167

Crítica: O Livro de Eli

Thriller pós-apocalíptico tem lutas elegantes e potencial de filme cult

Marcelo Forlani
18 de Março de 2010

O Livro de Eli

O Livro de Eli

The Book of Eli
EUA , 2010 - 118
Ação / Aventura / Ficção científica

Direção:
Allen Hughes e Albert Hughes

Roteiro:
Gary Whitta

Elenco:
Denzel Washington, Gary Oldman, Mila Kunis, Ray Stevenson, Jennifer Beals, Evan Jones, Joe Pingue, Frances de la Tour, Michael Gambon

Ótimo
O Livro de Eli
O Livro de Eli
O Livro de Eli

O que torna um filme em um "cult", um produto que escapa do grande público, mas consegue acertar em cheio um grupo de pessoas que o defende com veemência, a ponto de cultuá-lo? Não há uma fórmula para isso. Afinal, a grande maioria dos cineastas quer mesmo é que seus projetos cheguem ao máximo de pessoas possível. Mas, aparentemente, ser ambientado em um futuro pós-apocalíptico é um dos ingredientes que conta a favor, como em Mad Max, Blade Runner e até mesmo Matrix - que depois acabou virando uma grande franquia de blockbusters.

Pois este é o cenário de O Livro de Eli (The Book of Eli, 2010), novo filme dos irmãos Allen e Albert Hughes (Do Inferno). Desde a primeira visão que temos do protagonista Eli (Denzel Washington), percebemos que estamos em um lugar diferente da Terra que conhecemos. A fotografia azulada deixa tudo quase monocromático, morto e extremamente seco, como o que restou do planeta. Os buracos que vemos pelo caminho trilhado por ele não deixam dúvidas de que houve uma guerra e muitas coisas explodiram por ali.

Mas ao contrário do que aconteceria em filmes feitos para as multidões, O Livro de Eli não se preocupa em explicar com todas as letras o que aconteceu por ali, deixando para o público a tarefa de completar os pontos. O seu objetivo não é falar do passado, mas sim do futuro. Tudo o que descobrimos é que Eli já está há muito tempo na estrada ("30 invernos já se passaram", diz ele) seguindo as ordens de uma voz, que o orientou a rumar para o Oeste. E cada vez mais acreditamos que nada vai conseguir detê-lo.

Um dos seus últimos percalços é Carnegie (Gary Oldman), o chefe de um inóspito vilarejo. Impossível não olhar para aquele lugar seco, o bar onde se vende bebida e mulheres, as pessoas sujas e os bandidos armados sem pensar nos velhos westerns. Carnegie seria o xerife que faz a lei do seu jeito, e Eli o forasteiro que não quer problemas, mas os atrai com mais força do que um ímã atrairia a bem afiada lâmina da sua faca.

Carnegie está obcecado por um livro. Ou melhor, "O" livro sagrado, a Bíblia. Ele reconhece que as palavras ali escritas têm poder de torná-lo um líder ainda mais poderoso, que poderá ampliar o seu domínio para muito além daquela destruída cidadela. E como o título do filme já trata de deixar bem claro, é este o livro que Eli carrega com tanto cuidado em direção ao pôr do sol.

Estas são as peças espalhadas pelo tabuleiro, o resto é muita ação, com Denzel Washington mostrando toda a sua elegância na arte de chutar bundas em bem coreografadas lutas filmadas em planos sequência, sem precisar se esconder atrás de cortes rápidos. Estes são os fatos. O resto do filme quem vai fazer é cada expectador, em sua cabeça. Teria sido a tal guerra que devastou tudo a temida Guerra Santa? Foi por isso que todas as Bíblias foram queimadas? É apenas a fé que protege Eli, ou Algo mais? O fato de Carnegie querer usar o Velho Testamento em seu próprio benefício seria uma crítica a um recente habitante da Casa Branca, que invocava Deus para invadir países mundo afora? São estas e outras questões deixadas no ar que provocam discussões e ajudam a tornar uma obra em algo superior. O Livro de Eli tem nas suas entrelinhas conteúdo suficiente para se tornar um cult daqui a alguns anos. Pode deixar um espaço separado para ele na sua prateleira.


Compartilhar

Vídeos relacionados

Comentários (167)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Joel Joel (23/01/2012 14:44:22)   183 0
Se esta critica fosse escrita pelo Hessel, o filme teria ganho 1 ovo.
Excelente critica, Forlani. Parabéns.



sem avatar Juliana (16/03/2011 21:25:37)   1 1
UM filme muito bom
só tenho uma duvida ... o Eli era cego?!


