71

Assista Agora

Apollo 18 | Crítica

Bruxa de Blair chega à Era do Instagram

Érico Borgo
01 de Setembro de 2011

Apollo 18

Apollo 18

Apollo 18
EUA , 2011 - 88 min.
Ficção científica

Direção:
Gonzalo López-Gallego

Roteiro:
Brian Miller, Cory Goodman

Elenco:
Warren Christie, Lloyd Owen

Regular
Apollo 18
Apollo 18

De todos os filmes que seguem a linha do "longa-metragem criado a partir de material encontrado", velha desculpa para aliar a falta de orçamento a um suposto realismo que simula uma história baseada em fatos - supostamente mais atrativa em termos de mercado -, Apollo 18 é dos mais razoáveis. Busca algo além dos filmes no estilo de Bruxa de Blair ou Atividade Paranormal e, diferente dos exemplos recentes do gênero, tem algo a mostrar no clímax.

A trama explora as teorias da conspiração sobre a missão espacial Apollo 18, cancelada na década de 1970 pela NASA. A trama revelará que a missão existiu - e depois dela nem EUA nem União Soviética ousaram pisar na Lua de novo. No lançamento secreto, em plena Guerra Fria, um foguete é mandado à Lua para a montagem de um sistema de espionagem contra os russos. A tripulação tem apenas três astronautas e quatro dias de missão. Mas ao chegarem ao destino, os dois ocupantes do módulo lunar e o piloto em órbita começam a experimentar estranhos eventos, que não tardam a passar de estática nos canais de comunicação a ocorrências cada vez mais sinistras.

Apollo 18 segue a linha estabelecida desse tipo de filme. Apresentam-se porcamente os personagens, que trocam algumas histórias divertidas para buscar alguma relação com o público. A seguir, o filme começa a jogar com as câmeras e com a percepção do espectador com edição e fotografia retrô suja, do tipo que faz a alegria dos hipsters e seus Instagrams. Tudo isso enquanto os personagens discutem mais de uma vez o quão importante é o fato de eles precisarem registrar TUDO.

Ao menos a produção, produzida a toque de caixa pelo russo Timur Bekmambetov em apenas alguns meses e com um elenco de ilustres desconhecidos, tenta sair da mesmice desse sub-gênero ao colocar alguma computação gráfica aqui e ali, dando uma valorizada no produto final, e estabelecendo reviravoltas razoáveis. Pena que a mania das péssimas cenas noturnas, em que eventos acontecem enquanto os protagonistas dormem, continua a tendência nesse tipo de suspense - com direito à já clássica cena "protagonista 1 observa protagonista 2". Encher linguiça é mesmo uma arte.

Apollo 18 | Cinemas e horários

Leia mais sobre Apollo 18


Compartilhar

Comentários (71)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Marcos (11/05/2012 15:11:00)   0 0
Muito ruim! Usaram abusivamente aquele clichê do cara que vê um monte de coisas erradas acontecendo e fica agindo como se fosse burro. O amigo todo estranho e ele agindo normalmente. A nave treme volta e meia e eles ficam achando que tem alguma coisa estranha, só eles na droga da Lua e parece que tem algo errado com a nave se mexendo!!! Sem contar o final tosco que as naves se colidem, pra que aquilo?!



sem avatar carlos gustavo (04/01/2012 23:37:06)   0 0
concordo com o que escreverem acima. o historia poderia ter sido contada em 20min. sao 1h20min para no final vermos aranhas-pedras. tenso!
mas, pra quem curte ficcao, vale a pena!



sem avatar Pedro (25/11/2011 15:53:13)   0 0
bem como uma galera ai, não achei essa critica das melhores...e porque???

