Filmes

Notícia

À Procura da Vingança

Fotografia é único ponto positivo de faroeste com Pierce Brosnan e Liam Neeson

27.03.2008, às 17H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H34

Hollywood ainda tenta vez por outra ressuscitar um dos gêneros mais revolucionários (e lucrativos) de sua história. O faroeste contemporâneo, porém, segue em sua crise de identidade. Não há Christian Bale e Russel Crowe que consigam reinventar os vaqueiros e bandidos em tempos em que o preto & branco moral essencial dessas histórias cede cada vez mais espaço aos tons de cinza.

A Procura da Vingança (Seraphim Falls) entende essa distância e a abraça. Mas, novamente, não é suficiente.

seraphim falls

None

O filme de estréia nos cinemas do diretor de TV David Von Ancken (The Shield, CSI: NY), conta com os irlandeses Pierce Brosnan (estiloso com uma barbão grisalho e vestindo um casacão de urso) e Liam Neeson (o mesmo de sempre) como ex-militares inimigos que se conheceram durante a Guerra Civil dos Estados Unidos. Carver (Neeson) é o coronel que atravessará todo o Oeste atrás de Gideon (Brosnan), a quem jurou de morte no passado.

A ação começa instigante e confusa. Não há qualquer pista sobre os dois homens - fugitivo e caçador - e não se sabe a quem torcer. A construção da tensão é excelente, quase sem diálogo durante 10 ou 15 minutos, assim como a fotografia de John Toll, a maior qualidade do filme. O oscarizado fotógrafo, dono de estatuetas por Lendas da Paixão e Coração Valente, registra com a mesma competência interiores e os vários cenários exteriores - de cataratas a montanhas nevadas, passando por vastos pastos e desertos escaldantes.

Acontece que de nada vale essa profusão de belos cenários se não há razão para tê-los. É absolutamente inverossímil que no espaço de dois ou três dias sigamos - a pé - de uma grossa camada de neve a um local que parece não ver uma só gota d´agua há milênios. Tudo belamente registrado, mas sem propósito... e essa sensação fica ainda mais acentuada no final chapadíssimo, peiotesco, em que surge Anjelica Huston como uma miragem vendedora ambulante de tônico.

Mas nesse ponto todas as promessas iniciais já foram levadas pela queda d´agua do título original, então nem dá pra ficar decepcionado demais. O filme já se afogou lá atrás, junto com o casacão de urso que Brosnan vestia.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.