Leonardo Leonardo (01/01/2012 02:23:37)   25 1
Sim, deixa a entender que ele era guiado por Deus em toda sua trajetória.

sem avatar Luciano (13/11/2011 19:33:58)   0 0
Sim, percebesse melhor mais com o decorrer do filme.


Leandro Leandro (11/03/2011 14:55:51)   19 0
Esse excelente filme me fez lembrar de Mad Max,e nâo é por menos,porque se passa num futuro pós-apocalíptico.Denzel Washington,como sempre,tem uma ótima atuaçâo,e mandou bem nas cenas de açâo.Gostei muito do visual de Gary Oldman,sua atuaçâo como vilâo foi convincente,e a trilha sonora do filme é belissíma.Dessa vez nâo foi o petróleo que causou uma guerra que destruiu a civilizaçâo,mas sim a religiâo.Ficçâo à parte,esse filme faz alusâo aos acontecimentos no Oriente Médio e em outras partes do mundo,onde religiâo e política sâo uma mistura explosiva,e Gary Oldman quer se apossar da última Bíblia do mundo,para manipular a grande maioria,ou seja,ele quer fazer o mesmo que a igreja católica fez antes da Reforma Religiosa.



sem avatar RICARDO (27/02/2011 10:55:34)   2 2
Prezados,
Meu comentário não é sobre o filme, mas sobre seus comentários. Um filme pode agradar ou desagradar, depende do gosto e do humor de quem assiste.Comentários atacando outras pessoas, xingando porque essas elogiaram ou denegriram um filme ou livro? Acho uma tremenda falta de tolerância. Creio que é por causa dessas pessoas que temos visto tanta violência no mundo, torcedores matando torcedores, pessoas de uma religião matando as de outras, etnia contra etnis, etc.



Tiago Dos Santos Tiago Dos Santos (23/02/2011 16:42:08)   -8 -2
Putz...chamar uma MERDA dessas de cult é brincadeira. NÃO há NADA de ORIGINAL nesse filme. Lembra coisas IDIOTAS como Mad Max e é só. A premissa até que é boa, mas os diretores deixam a desejar. Tá na hora de os críticos do omelete lerem as críticas do Pablo Vilaça do site Cinema em Casa. Ele sim entende do assunto. Quanto ao Livro de Eli simplesmente é impossível colocá-lo ao lado de filmes cults como Matrix e Clube da Luta. Merece uns 2 ovos.



nehemias nehemias (17/02/2011 17:24:34)   -4 -1
O Denzel Washington passa o filme todo tentando não entregar o livro pro Edir Macedo.

Boas cenas de ação, super bad ass.

Agora, dar 4 ovos pra esse e 3 para "A Estrada"... hehe. Como diria o craque Neto, "cês tão de bRincadeRa, po".



DDanilo DDanilo (06/11/2010 14:32:39)   -165 0
Ian se você não gosta da ideia de comentar a noticia porque diabos então VC perde seu tempo comentando? Idiota é VC meu caro!



DDanilo DDanilo (06/11/2010 14:29:21)   -165 0
Excelente filme e otima trilha sonora



ian ian (06/11/2010 12:16:51)   0 0
me impressiona o tanto de gente idiota que tem comentado nesse site. era melhor quando não tinha essa merda de comentários para o publico. é cada asneira que se lê por aqui que nem sei o que falar. da vergonha alheia. o cara que fez a critica desse filme é um perfeito paspalho e mostra não entender muito de cinema além de deixar bem claro o seu mal gosto. mal gosto este também muito bem expressado nas opiniões dos leitores do site. puta filme ruim! historia ridícula! tirando o Gary Oldman, que está a cara do Dracula, não sobra nada nesse filme. chorar vendo um lixo desses? faça o favor né meu amigo? vire homem!



sem avatar Ellen (11/10/2010 14:24:09)   0 0
MANUCA , VC QUIS FALAR BONITO , MAS FALOU UMA GRANDE BESTEIRA CRISTO NÃO TINHA NENHUMA RELIGIÃO.




vinicius vinicius (21/09/2010 18:37:02)   -3 0
Filme muito bom,bem pensado nos detalhes,atuações otimas e com uma historia digna passando umamensagem legal,filme que deixa muitas discussões e analises,4 ovos merecido.



