Christopher Nolan se despede de Batman em livro sobre a trilogia

Veja também o mapa oficial de Gotham City

Natália Bridi
24 de Julho de 2012

capa
nolan
nolan2
nolan3
mapa

Com a estreia de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge nos cinemas, começam a chegar às livrarias uma série de publicações sobre o filme. Em The Art and Making of The Dark Knight TrilogyChristopher Nolan escreve como foi o processo de construção da trilogia, revelando que gostaria de pensar que o herói sentirá a sua falta; confira o trecho:

"Alfred. Gordon. Lucius. Bruce...Wayne. Nomes que vieram a significar tanto para mim. Hoje, faltam três semanas para que eu dê o adeus final a esses personagens e ao seu mundo. É o aniversário de nove anos do meu filho. Ele nasceu quando o Tumbler estava sendo montado na minha garagem a partir de diferentes partes de kits aleatórios. Muito tempo, muitas mudanças. Uma troca de cenários onde uma arma falsa e um helicóptero eram eventos extraordinários para dias de trabalho em que uma multidão de extras, demolições ou caos aéreo se tornaram familiares.

As pessoas me perguntam se eu sempre planejei uma trilogia. Isso é como perguntar se você planeja crescer, se casar, ter filhos. A resposta é complicada. Quando David e eu começamos a pensar na história de Bruce, flertamos com o que poderia vir depois e nos afastamos, sem querer olhar muito para o futuro. Eu não queria saber tudo o que Bruce não sabia. Eu queria viver com ele. Eu disse a David e Jonah para colocarem tudo o que sabiam em cada filme que fizemos. Todo o elenco e a equipe colocaram tudo o que tinham no primeiro filme. Nada foi contido. Nada foi guardado para a próxima vez. Eles construíram uma cidade inteira. Então Christian, Michael, Gary, Morgan, Liam e Cillian começaram a viver nela. Christian pegou um pedaço da vida de Bruce Wayne e a tornou completamente convincente. Ele nos levou a mente de um ícone pop e nunca nos deixou notar a natureza fantástica dos métodos de Bruce.

Nunca pensei que faríamos um segundo - quantas sequências boas existem? Por que rolar esses dados? Mas uma vez que sabia onde eu levaria Bruce, e quando comecei a ter ideias sobre o seu antagonista, se tornou essencial. Nós reunimos o time e retornamos para Gotham. A cidade mudou em três anos. Maior. Mais real. Mais moderna. E uma nova força de caos estava surgindo. O palhaço assustador definitivo, aterrorizantemente trazido à vida por Heath. Não guardamos nada, mas existiam coisas que não tínhamos como fazer no primeiro filme - um uniforme que fosse flexível no pescoço, filmar em Imax. E coisas que tínhamos medo de fazer - destruir o batmóvel, queimar o dinheiro do vilão para mostrar um completo descompromisso pelas motivações convencionais. Nós usamos a suposta segurança de uma sequência como uma licença para jogar a cautela de lado e seguir para as esquinas mais sombrias de Gotham.

Nunca pensei que faríamos um terceiro - existe alguma segunda sequência boa? Mas continuei pensando sobre o fim da jornada de Bruce e, uma vez que David e eu o descobrimos, eu precisava ver por mim mesmo. Nós voltamos para o que nós mal tínhamos coragem de sussurrar naquele começo na minha garagem. Nós estivemos planejando uma trilogia. Eu chamei a todos para mais um tour por Gotham. Quatro anos depois, ainda estava lá. Até parecia um pouco mais limpa, um pouco mais polida. A mansão Wayne fora reconstruída. Rostos familiares retornaram - um pouco mais velhos, um pouco mais sábios...Mas nem tudo era o que parecia.

Gotham estava apodrecendo nas suas fundações. Um novo mal borbulhando por baixo. Bruce pensou que Batman não era mais necessário, mas Bruce estava errado, assim como eu. Batman precisava voltar. Suponho que ele sempre precisará.

Michael, Morgan, Gary, Cillian, Liam, Heath, Christian...Bale. Nomes que vieram a significar tanto para mim. Meu tempo em Gotham, procurando por uma das figuras mais duradouras da cultura pop, tem sido uma das mais desafiadoras e recompensadoras experiências que um cineasta pode esperar ter. Eu vou sentir falta de Batman. Gosto de pensar que ele sentiria minha falta, mas ele nunca foi particularmente sentimental.
"

Outra publicação,The Dark Knight Manual, de Brandon T. Snider, traz um mapa oficial da Gotham City de Nolan - veja na galeria.

Confira o nosso especial Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, leia o Da Frigideira com as nossas primeiras impressões e confira os vídeos com e sem spoilers sobre o filme.


Compartilhar

Comentários (230)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Alberto Alberto (27/07/2012 10:24:08)   -72 0
Realmente Batman está acima das outras franquias ainda não q vingadores ou Xmen não possam chegar lá mas com apenas um personagem conseguir fazer todo o alvoroço é foda msm. Nolan é um grande diretor diferente dos outros, nem sei indicar essas diferenças.
Parabens aos envolvidos em colocar esse personagem no topo.