primeiro e gostei do filme, podia ser melhor, mas eu gostei mesmo assim, pra mim o que mais me atrai em um filme é a HISTORIA.
tem muita gente que fala que a produção é ruin, os efeitos, o orçamento etc, vei não precisa ter o grafico de avatar pra ser um filme bom, lembram do super mario? ainda acho melhor que muito jogo de xbox, mesmo sendo 16bits, a historia é simples e interresante e realmente me fez pensar.
outra coisa são os personagens, eu não quero me identificar com personagem nenhum!
não quero ser o capitão america ou parecer com um thor da vida, pra mim os personagens tão lá so pro filme se mover, nimguem sente o que o ator sente porque ele é um ATOR, algo que eu consideraria inovador seria a primeira pessoa, nesse filme tem algumas partes, mas como nos jogos não(eu queria ser um Isaac)mas faltou tensão no filme, se os aliens fossem humanoides e os infectados virasem zumbis(28 days later)ia gostar ainda mais.



Gustavo Gustavo (13/11/2011 16:03:38)   5 0
A Bruxa de Blair deu origem ao um monte de filmes em 1°pessoa (o espectador olhando do ponto de vista do personagem)



Leandro Leandro (17/10/2011 10:21:31)   31 0
Sempre fui interessado na possibilidade de vida fora da terra,e o trailer desse filme me chamou a atençâo.O clima de suspense ficou legal,mas nâo consegui ver nenhum ´et´ andando na lua.Mas será que vai ter???Infelizmente vou ter que esperar o filme sair em dvd pra ver.



sem avatar bruxo (18/09/2011 16:35:48)   -42 0
esse tipo de picaretagem já deu no saco e o pior gastam centavos na produção destas merdas e faturam milhões. uma coisa é certa tem uma coisa no lado oculto da lua e eles querem lucrar com a crença de quem vive no mundo da lua a muito tempo.



Evellin Evellin (14/09/2011 13:28:55)   9 0
Mesmo tendo só dois ovos eu ainda quero muito ver esse filme. O trailer chamou muito atenção =)



Marcia Marcia (13/09/2011 14:18:36)   14 0
ah não concordo com a crítica. Não foi o melhor filme da minha vida, mas na minha humilde opinião ele é bem mais do que passável.

Tá bom, aliens pedra foi algo meio estranho, mas achei que esteticamente até que ficaram bem feitos. Gostei do clima medo do desconhecido (mesmo sendo clichê) e as paranóias com segurança que impediram as tentativas de resgate.

Só não engoli aquilo do sistema da nave russa ser o mesmo da nave americana...

Precisava mesmo? O cara bem que podia ter ficado sozinho e paranóico sem a necessidade de ter de mostrar a tentativa de volta para casa.



Sentinel Sentinel (11/09/2011 02:02:50)   88 -1
2 Ovos pra esse filme é mais do que impressionante.



Pale Pale (09/09/2011 18:34:15)   1 0
Outra crítica:

http://masmorra.wordpress.com/2011/09/09/apollo-18-2011/

No fim das contas o filme é razoável. E só.



Publicidade
sem avatar caio (09/09/2011 04:20:16)   -10 -1
Depois que Érico fica de paga pau pra lanterna verde, thor pra mim não tem moral de dar critica nenhum, se baseia em termos meio cult do tipo Instagram e v aos hipsters... meu deus veio o filme é obra prima... poderia ter mais sim.. mais trabalhado os personagems.. mas documentário é assim não sessão discovery channel cara. seliga aposto que se o omelete com voc estivesse no tempo de 2001 uma odiceia no espço vc chamaria kubrick de lixo!


sem avatar caio (13/09/2011 03:22:14)   -10 0
pra mim teria de 3 a 4 ovos... ta certo que o gênero ta batido.. mas por mostrar um assunto tão bom ( espaço ) e sinceramente... bom mostrando estética da época... sempre fui fan do tema astronauta e suas derivações... gostei de como foi esposto na tela, justificando tbm o orçamento do filme... fico possesso do povo ficar ahh tem q ter argumentações e etc... gente na boa mesmo isso é paga pauismo, o critico não é deus... se não gostou fale mesmo... agora ta ai.. e outra: quem nunca usou Instagram nos seus trablhos? da fotografia ao video? ta na moda cinema é massificação... se quer ser cult utilizem outra mídia...