Massy Massy (04/09/2010 21:33:25)   7 0
4 ovos??? não merecia tanto...eu daria 2, estourando...



sem avatar renato (01/09/2010 07:38:12)   0 0
o filme eh muito bom!
mas uma coisa q me deixou louco (la vem spoiler) foi a galera brigar dizendo q ele naum eh cego!
é o msm q dizer q o bruce willis naum morreu no sexto sentido!!!
tenho uma teoria:
o foco do filme eh a fé, é mostrar q DEUS c preocupa com as pessoas (apesar d td),
e q ELE move montanhas. entaum na minha teoria as pessoas q naum tem feh, naum acreditam q ele seja cego
pq para eles eh impossivel!
ou saum pessoas q soh veem oq esta explicito no filme e naum assistem d maneira profunda! Desafio as pessoas q naum creem q ele eh cego a assistirem "A ESTRADA" e entenderem!



sem avatar TIAGO..BSB (08/08/2010 15:50:29)   0 0
Pessoal, otimo filme...vamos ser diretos
o filme quer motrar unica e exclusivamente a importância da biblia, a importância que tem esse livro que todo mundo tem e a maioria não lé.

ao invês de ficar criticando as escolhas dos outros, vamos ler a biblia enquanto e possivel...



Alexandre Alexandre (04/08/2010 00:15:01)   0 0
Eu acabei de ver o filme...quero dizer que acabei mesmo, os créditos estão subindo ainda na tela do meu notebook e eu estou escrevendo esse comentário com a trilha do filme ao fundo.
O que posso dizer, não sou um cara emotivo, acredito em Deus mas não vou a missa, nem igreja, nem culto...nada disso. Mas esse filme me fez chorar. Eu lembro de ter chorado poucas vezes por um filme, tenho certeza que apenas duas outras vezes...e mais por pena do que por outra coisa. Agora com O Livro de Eli me emocionei mesmo, chorei com força...rs. O filme é ótimo, vai tocar cada um de um jeito (como sempre).
Deixemos de lado detalhes técnicos, licensa poética sabem? Não importa se o a bíblia em braile teria N volumes, a questão não é essa...mas deixa pra lá, recomendo muito!

Abraços.



sem avatar Josué (30/07/2010 10:13:50)   0 0
O filme retrata o futuro próximo, onde iremos exterminar a raça humana pela FÉ.

A próxima guerra será como no filme, os fundamentalistas usarão a tecnologia nuclear para destruição completa da humanidade e dirão eternamente que foram motivados pela fé.



sem avatar cleverson (27/07/2010 22:41:54)   0 0
segue o link do spoieler do filme cujo
informa que Eli era cego.

http://www.imdb.com/title/tt1037705/synopsis



Rimp Rimp (24/07/2010 20:33:53)   0 0
Resposta ao user Gilberto:
Eli não era cego??? Amigo não é necessário assistir o filme duas vezes para entendê-lo. A minha crítica é exclusiva ao fato dele portar o último exemplar da bíblia em braile em apenas uma volume, o que é um absurdo! O filme possui um fotografia e edição de som primorosos, mas peca em algo que, ao meu ver, prejudica a obra.



sem avatar Gilberto (23/07/2010 12:40:48)   0 0
Resposta ao user RIMP:
Como Eli era o "Messias" nos tempos atuais, ele possuía na sua cabeça os 32 volumes aos quais você se refere, tanto é que ele dita todas as passagens da Bíblia no final do filme.
Eli não era cego, há muitas cenas no filme que mostram isso, como exemplo posso citar a primeira cena onde ele mata um animal com uma flecha para servir de alimento.
O filme nos faz crer que ele era cego, mais pela Bíblia em braile do que por ele usar óculos escuro.
Excelente fime mas deve-se assistir ao menos 2 vezes para compreender bem o que ele quer transmitir e não misturar as coisas e reparar nas cenas que te deixaxm em dúvida.



Rimp Rimp (20/07/2010 21:47:01)   0 0
O filme é legal até que... Mostra a bíblia em braile. Uma bíblia em braile teria pelo menos 32 volumes. Onde o Eli levava o resto dos volumes? Antes se aquelas páginas estivessem em branco e ele tivesse decorado!!



Davidson Davidson (19/07/2010 20:46:10)   -2 0
Os irmãos Hughes fazem um trabalho bem decente em contar a história. Primeiro constroem bem personagem e cenário. A fotografia ajuda bastante, dando tons bem sombrios e deixando o filme bem seco. Pena que os diretores ficam muito preocupados em inserir cenas de ação para agradar os adolescente e a terceira parte da história fica arrastada e chata.