Anderson Anderson (25/07/2012 20:51:17)   545 1
Pra não dizerem que sou puxa-saco dos filmes do Batman de Nolan:
O primeiro filme que assisti deste diretor foi ''INSÔNIA'', já ali percebi na trama ''algo mais'', pois não há neste filme ''apelação sexual'' ou mesmo ''clichês''...
E Nolan dirigiu ninguém menos que Al Pacino e Robin Williams neste longa cara(isso por si já foi Fd)...
A partir dali assisti ''AMNÉSIA'', ''O GRANDE TRUQUE'', ''A ORIGEM'', todos filmes com roteiro muito bem amarrado, concisos e principalmente: Não subestimam a inteligência do telespectador!!!!
-Isso é algo raro nos dias de hoje!!!
Quando a maioria absoluta dos filmes que são feitos na Indústria de Hollywood são para imbecis....



sem avatar Pedro Ivo (25/07/2012 18:50:08)   178 3
Lendo esta matéria, fiquei ainda mais convencido de que Nolan é o diretor que a indústria de cinema precisava, um cineasta que trabalha para a indústria, mas que faz filmes para o coração e a mente das pessoas, que desperta nas gerações aquela curiosidade de acompanhar de perto a carreira de um diretor, assim como no passado o foram Spielberg, Coppola, Scorsese, Ridley Scott etc., um diretor que trabalha com paixão pelo que faz, e é artisticamente ambicioso, o que faz muita falta nos dias de hoje.



sem avatar Paulo (25/07/2012 12:08:15)   -48 -6
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Hero Hero (25/07/2012 15:53:21)   182 2
Tudo bem em não gostar dos filmes do nolan , afinal todos temos direito a ter nossas próprias opiniões, porém eu discordo de você quanto a questão dos filmes serem + dos vilões do que do herói, eu acho que isso só ocorreu em TDK aonde o coringa roubou a cena, mas em BB isso não ocorre, o filme todo acompanhamos o Bruce Wayne/Batman enquanto a Liga das Sombras fica se preparando para o seu grande plano final.

Breno Breno (25/07/2012 19:01:52)   466 2
Em TDK, Nolan reforça a insanidade e grandiosidade do vilão, para que no final fosse passada a sensação de que a figura do Batman tivesse sido derrotada pelo ato de heroísmo do mesmo... Em Begins, na sua maioria acompanhamos a trajetória de Bruce lidando com seus medos para se tornar o herói, tendo as participações equilibradas do Espantalho/Liga das Sombras como vilões.

E amigo se você for parar pra pensar, ambos os filmes foram baseados em arcos/histórias importantes dos quadrinhos o que deixa claro o comprometimento de Nolan com o personagem. Abraços.




sem avatar Vinícius (25/07/2012 11:40:12)   12 2
Assistindo o trailer de Superman, já da para perceber que Nolan não está se envolvendo com esses filmes para fazer mais do mesmo.
Ok, será dirigido por Zack Snyder, mas após dirigir uma trilogia épica do Batman, você não produz um filme a não ser que aposte nele como apostou dirigindo Batman.



Fabio  DV Fabio DV (25/07/2012 08:36:34)   130 1
Eu sei que soará como a voz que clama no deserto, mas vamos parar com essa rinha Batman x Vingadores. O importante é que tanto Marvel quanto DC sigam nos brindando com filmes cada vez melhores.
Eu gosto bem mais da linha Marvel, mas isso não impede que eu admire o Batman bem como outros personagens DC.
Nas animações a DC sempre esteve à frente da Marvel. Já no cinema os papéis se inverteram. Isto não é opinião, é fato.
Só para concluir,particularmente acho que o sucesso desse gênero de filmes se deve muito mais aos personagens de que a outrem quaisquer. Ex: a imagem do Homem Aranha "vende" por si só.
Um abraço a todos!



Joker Joker (25/07/2012 08:22:55)   1133 2
Obrigado Nolan mais uma vez..

Batman precisava voltar. Suponho que ele sempre precisará.

... saudades ...



sem avatar Sandro (25/07/2012 05:55:33)   20 3
"Eu vou sentir falta de Batman. Gosto de pensar que ele sentiria minha falta, mas ele nunca foi particularmente sentimental."
Só escreve isso quem entendeu MESMO o personagem e seu universo. taí uma trilogia perfeita que confirma tudo isso, desde já um clássico para as gerações futuras.


sem avatar Rafael Jorge (25/07/2012 08:36:14)   11 1
"desde já um clássico para as gerações futuras"

Falou tudo Sandro

Ricardo Ricardo (25/07/2012 13:47:06)   1417 3
Até hoje me surpreendo com a falta de vontade de outros diretores (em especial um certo diretor que não preciso comentar, mas basta dizer que ele afundou uma franquia) que não tiveram esse mesmo empenho em realmente conhecer a fundo a psique e o universo do Batman.

Me pergunto até hoje o porque do descaso. Tem filmes que você assiste, não só do Batman não, outros heróis também, e parece que o cara dirigiu daquele jeito... "ah, fazê essa merda aqui, tão me pagando mesmo..."

Agora o Nolan... ele abraçou a causa, leu várias HQs, mergulhou de cabeça, se empenhou, tomou aquelas personagens como se fossem dele, com amor e paixão pelo que fazia, procurando sempre a melhor alternativa possível dentro da sua visão, e nos entregou esses super filmes.

Mais do que isso... Nolan transcendeu a barreira do "baseado em uma HQ" e aproveitou a chance pra fazer de seus filmes, verdadeiras histórias épicas, uma verdadeira saga, capaz de rivalizar de frente com diversas grandes histórias do cinema.

Eu não consigo parar de pensar até hoje em Joel Schumacher vendo tudo isso e pensando enquanto lamenta, "puxa vida, se eu tivesse levado meu projeto mais a sério... Se eu tivesse me empenhado mais... logo eu que fiz filmes como O Cliente, Garotos Perdidos, Linha Mortal, Um Dia de Fúria... Porque, meu Deus, porque não me empenhei mais?" Tenho certeza que esse cara lamenta até hoje, senão ele não teria tentado vender mais dois projetos que não deram certo e ainda feito um vídeo se desculpando com Deus e o mundo pela merda que aprontou!

Ao passo que o Nolão está aí, no topo do mundo. E será lembrado daqui pra frente como o Sergio Leone do Batman, fazendo aí uma referência a Leone e sua magistral trilogia do homem sem nome com o Clint Eastwood.


aluísio aluísio (25/07/2012 01:56:51)   132 1
Obrigado Nolan pelo excelente trabalho feito!