Arkaratos Draker Arkaratos Draker (08/09/2011 13:15:19)   39 0
deve ser legal!



Michael Michael (07/09/2011 21:53:21)   8 1
Gente o mais legal é o pessoal criticando a critica e nao tentando nem mostrar o porque de discordar e o porque supostamente o filme ser bom.

Ou tão tão errados quanto o critico por falta de argumento ou ainda nao viram o filme, mas assim: O FILME É TERRIVEL.

O andar da trama é uma coisa absurdamente arrastada que poderia ter sido mostrada em miseros 20 minutos e isso fica tao claro que o filme tem uma hora e 20 de duração.

Personagens nada marcantes que chega no final que nao sei nem quem é quem e um misterio bem batidinho e fraco dos mostrinhos da lua.


sem avatar caio (13/09/2011 03:27:00)   -10 -1
kkkk tenho pena do povo que vem pro omelete e pagar de superior: achando ruin as opniões alheias... ainda mais quando o mesmo fica de fazer média* com o site. Além disso... ainda termina: não entendi o filme nem sei quem é quem... pow sabe o que é esyética meu brother? ou vc ao invéz de assistir no cinema foi baixar CAMRIP* ? fala sério que argumentos esse tpo de gente tem? detalhe: o filme apollo 18 é estilo* documentário... não um blockbuster desenhado pela linealidade... vai lá vai assistir cowboys & aliens ok? repito: apollo 18 é lindo .. ta na prateleira de casa com sunshine, space odicey e Event Horizon !


sem avatar Julio Cesar (06/09/2011 14:43:55)   30 2
Essas conspirações ate que pode ser verdade MAS : Meio Spoiler abaixo

pedra-aranha é sacanagem


Demetrius Demetrius (06/09/2011 20:39:21)   24 1
Cara! era EXATAMENTE o que eu ia postar agora! huahauhauahau!

sem avatar caio (13/09/2011 03:12:40)   -10 0
pois é mas o que você queria com o orçamento do filme? olha o fracaso que foi missão marte!


sem avatar Fernando (04/09/2011 19:39:31)   -9 0
Gostei bastante do que vi, é um bom suspense que tenta passar uma situação real, mas de forma ficticia. Com baixo orçamento e bons sustos, eu recomendo. Falei mais dele no blog: http://temumcoelhonocinema.blogspot.com/2011/09/apollo-18.html



Helvio Helvio (04/09/2011 11:36:44)   1 1
Achei a ideia interessante, mas...
O excesso de "sustinhos" é deprimente: o cara finge dormir e... uh, a pedrinha parada e...uh etc. Aliado às cenas rápidas para esconder a baixa qualidade dos defeitos especiais não fazem do filme algo a assistir.



sem avatar luk (03/09/2011 16:52:59)   -3 0
Um filme CULT não se baseia em regras,orçamentos ou criticas na mídia.Filmes massacrados na mídia viraram Lenda pelo publico...assista,divirta-se(ou não),julgue e vejamos daqui a 5 ou 10 anos oque acontece...simples assim.



Wagner Wagner (03/09/2011 00:31:51)   247 1
A crítica é rasa?Já pararam pra pensar se é porque o filme é raso também?

Se o problema é o texto da crítica, por que não procuram outras críticas (desse filme) em outros sites e blogs?




Thiago Thiago (02/09/2011 20:08:32)   5 1
Quando vão disponibilizar a opção que esconde os comentários?



RicardoTR RicardoTR (02/09/2011 16:00:59)   198 1
"Busca algo além dos filmes no estilo de Bruxa de Blair ou Atividade Paranormal e, diferente dos exemplos recentes do gênero, tem algo a mostrar no clímax."

Pelo menos isso!