http://resenhafilme.blogspot.com/



Manuca Manuca (13/07/2010 12:32:26)   1 0
Primeiro, sobre o filme. Gostei do filme pois mostra uma visão onde acontece uma jornada de aprendizado de um homem q c encontra com os ensinamentos deixados pelo seu criador, embora isso aconteça de forma um pouco deturpada, se este homem agisse como os profetas de tempos antigos... o filme seria bem chato.
Segundo, me desculpo pois sei que esse não é o espaço p/ isso mas... fico triste toda vez que leio críticas deixadas por pessoas como VALDECI, em qualquer espaço que se mencione religião... Não entendo o porque dessa perseguição com a religião de Cristo. A Biblia nos serve como um MANUAL DE VIDA deixado a nós por nosso criador... respondendo sua pergunta que outro livro seria capaz de orientar-nos de forma tão diferente a que a Biblia propõem. Basta analisa-los e vais notar que os princípios básicos sobre o proceder do homem são os mesmos em TODAS AS RELIGIÕES!!! A Biblia serve de base p/ grande maioria das religiões conhecidas!! O Charlatanismo esta presente na sociedade como um todo!!! Mesmo assim não vejo comentarios negativos sobre outras religiões, que nem vou citar aqui, mas sei que sofrem do MESMO MAL, afinal este é um mal da HUMANIDADE e não de uma religião ou ensinamento em especifico. Cabe ao homem se utilizar dos ensinamentos básicos e procurar crescer (Nisso concordo com você, meu caro)no seu relacionamento com Deus (da forma que lhe for mais aceita). Vais perceber que assim que tiveres um bom relacionamento com Ele, vai saber identificar esses charlatões, vendo sisplismente onde Ele e seus ensinamentos não estão... E lembresse que NÍNGUEM É PERFEITO, nem mesmo os pastores, padres, monges, etc...



Ygor Ygor (10/07/2010 17:47:44)   0 0
Eu vi a filme ontem e achei ótimo!Supero minhas expectativas, e realmente as cenas de lutas são muito bem feitas, e ao contrário da critica mundial que detono o filme, eu achei o final incrivel, nao me desanimo nem um poco o fato dele ser cego.

Agora André: A missão do Eli era levar a biblia até o oeste!! e era a ultima biblia da terra e escrita em braile!! Ou seja , Deus lhe deu a missao de levar nao necessariamente a biblia ja que Carnegie (Gary Oldman) toma dele, mas sim tudo que ele leu ! Entao o cara nao era um PASTORRR!! Ele mesmo disse que Deus o estava protegendo mais tambem nao ia faze tudo sozinho, tinha que mata os cara mesmo!! ele não pregava a palavra aff

Enfim o filme é ótimo, mais pra quem entende o propósito!



André André (09/07/2010 19:18:32)   -10 -1
A princípio achei o filme uma bosta. Não que eu seja um ateu ignorante, pelo contrário, acredito no poder de Deus e sou nerd louco por ficção científica.
Depois de ler a critica do Forlani e os comentários da galera aceitei melhor o filme. Mas é que me indignei com o "homem de Deus", Eli, matando pessoas sem piedade e sem perdão logo no início do filme. Eli deveria ser o exemplo para o mundo, pregando, ensinando, ajudando, ou sei lá o que mais faz um Messias, mas a cena que ele executa o cara que teve a mão decepada mostra que ele não entendeu o que estava escrito na Biblia. Se fosse assim, depois que ele disseminar a palavra de Deus, através da publicação da Nova Biblia, todo mundo vai agir como ele, matando a sangue frio todos que discordarem de suas ideias ou opiniões. Claro, eu sei que a vida naqueles tempos não deve ser fácil, as vezes é preciso matar um carinha aqui outro ali para poder sobreviver, mas enfiar um facão lentamente no bucho de um cara fudido e incapaz de reagir é extrema covardia! Pô, ele não é o Jack Bauer ou o Liam Neeson em Busca Implacável, ele é o mensageiro da Palavra!
Eu teria dado 2 ovos por isso, mas tudo bem, entendi o potencial cult do filme e posso até dar 3.
Acho até que o Erico Borgo não seria tão condescendente como foi o Forlani.
Abraço turma.



DiegoMadia DiegoMadia (09/07/2010 17:49:57)   0 0
Assisti o filme ontem, vim aqui reler a crítica e me deparo com esse enorme comentário... gostei das questões e por isso resolvi responder algumas, pois não acho q foi contradição de roteiro... vamos lá:


1> Como os livros foram queimados? provavelmente antes do mandante morrer, assim explicaria isso...
e sim, poderíamos cair na mesma armadilha e fazer a guerra perpetuar... mas somos dotados de livre arbítrio... se fizermos uma escolha errada, azar é o nosso e ai é que está a "graça" de ser da raça humana ;)


2> a resposta da 1 responde isso (na minha opinião, claro...)


3> tem uma historinha que dizem ser verídica, mas de qualquer forma é uma boa história que responderá a essa pergunta, la vai ela, resumida:
Uma vez missionários cristãos estavam levando no porta mala muitas bíblias para a china. Ao chegar na alfândega ou algo parecido, os guardas armados pararam o carro e perguntaram: - o q vcs trazem no porta mala?
O missionário pensou duas vezes, tentou imaginar alguma mentira... mas... lembrou: só a verdade salva! ;)
e falou: - Trago bíblias!
Os guardas deram risada e deixaram ele passar.

Respondendo a pergunta... se a bíblia é a bíblia mesmo, existe um Deus, se existe um Deus, ele cuida pra que sobreviva a Sua palavra ;)

4> não existe numero 4 :D


5) Acho q a resposta 1 ja responde a isso... considerando tb que se a bíblia é a bíblia mesmo, existe um Deus, e esse Deus seria o único, a única palavra, a única salvação... se interpretamos errado ou, como tu bem citaste, se não lemos ou deturpamos as palavras, só resta a nós pagarmos por isso... como? bom... isso já é outra história...



sem avatar Valdeci (09/07/2010 10:05:03)   0 0
Filmes que tratam do fim do mundo têm público garantido nos cinemas e, por isso mesmo, lucro garantido na caixa registradora. Como dono de locadora situada em bairro predominantemente de evangélicos já percebi que eles adoram esta temática até como justificativas para a sua fé inabalável e como forma de argumentação para atrair mais fiéis a sua religião. Tenho vários clientes crentes que adoram dizer que o fim está próximo e que é preciso converter-se e aceitar a palavra de Deus para poder salvar-se do fogo eterno e tudo mais. Quem não é crente (evangélico) está perdido já que os “sinais” do fim do mundo são evidentes e reveladores. Sendo assim, a grande mensagem que deixam pelo caminho é: “Pegue sua Bíblia e converta-se o quanto antes, pois o fim está próximo”! Ao assistir o filme O Livro de Eli com direção de Albert Hughes e Allen Hughes foi impossível não fazer um paralelo com toda esta argumentação religiosa. No caso do filme a bíblia seria o futuro da humanidade visto que a hecatombe já ocorrera. Uma contradição visto que, pelo roteiro de Gary Whitta, foi justamente a guerra santa a responsável pela destruição do planeta. Claro que no filme ficou bem explícito que o uso do tal livro sagrado por parte de Carnegie (Gary Oldman) seria somente uma questão de poder e dominação e não uma questão de fé. Eli (Denzel Washington) sim tem uma fé inabalável e tudo faz para que a palavra de fé e esperança contida no livro possa servir de salvação e redenção da raça humana.

Todavia, existem algumas contradições no decorrer do filme que não prejudicam muito o espectador que só deseja assistir a um filme “catástrofe” com cenários em ruínas, cores sombrias e algumas cenas de ação para temperar tudo e não deixar o público indiferente. Para citar algumas contradições: 1) A causa da guerra foi a religião (guerra santa) razão pela qual todas as bíblias (ou livros santos) foram queimados. Como se explica então que é justamente a bíblia a salvadora da humanidade? Não iríamos cair na mesma armadilha e fazer exatamente as mesmas coisas e perpetuar a guerra para todo o sempre? 2) A terra foi devastada e a população sobrevive sem lei, ordem ou um poder controlador (presidente, governador, etc…). Quem determinou a destruição dos livros após a guerra se o mundo está em caos e sem autoridade? 3) Sendo a bíblia um dos livros mais vendidos de todos os tempos como se explicaria que só existisse apenas o “Livro de Eli” que ainda por cima é mais raro já que está escrito em braile? Claro está que, se houvesse sobrevivido um livro, não seria em braile já que a proporção de livros escrito desta forma é muito menor que o livro impresso de forma normal. 5) Se o futuro da humanidade depende da fé para reerguer-se porque a salvação veria justamente através da fé cristã que, no filme foi a responsável pela destruição e sofrimento? Seria mais lógico que os sobreviventes buscassem outras formas de apoio espiritual e religioso e assim encontrar ânimo e fé de um futuro promissor sem cometer os mesmos erros e seguir uma fé que fora responsável pelo apocalipse.

