Muito mais honesto e respeitoso com o trabalho da atriz é não tentar copia-la.

Não cabe a mim apontar uma solução, mas sim a equipe de roteiristas e diretores do filme. Existem várias formas, que vão desde recriá-la através de computação gráfica (como fizeram na pequena participação da Princesa Leia jovem em “Rogue One”) até a morte da personagem, desde que isso enriqueça a história. Agora eu, como fã de “Star Wars”, acho que seria uma grande falta de respeito e ética escalar outra atriz para viver a princesa Leia que não Carrie Fisher.

Vai ficar a mesma coisa, afinal é star wars e não Princesa Leia o filme, é claro que ela marcou uma geração e foi uma personagem de extrema importancia pro sucesso da saga, mas é uma nova geração, só espero que de a ela um final digno para uma das atrizes que mais arrebatou corações.

E a solução seria? Ou muda a atriz ou muda a historia. Ou dizendo de outra forma, ou "mata" a atriz ou mata o personagem.....

Eu sei. Mas acho que eles podem achar outra solução. Carrie interpretou a Princesa Leia desde 1977. Hoje, elas se confundem, são quase uma só... Simplesmente trocar a atriz não me parece uma boa solução.

Pra mim, escala outra atriz parecida, e no filme inventa uma desculpa pra ela ir parar num tanque de Bacta se recuperando e ficando meio diferente. Usaram isso como desculpa para as mudanças faciais no Luke no Império Contra Ataca depois do acidente que desfigurou o Mark Hammil, por que não usar de novo agora?

ridículo vc

Creio em uma mudança "forte" no eps VIII para poder continuar a franquia de forma menos penosa. Já que as cenas de "Leia" para o proximo filme já estão gravadas seria interessante e audacioso trazer o "Han" de volta a vida...

P: COMO FICA STAR WARS SEM A LEIA? R: FICA BEM MELHOR! P: COMO VÃO SUBSTITUIR? R: COM QQ OUTRA ATRIZ!

Só que a Carrie Fischer morreu sabe.... Então não tem como usa-la.

Voto na 2!

É só avisar aos fãs que a atriz MORREU! hahahaha E não se esta mudando algo passado e sim tendo que enfrentar o fato que a atriz simplesmente não esta mais disponível e o personagem dela teria ainda funções importantes na historia, ai ou se recria ela com computação ou contrata outra atriz, acho mais respeitoso com a imagem da Carrie que se contrate outra pessoa. E as mudanças do George Lucas nos Ep I, II e III ficaram uma droga mesmo....

Se vc parar para pensar os atores antigos já tem uma certa idade, talvez a Disney já teria um plano B caso acontecesse alguma fatalidade com algum dos 3 atores principais: Carrie, Harrison e Mark

Leia em computação gráfica, com certeza... cara, acho que a Carrie Fisher gostaria de usarem a tecnologia para resolver o problema... ela compreendia a importancia da personagem e o carinho dos fãs ajudou muito a ela se reconectar com o tempo a personagem!

Eu sei que já gravou. E podem até não mexer no Ep. 8, mas dependendo da história que eles tinham para o 9, vão precisar alterar alguma coisa no 8, não muita coisa talvez, para que o 9 não ficasse tão prejudicado.

Rey é a Mary Sue espacial. Simples. Esperar o quê de um filme de Jar Jar Abrams?

As notícias dão que a maior parte das cenas de Carrie Fisher já haviam sido gravadas mas isto não resolve o problema pois, ao que tudo indica, sua personagem continuaria presente no filme seguinte. Talvez a melhor forma de se resolver isso seria uma alteração no roteiro que incluíssem um ataque da Nova Ordem à uma base da aliança rebelde onde ela estivesse presente, o que poderia acontecer tanto no episódio VIII quanto no IX e, dependendo como se desenrolasse, poderia ser o ponto culminante para o Kilo Ren se tornar ainda pior ou repensar sua trajetória no lado negro da força.

Todas as cenas da Leia no Episódio VIII foram rodadas pela Carrie Fisher. A Disney não vai mexer no Episódio VIII

O filme sai em 2019, até la as tecnicas de CGI para esse efeito estarão melhores. Eu acredito que usarão computação gráfica, e não acho certo e nem errado, acho justo. A ILM ja deve ta desenvolvendo isso. Trocar atriz até resolve, mas seria estranho, pois a Leia é Carrie Fischer... Sei la... O negocio é esperar, 2019 é logo mais...

Eu quero que ela apareça, nem que seja na forma digital.

Que furos ??