Publicidade
Dj Well Gonçalves Dj Well Gonçalves (02/09/2011 14:20:53)   -7 2
Eu até curto o genero, mesmo sabendo q o final eh sempre triste! sempre todos morrem! eh sempre a mesma coisa

eu vou assistir pra curtir o momento do filmes mesmo, os sustos, a teoria da conspiração rs....

mas q eh tudo a mesma Mer....eh! tirando REC 1


sem avatar caio (13/09/2011 03:29:38)   -10 0
REC é muito bom camera dinâmica... mas [REC]² é muito chato.. que final foi aquele? tinha q no 3 jack bauer ir lá saber daquela coisa =?


Sérgio 'Buliwyf' Sérgio 'Buliwyf' (02/09/2011 14:11:44)   280 3


Primeiro eu respeito a crítica e o autor.

Eu não me abalo com críticas, prefiro ir lá e assistir o filme para depois dar um parecer do mesmo.

Tem um pessoal aqui que comenta que não irá assistir ao filme porque recebeu uma crítica negativa, até respeito, mais cadê a personalidade desse pessoal? Ou será falta alta estima? Se for uma das duas coisas vá um psicólogo.

PS: Irei assistir o filme do Conan, mesmo levando a pior crítica do ano, estarei lá. Afinal, Robert E. Howard morreu, mais deixou suas histórias maravilhosas.



ARS ARS (03/09/2011 20:04:18)   54 0
De acordo, meu chapa!

Renan W Renan W (03/09/2011 23:54:45)   38 1
Concordo que cada pessoa tem que ter sua própria opinião, mas normalmente as pessoas leem uma crítica para saber se vale a pena assistir ou não, para não gastar tempo e dinheiro à toa.

Willian Willian (06/09/2011 13:43:05)   29 0
As críticas são para que a pessoa tenha uma noção sobre o assuntto, então é só uma.. vamos dizer.. opção de quem lê, levar em conta tal critica, pois quem faz criticas pode ser qualquer um, até mesmo uma criança de 8 anos ou menos se vc chegar pra ela e perguntar se gostou ela vai dizer sim ou não, e se duvidar a opinião dela é mais importante que muitas criticas, só pra terem noção da complexidade, então é isso as coisas, quem gostariamos de ver por um interesse nosso, devemos ver pessoalmente, pois a opinião de alguém pode não ser a mesma sua, isso estamos cansados de saber, mas as pessoas gostam de ser preguiçosas e ir pela massa que critica num site cheio de pessoas que gostam de ir na onda dos outros, do que enfrentar seus medos e vontades sem se preocupar, é só isso minha gente.

Demetrius Demetrius (06/09/2011 20:38:38)   24 1
Não é nem falta de personalidade nem de alto estima. É falta de dinheiro. li a critica do Apolo 18 mas fui ver assim mesmo. Porque são dois gêneros de filme que gosto (ficção espacial e fakementario). Conan eu já sentia desde o primeiro trailer que seria fraco, dai, em vez de torrar 20 contos no cinema, li a critica e vi que ela dava a mesma impressão que tive no trailer.


The Pilgrim The Pilgrim (02/09/2011 13:20:20)   68 -1
O Borgo tava com preguiça.



Renan Pacheco Renan Pacheco (02/09/2011 13:00:46)   1433 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


sem avatar EDER (02/09/2011 12:28:39)   -14 -1
NESSA CRÍTICA...
FALTOU ORIGINALIDADE..



sem avatar Marco A (02/09/2011 11:44:58)   167 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Lobo Lobo (02/09/2011 10:29:17)   38 3
Não sei em vocês, mas o cinema consegue criar em mim um clima muito mais propício a esse tipo de filme.

Justamente por isso é que talvez seja melhor conferir Apolo 18 na telona... Em casa o que é ruim fica ainda pior.



