Divulgação

Rankeando os 12 filmes de Christopher Nolan

Por caio coletti

Pois é, chegou a vez do homem! Christopher Nolan faturou o Oscar de Melhor Direção por Oppenheimer, coroando uma carreira que já ultrapassa as duas décadas em Hollywood. A seguir, rankeamos os 12 longas-metragens que ele assinou até hoje.

Divulgação

12. tenet

Idulgente até a medula, incompreensível, totalmente desconectado de qualquer humanidade que poderia existir na sua história... Pode ser que a pandemia tenha prejudicado Tenet nas bilheterias, mas isso não muda o fato de que é o pior filme de Nolan. Disponível no Prime Video e na Max.

Divulgação

11. batman: o cavaleiro das trevas ressurge

Universalmente reconhecido como o pior dos três filmes do Homem-Morcego dirigidos por Nolan, este fechamento de trilogia é uma obra inchada, indecisa sobre o seu ponto de vista político/moral e cheia de momentos constrangedores. Disponível na Max.

Divulgação

10. seguinte

O primeiríssimo filme de Nolan, de 1998, é o mais obscuro de sua filmografia - e, para os fãs de carteirinha do diretor, até que é uma experiência legal ver os cacoetes do diretor nascendo. Para o restante do mundo, é meio que um filme-ensaio entediante. Disponível na MUBI.

Divulgação

9. insônia

O único filme de Nolan que ele não escreveu - e isso fica bem claro para quem conhece as obsessões do cineasta. De qualquer forma, é um bom mistério ancorado pela ambientação única e pelas performances de Al Pacino e Robin Williams. Disponível no Telecine.

Divulgação

8. dunkirk

Embora tenha sido visto mais como uma realização técnica do que um filme que contava uma boa história, a verdade é que Dunkirk consegue transmitir como poucas obras a urgência e a brutalidade da guerra. Merece ser revisitado. Disponível no Prime Video e na Max.

Divulgação

7. batman begins

A ótima primeira investida de Nolan em Gotham City entrega uma boa ambientação, um ótimo elenco e um bom entendimento dos elementos que fazem do Batman um símbolo tão duradouro na cultura pop. Disponível na Max.

Divulgação

6. a origem

Fenômeno absurdo de bilheteria e crítica, o filme em que Nolan mergulhou no mundo dos sonhos - e impressionou Hollywood com suas inovações técnicas - é meio que um pedaço de cinema difícil de negar. Disponível na Max.

Divulgação

5. amnésia

O longa que lançou Christopher Nolan para a estratosfera de Hollywood. Contado de trás para frente, ele deixou muita gente obcecada por desvendar seus mistérios e provou que o cineasta era uma voz importante no cinema comercial dos EUA. Disponível no Prime Video.

Divulgação

4. o grande truque

Feito no "respiro" entre dois filmes do Batman (Begins e O Cavaleiro das Trevas), este mistério sobre ilusionistas rivais segue sendo um dos filmes mais vitais e "reassistíveis" de Nolan, ancorado por ótimas performances principais. Disponível na Max.

Divulgação

3. oppenheimer

Pois é, o filme que rendeu o Oscar a Nolan ficou bem alto no nosso ranking. Embora seja uma cinebiografia - e, portanto, pareça menos fantasioso que longas anteriores do diretor -, este é talvez o seu filme mais "solto", cheio de momentos que denunciam suas obsessões. Disponível no NOW.

Divulgação

2. batman: o cavaleiro das trevas

Do Coringa antológico de Heath Ledger a um dos plots mais bem amarrados de filmes de super-heróis, O Cavaleiro das Trevas marcou época para os fãs do gênero (e para os fãs de cinema como um todo) - merecidamente. Disponível na Max.

Divulgação

1. interestelar

Para os fãs de ficção científica com coração, não dá para ficar melhor do que este épico que Nolan dirigiu em 2014. Muito "memeado" por conta de sua crença incondicional no amor, o longa é emocionante justamente por isso. Disponível na Max.

Divulgação

saiba mais sobre o oscar no omelete

Divulgação