Batman: Gárgula de Gotham - Rafael Grampá mistura SP com Gotham em nova HQ

Créditos da imagem: Divulgação

HQ/Livros

Artigo

Batman: Gárgula de Gotham - Rafael Grampá mistura SP com Gotham em nova HQ

Primeiro volume teve lançamento simultâneo nos EUA, Brasil e outros países

Omelete
3 min de leitura
29.09.2023, às 16H23.

Criatividade e talento andam juntos quando estamos falando do quadrinista Rafael Grampá. Seu estilo único e a atenção aos detalhes fazem com que seus trabalhos ganhem manchetes quando ele faz uma capa alternativa ou é anunciado em grandes projetos. E devemos somar a esta equação um trabalho de marketing que algumas pessoas podem chamar de autopromoção, mas que, na verdade, parece buscar algo diferente na forma de se divulgar um... “gibizinho”.

Para o lançamento de Batman: Gárgula de Gotham (Batman Gargoyle of Gotham), foram criados teasers animados, trilha sonora e até um minidoc.

E tem que promover mesmo! Esta é a primeira vez que um brasileiro escreve e desenha uma HQ do Cavaleiro das Trevas de forma solo em uma minissérie. E como o título estampado na capa já deixa bem claro, a Gotham City desenhada por Grampá e colorida por Matheus Lopes tem muito de São Paulo, suas sujeiras e discrepâncias.

Os quadros recordatórios remontam a clássica Cavaleiro das Trevas, de Miller, e contextualizam quem é este jovem Batman em início de carreira. Suas incertezas, as correções que está fazendo no seu jeito de lutar e agir, as conversas com Alfred enquanto ainda testa seu batmóvel, batizado de Máquina Cega (que não tem janelas para melhor proteger seu ocupante).

Uma coisa, porém, ele tem certeza: para cumprir sua promessa de limpar as ruas de Gotham e vingar a morte de seus pais, Bruce Wayne vai ter que morrer. Só assim o Batman vai conseguir trabalhar de forma integral e 100% focada na sua vingança.

A Gotham de Grampá tem muito de São Paulo

Achou estranha a ideia de Batman matar Bruce Wayne? Bom, saiba que esta história faz parte do selo Black Label, que mostra aventuras não-canônicas à vida do personagem. E isso dá mais liberdade para criar e "bagunçar" tudo o que sabemos sobre o Morcegão e também apresentar novos personagens.

Um deles aparece já neste primeiro volume, é o vilão Crytoon, que chora quando está fazendo mal a uma de suas vítimas, e usa até bigornas, como nos desenhos animados dos anos 50 e 60. Grampá já prometeu mais dois vilões, Moth-Er e a Virgem, que ainda não deram as caras neste primeiro volume.

A HQ, toda roteirizada por Grampá em inglês e só depois traduzida, teve lançamento simultâneo nos EUA, Brasil, Espanha, Alemanha e Itália e tanto este primeiro volume como a pré-venda do segundo (previsto para novembro) aparecem em listas de Mais Vendidos de sites e lojas especializadas.

As comicshops dos Estados Unidos receberam ainda versões com capas alternativas assinadas por Jim Lee, Paul Pope e Frank Miller, entre outros.

Rafael Grampá está confirmado na CCXP23 e promete falar mais sobre o projeto em um painel especial e recheado de surpresas.

 ************* 

Faça parte da nossa comunidade: Temos bastidores no Canal do WhatsApp, entre no debate no Telegram e acompanhe a gente também no YouTube (youtube.com/omeleteve) 

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.