Ale Ale (25/07/2012 00:45:32)   -443 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Publicidade
N@ndes N@ndes (25/07/2012 00:08:14)   131 4
Postei o trailer do Homen de Aço com a narração do Jor-El DUBLADO em HD:

http://www.youtube.com/watch?v=-J5T3xRHQp4&list=HL1343185152&feature=mh_lolz


N@ndes N@ndes (25/07/2012 01:04:09)   131 3
Postei agora com a narração do Jonathan Kent DUBLADO em HD:

http://www.youtube.com/watch?v=5yvwtSJNPeE&feature=youtu.be


sem avatar Diego (24/07/2012 22:28:48)   5 3
Nolan é extremamente capaz, se Batman fosse seu único excelente trabalho, ele poderia se considerar "O Cara", mas não ele já fez muitos outros filmes incríveis, como o Grande Truque, A Origem entre outros.

Porem competência é para poucos, uma vez que temos pessoas aqui, duas em particular que ficam gastando tempo falando de maldição ou que finalmente a franquia saíra das mãos desse grande profissional, para vocês dois, quando souberem escrever português ou tiver QI suficiente para saber algo alem de seus nomes, ai talvez a opinião de vocês venha a ter alguma relevância.

Sobre o terceiro filme não tenho dúvida que será um brilhante, e acho que Nolan foi bastante fiel ao personagem pois ao meu ver ele passou exatamente o se passa nas mentes desses personagens.

Batman obcecado e melancólico ao mesmo tempo pela sua causa.

Coringa um louco brilhante e insano que levou o Batman ao extremo.

Poderia falar de todos, mas meu comentário ficaria gigantesco.

Vamos todos curtir esse encerramento dessa que sem duvida foi a melhor história do Batman.



ednaldo ednaldo (24/07/2012 22:09:51)   -31 3
Antes do Batman o Nolan começar a deixar sua marca na estória do cinema atual, lembremos que Singer fez um excelente trabalho ao trazer o universo dos X-men ao cinema, com aquele elenco perfeito, roteiro adulto e um visual sombrio em comparação ao colorido das Hqs...

Não estou dizendo que o Nolan tenha usado os X-men do Singer como referência...o que quero dizer é que estas duas franquias deram certo justamente pela seriedade tanto no roteiro como na escolha de elenco e montagem do filme em si. Houve um CAPRICHO E ENTREGA EM ACERTAR E NÃO DETURPAR A PRÓPRIA MITOLOGIA DOS PERSONAGENS.

Não são como a maioria dos filmes de Super Heróis que se preocupam muito mais com os feitos digitais, em como o ator vai ficar no traje do Herói, e de preferência posando, sem falar nas explosões, na ação, em todas as coregrafias de lutas e com o humor permanente como forma de atenuar a imagem dos personagens para poder cativar o público infantil...

Filme de Super Herói hoje é um GÊNERO de cinema... mas, convenhamos que, de todos os filmes feitos desde X-men pra cá... poucos são realmente bons... sendo que os excelentes são contados nos dedos...

Acho que falta bom senso ao público para enxergar e falar que a maioria é porcaria, tipo:

Demolidor, Elektra, os dois Justiceiros, os dois Quarteto Fantástico, lanterna verde, Wolverine, Conan...

Outros são bons ou muito bons e nada mais, tipo:

Hulk do Ang lee, Superman o retorno, X-men: O confronto final,Hulk 2, Homem de Ferro, Capitão América, Os Vingadores...

Já outros são muito fracos, mas assistíveis, tipo:

Homem de Ferro 2, Homem Aranha 3 Thor, e o novo Homem Aranha...

Já tem um monte de sequência vindo por aí, e a minha vontade seria que as produtoras levassem a sério o exemplo que o Batman do Nolan deixou em relação ao CAPRICHO E COERÊNCIA na hora de criar um roteiro... pois só cena de ação em 3D se torna repetitivo e chato.



sem avatar lola (24/07/2012 21:13:17)   1 1
Nolan parece ser apaixonado pela sua arte, por isso, e pelo seu talento, claro, que seus filmes são bons.
Mesmo ainda não assistindo The Dark Knight Rises considero essa uma das melhores trilogias da atualidade.


Ricardo Ricardo (24/07/2012 22:49:01)   1417 2
Hehehe, pelo que a gente viu até agora, não é preciso ver um filme do Nolan pra se saber de antemão que será um grande filme.

Pra mim esse cara conseguiu adentrar o Olimpo dos grandes diretores, como Hitchcock, Kubrick, Truffaut, Sérgio Leone.

E tenho certeza que mais está por vir.


sem avatar Fernando (24/07/2012 21:11:26)   77 2
Teoria sobre o final de TDKR, contem spoilers!!!


Bruce Wayne realmente morreu na explosão, ele não forjou sua morte para se aposentar, ele forjou pistas, para que todos acreditassem que ele sobreviveu.
Quando Bruce descobriu o plano de Bane, ele sabia que em algum momento teria que dar sua vida para impedi lo, mas também sabia que o Batman não poderia morrer junto com ele, o Batman precisava continuar, pois o dia em que não se precisara mais do Batman nunca chegará, como dizia a Rachel.
Muito bem, no final quando Lucius Fox descobre que o piloto automático foi fixado ao veiculo pelo próprio Bruce Wayne, ele não esta olhando para o veiculo que o Batman usou para transportar a bomba, pois este foi destruído na explosão, ou seja, isso é na verdade uma pista falsa que Bruce plantou ali, para que o Fox descobrisse, e passasse a acreditar na sua sobrevivência. Ele também consertou o Batsinal para que o Gordon visse, e deu a localização da Batcaverna para John Blake, aquele que ele escolheu para substitui lo.
O que Alfred vê no final é realmente uma visão. Quando Alfred vê uma foto da Selina no computador, ele brinca, e diz que ela e o Bruce nasceram um para outro. Por isso que ele vê Bruce e Selina juntos no final, ele imaginou aquilo, Alfred estava devastado.
Bruce Wayne esta morto, mas Batman irá continuar, Bruce Wayne não forjou a própria morte, ele forjou a sobrevivência do Batman, pois “as vezes a verdade não basta, as pessoas merecem mais do que a verdade, merecem ter a fé recompensada”.