Acho que vai rolar computação gráfica. Mas apenas pontualmente, em relances. Não acho que eles vão trocar a atriz e nem fazer como o Tarkin também. O que deve acontecer é fazerem uma narrativa no próprio episódio 8, sobre a Leia, Han e a Força. Vão explorar a dor da perda do Han pelo próprio filho em montagens e, de alguma forma, fazer o público entender que ela decidiu "ir" para a Força. Enfim, viajando aqui só. Mas o que forem fazer, vão querer fazer nesse EP. 8, eu acredito e o que for vai impactar muito em quem o Kylo Ren vai se tornar realmente.

A segunda trilogia foi infinitamente pior do que a primeira. Não tem nem comparação. O melhor filme da trilogia 1999-2005 foi “A Vingança dos Sith”. Ainda assim, no meu modo de ver, não chega nem aos pés de “O Império Contra-Ataca” e “O Retorno de Jedi”. Quanto a trilogia da Disney, é cedo para falar... Afinal, tem apenas um filme. Mas eu, particularmente, gostei bastante de “O Despertar da Força”. Tomara que continuem com essa pegada...

A 2, na minha opinião, é algo completamente fora de cogitação. Pra mim, dar a Princesa Leia a outra atriz, que não Carrie Fisher, seria algo lastimável e até antiético.

O caso é que os fãs radicais não aceitaram as mudanças feitas pelo próprio Lucas para a trilogia original. Imagina se colocarem outra atriz, os fãs se dividirão e a guerra Leiônica começará.

Foi feito no exterminador do futuro.... deve ter evoluído.. faz uma vez mais e passa o bastão para outro ator... tirando a Leia de cena...

O fake que você tava defendendo entra em todo post para falar mal dos filmes Star Wars novos sem nenhum critério, inclusive falou mal de Rogue One sem nem ter assistido, mas adora as prequels, só respondi a altura, relaxa meu irmão

O Snoke não é um Sith e muito menos é o Darth Plagueis então esse negócio de dizer que ele é cópia do Darth Sidious é balela.

Caraca,ainda tem gente que defende aquilo,aquelas prequels que deixam furos inacreditáveis,e desconstrói toda a filosofia e personagens da trilogia clássica?

eu discordo O Luke e a Leia vão ter mais destaque dessa vez. Além disso esse papo de gatilho mental está chato respeite quem gosta do que a Disney está fazendo com a saga

só que você esqueceu de um detalhe Poder Ilimitado uma das personagens femininas do Clone Wars é protagonista principal do "chato e repetitivo Star Wars Rebels" junto com o Ezra e a Sabine. Essa personagem do Clone Wars é a Ahsoka Tano a Padawan do Anakin no Clone Wars. No final da segunda temporada do " chato e repetitivo Star Wars Rebels" ela descobe que o Darth Vader era o ex-Mestre Jedi dela https://www.youtube.com/watch?v=0UVJSJOiLk4

Rapaz, eles estão com um pepino na mão e algumas opções. 1 - computação gráfica; 2 - troca de atriz.; 3 - "mata" a personagem e faz uma mudança drástica no roteiro, podendo prejudicar o desfecho da trilogia. Para mim as opções 1 e 2 são as melhores. O show deve continuar e infelizmente os fãs vão ter que aceitar esse tipo de mudança.

A terceira temporada do "chato e repetitivo Rebels" vai ter um novo confronto do Darth Maul com o Obi Wan. Sendo o primeiro desde o Clone Wars.

Olha teus posts !! Parece um moleque birrento de 12 anos !! Kkkkkkkkkk, r i d i c u l o !!

Kkkkkkkk então só lamento mesmo pois se vc é desse tempo tem uma mentalidade bem inferior à sua idade , sendo confundido com um pivete de 12 anos !! Só lamento ...

Que tal pura e simplesmente colocar outra atriz....

Sou do tempo do super Nintendo, e jogava Return of Jedi no mesmo, e então veio aquela maravilha do AMEAÇA QUE NINGUÉM PEDIU.... para estragar o que era bom

HAHAHA Ridículo, FÃNSINHO de filme porcaria. Vi todos os filmes prelúdios no cinema e os clássicos em videolocadora na época que não existia DVD , então já dá pra ter ideia da minha idade, mas até uma criança de 10 anos tem mais respeito que pessoas como você e aquele fake sem noção

Morte atrai muita curiosidade e pessoas que talvez nem veriam o filme acabam indo ver devido a morte do ator/atriz e a indústria sabe explorar isso muito bem para lhe render rios de dinheiro !!

Sim. Milagre que os produtores nao matou ninguém para promover esse novo

Esse tal de MAT deve ter uns 12 anos , conheceu SW através do despertar da cópia e fica aí haterizando quem não curtiu SW no comando da Dysney , falando mal da trilogia dos anos 2000 do Lucas !! Cresce muleke !!

