Assista Agora

Crítica: Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada

Você já viu esse filme, mas Steve Carell e Juliette Binoche valem a visita

Érico Borgo
30 de Outubro de 2008

Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada

Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada

Dan In Real Life
EUA , 2007 - 98
Comédia / Drama

Direção:
Peter Hedges

Roteiro:
Pierce Gardner, Peter Hedges

Elenco:
Steve Carell, Juliette Binoche, Dane Cook, Alison Pill, Brittany Robertson, Marleen Lawston

Bom
eu meu irmão e nossa namorada
dan in real life

Comédias sobre paternidade não têm muito segredo. Desde sempre mostram o choque dos pais ao perceberem que seus filhos cresceram. Cenas como o encontro de uma camisinha ou algum acessório sensual são obrigatórias. Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada (Dan in Real Life, 2007) tem um momento desses logo no começo, com o protagonista encontrando uma calcinha fio-dental da filha mais velha. Mas o que parecia uma repetição de um estilo desgastado logo desvia-se para algo mais interessante. Igualmente pouco inventivo, mas ao menos mais interessante.

A trama acompanha Dan Burns (Steve Carell), um colunista de jornal viúvo que vive com as três filhas (Alison Pill, Brittany Robertson, Marleen Lawston). Solitário e atarefado em meio às meninas, das quais ele cuida com devoção, o homem passa seus dias sem tempo para si mesmo. Até que, durante um fim de semana na praia ao lado da família, ele conhece uma mulher interessantíssima (Juliette Binoche) e, uma xícara de café e um bolinho depois, desejos há muito encostados novamente afloram. O problema? Não demora para que Dan descubra que ela é comprometida... e pra piorar, com o seu irmão mais novo (Dane Cook).

Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada é um filme sobre frustrações, mas com um tom simpático - ora engraçado, ora levemente melancólico - e bastante equilibrado em suas intenções.

A direção é de Peter Hedges, que estreou na função em Do Jeito Que Ela É, sujeito mais conhecido pelo romance que inspirou Gilbert Grape - Aprendiz de sonhador e o roteiro de Um Grande Garoto. Analisando a obra dele, ficam evidentes alguns paralelos entre os filmes. Todos são modestos e têm essa aura "agridoce", com piadas tristes, mas que deixam aquela sensação boa ao final (não por acaso, o termo em inglês é "feel good movie").

Convenhamos, porém: Um "amor proibido", a "busca de tempo para si próprio em meio às obrigações cotidianas e da família", "auto-descoberta"... você já viu esse filme. Mas o fato é que as presenças de Steve Carell (Agente 86) e Juliette Binoche (Cache) tornam o repeteco irresistível. Binoche continua um charme. Carell - que um executivo da Universal Pictures disse que tinha "cara de assassino serial" durante uma exibição de copiões de O Virgem de 40 Anos - segue com aquele jeitão vulnerável e engraçado que ele faz tão bem e prova, como já havia feito em Pequena Miss Sunshine, que também é capaz de atuações dramáticas.

Parando pra pensar, a historinha do assassino até que faz sentido... Carell tem mesmo o jeitão de pessoa pacata que esconde algo dentro de si. Felizmente, como ele já mostrou mais de uma vez no cinema e na televisão (The Office US, brilhante), esse elemento oculto parece algo extremamente positivo.

Ok... ele fez também A Volta do Todo Poderoso, mas esse a gente finge que não viu.

Veja clipes do filme



Galeria de vídeos

Publicidade

Comentários (0)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.


Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.