Cecily Strong e Keegan-Michael Key em Schmigadoon!

Créditos da imagem: Apple TV+/Divulgação

Séries e TV

Entrevista

Adeus, Schmigadoon! 2ª temporada recebe espectador na sombria Schmicago

Novo capítulo da história do casal Melissa e Josh estreia nesta quarta (5), no Apple TV+

Omelete
4 min de leitura
05.04.2023, às 15H24.
Atualizada em 31.08.2023, ÀS 12H01

Melissa (Cecily Strong) e Josh (Keegan-Michael Key) pareciam ter encontrado seu “felizes para sempre” depois de passar uma temporada conturbada em Schmigadoon!. No anacronismo de conviver com as ideias conservadoras da Era de Ouro dos musicais, as coreografias elaboradas e, claro, aprender a expressar seus sentimentos através de canções, o casal se reconectou e voltou à realidade mais forte do que nunca. No entanto, quando começa a segunda temporada, a vida como ela é volta a pesar — não necessariamente porque enfrentam uma nova crise no relacionamento, mas porque cada vez mais sentem um vazio, e não conseguem preenchê-lo sozinhos.

Retornar a Schmigadoon! parece, portanto, a resposta lógica. Mas, quando finalmente atravessam a ponte, não há resquício algum da cidadezinha provinciana que aprenderam a adorar. Na realidade, se deparam do lado de lá com uma cidade grande, mais sombria, violenta e sexy. "Bem-vindo a Schmicago", diz uma placa, enquanto dançarinas de lingerie e figuras mal encaradas os recepcionam. E, novamente, eles não têm escolha: estão presos ali até aprenderem uma nova lição.

“Para mim, a segunda temporada é sobre como encontrar alegria em um mundo sem finais felizes”, explicou o criador da série, Cinco Paul, ao Omelete. “Porque eles não existem. Você não pode relaxar e dizer ‘hm, sou feliz’. É algo que você precisa ir atrás todos os dias”. E a resposta, mais uma vez, é diferente para cada um dos protagonistas: “Melissa começa a encontrá-la como uma performer, exercitando outro músculo e achando um novo interesse. Josh a encontra em uma comunidade”.

O primeiro vislumbre de felicidade que Melissa encontra em Schmicago acontece quando sobe ao palco do cabaré, uma tentativa torta de ajudar a inocentar seu amado — este é o máximo que vamos detalhar sobre o enredo para evitar spoilers, caso você ainda não tenha assistido à estreia da temporada. “É absolutamente significativo”, afirmou Strong sobre este momento. “Ela não é alguém que se colocaria em um palco, ou pensaria que seria capaz de fazer algo assim. Ela impõe muitas limitações a si mesma e essa temporada é, de certa forma, sobre aprender a se amar como é. É sobre ela encontrar sua própria grandeza”.

Mas é um processo até Melissa se sentir pertencente a Schmicago. Josh, por outro lado, se sente imediatamente mais confortável nessa atmosfera dos musicais da década de 1960 e 1970 — quer dizer, até o já mencionado contratempo. "Talvez Josh tenha pesquisado um pouco sobre musicais quando voltaram à vida normal. Então ele fica 'espera aí, tem musicais assim? Com lingerie? Você não me falou sobre isso!'", brincou Key, que admitiu ficar contente com a mudança de postura do seu personagem.

"Me libertou enquanto ator, porque eu sou uma pessoa que adora musicais na vida real", contou. "Amo a grandeza e o brilho deles, e tive que me conter na primeira temporada. Me sentia como um vulcão prestes a entrar em erupção. Fiquei empolgado de poder fazer isso nessa temporada".

Josh não foi o único a ter uma mudança de perspectiva. Na realidade, no caso do elenco de apoio, a transformação foi total, já que todos assumiram personagens completamente novos. Alan Cumming, até então intérprete do adorável e acolhedor prefeito Menlove, agora é uma versão de Sweeney Todd. Já Dove Cameron, que antes era a inocente filha do fazendeiro, passa a ser uma espécie de Velma Kelly, isto é, a estrela do principal cabaré da cidade. Mesmo a principal adição da temporada, Tituss Burgess, se junta à série como um narrador, alterando a própria dinâmica dos episódios. Afinal, ele comenta os comentários do casal principal sobre o mundo em que estão.

Tituss Burgess em Schmigadoon!
Apple TV+/Divulgação

No entanto, Paul não queria que a segunda temporada fosse uma reinvenção de Schmigadoon!. “Algo que discutimos era que queríamos que o mundo ficasse mais sombrio, mas que a série em si se mantivesse colorida, divertida e encantadora. Encantadoramente sombria [risos]. Não queríamos perder a magia da primeira temporada”. E os dois primeiros episódios, que chegaram nesta quarta (5) no Apple TV+, são a prova do seu êxito.

Novos episódios de Schmigadoon! são exibidos às quartas, no Apple TV+.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.