RISE


Faora Faora (25/07/2012 20:20:27)   89 1
Se a sua teoria estiver certa,eu retiro tudo o que eu disse sobre o final ser ruim e o Nolan é definitivamente um gênio.


Faora Faora (25/07/2012 20:33:32)   89 1
Aqui está um análise interessante sobre o final...que reforça a sua teoria.
Abraços.

http://www.filmending.com/2012/07/the-dark-knight-ending-analyzed.html

Guilherme Guilherme (28/07/2012 13:06:01)   14 0
Acho q furou tua teoria, o Bruce atualizou o piloto automático, acho que te perdeste nos diálogos.


orlando cortes orlando cortes (24/07/2012 21:10:57)   151 1
esta trilogia épica este livro retratara tudo de bom neste filme o shumacher deve tar chupando agorá



Anderson Anderson (24/07/2012 21:04:44)   545 2
De fato, até mesmo nesta carta há a concisão com que este Diretor leva suas obras....
"Eu vou sentir falta de Batman. Gosto de pensar que ele sentiria minha falta, mas ele nunca foi particularmente sentimental."
É, tb vou sentir falta de sua visão do Cavaleiro das Trevas Nolan!!!!



Nathalia Nathalia (24/07/2012 20:40:49)   -281 -11
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Breno Breno (24/07/2012 20:53:34)   466 1
Tem algum poliglota aqui no Omelete ?

sem avatar Sandro (25/07/2012 06:06:12)   20 0
E você não deve ter mais do que 14 anos,( mal aproveitados.., diga-se ) pra escrever uma estupidez dessas, com essa ortografia perfeita.

entouces entouces (25/07/2012 14:37:47)   51 0
sai dai com sua ortografia grotesca!!!

Six flags Magic Mountain Fiesta Texas AstroWorld Elitch Gardens Six flags Magic Mountain Fiesta Texas AstroWorld Elitch Gardens (25/07/2012 18:07:33)   33 0
hahaha vai dar pra quem te come, é frustrada porque os nerds que não te quiseram tem bom gosto pra mulher??

hahahahahaha


Neptuno Neptuno (24/07/2012 20:28:04)   265 1
Vcs já viram esse curta?

http://www.cinemaemcena.com.br/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=45540&cdcategoria=1

É muito foda!!!



Fernando Fernando (24/07/2012 20:16:00)   343 3
Nolan é um diretor completo,e sensacional,é por essa paixão por filmes que seus filmes são o que são,não existe um filme de Nolan que eu não goste...Volto a falar In Nolan We Trust!!


Neptuno Neptuno (24/07/2012 20:32:08)   265 1
In Nolan every moviegoer trust!


Publicidade
Érico Érico (24/07/2012 20:09:31)   3 1
Assim como a trilogia, o texto também é simétrico, fechado.

Agora, é impossível e até inadequado não comparar Batman DK Rises, e bem, toda a trilogia com A Origem, já que Nolan passou 13 anos imaginando A Origem e portanto, inevitavelmente, todos os filmes que ele fez nesse período sofreram respingos desse conceito.



Luis fernando Luis fernando (24/07/2012 19:49:05)   383 2
Cristhoper Nolan sem duvida nehuma é um dos emlhores diretore da atualidade.Não so pela trilogia batman,mas por quase todos os seus filmes.Desde Amnésia que o diretor veio a me supreeder.E diferente de um monte de imbecil como Arnaldo jabor,os filmes de nolan tem mais humanidade que muitos filmes que são alnçados mastigados.O engraçado é que ele so fala mal do batman.Eu posso contar no dedo a quantidade de filmes e novelas na globo que ensinam SIM a pratica de violencia,drogas e etc como se fosse normal.

Se ele quer flar que o Batman ensina a violencia ele tinha que pensar pelo menos na quantidade de pessoas de hoje que são facilmente manipuladas pela midia.Esse caso de assasinato influnciado pro batman é uma clara manipulação.A midia está bobardeando tanto o filme que eles podem nem perceber mas podem estar estimulando pessoas psicoticas como o atirador a ter a desculpa de culpar o batman por um crime.

o mundo está cheio sim é de palhaços,não o coringa do filme do batman.




sem avatar Marco A (24/07/2012 19:36:41)   503 0
Pra quem quer que esqueçam dele em relação ao Batman e vive dizendo que o trabalho dele acaba aqui, está aparecendo demais não acha, Sr. Nolan?

Chega! Fez um maravilhoso trabalho, mas deixem os caras renovarem a franquia agora, vá descansar...



Raul Raul (24/07/2012 19:33:40)   2209 4
A a única coisa que posso falar desse maravilhoso texto é: Parabéns, Nolan, você conseguiu!

Babo mesmo..



Beatriz Wayne Beatriz Wayne (24/07/2012 19:07:12)   30 2
Deve ser o fim do mundo mesmo , a trilogia terminando, Nolan saindo da direção do morcego...
Confesso, esse comunicado deixou-me com os olhos marejados, e imagino que o de muitos também.

Então, vamos colocar um sorriso nesse rosto ? :D



Lucas Rodrigues Lucas Rodrigues (24/07/2012 18:31:38)   658 1
Nolan realmente é um dos diretores que nascem a cada geração. Marcou realmente a franquia "Batman" (mesmo muitos não gostando muito de estilo) mas não podem dizer que os filmes são ruins (longe disso) ou profundos. Mais uma trilogia para ser lembrada, ainda bem que o Nolan tirou o Batman da lama. Merece todo o crédito junto com toda a equipe.

Infelizmente vai sobrar para o próximo diretor reinicializar a franquia, aí sim a DC/Warner vão ter que penar para encontrar um equipe tão boa quando essa.



Ricardo Ricardo (24/07/2012 18:27:18)   180 0
Quando se é fã de um personagem como Batman, você lê um texto desse, de um cara que fez algo que gosta maravilhosamente bem, só podemos desejar muito sucesso para ele!!
E agradecer.
Obrigado Nolan!!



jonathan jonathan (24/07/2012 18:18:10)   967 1
Que maneiro,eu to pensando em fazer faculdade de cinema e esse livro será de uma grande ajuda.



sem avatar Paulo (24/07/2012 18:05:56)   -48 0
Bilheteria pra mim quer dizer o quanto o mundo é habitado por imbecis.


sem avatar Daniel (24/07/2012 18:18:17)   -8 -1
KKKKKKK perfeito!


Rhumas-Jetzer Rhumas-Jetzer (24/07/2012 17:55:49)   1056 2
Chris Nolan é "O" diretor do século XXI, junto com o P.T.A, O Jonze e o Fincher, fico muito lisonjeado por um dos meus personagens favoritos receber um filme nas mãos desse gênio! Aliás, belo texto que o Nolan escreveu por sinal.

P.S: Alguém acha que o Nolan tem talento pra atuar? Pois eu acho, ele deveria ser ator também, sei que isso é meio louco de se afirmar, mas quem sabe né?



Publicidade
  Marvel Marvel (24/07/2012 17:55:00)   74 1
Belas e sábias as palavras do nosso querido diretor Christopher Nolan, que é uma baita pessoa...todo sucesso a ele, ele fez com Batman algo muito bom e soube aproveitar elementos inesquecíveis das HQs, só não vou citar quais deles estão em The Dark Knight Rises, senão estarei soltando muitos spoilers!



sem avatar Jonathan (24/07/2012 17:54:44)   0 0
Eu acho que Nolan é um gênio, assim como o Tim Burton.


Lucas Rodrigues Lucas Rodrigues (24/07/2012 18:25:30)   658 0
Infelizmente isso que está acontecendo mesmo com o Burton, sabemos logo de cara quando um filme é dele, e os filmes dele tem sido cada vez mais superficiais, tem feito bons filmes, mas "gênio" acho que não.


sem avatar ricardo (24/07/2012 17:42:36)   73 0
Para quem ainda tem duvidas sobre o ''fim'' da trilogia...

Frase de Nolan: ''Bruce pensou que Batman não era mais necessário, mas Bruce estava errado, assim como eu. Batman precisava voltar. Suponho que ele sempre precisará''.

Então batmaniacos é só esperar pois a franquia BATMAN é para sempre. E não tem como fazer Beyond... Tem que ser com o Bruce mesmo... Nem que tenha que iniciar tudo novamente...

A diferença estará na visão dos novos diretores...



Renato Renato (24/07/2012 17:40:26)   175 0
Creio q a unica coisa pendente realmente será o coringa nessa final épico!

...apesar do diretor dizer q não terá nada referente ao palhaço...vai fazer falta .. não mencionar ele



Ninja Ninja (24/07/2012 17:22:26)   900 4
Christopher Jonathan James Nolan

O nome do homem que revolucionou os filmes de super-heróis, elevando o profissionalismo requerido para os mesmos a um outro patamar, e fazendo isso com um personagem que foi pesadamente humilhado por adaptações grotescas anteriores, transportando o homem-morcego para um universo totalmente novo,cujo estilo vem sido imitado por muitos, mas jamais igualado.

O diretor que me fez me aproximar do universo do herói através de suas obras primas Batman Begins (2005) e The Dark Knight (2008), fazendo assim juntar meu primeiro acervo de HQs do Batman mais uma vez.

Que seu profissionalismo brilhante o guie para outros grandes sucessos, coisa que o senhor faz muito bem sem precisar de recursos superficiais como filmagem em 3D e outros. Autenticidade e criatividade o acompanhem!!!

Declaração de um fã, que sentirá saudades de um filme de herói feito com tanto empenho como essa série :')



Raposito Raposito (24/07/2012 17:13:23)   88 1
Eu estou ansioso pelo terceiro filme dessa franquia. Quero assistir na estréia, embora eu não saiba se isso será possível.

Pessoal, não sei se isso acontece só com vocês, mas, todas as vezes que assisto aos dois filmes anteriores, eu sinto como se fossem filmes novos. Quer dizer, eu sei o enredo, sei o final da história, mas parece que a emoção é a mesma, a aflição, a ansiedade pelo desfecho da história. Para mim, principalmente, no segundo filme e isso, lógico, em grande parte pela autuação de Heath Ledger como Coringa.

Confesso que, em relação à cinema blockbuster, muito poucos filmes me causaram essa sensação, como a trilogia original de Star Wars e os dois primeiros filmes da trilogia do Homem Aranha do Sam Raimi.

Essa franquia vai deixar saudades. Espero que os próximos filmes do Batman cativem tanto quanto esses que o Nolan fez.

Quanto ao Nolan, posso dizer com segurança que é um dos grandes diretores da atualidade. Não acompanhei sua filmografia completa. Não assisti o primeiro filme dele, a qual eu não me lembro do nome agora, não assisti "Insônia" e nem "O grande truque", porém, como disse antes, já vi os dois filmes anteriores do Batman, já assisti "A origem" e já assisti (Embora hoje eu não me lembre de todo ele, já que eu o assisti há muito tempo) "Amnésia". Com esses filmes, se pode perceber que Nolan gosta de colocar certos desafios na cabeça dos telespectadores, que ele não gosta de entregar filmes facéis demais de entender. Acredito que ele tem tudo para se tornar um dos grandes nomes da história da direção cinematográfica. E nós estamos vendo isso hoje. Futuramente, poderemos dizer para nossos filhos e netos: Eu vi esses filmes no cinema.

Essa é a minha opinião. À todos eu desejo uma boa tarde. Até mais.



Jason Jason (24/07/2012 17:03:17)   204 2
O cinema precisa de mais diretores como o Nolan.
Nolan, o meu simples muito obrigado, por fazer algo tão difícil se tornar inesquecível para mim.
E novamente digo, muito obrigado!



Bruno Bruno (24/07/2012 16:57:46)   8 2
Com certeza o Nolan soube criar um mundo BATMAN novo. Alguns gostaram muito... outros nem tanto... mas é inegável que ele soube colocar o Batman aos holofótes novamente. Tenho certeza de que muitos começaram a se interessar pelas HQs do Batman depois do início dessa trilogia, o que é algo muito bom, pois dá um fôlego novo ao Super-Herói.

Como qualquer pessoa que conheceu o Batman pelos quadrinhos, gostaria que o Nolan tivesse explorado outros vilões clássicos; mas isso não tirou o brilho da trilogia e estou satisfeito com o desfecho.

Tenho certeza que mesmo com o desaste físico e mental que um filme dessa magnitude provoca em seu diretor, o Nolan sentirá saudades, assim como o Bale.

Muito sucesso pra esses caras!

P.S.: Estou ancioso para assistir ao Man of Steel, contudo, tenho um receio de o filme se tornar um "Batman" de azul e capa vermelha...
Estou torcendo para ser um filme sensacional, com uma história original e um Superman a altura do dos quadrinhos.

Abraços a todos do Omelete! Essa cobertura do Batman que vocês estão fazendo está muito show!



Ozir Ozir (24/07/2012 16:37:59)   1640 2
Amigos:

É preciso dizer mais alguma coisa depois de um texto destes?

Não................

Nolan , muito obrigado por esta maravilhosa visão e história do Cavaleiro das Trevas que você dirigiu.


Muito Obrigado...........



Abraços...............



Renato Renato (24/07/2012 16:33:13)   175 -8
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Changrilá Changrilá (24/07/2012 16:43:24)   -332 1
Isso já está bom, Batman e Superman são excelentes filmes!

Renato Renato (24/07/2012 16:45:24)   175 -6
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Jonathan Jonathan (24/07/2012 16:49:03)   16 1
blá blá blá

Breno Breno (24/07/2012 16:49:36)   466 1
Vai ver Harry Potter, vai.

sem avatar Daniel (24/07/2012 16:49:37)   -8 1
Dããããããããã.... vai lá assistir Harry Potter!!!!

Changrilá Changrilá (24/07/2012 17:07:24)   -332 3
Incompetência é a Warner ter feito essa franquia do bruxinho viado: Harry Potter.

Renato Renato (24/07/2012 17:22:03)   175 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Renato Renato (24/07/2012 17:32:56)   175 -5
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Arthur Arthur (24/07/2012 17:44:32)   85 1
Devo admitir... filmes com com Batman e Superman são melhores que capitão América, a nova versão do Spider Man, Hulk... só se safam Homem de Ferro e Thor, sinceramente

sem avatar ricardo (24/07/2012 17:48:21)   73 0
Como disse num comentário de quem criticou o novo filme do homem aranha...

Se você faz melhor pega ai no seu cofrinho uns US$ 500 milhões... Investe... Faz lá bem filme melhor... bem bonitinho... Com sua competencia que você deve ter sobrando... Para criticar dessa forma...

Depois... Espera ai... Depois... Vamos todos numa quarta feira que é mais barato... Depois... Espera novamente... Depois... Vamos avaliar se você é ''o cara'' ou é apenas essa Merlim que acho que você é.

Renato Renato (24/07/2012 17:59:17)   175 -5
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar Daniel (24/07/2012 18:22:15)   -8 -1
Mais uma vez Ren@t0, dããããããããããã... vai lá assistir Harry Focker!

Beatriz Wayne Beatriz Wayne (24/07/2012 19:34:53)   30 0
Cara , citar as produções nada satisfatórias da DC como o Batman do shumacher ,Lanterna Verde e a Mulher gato de nada serve, porque a Marvel só foi acertar e fazer filmes depois de um bom tempo( O justiceiro e o Demolidor e a Elektra que o digam). O cinema de adaptações de super heróis sempre foi feito de erros e acertos( e antigamente mais de erros) , porém com o passar do tempo foi se aperfeiçoando. O Batman de Nolan foi, digamos, uma revolução no quesito de filmes de heróis, como prova disso, é o "Espetacular Homem Aranha", que por ter um tom mais sóbrio, com toda certeza foi inspirado pelo trabalho que Nolan fez, portanto ,é discutivel você afirmar tais comentários.

Mas é previsivel isso vir de um potter-boy, abraço.


Six flags Magic Mountain Fiesta Texas AstroWorld Elitch Gardens Six flags Magic Mountain Fiesta Texas AstroWorld Elitch Gardens (25/07/2012 18:08:55)   33 0
zzzzzzzzzzz...


Publicidade
sem avatar Aguinaldo Sillva (24/07/2012 16:30:10)   -41 2

Para Arnaldo Jabor, não há dúvidas, a culpa das mortes no cinema em Aurora e do filme Batima, prepare-se pra ler muita asneira:

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,o-coringa-esta-em-toda-parte-,904629,0.htm

Agora porque ele num fala as mesma coisas das novela da Globo que é só crime, sexo e violencia, tudo retratado de forma banal.
Será porque ele é puxa-saco da familia Marinho?


Breno Breno (24/07/2012 16:46:42)   466 3
Esse é sem dúvidas um dos textos mais escrotos que eu já li atualmente... Pensei que o Arnaldo Jabor tinha tomado jeito depois das merdas que ele já disse pelo Globo. Parece que não.

sem avatar Deivison (24/07/2012 16:59:35)   1 1
Com certeza. Concordo plenamente com seu comentário Aguinaldo.


sem avatar ricardo (24/07/2012 17:52:12)   73 0
Esse é de longe o maior idiota da tv brasileira...

Sempre quando começa a falar mudo de canal...

Pois ele não é um critico construtivo... Mais sim um critico idiotacratico...

sem avatar Rafael (24/07/2012 17:58:43)   89 1
Arnaldo Jabor e tantos outros "cineastas brasileiros"...

São uma lenda e importantes só na cabeça deles. Não fizeram um nada de relevante para o cinema mundial, para o nacional pode até ser, já que brasileiro se contentava com qualquer coisa. (o Jabor nunca fez nada do calibre de um Tropa de Elite, Cidade de Deus, Abril Despedaçado, sinto e lamento quem quiser espernear dizendo que ele é um "intelectual a ser respeitado).

Pouco me importa o que esse "cineasta" tem a falar do filme do Nolan.
De politica, sociedade, economia...ele até pode ir la no jornal da Globo falar dando uma de entendido.

De cinema, tem que aprender muito ainda.

Anderson Anderson (24/07/2012 18:54:25)   5 0
Primeiro, acho o Jabor um chato por se meter a comentar tudo, porém, não vi nada demais no texto dele, nem mesmo uma critica direta ao filme, ele simplesmente critica a forma como a violência é mostrada nos filmes americanos. Podemos concordar ou nao com a critica mas que realmente existe uma dose de verdade existe. Eu até acho que a analise do comportamento humano por uma suposta influencia da chamada cultura pop, já foi com os quadrinhos, depois o cinema e atualmente é o cinema, será sempre uma forma superficial de tentar entender o problema.

Beatriz Wayne Beatriz Wayne (24/07/2012 19:17:38)   30 3
Haha esse comentário do Arnaldo Jabor, parece mais um daqueles jornalistas sensacionalistas de Gotham: A culpa de todos os vilões psicopatas terem surgido é do Batman! kk

Santa paciência!


Leonam Leonam (24/07/2012 16:00:45)   26 2
Eu queria o Nolan dirigindo um filme do justiceiro!


Gondoliano Gondoliano (24/07/2012 16:29:23)   55 1
Isso seria interessante mesmo viu?

sem avatar Santos D. (24/07/2012 16:35:48)   961 1
Eu também.

sem avatar ricardo (24/07/2012 18:02:38)   73 1
Acho que a 7. arte é um a soma de evoluções...

Depois de matrix os filmes todos vieram com fragmentos parecidos...

Também após varios fiascos como Lanterna da DC, quanto o tão esperado Motoqueiro Fantasma da Marvel e em demais generos...

Acredito que o conhecimento do Nolan com herois pelo menos sera somado e aproveitado nas peliculas futuras tanto pela dc, quanto pela marvel...

Claro que em especial para esse comentário estamos falando do justiceiro o qual também é um personagem noturno então fica em evidência o dark knight...

Mais tem tantos outros herois e também seria ótimo ver algum filme policial,ou de ação com esse toque pancada...

O que certamente acontecerá. Pois enquanto estamos aqui comentando eles estão em ''roliud'' criando...




Milena Milena (24/07/2012 15:58:58)   566 1
Texto perfeito..é triste quando uma franquia tão legal como Batman acaba..:)



sem avatar joão victor (24/07/2012 15:58:48)   20 3
a band acabou de fazer uma reportagem sobre uma suposta maldição dos filmes do batman,eu to muito revoltado com isso,eles passaram o tempo todo praticamente culpando o filme pelo massacre!
é uma pena termos que suportar essa midia manipuladora inventando mentiras!


Changrilá Changrilá (24/07/2012 16:27:15)   -332 3
Record e Band só tem sensacionalistas!

sem avatar joão victor (24/07/2012 17:03:21)   20 3
não se esqueça da globo!


Renato Renato (24/07/2012 15:14:51)   175 3
Até hoje a unica franquia q eu tenho saudade. é a do harry potter.

eu realmente cresci vendo ..e vivendo junto ..muito triste ter q dizer adeus a essas franquias q nos conquistam!


sem avatar Daniel (24/07/2012 16:07:45)   -8 3
Até hj KKKKKKKKK a parada não saiu do cinema tem nem 2 anos! Putz, sinto saudades de StarWars (trilogia Original), dos Ghostbusters, De volta Para o Futuro, Indiana Jones, SuperMan (do Reeve) e tantos outros. Com certeza essa trilogia do Nolan será mais uma da qual sentirei saudades!

sem avatar cid (24/07/2012 16:09:03)   13 -2
Muito triste sua vida

Renato Renato (24/07/2012 16:09:44)   175 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Changrilá Changrilá (24/07/2012 16:19:59)   -332 -1
"É nóis que voa bruxão e come cu com sal".

Renato Renato (24/07/2012 16:47:21)   175 -5
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Jonathan Jonathan (24/07/2012 16:48:39)   16 0
Harry Potter pra mim passou batido, não vejo muita diferença de um filme para o outro. É que nem crepúsculo, não tenho a menor curiosidade

sem avatar Daniel (24/07/2012 16:56:27)   -8 2
Pois é Ren@t0, então, Titanic, Jogos Mortais, Transformers e Crepúsculo são os melhores filmes da história segundo seu limitado e irritante discurso sobre bilheteria... Opa! Será q vc vai concordar com os filmes q mencionei?! Sei lá, viu?!

Renato Renato (24/07/2012 17:20:04)   175 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Arthur Arthur (24/07/2012 17:46:56)   85 0
kkkkkkk....o preconceito rola solto

Bart@

Meu caro, vc querendo ou não, harry potter conquistou toda uma geração.. não só crianças,mas jovens e adultos tambem. agora se vc não gosta da franquia, blz, eu respeito. afinal seu ingresso não fez diferença no resultado msm!

Essa franquia batman é ótima, assim como piratas do caribe, sr dos aneis, entre outros.. mas para min ...oque me conquistou msm foi o universo do bruxo. e os personagens super bem explorados.

ponto. ///
///Na verdade não, a saga em si foi... satisfatória e o final, tedioso


Breno Breno (24/07/2012 15:08:22)   466 4
Lembrei dos versos de Carlos Drummond :

"E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu e a noite esfriou. E agora ?".

Com certeza muitos iram sentir algo estranho após sair da sessão dia 27. Saber que não teremos mais por enquanto a ansiedade de esperar por novidades, de se reunir com amigos para falar de como cada um quer a sequência do Morcegão, sem duvidas é uma sensação estranha.

Pelo comprometimento, dá pra ver que Nolan realmente criou vínculos verdadeiros e de forma natural com seus personagens, o que alguns diretores infelizmente só o fazem por causa de um contrato.


sem avatar Daniel (24/07/2012 16:22:09)   -8 3
Muito maneiro seu comentário! Parabéns!
Realmente, pelo menos pra mim, o Nolan trouxe d volta aquela sensação boa e gratificante de ir ao cinema como se fosse um compromisso sério, algo q faz diferença na sua vida, q vc espera, muito, por saber q se sentirá melhor depois sair dali, algo q apaga tudo d ruim q veio antes. Próximo, mas diferente, do q eu sentia quando ia ao cinema para ver Ghostbusters, Indiana Jones, StarWars (original), De Volta Para o Futuro, RoboCop, Gremlins, SuperMan (do Reeve) e tantos outros clássicos q tanta alegria me deram. Com certeza essa trilogia do Nolan irá deixar saudades e fara com gerações mais novas o q esses clássicos mencionados fizeram comigo e com outros felizardos em "eras mais civilizadas". Abrçs!

Breno Breno (24/07/2012 16:35:14)   466 1
Com certeza Daniel, eu também penso do mesmo jeito... Poucos são os diretores que nos fazem esperar por um filme, como um "compromisso".

Abraços.


Rodrigo Rodrigo (24/07/2012 14:58:47)   41 1
Nice...



sem avatar Fernando (24/07/2012 14:49:37)   77 0
Teoria sobre o final de TDKR, contem spoilers!!!


Bruce Wayne realmente morreu na explosão, ele não forjou sua morte para se aposentar, ele forjou pistas, para que todos acreditassem que ele sobreviveu.
Quando Bruce descobriu o plano de Bane, ele sabia que em algum momento teria que dar sua vida para impedi lo, mas também sabia que o Batman não poderia morrer junto com ele, o Batman precisava continuar, pois o dia em que não se precisara mais do Batman nunca chegará, como dizia a Rachel.
Muito bem, no final quando Lucius Fox descobre que o piloto automático foi fixado ao veiculo pelo próprio Bruce Wayne, ela não esta olhando para o veiculo que o Batman usou para transportar a bomba, pois este foi destruído na explosão, ou seja, isso é na verdade uma pista falsa que Bruce plantou ali, para que o Fox descobrisse, e passasse a acreditar na sua sobrevivência. Ele também consertou o Batsinal para que o Gordon visse, e deu a localização da Batcaverna para John Blake, aquele que ele escolheu para substitui lo.
O que Alfred vê no final é realmente uma visão. Quando Alfred vê uma foto da Selina no computador, ele brinca, e diz que ela e o Bruce nasceram um para outro. Por isso que ele vê Bruce e Selina juntos no final, ele imaginou aquilo, Alfred estava devastado.
Bruce Wayne esta morto, mas Batman irá continuar, Bruce Wayne não forjou a própria morte, ele forjou a sobrevivência do Batman, pois “as vezes a verdade não basta, as pessoas merecem mais do que a verdade, merecem ter a fé recompensada”.

RISE


sem avatar bruno (24/07/2012 15:10:52)   0 0
Comentário perfeito.

Mateus Mateus (24/07/2012 15:18:24)   82 0
Será difícil alguém derrubar sua teoria, parabéns!

sem avatar Daniel (24/07/2012 17:09:46)   -8 0
Pô, maneiro esse seu texto! É como se o Bruce adaptasse a estratégia do Ra's al Ghul para o bem, de forma totalmente contrária ao terror e maldade q ele trazia. Os homens se substituem na armadura dando a ideia de um vigilante sempre constante, imortal como um morcego vampiresco. Q é a mesma coisa q o Fantasma fazia.
Muito Bom!!!! Abrçs!

Fênix Fênix (24/07/2012 19:54:45)   44 0
Lembrando que Nolan gosta de finais ambíguos para interpretação do público.

"Teatrilidade e ilusão são armas poderosas"




Julio Julio (24/07/2012 14:48:29)   208 3
Esses dias eu recebi do prefeito Kassab um guia de sobrevivência em Pandora........será que ele troca? rsrsrsrsrs



Mateus Mateus (24/07/2012 14:42:08)   82 2
Como a Warner iniciará o projeto Liga da Justiça com o filme do Superman em 2013, como seria o novo Batman? Ainda não consigo imaginar outro ator interpretando o Morcego.



Publicidade

Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.