Leandro Leandro (02/09/2011 09:23:50)   118 4
Filme desse tipo pra mim é guilt pleasure: pode ser ruim, pode ser tosco, pode ser clichê mas eu me divirto vendo. Vou assistir, sem duvidas ^^ quanto menos ovo melhor hahahahahah



Leonardoss_ Leonardoss_ (02/09/2011 09:16:21)   2 0
Que texto pobre.


sem avatar EDER (02/09/2011 12:20:07)   -14 0
CONCORDO COM VC...TA MUITO FRAQUINHO


Lauro Lauro (02/09/2011 08:44:18)   2466 4
Particularmente, gosto desse tipo de filme, não importa se for trash...

Provavelmente vou ver em algum dia da semana, com meia entrada...

E que venha Apolo 19!!!

(O engraçado é que vi algumas pessoas comentando se esse filme era a sequência de "Apolo 13" com o Tom Hanks...hehehehe...vão ter uma surpresa!)



Publicidade
Kai Kai (02/09/2011 08:42:39)   37 0
E a premissa do filme parecia tão promissora... :P



Eric Eric (02/09/2011 01:39:14)   -2 -6
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Evaldo Evaldo (02/09/2011 01:38:40)   4 0
Acho que bebi demais hoje. Eu podia jurar que quando li a crítica pela 1ª vez, assim que ela saiu (era umas 17h, por aí, antes de sair do trabalho), tinha considerado o filme como bom (3 Ov). Volto agora, pra ler os coments e percebo que o filme levou 2 ovos. Sem chance do Borgo ter mudado, né? Enfim, não que vá me animar a pagar ingresso pra ver essa coisa. Bruxa de blair na lua? me poupe.


sem avatar André (02/09/2011 08:03:18)   10 1
É que ele passou pro estagiário colocar a crítica no ar.


Ad Samp Ad Samp (02/09/2011 00:07:46)   182 1
Hipsters:

http://vejasp.abril.com.br/noticias/moda-hipster

Instragams:

http://knowornever.blogspot.com/2010/11/o-que-e-instagram.html


Preciso urgente me atualizar dessas "paradas".


O Que Não Dizer O Que Não Dizer (02/09/2011 14:30:07)   132 1
"A tribo de moderninhos que os fashionistas adoram odiar."

O Borgo é fashionista!
Huahuahauhauahuah


DJ Rodrigs DJ Rodrigs (01/09/2011 23:20:55)   21 5
Cara como ja li aqui comentários contra a crítica colocada sobre o filme, bom dessa vez nao vou mi opor ao que foi colocado pelo Érico.
Convenhamos, ja se sabe que é uma produção de baixa renda, atores desconhecidos,clichÊs de cenas, e pelo próprio treiller, eu também não teria muitos detalhes a acrescentar sobre este filme não.(criticamente falando)Se é isso que vocês se queixam, falta acrescentar o que mais? não tem nada de surpreendente nisso aí.

Não da pra esperar muito desse filme. Não está dito nenhum absurdo pelo Érico Borgo.
Dessa vez devo concordar com a crítica. Quando sou contra eu falo mesmo.
Vou esperar passar na tv mesmo ou quem sabe naquela promoção alugue 1 filme leve dois... rsrsr



Zé José Zé José (01/09/2011 22:56:47)   61 2
Deixarei pra assistir no domingo maior daqui há quatro anos.



Luisin Luisin (01/09/2011 22:53:45)   -33 0
É DE TERROR ESTILO ATIVIDADE PARANORMAL?
NAAAAAAAAAAAAASSA
EU VI O COMERCIAL POR ACASO NA TV E PENSEI QUE FOSSE UM FILME DE ALIEN...tá certo isso produção?



sem avatar Marcel (01/09/2011 22:51:55)   67 0
Atividade Paranormal do espaço.
O pior é que essa teoria da conspiração poderia dar um filmaço. Quer dizer, filmaço ou não eu só vou saber vendo e não só me baseando nas criticas do omelete!!!!!!!!!!



SONNY CHIBA SONNY CHIBA (01/09/2011 22:48:30)   29 0
pena que hollywood tenha conseguido+uma vez estragar uma boa historia,essa era das +interessantes e teria rendido um classico se bem dirigida e roteirizada.