Apesar das contradições a metáfora sobre o livro em braile é interessante. Quantas pessoas hoje em dia possuem “conhecimento” sobre a bíblia e não fazem a leitura correta de seus ensinamentos. Os líderes da Igreja e Templos que fazem a “interpretação” da Bíblia ao seu bel prazer em interesses meramente pessoais e gananciosos esquecendo-se de transmitir o conhecimento da verdadeira fé e de uma vida realmente cristã ou evangélica. A igreja e outras religiões que fazem da Bíblia apenas um instrumento de poder, submissão do povo e, principalmente, usam este livro sagrado somente com o intuito de arrecadar fundos para seus templos e interesses escusos sem preocupar-se com as carências materiais e espirituais de seus discípulos. Quando Carnegie finalmente está de posse do livro não consegue lê-lo porque não possui a capacidade de interpretá-lo como muitas pessoas hoje em dia. Possuem o livro na estante, mas não o lêem como deve e não praticam suas palavras cotidianamente. Escondem-se atrás da Bíblia para estarem de bem com suas consciências, mas esquecem de praticá-la corretamente. Até mesmo Eli, que ao proteger seu livro, praticou inúmeras ações consideradas falhas espiritualmente falando, esquecendo-se de que o importante é a ação de bondade para com os semelhantes e tudo mais. Quando reconheceu isto, deixou seu livro para seguir a palavra em atos concretos. Ao ser perguntado por que deixou seu livro para trás responde que o importante não é as letras impressas que o livro contém, mas as ações que ele ensina e que devemos praticá-la para sermos pessoas de fé e verdadeiramente cristãs. Sua jornada para que o tal livro fosse impresso novamente deixando de ser uma mensagem “cifrada” (linguagem em braile para uma minoria em uma metáfora de poucos conhecedores da palavra sagrada) para uma literatura para a grande maioria onde o que importa é a ação humana da bondade, do perdão e da fé. A grande mensagem que eu captei do filme (se mensagem alguma ele transmitiu) foi de que só através do conhecimento poderemos ser livres e donos do nosso destino. Através do conhecimento individual de cada um é que será possível não sermos subjugados, escravizados e explorados por aqueles que se dizem os donos da verdade. Ler é importante. Ter o conhecimento mais importante ainda. Mas acima de tudo, é preciso praticá-lo dia-a-dia. Caso contrário, será um livro em “braile” e por esta razão seremos passiveis de sermos manipulados e escravizados por “cegos” da verdade e da fé.

A questão de saber se Eli é ou não cego é outra metáfora interessante. Vamos recorrer ao mesmos erros de aprendermos sobre fé através de alguém que não tem capacidade para nos ensinar o caminho? Seremos induzidos a seguir a interpretação de uma pessoa “cega” (não no sentido físico, mas espiritual) e assim termos um conhecimento errôneo da mensagem divina? Ou a cegueira aqui representada quer nos fazer entender que é preciso seguir outros caminhos e deixar-nos levar por nossos instintos humanos e praticarmos outras religiões e seguirmos uma fé mais centrada em uma vivência pacífica, harmoniosa com o homem e a natureza e na espiritualidade de ações práticas de verdadeiros filhos de Deus?



Cherlyton Cherlyton (08/07/2010 21:01:45)   0 0
o filme e otimo...



@thiagopayva @thiagopayva (08/07/2010 15:50:36)   0 0
Vi o filme ontem, e achei foda demais !!! Roteiro e a fotografia são demais !!!



Alexandre Amorim Alexandre Amorim (04/07/2010 01:22:05)   0 0
Entrei aqui para saber se alguém tinha chegado a conclusão se Eli era cego, ou não. Acho que isso ficou inconclusivo. Se esse filme será venerado como um filme cult, ou não, só o tempo dirá. Mas assim como blade runner, talvez na oitava versão do diretor a gente terá certeza se Eli era cego, ou não. E eu não me surpreenderei nem um pouco se na oitava versão do filme o diretor colocar o Eli sonhando com um unicórnio. Pelos comentários abaixo, com certeza esse filme é um ímã de birutas...o mais engraçado foi a galera confundir o Marcelo Hessel com o Marcelo Forlani. Para o alto e avante!



sem avatar Hellen (26/06/2010 10:26:28)   0 0
Filme Excelente!
Se Eli é cego ou não, isso não importa. Acho que o filme dá margem para as duas interpretações. Na maior parte do filme a impressão que se tem é que ele é cego, mas algumas partes, como a que a mãe de Solara vai deixar comida pra ele, da pra ter certeza que ele não é cego.(Ele apenas coça o peito pra ver se ela o encontra). Enfim, é um filme cult sim ,nem todas as pessoas tem a sensibilidade de entende-lo e aprecia-lo como ele merece.



Β•Я•Ц•Ŋ•Ø Β•Я•Ц•Ŋ•Ø (20/06/2010 23:34:21)   16 0
Gostei e recomendo. Seja por Danzel e Gary, sempre ótimos, seja pela discussão que abre. O filme não prega nada, a não ser aquilo que já sabemos: o poder que a fé tem sobre nós, de uma forma geral.
Lembra bastante A Estrada, só que com mais ação, menos drama de sobrevivência, igualmente belo nos cenários pós-apocalípticos, e a discussão: um é sobre a fé da humanidade e, o outro, a fé na humanidade.



sem avatar neto (18/06/2010 02:57:20)   0 0
bom gostei do filme só que no meu ponto de vista eli ficou cego quando saiu da casa e foi obrigado a entrgar a biblia por que até então ele não si comportou como um cego mais depois que ele tirou o oculos e saiu da casa e lvou o tiro ele ali parecia que estava perdendo a visão...bom assim foi assim que eu entendi si eu estiver errado me desculpe



sem avatar Marcio (17/06/2010 20:39:03)   0 0
Bom, assisti o filme e achei muito bom!
Entratanto, não irei mentir, mas nem desconfiava que ele fosse cego. Desconfiava sim dos seus "supersentidos".
Entao, revi o para ver algumas cenas que me intrigaram. Por exemplo

1- a cena (no inicio do filme ainda) em que ele esta andando sobre um viaduto e simplismente para a beira do buraco... (isso foi antes dele notar a presença d pessoas)

2 - Quando ele chega na cidade, como uma pessoa cega sabe justamente aonde ir em um local em que nunk esteve e ainda por cima sem ver nada, como por exemplo, ele entrando na loja pra pedir o conserto de seu radio. Ou entao quando ele estava preso na casa do Chefe da cidade e simplismente consegue escapar de um lugar onde nunca esteve sem que ninguem o visse!

3 - Na casa dos velhos, no momento do cha, vc pod perceber q a senhora oferece ele pega diretamente da mao dela o cha (os cegos fazem justamente o oposto) e entao ele simplismente olha pra garota ao seu lado e ele faz um gesto pra confirmar que devem beber! como ele sabe q tinha que fazer isso? Ou entao, quando eles estao voltando do "cemiterio" ele anda pela casa como se vivesse la e sabe justamente onde estao suas coisas a direçao da porta e etc....

Bom eh isso.



sem avatar Ricardo Fortunato (12/06/2010 18:39:28)   0 0
Ricardo: A musica no ipod do Eli é How can you mend a broken heart (como você pode consetar um coração partido) do grupo Bee Gees, uma pérola.



sem avatar Ricardo Fortunato (12/06/2010 17:42:04)   0 0
Excelente filme e melhor ainda a atuação de Denzel. Se os sinais da cegeira de Eli, citado pelos colegas não é claro, basta observar os últimos momentos de Eli naquela fortaleza ou museu, como quiserem, Os olhos dele são focados esbranquiçados o que definitivamente acaba com a discussão.
Quanto a "questões religiosas", concordo com o colega que confirmou a versão de que o filme não faz alusão alguma a preferências quanto a religião. ainda tenho a acrescentar que o filme traz muitas mensagens de utilização das religiões para manipulação das massas (como citado pelo colega), desvalorização das coisas que possuimos, desvalorização do Homem, valorização do dinheiro, mistificação das guerras como forma de resolução de problemas, questões ambientais que urgem. Enfim, o filme realmente é um cult.



amo amo (06/06/2010 14:20:52)   -1 0
o filme é bom,quem nao viu vale a pena conferir!

quem nao viu,ATENÇAO,nao leiam os comentarios de baixo pois contem partes da trama que nao vai ter mais graça se vc ler!!!




Leandro Leandro (06/06/2010 14:18:18)   2 0
Respondendo a pergunta do Ricardo, o nome da música é "How Can You Mend a Broken Heart" e a versão que rola no filme é a interpretada por Al Green. Antes foi composta e gravada pelos Bee Gees.



sem avatar ricardo (03/06/2010 21:43:15)   0 0
`´Otimo filme!! acabei de assistir...alguém sabe o nome e o autor da música que o Eli ouve no ipod logo no início??? belíssima música...



FilhodeOdin FilhodeOdin (02/06/2010 12:33:06)   19 0
Pra quem achou esse fime ruim,então vai assistir Xuxa,.o filme é muito bom.,



Raislan Raislan (02/06/2010 11:39:46)   20 0
Fraco



Eduardo Eduardo (25/05/2010 23:24:52)   6 0
Eu achei este filme muuuito bom!!! Pena que não caiu no gosto do público. Achei a história excelente e o final surpreendente. História que faz você pensar, muito bom!!



Luiz Gustavo Luiz Gustavo (24/05/2010 19:27:37)   38 0
O melhor filme que assisti esse ano até agora.
Forlani fez uma crítica inspirada. Disse tudo sem revelar quase nada. Só achei desnecessário citar que o livro em questão se trata da Bíblia.

SPOILERS!

Não existe dúvida no final do filme: Eli, definitivamente, é cego.
Como não li absolutamente NADA sobre o filme antes de assistir - eu nem fazia idéia de que Eli usava faca ou atirava bem e que isso seria uma constante no filme - logo no início perecebi a cegueira. O fato de Eli tocar os pés do esqueleto no carro pra verificar se tinha botas, arrastar os objetos na prateleira da casa, esbarrar num móvel antes de abrir a porta de onde vinha o cheiro que ele sentia e, mais uma vez, tocar os pés do corpo enforcado procurando por botas.
Depois disso eu já não tinha mais certeza: as demais pistas no decorrer do filme, oportunamente, acabam se confundindo com as várias habilidades que o personagem possui.
Assistindo por uma segunda vez percebemos que Eli escuta e sente cheiros o tempo todo. Os movimentos da cabeça e as expressões corporais dão conta de deixar isso bem claro. E isso, a pessoa que criticou a atuação do Denzel Washington vai me desculpar, não é trabalho pra qualquer ator.
Quanto à crítica sobre pregação religiosa, só tenho a lamentar. Aquilo é a crença do personagem e nada mais que isso. Prova disso é que no final a Bíblia é reeditada e colocada junto ao Torah e o Alcorão, em uma de muitas estantes que faz parte de um acervo de valor cultural inestimável. Acervo fundamental para a reconstrução da humanidade, independente de credo, raça ou o que for.
Enfim... A mensagem me parece clara e só não vê quem não quer. =D



Cleison Cleison (24/05/2010 11:46:36)   18 0
Um ótimo filme, que como "A Estrada", também excelente, trata do mundo pós apocaliptico.

Enquanto o segundo é mais intimista (para falar a verdade bem triste), este nos agracia com excelentes cenas de ação e uma boa história.

Com exceção do tema, da fé do personagem principal, não tem nada de pregação ou algo assim, pelo contrário levanta a questão de como a religião pode ser usada para manipular a massa.

Vale a pena.

Certamente (SPOILER) o personagem é cego, não só pelo close nos olhos, mas também porque ao longo do filme vemos que seus outros sentidos (audição, olfato e tato) são bem mais aguçados que dos demais personagens... notem como ele, logo na primeira luta, sente o cheiro dos sequestradores e se move para a sombra para lutar com eles.



Leandro Leandro (20/05/2010 11:25:57)   0 0
Aí, andam dizendo que o personagem do Denzel Washington nesse filme é cego??? Quem mais achou isso? Eu mesmo não achei.



sem avatar Chapolin (19/05/2010 17:30:10)   0 0
o Filme e otimo Diversão Garantida


Obs: Comi o CU do rubim,Vovó Mafalda



VAGABUNDO VAGABUNDO (22/04/2010 12:59:16)   26 0
As lutas nesse filme são muito bem feitas,muito reais Denzel Washington treinou por três meses para as cenas.



sem avatar joyce (21/04/2010 18:20:54)   0 0
o filme é muito bom!e ñ retrata e nem fala sobre religião!apenas mostra a importancia da biblia e da fé!e acredito que futuro ñ será muito diferente do q vimos no filme!quem ñ assistiu assistam!vale a pena apreciar algo q acrescente alguma coisa!



sem avatar marcus (18/04/2010 22:55:10)   3 0
o filme é muito bom,retrata de forma eficiente um futuro pos-apocalípitico sem se preocupar muito com explicações e fazendo com que o espectador pense, tem cenas de ação maravilhosas, se destacando duas, uma logo no começo em que Eli da uma lição em marginais, e a do final que é empolgante, n achei o filme longo, pelo contrario, foi ate curto, outra coisa que gostei bastante é o teor sobrenatural do filme, este n procura explicações logicas para os acontecimentos, cabe ao expectador tirar suas conclusões



Danilo Danilo (18/04/2010 20:07:23)   0 0
Vai bem até a metade, quando começa a pregação religiosa fica um saco



sem avatar Pedro Henrique (18/04/2010 09:35:16)   2 0
A Estrada, com Viggo Mortersen, é muito melhor só pelo fato de que você não faz idéia do que vai acontecer durante o filme, o que no caso do Livro de Eli, com exceção do final (bem mais ou menos), não ocorre em momento algum.




None