Igual foi feito com Paul Walker

kkkkk boa comparação

Também não acho a maquiagem digital uma boa saída, mas dependendo da forma como for utilizada, os pontos negativos podem ser suplantados por um ganho narrativo. A gente tende a resistir a essas técnicas novas no começo, mas quando elas são utilizadas com propósito, suas imperícias acabam ficando de lado. Mas sou suspeito pra falar desse assunto. Meu TCC foi sobre efeitos visuais utilizados com propósito. Isso há quase 15 anos... De qualquer forma, fiquei bem ansioso em conferir como eles vão "contornar" essa situação...

uau! Como a Disney é malvada!

Star Wars morreu com Ameaça Fantasma, e ressuscitou com o Despertar da Força, e os haters piram

Quem disse que ele é cópia do Sidious? O fato dele ter a Força nem quer dizer que ele seja um Sith, novamente fazendo análises precipitadas sendo que ainda tem dois filmes pela frente, a não ser que sejas vidente.... patético

Acho que esse novo filme, o marketing vai ser todo voltado para Carrie para atrair publico e fazer rios de dinheiro. Disney vai explorar demais a imagem da mulher para ganhar dinheiro

Nossa você acabou de descrever o Anakin no 1,2,3 sabia???

Eu não tinha pensando em todos esses problemas causados pela ausência da personagem no episódio VIII,é uma situação complicada mas o show deve continuar,que a força esteja com os roteiristas para escolher um desfecho digno para essa figura tão importante de Star Wars.

JJ GRANDE DIRETOR DESDE LOST

NOSSA você acabou de descrever o Luke sabia????

Não estou falando da atriz. Rey é uma personagem 100% vazia e abobalhada. Totalmente sem sentido.... aprende a fazer tudo de forma perfeita do nada. Desde pilotar uma nave ate derrotar forçosamente o vilão. JJ fez o filme mais burro de sua vida....apenas pra ganhar uma grana.

Episodio 7 ---- Rogue One ------ Episodio 8 -------- Han Solo ------------ Episodio 9 ----------- Kenobi

Alias, nesse video que eu postei, serveria tbm pro Snoke aprender como se comporta um Lord Stih: Controle total, pode absoluto, sem raiva, na mais plena calma mesmo em combate. Se o Snoke é uma copia do Sidious, não pode ser um velho descontrolado que fica gritando com seu aprendiz mimado.

tava até melhor mas depois desse bloco bateu a bad, espero a melhor das soluções pra personagem, e acho que é muito cedo pra usaram versão digital.

episódios 1,2,3 <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<< Rogue One << Episodio 7 PADME AMIDALA <<<<<<<< JYN ERSO < REY < LEIA ORGANA

Ui virou diretora de cinema agora? Me poupe, alguém Q curte Ameaça Fantasma e Ataque dos clones e diz que o 7 é ruim não entende NADA DE CINEMA

só para você que tem sérios problemas

E VOCE NÃO VAI ASSISTIR... CONTA OUTRA.... VAI COMPRAR ATÉ O DVD... EPISODIO 8 SERÁ FOD*

Rey é interpretada por uma ótima atriz.... mas graças a direção de JJ não a direção porca e vazia de GEORGE LUCAS que só pensa em CGI

Só esses 5 minutos de Clone Wars humilham o chato e repetitivo Rebels: https://www.youtube.com/watch?v=-7hBZNsPnyg

Eu sei... mas pqp... tem noção que a unica cena em que essa personagens interagem e se conhecem é justamente essa... até o Fin teria mais motivo pra consolar a General.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Todos os personagens masculinos e femininos que George Lucas criou, são superiores aos personagens da Disney hj em dia. Facil, facil... A Disney só faz copias vazias dos personagens que Lucas criou. Rey e Jyn são vazias em essência e conteúdo.

Pois é, tem coisas que são e ponto. Não tem como pensar em Pânico sem Dewey, Gale e Sidney; Blade Runner sem Deckard; Buchecha sem Claudinho...

Tá... maquiagem digital pode não expressar muita emoção... mas compara o Anakin do episódio II e III com o Anakin da série Clone Wars e me diz quem interpreta mais.

Eu não endeuso nada. A trilogia prequel tem suas falhas. Mas é superior ao que a Disney faz.

Errar é humano e até o JJ admitiu o erro

clone WARS o desenho CHATOOOO 1.000 VEZES REBELS

Tem algumas coisas que o antigo cânone era beeeem melhor.

Rian Johnson ,esse Cara é Foda.

PADME AMIDALA <<<<<<<< JYN ERSO < REY < LEIA ORGANA

Ela limpou o roteiro e a m3rda de abraçar a Rey ao invez do Cheiwe continuou... belo trampo.

A Lucasfilm morreu, assim como a narrativa. Esse episodio 8 sera de novo algo sem sentido, carregado apenas de gatilhos mentais e formula comercial.

Pessoas retardadas endeusam o indefensável: AMEAÇA FANTASMA

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus