HQ/Livros

Notícia

Bane | Chuck Dixon, criador do vilão, comenta utilização no filme e controvérsia política

E diz que só tem a ganhar grana com tudo

Omelete
2 min de leitura
20.07.2012, às 00H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H33

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge vai ter impacto nas eleições presidenciais dos EUA. É o que diz Rush Limbaugh, radialista famoso no país pelas posições conservadoras (e conspiradoras), e que ligou o vilão Bane à Bain Capital (a pronúncia é a mesma), antiga empresa do candidato conservador Mitt Romney. Limbaugh sabe que o filme está em produção há anos, mas não deixa de colocar lenha na fogueira, dando indiretas quanto a uma conspiração da esquerda.

"Então o vilão do mal no novo filme do Batman chama-se Bane. E estão discutindo se isso é ou não é intencional e se vai influenciar os eleitores (...) Vai ter um público imenso. Muita gente vai assistir a esse filme. E um monte de gente descerebrada - do entretenimento, esse povo da cultura pop - que vai ouvir Bane no filme e vai associar com a Bain", disse Limbaugh durante seu programa.

A discussão chega no momento em que a Bain Capital é central ao noticiário sobre as eleições nos EUA. A empresa é acusada, principalmente pela campanha do opositor Barack Obama, de exportar empregos para países estrangeiros - justamente o que Romney critica no empresariado atual dos EUA.

Quem está rindo da história inteira é Chuck Dixon, que criou Bane há quase 20 anos num prelúdio à saga A Queda do Morcego (onde o vilão quebrou a coluna de Batman). Não só rindo, mas lucrando. Em entrevista ao Comic Book Resources, o quadrinista diz que tanto ele quanto Graham Nolan, o desenhista co-criador de Bane, têm contratos de royalties quanto a qualquer utilização do personagem, desde as HQs até "o espaguete em forma de Bane", brinca - passando, é claro, pela sua importância no filme.

"Eles [a DC/Warner] têm gráficos e tabelas para explicar quanto a gente deve ganhar baseado em quantas frases o personagem tem e quanto ele aparece no filme e quanto impacto tem na trama. Ganhamos o nosso até quando Bane apareceu no último filme do Joel Schumacher, muito rápido. Tivemos participação", conta o autor.

Quanto à controvérsia política, a história fica engraçada porque Dixon é declaradamente conservador. No fórum de seu próprio site, questionado por fãs, ele já disse que acha a controvérsia ridícula e esperava que Rush Limbaugh viesse a falar besteira.

"Será que estou atraindo os democratas [partido de esquerda]? Olha, se os eleitores do Obama forem no cinema... Quem sabe eles compram milhares de bonequinhos do Bane para jogar no Romney. Aí quem vai ganhar é o MEU 'Bane Capital'. Será que a campanha do Romney vai entrar em contato comigo?"

Leia mais sobre Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Bane

None
Bane, em O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Leia mais sobre Chuck Dixon

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.