Sentinel Sentinel (01/09/2011 21:59:25)   88 0
esse é o tipo filme que n se decidi assisti por uma ou outra critica 2 ovos do omelete pra mim tá bom . depois do fiasco de conan 2 é lucro


sem avatar Marco A (02/09/2011 11:31:07)   167 0
conan 2?rs....


Publicidade
Rômulol Rômulol (01/09/2011 21:57:12)   1171 -8
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


sem avatar Pablo (01/09/2011 21:52:34)   11 1
olha, eu também nunca fui de resmungar das críticas do omelete. Geralmente acho que o pessoal reclama à toa... mas o Borgo ao criticar todo o subgenero de filmes "câmera na mão" parece que esqueceu da grande produção na mesma linha que sim, já usou bastante CGI: Cloverfield. Esse, por sinal, teve 4 ovos aqui no omelete (critica do forlani), mas teve um final igualmente insosso.


kauhl kauhl (02/09/2011 09:24:11)   38 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


sem avatar Daniel (01/09/2011 21:42:22)   18 1
Alguém poderia me dizer que diabos é "hipsters e seus Instagrams", que saudade q eu tenho dos primórdios do Omelete quando os nerds eram apenas nerds en críticos metidos de cinema.


Rogue Rogue (01/09/2011 22:22:28)   586 0
boooa pergunta... Eu na minha ignorancia não entendi o contexto. Parabens para quem entendeu!

sem avatar EDER (02/09/2011 12:32:56)   -14 0
ESSA CRÍTICA TA HORRÍVEL..E EU TAMBEM NÃO SEI O QUE SIGNIFICA,,

BORGO QUERENDO SER HESSEL (QUE JÁ É UM SACO)....


sem avatar Rodrigo (01/09/2011 21:00:51)   20 0
então, falou mas não disse. O filme é bem feito?
se tem dedo do timur tem visual arrojado.
somado ao fato de ser no espaço, já o torna interessante
vou assistir



sem avatar Rafael (01/09/2011 20:29:34)   42 1
Acho que nunca reclamei de crítica alguma do Omelete, não por babar ovo, mas sim por não achar nenhuma delas tão digna de reclamação... agora o Borgo que me desculpe mas que essa análise tá fuleira, isso tá.


Cleber Cleber (02/09/2011 02:52:16)   -1 -1
Omelete... Babar ovo... hehehe...


Jimmy Jimmy (01/09/2011 20:24:33)   6 1
ja enjoei desses enredos de filme falso, acabam sempre dando na mesma, ta faltando inovar...



Rogue Rogue (01/09/2011 19:49:35)   586 3
As coisas relacionadas ao espaço sempre me facinaram. Por essa razão vou assistir.

Mas no fim achei que o filme teria mais ovos porque a critica não me pareceu tão severa. Enfim..


Dogbert Dogbert (01/09/2011 20:27:32)   427 3
Pois é, Rogue, conforme fui lendo a crítica, também fiquei com a impressão de que fosse levar uns três ovinhos.

Mas isso nunca importou mesmo. Pretendo ver amanhã!


Bruno Bruno (01/09/2011 19:29:21)   12 -2
Um erro que costumo ver DEMAIS nas criticas do Omelete é a falta de justificativa dos argumentos, e nesse texto temos isso DEMAIS. No fim, o texto me pareceu: "bla bla bla - ele tem uma fotografia ruim - bla bla bla - mostra os personagens de maneira porca - bla bla bla."

Desculpa a franqueza, so estou sentindo falta de competência das críticas do site.


Patrão Bruce Patrão Bruce (01/09/2011 19:49:38)   558 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar lucas (01/09/2011 20:00:41)   29 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar Thiago (01/09/2011 23:42:22)   4 -1
Essa resenha tá fraquinha mesmo...
sem argumento algum..

ARS ARS (03/09/2011 20:11:06)   54 0
Devo concordar com você, Bruno!



Omeletop : cinema

None